Como fazer login no SouGov? Veja as principais dúvidas

Já na rotina de mais de 1 milhão de servidores, o SouGov é indispensável para serviços da vida funcional. Saiba tudo sobre o login no SouGov.

bxblue-loginsougov.jpg

Servidores públicos ativos e inativos (aposentados ou pensionistas) do Poder Executivo Federal podem, por meio do login no SouGov, acessar diversos tipos de serviços relacionados à sua vida funcional, como consultar o contracheque e o período de férias, realizar a prova de vida, enviar atestado médico e muito mais.

Para acessar o sistema — que substitui o Sigepe e outras ferramentas ligadas à gestão de pessoas — é necessário dispor de um smartphone ou computador conectado à internet, além de ter um cadastro válido no gov.br.

A seguir, confira os principais detalhes do acesso ao SouGov e tire todas as suas dúvidas.

SouGov

O SouGov é uma ferramenta que faz parte de uma iniciativa de digitalização dos serviços ligados à Administração Pública Federal. Dentre outros objetivos, sua principal finalidade é desburocratizar a consulta a informações relativas à vida funcional dos servidores federais ativos e inativos, incluindo pensionistas SIAPE.

Por meio da plataforma foram reunidas dezenas de funcionalidades em um só lugar, já que antes da criação do SouGov determinados serviços deveriam ser consultados isoladamente, por meio de diferentes ferramentas ligadas a gestão de pessoas, tais como o Sigepe Mobile, Sigepe Gestor, Sigepe Servidor e Pensionista e Sigepe Banco de Talentos.

Sendo assim, a medida que novas funções foram sendo adicionadas à plataforma, as demais tiveram os serviços descontinuados, já que todas as funções presentes nas demais ferramentas estão disponíveis e serão, gradualmente, incorporadas ao SouGov.

Cabe destacar que a ferramenta digital pode ser acessada a partir de suas versões para web ou app. Abaixo, confira as características do SouGov app e SouGov Web:

  • SouGov app: a versão app do SouGov se assemelha a qualquer outro tipo de aplicação para smartphones, isto é, o interessado deve fazer download da ferramenta — que está disponível nas lojas Google Play (Android) ou App Store (iOS). Em seguida, o usuário pode se cadastrar na ferramenta utilizando dados da sua conta de acesso gov.br;
  • SouGov web: tal como ocorre na versão para app, o SouGov web nada mais é do que uma página online que disponibiliza aos usuários as mesmas funções do aplicativo. A principal diferença, portanto, é que não é necessário baixar nenhum app, bastando apenas de um computador com internet para aproveitar todos os serviços de consultas e/ou solicitações.

Confira também: Aposentado e servidor: veja como fazer o novo cadastro no gov.br

O que é preciso para fazer o login no SouGov?

Em termos práticos, para conectar-se ao SouGov a pessoa deve dispor basicamente de duas coisas: um smartphone ou computador conectado à internet e uma conta de acesso no gov.br.

Além disso, para realizar algumas solicitações, recomenda-se ao usuário associar sua conta ao nível de segurança cujo selo de confiabilidade seja prata ou ouro. A partir desse requisito, pode-se, por exemplo, garantir maior segurança quanto à identidade dos usuários.

Para quem ainda não possui um cadastro válido de uma conta gov.br, basta criar uma em passos simples. Saiba mais:

  • digite o endereço https://acesso.gov.br na barra de pesquisa do seu navegador ou clique aqui para ser automaticamente redirecionado;
  • na tela inicial, digite seu CPF, toque no botão “Continuar”, faça a aceitação dos termos e siga os procedimentos destacados na tela para realizar o cadastro.

Atualmente é possível fazer o registro por meio de alguns bancos — o que concede, automaticamente, o selo ouro ou prata à conta gov.br. Porém, se preferir, o usuário também pode registrar uma nova senha vinculada ao CPF. Para tanto, basta selecionar o botão “Tentar de outra forma” e informar todos os dados solicitados até o fim do formulário de inscrição.

Agora que você já sabe o que é necessário para fazer login no SouGov, confira, em detalhes, todo os passos para acessar a ferramenta tanto na versão para app quanto para web:

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Login no SouGov – versão app

  • Com o smartphone em mãos, vá até a loja de aplicativos,digite “SouGov” na barra de pesquisa e selecione o app destacado abaixo:
Imagem: Reprodução | Captura de tela
  • Em seguida, toque no botão “Instalar” e aguarde a conclusão do procedimento;
  • Já dentro do aplicativo, basta clicar no botão “Entrar com gov.br”, digitar o CPF cadastrado e clicar no botão “Avançar”:
Imagem: Reprodução | Captura de tela
  • Por fim, informe a senha cadastrada e toque no botão “Entrar”;
  • Em alguns casos pode ser proposto um desafio para comprovar que você não é um robô. Se for este o caso, basta selecionar as imagens indicadas e pronto.

IMPORTANTE: os usuários cujo cadastro já possui um selo de confiabilidade nível prata ou ouro poderão ser redirecionados para a página de autorização de acesso no próprio app. Caso contrário, deve-se realizar os procedimentos necessários para aumentar o nível de segurança da sua conta e, assim, ter acesso a todos os serviços do SouGov.

