Como funciona o Empréstimo Consignado Privado?

bxblue-o-que-e-como-funciona-o-emprestimo-consignado

O empréstimo consignado já é uma das modalidades de empréstimo mais solicitadas em todo o País. Bastante difundido entre Beneficiários do INSS e Funcionários Públicos, muitas pessoas ainda não sabem como funciona o empréstimo consignado para Trabalhadores privados.

O consignado privado está disponível para quem trabalha em empresas privadas que são conveniadas à alguma instituição financeira. Sendo assim, não é oferecido para todo funcionário privado.

Esse crédito é conhecido por ter suas parcelas pagas de forma automática. Ou seja, todo mês o valor referente à mensalidade do crédito é descontado diretamente do pagamento do funcionário.

E é por isso, que a empresa precisa ter convênio com um banco, primeiro para que o contrato possa ser averbado e depois para que os descontos e repasses possam ser realizados.

Se você quer aprender como funciona o empréstimo consignado continue a leitura deste conteúdo e esclareça todas as suas dúvidas agora mesmo!

O que é e como funciona Consignado Privado?

Tanto as organizações públicas quanto as privadas podem disponibilizar o empréstimo consignado para seus funcionários. Para isso, basta manter um convênio com qualquer instituição financeira.

Consignado Privado, portanto, é o nome dado ao crédito cedido para funcionários de empresa privada.

Dessa forma, os colaboradores têm acesso a empréstimo com uma das taxas de juros mais baixas do mercado. Quanto ao valor emprestado, cada cliente tem um montante máximo que pode ser oferecido, de acordo com o salário recebido.

Isso acontece por conta da margem consignável, que foi estipulada por lei. Sendo assim, todo funcionário, seja público ou de empresa privada, pode gastar no máximo 35% de sua renda liquida mensal com consignação de crédito.

Dentro desse valor ainda há uma divisão: 30% é para empréstimos enquanto que os outros 5% são para um cartão de crédito consignado. Ou seja, o salário de cada um determina quanto poderá ser gasto, por mês, com o consignado privado.

Quem pode solicitar?

O empréstimo consignado apresenta benefícios que são interessantes para qualquer cliente, como as baixas taxas de juros e os prazos de pagamento estendidos.

Mas, caso o interessado trabalhe em uma empresa que não tem parceria com nenhum banco, o empréstimo não poderá ser solicitado.

Caso contrário, se a empresa empregadora tiver convênio, o funcionário precisa se dirigir primeiramente ao Departamento de Recursos Humanos. É a própria equipe de RH que entra em contato com a instituição financeira para firmar o contrato.

O trabalhador privado não pode escolher o banco onde quer contratar o empréstimo. Exceto se, a empresa empregadora tive convênio com mais de uma instituição.

Vale destacar que o funcionário precisa ter, no mínimo, e em média, três meses de carteira assinada para ter direito ao empréstimo consignado. Outro ponto importante é que o empréstimo consignado é facultativo, e, portanto, opcional e de escolha do trabalhador.

Qual é o prazo para pagamento?

Antes de contratar qualquer empréstimo, é sempre interessante pesquisar. Saber como como funciona o empréstimo consignado em relação aos prazos para pagamento, pode ajudar a tomar uma melhor decisão, por exemplo.

Os trabalhadores privados têm, em média, até quatro anos para a quitação do crédito.

Ou seja, são cerca de 48 meses para pagar o empréstimo. Alguns bancos, inclusive, permitem que a primeira parcela seja paga em até 60 dias após a contratação.

Qual é o valor máximo da parcela?

Não há um valor pré-determinado para as parcelas mensais. O que regula o valor de cada prestação é a margem consignável em relação ao salário do interessado.

Para exemplificar, um funcionário que recebe R$ 2.000,00 líquidos mensais pode ter parcelas de empréstimo consignado de até R$600,00. Para descobrir o valor máximo de cada parcela basta multiplicar seu salário liquido por 0,3, o que equivale a 30%.

Quais são os principais benefícios do Empréstimo Consignado Privado?

Quem já sabe como funciona o empréstimo consignado privado conhece todos os seus principais benefícios. Sendo assim, este modelo de crédito é interessante para quem quer pagar dívidas mais caras, dar entrada em um bem de valor ou até mesmo tirar planos do papel.

Entenda quais são os benefícios desta modalidade, em relação às demais.

Taxas de juros do empréstimo pessoal menor

A taxa de juros é o principal benefício deste empréstimo. Em média, com variação de banco para banco, as taxas de juros ficam entre 1,40 e 3,50% ao mês. Ou seja,  uma das mais baixas do mercado.

Um empréstimo pessoal atualmente está cobrando cerca de 4,5% de juros ao mês. Ou seja, se comparado ao crédito consignado privado, em alguns casos, o empréstimo pessoal custa quase o dobro.

Além disso, há uma enorme praticidade no pagamento das parcelas do crédito. Isso, porque, o pagamento se dá por meio de descontos automáticos. Sendo assim, o cliente não precisa se preocupar todo mês com faturas para pagar e nem com cobrança de multas por atraso.

Possibilidade de usar o FGTS como garantia

Todo funcionário agora pode utilizar até 10% do seu saldo total do FGTS como garantia do empréstimo consignado privado. E, quanto maior for o valor disponível para a garantia, menor serão as taxas de juros cobradas.

Isso, porque, o banco considera a operação de baixo risco. Sendo assim,  utilizar o FGTS como garantia é uma ótima forma de economizar ainda mais com a contratação de um empréstimo consignado privado.

Além disso, caso o funcionário seja demitido sem justa causa, esse poderá utilizar toda a multa rescisória para a quitação do crédito.

Vale destacar que quando o trabalhador é desligado da empresa o empréstimo passa a ser de sua total responsabilidade.

Liberação de crédito para negativados

Uma vez que o pagamento das mensalidades do empréstimo consignado é feito por meio de descontos automáticos, os bancos não precisam fazer análises de crédito anteriores.

Sendo assim, o crédito consignado é liberado mesmo para quem está negativado tambémNão há consulta ao SPC ou Serasa.

Para contratar o empréstimo consignado, o trabalhador precisa ter margem disponível. Ou seja, não ter utilizado ainda todo o limite permitido e apresentar os documentos básicos. Entre eles, RG e CPF, comprovante de residência e de renda.

Até mesmo a sua contratação é simplificada. Saiba mais.

Faça uma simulação de Empréstimo Consignado privado online

A melhor forma de entender como funciona o empréstimo consignado privado é por meio de uma simulação online. Essa ferramenta permite comparar rapidamente diferentes opções de créditos.

Ao fazer uma simulação o trabalhador pode avaliar, por exemplo, diversos prazos de pagamento e analisar as taxas de juros que são cobradas em cada situação. Também é possível comparar o Custo Efetivo Total de toda transação.

Os funcionários privados que trabalham em uma empresa conveniada a um banco devem sempre pesquisar sobre a possibilidade de contratar um empréstimo consignado.

Com vantagens que vão desde a cobrança de taxas de juros mais baratas, até o desconto em folha de pagamento, o crédito consignado é uma das melhores opções de crédito pessoal.

Fuja das taxas de juros altas. Troque as dívidas mais caras. O consignado pode ser utilizado para o que você quiser!

Agora que você já conhece as principais regras e os benefícios deste crédito, que tal encontrar um empréstimo perfeito para o seu bolso? Usando o simulador de crédito consignado online você encontrará, gratuitamente, propostas personalizadas em poucos minutos.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Como funciona o Empréstimo Consignado Privado?

Posts recomendados