Como funciona o aplicativo Meu INSS? Baixe gratuitamente agora

bxblue - aplicativo Meu INSS dowload

Publicado em: 05/11/2021

O aplicativo Meu INSS é um dos canais de serviços e contato online do Instituto Nacional do Seguro Social mais acessados por aposentados e pensionistas. Além de facilitar a comunicação, é partir deste recurso que os beneficiários podem ter acessar a maioria dos serviços que são oferecidos nas agências.

Com isso, o segurado pode poupar tempo, ter informações de forma mais rápida e na palma da mão, onde e quando precisar. Esse é inclusive um dos objetivos do próprio INSS com o processo de digitalização dos atendimentos.

Então, se você ainda não utiliza ainda saiba como funciona o aplicativo Meu INSS e como fazer sua instalação. Utilize os mais de 90 serviços gratuitos, direto do seu smartphone ou tablet. Confira!

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos sobre INSS
Erro ao enviar, tente novamente.

Como baixar o aplicativo Meu INSS?

O Meu INSS está disponível para dispositivos que utilizam sistema operacional Android e iOS. Para instalar a aplicação, basta acessar as lojas Google Play e App Store e procurar pela opção “Meu INSS – Central de Serviços”.

O aplicativo Meu INSS é gratuito e pode ser usado por aposentados e pensionistas. Mesmo quem ainda não é segurado do INSS pode baixar e acessar os serviços comuns como os de agendamentos, por exemplo. 

Saiba como baixar o aplicativo Meu INSS no seu dispositivo móvel.

Download Meu INSS – Google Play (Android)

Ao acessar a página do aplicativo na Google Play Store, pelo celular, basta clicar no botão “instalar” em destaque, para iniciar o download.

Se ainda não tiver, será necessário criar uma conta Gmail gratuita para acessar os serviços do Google Play Store. Para rodar, o app requer o Android 5.1 ou superior.

Fonte: reprodução Meu INSS

O aplicativo já foi instalado em milhões de dispositivos e seu uso é liberado imediatamente após a instalação. Entre as avaliações dos usuários, a nota média é de 4,7.

Fonte: reprodução Google Play

O app Meu INSS traz ainda mais comodidade para todos os beneficiários e cidadãos, facilitando tarefas e rotinas que são comuns no dia a dia.

Saiba como baixar o aplicativo para Iphone e produtos da Apple.

Download Meu INSS – App Store (iOS)

Assim como no caso da instalação para Android, a página do aplicativo deve ser acessada pelo dispositivo em que se deseja fazer a instalação.

Na App Store, a referência para busca também é “Meu INSS – Central de Serviços” e sempre aparecerão o nome da Dataprev e o logotipo para melhor identificação.  

Fonte: reprodução App Store

O app Meu INSS é compatível com iPhone, iPad e iPod touch. Um dos pré-requisitos para o aplicativo funcionar normalmente, é ter sistema operacional iOS 10.0 ou posterior ( no caso do Iphone), iOS 10.0 ou posterior (para iPod touch) e macOS 11.0 ou posterior e um Mac com o chip M1 da Apple (para uso Mac).

Assim que instalado, será criado um novo ícone no dispositivo – que é também um atalho para acesso. 

Suporte do Meu INSS

A tecnologia do app Meu INSS, foi desenvolvida pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social).

Se necessário qualquer suporte técnico o e-mail de contato disponibilizado é o atendimento@dataprev.gov.br

Vale lembrar, no entanto, que antes de entrar em contato é recomendável buscar ajuda dentro das opções do próprio aplicativo. Uma assistente virtual chamada Helô, presta esse suporte e responde as principais dúvidas.

Senha para acesso ao aplicativo Meu INSS

Qual é senha do app Meu INSS?

A senha do aplicativo Meu INSS é a mesma cadastrada para uso no siteO login é feito a partir da conta gov.br que permite o ingresso a plataforma de serviços digitais do Governo Federal.

Além do Meu INSS os usuários podem obter suporte para outros serviços, de forma gratuita. O Login Único cria também um perfil individualizado com diversos níveis de autenticação para ampliar a segurança.