Login no SouGov – versão web

Assim como ocorre na versão digital, o SouGov para web depende de um cadastro prévio na conta gov.br. A diferença básica, como vimos, é que neste caso o usuário pode acessar todos os serviços diretamente pelo seu navegador de internet (Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari, etc). Para tanto, basta realizar os passos destacados abaixo:

  • Digite o endereço gov.br/sougov na barra de pesquisa do seu navegador ou clique aqui para ser automaticamente redirecionado para o SouGov web;
  • Selecione a opção “Entrar com gov.br”:
Imagem: Reprodução | Captura de tela
  • Na página seguinte, informe o seu CPF e clique no botão “Avançar”:
Imagem: Reprodução | Captura de tela
  • Para finalizar e ter acesso a todos os serviços, basta digitar a senha de acesso e tocar no botão “Entrar”:
Imagem: Reprodução | Captura de tela

Principais dúvidas e problemas sobre o login no SouGov

Confira, a seguir, as principais respostas para dúvidas comuns em relação ao acesso no SouGov:

Não consigo entrar no SouGov, o que fazer?

Embora trate-se de um sistema bastante seguro, em algumas situações é possível que a plataforma apresente falhas técnicas, impedindo o usuário de acessar dados relativos à sua vida funcional. Em geral, os motivos para não conseguir entrar no SouGov estão relacionados a instabilidades no sistema, manutenção dos servidores ou até mesmo indisponibilidade de sinal com a internet.

Em grande parte dos casos, para resolver esse tipo de problema, basta aguardar alguns minutos até fazer uma nova tentativa de acesso. Isso porque o problema pode ser solucionado em alguns instantes ou, até mesmo, levar horas para ser corrigido.

Por outro lado, como é difícil saber o motivo exato para a indisponibilidade do sistema, é importante verificar se há conexão com a internet e se o app está atualizado.

Meu cadastro no SouGov foi bloqueado

Normalmente algumas situações podem culminar no bloqueio da conta no SouGov, sendo as causas mais comuns o bloqueio decorrente de tentativas de fraude — que pode ocorrer, por exemplo, quando o usuário erra a senha por várias vezes consecutivas. Além disso, este tipo de impedimento pode estar relacionado simplesmente a falhas no sistema.

Uma vez bloqueado, o usuário não pode fazer login no SouGov, além de também estar impossibilidade de verificar informações funcionais, seja na versão app ou web da ferramenta.

Assim, a recomendação é entrar em contato com a unidade gestora a fim de entender os motivos que levaram ao bloqueio do cadastro no SouGov.

Perdi minha senha. Como recuperar a senha para o login no SouGov?

Em um ambiente conectado, utilizar senhas de diversos aplicativos é cada vez mais comum. Sendo assim, é natural esquecer a senha de acesso ao SouGov. A boa notícia é que o usuário poderá recuperá-la de maneira simples e rápida. Para tanto, basta:

  • acessar o SouGov e informar o seu CPF;
  • na tela seguinte, clicar em “Esqueci minha senha” e seguir as instruções de recuperação do acesso:
Imagem: Reprodução | Captura de tela

IMPORTANTE: Além do sistema de recuperação de senha via CPF, o usuário também pode utilizar outros mecanismos para recuperar seu acesso, sendo os mais comuns a validação facial, via internet banking, e-mail, celular ou por meio do Banco do Brasil.

Como cadastrar dispositivo no aplicativo SouGov?

Para realizar determinados tipos de serviços via SouGov, o usuário deve fazer o cadastramento do seu dispositivo eletrônico, isto é, do smartphone ou computador. Esse procedimento é necessário para evitar que fraudadores apliquem golpes como o do empréstimo consignado não autorizado.

Nesse sentido, basta seguir as orientações destacadas abaixo:

  • Acesse o SouGov utilizando suas informações de login. Na barra superior, selecione a engrenagem de configurações, toque em “Segurança” e “Cadastramento do Dispositivo”:
Imagem: Reprodução | Captura de tela
  • Na tela seguinte, selecione a opção “SIM” para prosseguir com o cadastramento e informe o código enviado por e-mail para validar o dispositivo:
Imagem: Reprodução | Captura de tela
  • Após ser redirecionado para o gov.br, basta inserir o seu CPF e senha, confirmar os dados de acesso e concluir o procedimento.
Imagem: Reprodução | Captura de tela

Como configurar biometria no SouGov para login?

O sistema de biometria e reconhecimento facial é uma tecnologia que permite o rápido acesso à ferramenta. No entanto, para habilitá-lo, é necessário seguir os passos destacados abaixo:

  • Acesse o SouGov utilizando suas informações de login.
  • Na barra superior, selecione a engrenagem de configurações, toque em “Segurança” e “Configurar Biometria”:
Imagem: Reprodução | Captura de tela
  • Toque no botão de permissão para habilitar a função de acesso via biometria e clique na seta do canto superior esquerdo para retornar às funcionalidades:
Imagem: Reprodução | Captura de tela
  • Caso o smartphone conte com a função de acesso via biometria, ao ingressar novamente no app, a função será exibida na tela inicial:
Imagem: Reprodução | Captura de tela

Pronto. Agora basta seguir os procedimentos solicitados na tela para ter acesso às informações via sistema biométrico/validação facial.


Informações de carreira e todas as novidades para servidores públicos federais estão no canal da bxblue no YouTube: conheça e se inscreva gratuitamente.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado