Como funciona o Empréstimo Consignado para Servidor Municipal?

bxblue-como-funciona-o-emprestimo-para-servidor-municipal

O Servidor Municipal está dentro dos grupos que têm direito ao empréstimo consignado, modalidade de crédito em que as parcelas são descontadas do contracheque.

Além destes, também tem direito os beneficiários do INSS, Militares das Forças Armadas e alguns Trabalhadores CLT.

A principal vantagem deste crédito são as taxas de juros mais baixas. Portanto, além da facilidade no pagamento, o Servidor ainda economiza nos juros mensais. Sendo assim, esse é um dos empréstimos mais viáveis financeiramente.

Então, se você é Servidor Municipal e está precisando de dinheiro com condições atrativas, aproveite para saber mais sobre essa opção.

Quem pode solicitar o Empréstimo para Servidor Municipal?

O empréstimo consignado tem sua quitação mensal feita por meio de descontos na folha de pagamento. Ou seja, ao receber seu salário ou benefício, o tomador do crédito já está com a mensalidade paga.

O órgão empregador do Servidor Municipal precisa manter convênio com a instituição financeira. Assim, os descontos são acordados e o empréstimo consignado pode ser averbado.

Este crédito está disponível para os Servidores Municipais Ativos, para os Aposentados e, ainda, para os Pensionistas. Contudo, a folha de pagamento dos interessados precisa ser gerada por algum órgão do município.

Quem NÃO pode solicitar o Empréstimo para Servidor Municipal?

O empréstimo consignado, porém, não está disponível para quem não tem renda fixa. Ou seja, mesmo que em cargos públicos, alguns Servidores Municipais não têm direito ao crédito.

A saber, quem tem contrato temporário com algum órgão municipal não pode solicitar empréstimo consignado. Assim como quem ocupa cargo em comissão.

Os estagiários, gratificados e designados também este no grupo dos não elegíveis. Esse é o mesmo cado dos prestadores de serviços ou de quem tem cargo excedente à lotação.

Como funciona o empréstimo com desconto no contracheque do Servidor?

A principal característica do empréstimo consignado é sua forma de pagamento. Todas as parcelas para a quitação do crédito são consignadas no contracheque do Servidor Público. Ou seja, o pagamento é sempre automático.

O mesmo ocorre com a fatura do cartão de crédito consignado. A margem de 5% é descontada mensalmente do salário do Servidor. 

Sendo assim, as instituição financeiras podem cobrar juros mais baixos, porque há garantia no recebimento do montante que foi emprestado. Por isso é que as taxas de juros do crédito consignado são mais baixas. O banco considera esta operação como sendo de baixo risco.

Para os interessados, esse meio de pagamento se torna interessante, uma vez que nenhuma parcela é paga com atraso e não há cobrança de multas ou juros extras.

Vale lembrar que a consignação é facultativa e, portanto, não obrigatória. 

Quais são os pré-requisitos para contratar o Empréstimo Consignado?

Alguns fatores são levados em conta na hora da contratação do crédito consignado. Apesar de ser menos burocrático, o processo depende de alguns pré-requisitos.

Trabalhar em órgão conveniado

O primeiro, e talvez mais importante, requisito é trabalhar em um órgão municipal conveniado. Ou seja, o órgão empregador do interessado precisa ter parceria com alguma instituição financeira. Caso contrário o empréstimo não pode ser solicitado.

Isso, porque, o órgão empregador precisa ter um acordo para que os descontos sejam feitos no contracheque.

Para saber se tem direito ao empréstimo consignado o Servidor Municipal pode se dirigir ao Departamento de Recursos Humanos do órgão onde trabalha e se informar. 

Ter margem consignável

A margem consignável é um limite legal imposto à todos os que querem contratar um empréstimo ou um cartão de crédito consignável. Tal margem estipula que somente 35% da renda líquida mensal pode ser usada com consignação de crédito.

Os valores são ainda divididos entre empréstimo e cartão de crédito consignado. Sendo os limites de 30% e 5%, respectivamente.

Sendo assim, é necessário dispor de algum valor desta margem consignável disponível na hora de contratar o crédito consignado para Servidor Público.  Em caso de já contar com um empréstimo ativo, o Servidor terá sua margem reduzida, mas ainda poderá utilizá-la até o seu limite.

Portanto, o Servidor Municipal pode contratar mais de um empréstimo consignado. Além disso, é possível ter o empréstimo e o cartão de crédito consignado ao mesmo tempo, já que as margem são independentes.

Para se ter uma ideia da margem consignável é muito fácil. Basta multiplicar o salário líquido por 0,30. Isso equivale aos 30% que podem ser usados para pagamento das parcelas do(s) contrato(s).

O mesmo se aplica para cálculo da fatura mínima do cartão de crédito consignado. A diferença é que é necessário multiplicar o valor do rendimento mensal por 0,5 ou 5%.

Estar nas categorias elegíveis

Outro fator que é analisado no momento da solicitação do empréstimo é o tipo de convênio. As condições são exclusivas para as categorias elegíveis. 

Essa é uma forma de garantir também os benefícios para quem tem renda fixa.

Ter a idade permitida

A política de crédito de alguns bancos determina idade mínima e máxima para cada tipo de empréstimo. Em média, o empréstimo consignado está liberado para os Servidores Municipais com idade entre os 18 e os 83 anos. 

Vale destacar que o prazo de pagamento de empréstimo assim como o valor liberado pode variar de acordo com a idade do Servidor. Ou seja, os tomadores com mais idade podem ter um prazo menor para o pagamento.

Atendendo portanto a esses critérios, é possível contratar o empréstimo consignado e garantir as melhores condições.

O que é necessário para fazer a contratação?

Contratar um empréstimo consignado é bem simples. Todo o processo, inclusive, pode ser feito online. O primeiro passo, é claro, é o Servidor Municipal descobrir em qual banco pode solicitar o crédito. 

A análise de crédito é realizada basicamente a partir da confirmação da disponibilidade de margem consignável. O Servidor Municipal interessado precisa disponibilizar, portanto: RG ou CNH, CPF, comprovante de residência atualizada e comprovante de pagamento dos últimos meses.

Após ter o crédito aprovado, basta assinar o contrato com o banco escolhido.

Como fazer a simulação do Empréstimo Consignado para Servidor Municipal

O Servidor Municipal interessado no empréstimo consignado pode usar o simulador de crédito online para encontrar as melhores ofertas disponíveis. O processo é simples, rápido e totalmente seguro.

Em poucos passos, já é possível pesquisar os bancos, comparar as taxas de juros e descobrir o Custo Efetivo Total.

Portanto, se você é Servidor Municipal, considere avaliar o empréstimo consignado antes de fechar outro empréstimo pessoal. 

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Como funciona o Empréstimo Consignado para Servidor Municipal?

Posts recomendados