O login no aplicativo meu INSS poder ser realizado com:

  1. uso do CPF e senha;
  2. integração a partir dos bancos credenciados;
  3. certificado digital em nuvem.

Ao escolher o acesso via bancos autorizados é preciso fazer o login pelo internet banking. Clientes do Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica Federal, Sicoob e Santander contam com essa opção.

Vale lembrar que a senha do Meu INSS é pessoal e intransferível. Mesmo quando o ingresso no app é concluído via bancos parceiros, a permissão é válida somente para esta finalidade.

Caso tenha esquecido a senha do Meu INSS, é possível recuperá-la clicando na opção “esqueci a senha”. 

Selos de confiabilidade

As contas gov.br são divididas por níveis:

  1. Nível Bronze;
  2. Nível Prata;
  3. Nível Ouro.

Ordenados do menos para o mais seguro, os selos de confiabilidade gov.br auntenticam o usuário e, dependendo do serviço de interesse, facilitam o processo.

Usuários do Meu INSS podem ter os três selos, entretanto, para bloquear e desbloquear o benefício (aposentadoria ou pensão) para o empréstimo consignado devem ter o nível Prata ou Ouro.

Telas iniciais e login

Depois de instalar o app e clicar em seu ícone, é preciso logar no sistema ao clicar em “Entrar com gov.br”. Em seguida, basta informar um dos métodos de identificação pessoal.

Se for pelo CPF o próximo dado a informar é a senha cadastrada anteriormente.

Fonte: reprodução Meu INSS

Por questão se segurança, é sempre recomendado finalizar o login após a consulta dos serviços. A senha não ficará salva, exceto se o usuário deixar essa opção habilitada no dispositivo. Do contrário, será preciso informá-la a cada novo acesso.

Serviços disponíveis no aplicativo Meu INSS

Entre os principais serviços disponíveis no Meu INSS, estão consultas a extratos ou processos, agendamentos, atualização de cadastro, dentre outros.

Veja agora o que pode ser feito a partir do app:

Consulta de extratos

Além do extrato previdenciário CNIS, o segurado pode consultar ou imprimir extratos de empréstimo consignadoinforme de rendimentos para o Imposto de Renda.  

Essas informações financeiras são essenciais para quem está pensando em solicitar um novo empréstimo, quer conferir a margem consignável disponível ou ainda precisa fazer a declaração do Imposto de Renda de um empréstimo anterior.

Atualização de dados cadastrais

Manter o cadastro em dia junto ao INSS, pode evitar bloqueios no benefício e outros tipos de problemas. Por isso, é muito importante sempre conferir se as informações de endereço e contato são as mais recentes.

Em caso de alteração de qualquer informação pessoal, como mudança de nome, por exemplo, o INSS deve ser informado imediatamente.

Essas atualizações podem ser realizadas direto pelo aplicativo Meu INSS. Se necessário apresentar qualquer documento ou comprovação, o cidadão, aposentado ou pensionista pode anexar na própria plataforma.

Solicitação de agendamentos

Os pedidos de agendamentos também pode ser concluídos via app. Dessa forma, ainda que o atendimento seja realizado presencialmente, em uma das Agências da Previdência Social, é possível agilizar os processos.

Ao acessar o site ou o aplicativo Meu INSS, basta pesquisar pelo tipo de serviço desejado.

Outros serviços

A gama de serviços oferecida e que pode ser acessada online é bem vasta. Todas as pessoas podem realizar ainda consultas ou solicitações referentes a: 

  • Aposentadoria Urbana;
  • Salário Maternidade;
  • Simulação de tempo de contribuição;
  • Histórico de crédito de benefício (HisCre);
  • Carta de concessão;
  • Agendamento perícia;
  • Resultado de perícia médica;
  • Consulta Declaração – Consta/Nada Consta;
  • Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29;
  • Encontre uma agência;
  • DRSCI – Declaração para o Contribuinte Individual.

Com o aplicativo Meu INSS, ficou tudo muito mais fácil! Tenha todos esses serviços direto no seu celular.


Se você é beneficiário INSS e não quer perder informações relevantes, pode receber notícias selecionadas direto no seu WhatsApp.  Clique aqui para se inscrever GRATUITAMENTE.