Como funciona o Cartão de Crédito INSS?

bxblue-como-funciona-o-cartao-de-credito-INSS

O cartão de crédito INSS, é uma modalidade de crédito exclusiva para Aposentados e Pensionistas INSS. Entre outras vantagens está a taxa de juros mais barata e a forma facilitada para pagamento.

Aproveite para saber como funciona o cartão de crédito INSS e conheça seus benefícios.

Está precisando de dinheiro extra para realizar uma compra, mas não quer correr o risco de se endividar com os altos juros do rotativo do cartão de crédito?  O cartão de crédito INSS pode ser a alternativa ideal!

Destinado a Aposentados e Pensionistas do INSS, o cartão de crédito consignado oferece uma série de benefícios, como maiores prazos de pagamento e os juros mais baixos do mercado.

Bom pra quem precisa de crédito. Bom para os bancos que recebem mais facilmente.

O cartão de crédito INSS consignado tem todas as funcionalidades de um cartão de crédito convenciona. Sendo possível realizar transações nacionais e internacionais, saques (quando disponível essa opção) e o parcelamento de compras, por exemplo.

No entanto, a diferença está na forma de pagamento da fatura, que é descontada diretamente da folha de pagamento ou benefício INSS.

Isso explica a redução de juros se comparados às altas taxas praticadas pelo cartão de crédito convencional.

Dessa forma, é possível dizer que o cartão de crédito INSS é basicamente uma junção do cartão de crédito tradicional com o empréstimo consignado.

Leia tambémO que é Crédito Consignado?

Saiba agora como usufruir de todos os seus benefícios!

Quem pode solicitar?

As baixas taxas de juros do cartão de crédito INSS despertam o interesse de milhares de pessoas, interessadas em uma linha de crédito barata.

No entanto, esta modalidade só está disponível apenas para alguns grupos. Ou seja, apenas algumas pessoas podem contratar o cartão de crédito consignado.

Para ter acesso a essa linha de crédito, é necessário ter uma fonte de renda fixa em órgão ou empresa que tenha convênio com um ou mais bancos que oferecem o empréstimo consignado.

Assim, além dos beneficiários INSS, também são elegíveis:

  • Servidores Públicos (Federal, Estadual e Municipal);
  • Militares das Forças Armadas;
  • Trabalhadores com carteira assinada (empresa privada).

Outra vantagem deste tipo de cartão é que, ao contrário do cartão de crédito convencional, o cartão de crédito INSS pode ser emitido para beneficiários que tenham restrições financeiras.

Portanto, Aposentados e Pensionistas negativados também podem solicitar um cartão de crédito consignado.

Para liberação do crédito, não é realizada nenhuma consulta ao SPC ou Serasa.

Leia tambémEmpréstimo para negativados

É importante lembrar que só é permitida a emissão de um cartão de crédito consignado por CPF ou titular. 

Como funciona o pagamento da fatura?

A fatura do cartão de crédito consignado possui a mesma dinâmica da convencional: o beneficiário possui um limite de crédito para realizar compras e em determinada data é realizado o pagamento das dívidas feitas ao longo do mês.

No entanto, assim como no crédito consignado, existe um valor limite que pode ser comprometido na renda do beneficiário INSS. Esse valor, é chamado de margem consignável.

De acordo com a lei, as parcelas mensais do empréstimo não devem ser superiores a 35% da renda mensal do beneficiário. E, deste limite, obrigatoriamente somente 5% poderá ser utilizado no cartão de crédito consignado.

Dessa forma, o valor mínimo de 5% da fatura é descontado automaticamente do contracheque ou benefício INSS.

Caso o valor gasto tenha sido superior ao que foi debitado da conta, o cliente poderá efetuar o pagamento adicional em qualquer banco, via boleto bancário.

Dessa forma, o saldo restante é adicionado à fatura do mês seguinte, incluindo os juros e encargos financeiros.

Na prática funciona assim:

Se o aposentado recebe R$2.000 líquido, pode comprometer até R$100 (5% da margem consignável) com o pagamento da fatura mensal. Se os gastos forem superiores, isso significa que o valor deverá ser pago via fatura ou ficará aberto, até o próximo vencimento. 

O cuidado neste caso é que, se a dívida inicial for acima da margem consignável e não for quitada, irá aumentando mesmo que não se utilize o cartão dentro do mês.

Embora as taxas de juros e o Custo Efetivo Total sejam menores, uma dívida é sempre uma dívida.

Quais são as taxas de juros normal e do rotativo?

As taxas de juros do cartão de crédito consignado para INSS, podem variar de acordo com cada banco.

No entanto, a taxa nominal mensal é limitada por um teto. Esse limite é de 3,50% ao mês. Já a taxa do rotativo gira em torno de 4,50% em alguns bancos. 

Em contrapartida, as taxas de juros do rotativo do cartão de crédito convencional podem chegar a 15% ao mês.

O rotativo do cartão consignado tem juros menores, no entanto, é preciso manter as contas dentro do orçamento para não levar um susto no fim do mês

Marianna Gomes, especialista em finanças pessoais, orienta ainda que o melhor é usar o crédito somente quando necessário. 

O cartão de crédito para Aposentados e Pensionistas pode ser uma importante ferramenta, se bem utilizada.

Qual é o prazo para pagamento?

No cartão de crédito convencional, o pagamento das dívidas realizadas durante o mês, podem ser quitados em 30 a 35 dias, em média.

Já no cartão consignado o prazo pode chegar a até a 50 dias. Isso depende é claro, da política de crédito de cada banco. 

A parcela e o saldo devedor também podem ser parcelados novamente, estendendo seu prazo de vencimento. A recomendação é utilizar essas opções apenas em caso de emergência.

Bancos onde contratar o cartão de crédito INSS

Quem procura por uma alternativa de crédito barata e prática de contratar, deve considerar como opção o cartão de crédito consignado.

Para garantir o seu cartão de crédito consignado com a melhores condições confira a seleção de bancos que disponibilizam o crédito para Aposentados e Pensionistas do INSS.

Cartão de Crédito Consignado INSS Banco BMG

O cartão de crédito consignado BMG Card é outra opção vantajosa para Aposentados e Pensionistas do INSS.

O Cartão é livre de cobrança de anuidade, é aceito em compras no Brasil e no exterior e também permite saques em dinheiro.

Além disso, o banco disponibiliza a bandeira Mastercard, sendo possível participar do Programa MasterCard Surpreenda, acumulando pontos a cada nova compra.

Simule e contrate, agora mesmo, o seu cartão de crédito consignado!

Cartão de Crédito Consignado INSS Banco Olé

O Banco Olé é referência no mercado de crédito consignado e oferece a opção de cartão de crédito para beneficiários do INSS.

O banco oferece um limite de crédito pré-aprovado para Aposentados, Pensionistas INSS e Servidores Públicos Federais (SIAPE), Estaduais e Municipais.

Além disso, oferece 45 dias para o pagamento da fatura, saques em caixas eletrônicos e isenta o pagamento de anuidade.

Simule e contrate, agora mesmo, o seu cartão de crédito consignado!

Cartão de Crédito Consignado INSS Banco Pan

Aposentados e Pensionistas podem adquirir o cartão de crédito consignado Banco Pan. A modalidade oferece diversas vantagens como taxas de juros diferenciadas e isenção de anuidade.

Simule e contrate, agora mesmo, o seu cartão de crédito consignado!

Como solicitar um Cartão de Crédito INSS?

É muito simples solicitar o Cartão de Crédito Consignado! A contratação é rápida e sem burocracia.

Para isso, basta ter em mãos o CPF, RG, comprovante de endereço e comprovante de renda e fazer a simulação online do cartão de crédito consignado.

 

Quer fazer um cartão de crédito consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o cartão de crédito consignado que você está precisando! Compare propostas de cartão de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu cartão de crédito consignado

Como funciona o Cartão de Crédito INSS?

Posts recomendados