Como fazer a antecipação do FGTS online?

Precisa de dinheiro extra sem comprometer a renda? Receber antes o Saque-Aniversário é a opção. Veja como ter a antecipação do FGTS online.

As pessoas com saldo disponível em uma ou mais contas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) passaram a contar com o Saque-Aniversário, que permite a retirada de parte dos valores anualmente. Com a nova modalidade, surgiu a possibilidade de antecipação do Saque-Aniversário, oferecida pelas principais instituições financeiras do país.

Com taxas de juros reduzidas, pode-se adiantar algumas parcelas do Saque-Aniversário, tendo acesso, assim, a dinheiro extra sem a necessidade de comprometer a renda mensal com o pagamento do empréstimo.

A seguir, saiba mais sobre a antecipação do Saque-Aniversário, suas vantagens e como fazer a antecipação do FGTS online, sem sair de casa.

Antecipação do FGTS

De modo geral, a antecipação do FGTS é uma alternativa para receber com antecedência e de uma única vez valores do Fundo através de um empréstimo pessoal, no qual a garantia se dá por meio do próprio FGTS do trabalhador. Justamente em razão desta garantia, que assegura a adimplência do débito, as taxas de juros aplicadas na modalidade figuram entre as mais baixas do mercado.

No caso do Saque-Aniversário, os trabalhadores interessados devem primeiramente fazer a opção por esta modalidade, uma vez que ela não ocorre automaticamente (o status padrão é o da modalidade de Saque-Rescisão). Logo, para receber uma parte do total do FGTS, o interessado deve fazer a adesão ao Saque-Aniversário.

Assim, de forma rápida e simples, por meio do app do FGTS, quem opta pelo Saque-Aniversário passa a ter a possibilidade de antecipar os valores do Fundo que receberia de forma parcelada e anual.

Vantagens da antecipação do FGTS online

Antecipar o FGTS pela internet é uma alternativa muito interessante para os trabalhadores, especialmente mediante uma emergência financeira. Afinal, trata-se de um valor de propriedade do titular da(s) conta(s) FGTS, porém, que se mantém inacessível por boa parte do tempo, já que pode ser retirado apenas em situações pontuais.

Ao fazer a antecipação do FGTS garante-se uma fonte de dinheiro extra, que pode ser usada livremente pelo tomador: seja para pagar dívidas mais caras, como o rotativo do cartão de crédito ou o cheque especial, realizar sonhos de consumo e etc.

Em via de regra, o total liberado em cada saque pode variar de acordo com um percentual pré-estabelecido e a faixa de valores disponível no fundo. Contudo, dependendo da política de crédito da instituição financeira escolhida, o interessado tem a possibilidade de adiantar até cinco parcelas a partir de pequenas taxas — que, inclusive, é limitada ao teto das taxas aplicadas no caso do empréstimo consignado público, atualmente em 2,05% a.m.

Como o valor das parcelas é debitado automaticamente do saldo do FGTS, por ocasião do mês de aniversário do tomador do empréstimo, o risco de inadimplência é praticamente zero.

Nesse cenário, percebe-se uma nova vantagem, afinal, no empréstimo via antecipação do FGTS não é necessário pagar boletos, por exemplo, ou comprometer o orçamento do mês com seu pagamento.

Ademais, pessoas negativas (ou seja, com o nome inscrito em órgãos de proteção ao crédito) também podem se beneficiar da antecipação do FGTS.

Como fazer a antecipação do FGTS online?

Além das vantagens intrínsecas à antecipação do Saque-Aniversário, ela ainda pode ocorrer de forma totalmente digital, o que garante ainda mais economia e praticidade àqueles que buscam por esta modalidade de crédito.

Nos tópicos abaixo, confira os principais mecanismos para fazer a antecipação do FGTS sem sair de casa.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

App FGTS

O primeiro passo para aderir à antecipação do FGTS online, via Saque-Aniversário, é por meio do aplicativo FGTS. Para tanto, é fundamental fazer o download da aplicação, disponível nas lojas oficiais de aplicativos para celulares Android e iOS. Em seguida, realizar os seguintes passos:

  • fazer login na conta utilizando os dados de acesso cadastrados;
  • clicar no menu de serviço “Meu FGTS”;
  • selecionar a opção “Saque-Aniversário”;
  • fazer a leitura dos termos e condições e, ao concordar com as diretrizes, selecionar a guia “Aderir ao Saque-Aniversário”.

Confira também: Como desbloquear o saldo do FGTS?

Internet banking da Caixa Econômica Federal

Outra possibilidade para fazer a adesão ao Saque-Aniversário, de modo a poder optar pela antecipação do FGTS online. Mas esta forma está disponível apenas para clientes do banco. Confira:

  • acessar o app ou site da Caixa e fazer login utilizando um dispositivo previamente cadastrado;
  • escolher “FGTS e INSS” e, na tela seguinte, a opção “Saque-Aniversário”;
  • conferir atentamente as informações relativas à adesão e, para prosseguir, marcar a caixa de leitura dos termos;
  • para finalizar, clicar em “Optar”;

Site do FGTS

Pode-se ainda formalizar a adesão ao Saque-Aniversário através do site oficial do programa. No entanto, vale destacar que se exige certificado digital (e-CPF) para concluir o processo. Os passos são:

  • acessar o site do FGTS e clicar no botão “Saiba mais”, sobre o serviço de Saque-Aniversário;
  • clicar no botão “Acessar com certificado digital” e inserir as informações solicitadas para validar o cadastro;
  • seguir os processos destacados nas telas seguintes até a conclusão da solicitação.

Agências bancárias da Caixa

Por fim, ainda há a opção de ir pessoalmente até uma das agências bancárias da Caixa para fazer o pedido de adesão.

Uma vez feita a adesão, o passo seguinte para a antecipação do FGTS é autorizar uma ou mais instituições financeiras a consultar o FGTS para a antecipação. Esta seleção é feita pelo próprio app do FGTS.

Onde encontrar ofertas para antecipação do FGTS online?

A melhor maneira para encontrar ofertas de antecipação do FGTS online é por meio de ferramentas de pesquisa disponíveis em marketplaces de empréstimo, como é o caso da bxblue. Pela bxblue, diversas ofertas são apresentadas, de forma online e gratuita, para que a pessoa compare e avalie a que melhor se adequa às suas necessidades.

Assim, de forma rápida, simples e segura, o consumidor tem à sua disposição uma série de propostas e pode analisá-las sem precisar se dirigir pessoalmente a cada uma das instituições financeiras de interesse.

Dentre as principais vantagens da antecipação online do Saque-Aniversário destaca-se a simplicidade do processo de contratação. A pesquisa virtual permite acelerar o processo e garantir taxas realmente competitivas, sendo que o valor solicitado tende a ser liberado em prazo recorde.

É importante destacar ainda que, por se tratar de uma modalidade de crédito recente no mercado, não são todos os bancos autorizados a oferecer este tipo de crédito. É vital que o interessado pesquise com cuidado, a fim de contratar apenas com instituições devidamente cadastradas e autorizadas pelo Banco Central a oferecer este tipo de serviço.

Na bxblue, você simula a antecipação do FGTS online, com a possibilidade de adiantar até cinco parcelas, de acordo com a disponibilidade do seu saldo. Simule agora mesmo e confira as taxas de juros mais acessíveis do mercado.



Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado