Como funciona o aplicativo Meu INSS? Baixe gratuitamente agora

O aplicativo Meu INSS é um dos canais de contato online mais acessados por Aposentados e Pensionistas. Além de facilitar a comunicação com o Instituto, é partir desse recurso que os beneficiários podem ter acesso a maioria dos serviços que são oferecidos nas agências.

Com isso, o segurado pode poupar tempo, ter informações de forma mais rápida e na palma da mão, onde e quando precisar. Esse é inclusive um dos objetivos do próprio INSS com o processo de digitalização do serviços.

Dessa forma, o segurado só terá que ir até a agência em casos de exigências específicas. São exemplos: a complementação de documentação ou para fazer perícia para auxílio-doença.

Então, se você ainda não utiliza saiba como funciona o aplicativo Meu INSS e como fazer sua instalação. Tenha acesso há mais de 90 serviços gratuitos, direto do seu smartphone ou tablet. Confira!

Serviços disponíveis no aplicativo Meu INSS

Entre os principais serviços disponíveis no Meu INSS, estão consultas a extratos ou processos, agendamentos, atualização de cadastro, dentre outros. Veja agora o que você pode fazer a partir do app (aplicativo):

Consulta de Extratos

Além do extrato previdenciário CNIS, o segurado pode consultar ou imprimir extratos de empréstimo consignadoextratos de Imposto de Renda.  

Essas informações financeiras são essenciais para quem está pensando em solicitar um novo empréstimo, quer conferir a margem consignável disponível ou ainda precisa fazer a declaração do imposto de renda de um empréstimo anterior.

Atualização de dados cadastrais

Manter o cadastro em dia junto ao INSS, pode evitar bloqueios no benefício e outros tipos de problemas. Por isso, é muito importante sempre conferir se as informações de endereço e contato são os mais recentes.

Em caso de alteração de qualquer informação pessoal, como mudança de nome, por exemplo, o INSS deve ser informado imediatamente.

Essas atualizações podem ser realizadas direto pelo aplicativo Meu INSS. Se necessário apresentar qualquer documento ou comprovação, o Aposentado ou Pensionista deve ir até a agência mais próxima.

Solicitação de agendamentos

Agendamentos e requerimentos podem ser solicitados direto pelo app. Dessa forma, ainda que o atendimento seja realizado presencialmente, em uma das agências, é possível agilizar os processos.

Ao acessar o site ou o app, é importante ter em mãos dados como: número do benefício ou NIS (Número de Identificação Social). Assim, quando solicitado, basta informá-los. 

Outros serviços

A gama de serviços oferecida e que pode ser acessada online é bem grande. Além dos já mencionados, o usuário pode ainda realizar consultas ou solicitações referentes a: 

  • Aposentadoria Urbana
  • Salário Maternidade
  • Simulação de tempo de contribuição
  • Agendamentos e requerimentos
  • Histórico de crédito de benefício
  • Carta de concessão
  • Agendamento perícia
  • Resultado de perícia médica
  • Consulta Declaração – Consta/Nada Consta
  • Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29
  • Encontre uma agência
  • DRSCI – Declaração para o Contribuinte Individual

Com o aplicativo Meu INSS, ficou tudo muito mais fácil! Tenha todos esses serviços direto no seu celular.

Leia tambémMeu INSS: cadastro, serviços e extratos para beneficiários. Acesse online!

Saiba agora como baixar o aplicativo. 

Como baixar o aplicativo Meu INSS?

O Meu INSS está disponível para dispositivos que utilizam sistema operacional Android e iOS. Para instalar a aplicação, basta acessar as lojas Google Play e App Store e procurar pela opção “Meu INSS – Central de Serviços”.

O aplicativo Meu INSS é gratuito e pode ser utilizado por Aposentados e Pensionistas.  Mesmo quem ainda não é segurado INSS pode baixar e acessar os serviços como agendamentos. 

Saiba como abaixar o aplicativo Meu INSS no seu dispositivo móvel.

Download Meu INSS – Google Play (android)

Ao acessar a página do aplicativo na Google Play Store, pelo celular, basta clicar no botão “instalar” em destaque, para iniciar o download.

Se ainda não tiver, será necessário criar uma conta Gmail gratuita para acessar os serviços do Google Play Store.

 

O aplicativo já foi instalado em mais de 1.000.000 de dispositivos e pode ser instalado assim que instalado. 

Entre as avaliações dos usuários, a nota média é de 2,5. Entretanto, o app é utilizado diariamente por milhares de pessoas, trazendo ainda mais comodidade para os beneficiários.

Saiba como baixar o aplicativo para Iphone e produtos da Apple.

Download Meu INSS – App Store (iOS)

Assim como no caso da instalação para android, a página do aplicativo deve ser acessada pelo dispositivo em que se deseja fazer a instalação.

Na App Store, a referência para busca é “Meu INSS” e sempre aparecerão o nome da Dataprev e o logotipo para melhor identificação.  

 

O app Meu INSS é compatível com iPhone, iPad e iPod touch. Um dos pré-requisitos para o aplicativo funcionar normalmente, é ter sistema operacional iOS 12.1 ou posterior. 

Assim que instalado, será criado um novo ícone em seu celular – que é também um atalho para acesso. 

Veja agora como obter a senha para acesso ao Meu INSS.

Senha para acesso ao aplicativo Meu INSS

A senha para acesso ao Meu INSS pelo aplicativo, é a mesma cadastrada para uso no site

Para o cadastro dessa senha, é necessário informar: CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e Estado de nascimento.

Por questão de segurança algumas perguntas adicionais serão feitas para conferir a identidade do usuário.

Leia tambémO que é e como acessar o “Meu INSS”?

O login no aplicativo meu INSS é realizado com o uso do CPF e da senha. Digite a senha definitiva ou o código inicial de 7 dígitos gerado após o cadastro recebido na agência ou por meio dos bancos autorizados.

O NAI, Núcleo de Autenticação Interbancária, pode ser obtido pelo internet banking. Em caso de dúvidas sobre o cadastro da senha, ligue para a Central do INSS, no telefone 135.

A senha inicial será substituída por uma senha definitiva, em seu primeiro acesso. Então, caso já tenha feito qualquer login anterior digite a senha definitiva.

Caso tenha esquecido a senha do Meu INSS, é possível recuperá-la clicando na opção “esqueci a senha”. 

É importante registrar e anota a senha em um local seguro para futuras consultas. O login e senha do Meu INSS é pessoal e intransferível.

Saiba como proceder para ter suporte técnico em relação ao app.

Suporte

A tecnologia do app Meu INSS, foi desenvolvida pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social).

Se necessário qualquer suporte técnico o e-mail de contato disponibilizado é o atendimento@dataprev.gov.br.  Vale lembrar, no entanto, que antes de entrar em contato é recomendável buscar ajuda dentro das opções do próprio aplicativo.

Telas iniciais e login

Depois de instalar o app e abri-lo, essa é a sequência de telas iniciais. A mensagem de boas-vindas, reforça que para acesso a muitos dos serviços é necessário estar logado na conta, por questão de segurança.

 

Para logar no aplicativo, basta clicar no ícone que aparece no menu superior direito (representada por uma figura). Depois, abrirá um novo campo para que o usuário faça o login inserindo seu CPF e a senha inicial ou definitiva. 

Depois de digitar o CPF e a senha, clique em não sou um robô (autenticação necessária). A segunda parte da autenticação é selecionar os quadrados com a imagem que for solicitada. Feito isso, clique em verificar.

Se as imagens tiverem sido selecionadas corretamente, o processo seguirá. Do contrário, uma nova autenticação de imagem aparecerá na tela, para confirmação.

Pronto! Agora é só usufruir de todas as facilidades que o aplicativo Meu INSS disponibiliza.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Como funciona o SIGEPE Mobile? Faça o download do aplicativo agora O que é e para que serve a matrícula SIAPE?
  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de