Como funciona o SIGEPE Mobile? Faça o download do aplicativo agora

O SIGEPE Mobile é mais uma ferramenta para facilitar a vida dos Servidores Públicos Federais (SIAPE).  Disponível para download gratuitamente, com esse recurso é possível ter acesso a diversas informações. 

Se você ainda não tem instalado no seu celular, aproveite para saber como funciona, quem pode, como baixá-lo e tenha as informações necessárias, na palma da sua mão. Veja como!

Quem pode usar o aplicativo do SIGEPE?

O SIGEPE mobile pode ser utilizado por Servidores Públicos Federais (SIAPE) ativos, Aposentados e Pensionistas. Em resumo, qualquer pessoa que tenha seu contracheque emitido pelo Executivo Federal e Governo do Distrito Federal (GDF) e que receba seu vencimentos, proventos ou pensões pelo SIAPE.

Como fazer o download do aplicativo SIGEPE mobile?

O aplicativo SIGEPE mobile pode ser instalado em smartphones com sistema android ou iOS. Para isso, basta que o usuário avalie o seu sistema operacional e visite as lojas do Google Play e App Store

Download SIGEPE mobile – Google Play

Ao acessar a página do aplicativo no Google Play, pelo celular, o usuário pode obter outras informações sobre o aplicativo, opinião de outros usuários e ainda baixá-lo gratuitamente em poucos passos.

 

 

Para instalar o aplicativo em seu celular pelo Google Play, é necessário ter uma conta, que também pode ser criada gratuitamente em poucos passos.

Ao clicar no botão instalar e caso não esteja logado ainda em sua conta de e-mail do Google, o usuário será direcionado para a tela de login.

Em seguida basta seguir as instruções que serão mostradas na tela. Em alguns segundo o aplicativo já será instalado em seu celular e estará disponível para uso imediato.

Download SIGEPE mobile – App Store

Assim como no caso do Google Play, a página do aplicativo deve ser acessada pelo celular em que se deseja fazer a instalação.

 

Em seguida basta seguir as instruções que aparecerão na tela.

Para que o aplicativo funcione normalmente, é necessário ter acesso a internet (local ou wi-fi), já que é acessado online.

Todas as informações são atualizadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o dispositivo precisa estar conectado a internet para acessar os dados históricos ou recentes.

Depois de ter feito o download do SIGEPE mobile, é hora de acessá-lo, pela primeira vez. Se você ainda não tem a senha para acesso confira como solicitá-la.

Senha para acesso ao SIGAC pelo SIGEPE mobile

O SIGEPE mobile serve para acessar o SIGAC, que é o Sistema de Gestão de Acesso. Esse acesso é realizado com o CPF do Servidor SIAPE e uma senha – que é pessoal e intransferível.

Leia tambémSIGEPE Servidor e Pensionista: saiba o que é e como acessar

A senha do SIGEPE mobile senha é a mesma do acesso ao site do SIGAC. Portanto, essa informação deve ser guardada em local seguro. Em caso de ter esquecido a senha, é possível solicitar o resgate no portal do SIGAC (apenas pelo site).

Suporte

O aplicativo é desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Uma vez logado, ao clicar na opção “Informações e Ajuda”, há uma opção chamada “Central de Ajuda”. O usuário pode ter suporte a dúvidas comuns.

No Portal do Servidor também existe um FAQ que é ajudar com outras questões.

Conheça os serviços disponíveis no aplicativo.

Funcionalidades

Como o SIGEPE Servidor e Pensionista ou mobile, o Servidor ou pensionista pode ter acesso a dados financeiros, cadastrais e de consignações (para o caso do empréstimo consignado).

Veja em detalhes alguns recursos disponíveis no aplicativo.

Prévia do contracheque ou histórico dos contracheques

Entre as opções mais acessadas estão:

  • Consulta da prévia do contracheque;
  • Consulta dos contracheques dos últimos 12 meses;
  • Envio do contracheque por e-mail;

A consulta prévia do contracheque é uma excelente forma de evitar erros e lançamentos futuros. Dessa forma,  todo SIAPE pode confirmar se as informações estão corretas ou relatar possíveis erros, antes das folhas de pagamento serem emitidas.

Também é possível receber notificações push (avisos automáticos no celular) quando a prévia, contracheque definitivo e comprovante de rendimentos estiverem disponíveis. 

Outra informação muito importante são os gráficos detalhados dos rendimentos e descontos. 

Consignações

No SIGEPE mobile o usuário pode realizar a consulta de margens consignáveis, fazer simulação de consignação e compartilhar ou imprimir os extratos e detalhamentos de consignações vigentes e encerradas.

Essa é uma forma muito prática de saber quanto de margem consignável está disponível e, ainda, de ter visibilidade sobre os contratos de empréstimo consignado.

Em caso de um novo empréstimo consignado, tanto a autorização, quanto a consulta de Autorização de Consignatário podem ser acessados pelo aplicativo.

Depois de ter autorizado um consignatário, uma notificação push também será disponibilizada. Uma mensagem também aparecerá na Central de Mensagens.

Informes de rendimentos

O Informe de Rendimentos, que é utilizado para Declaração do Imposto de Renda, pode ser acessado e consultado pelo celular, de forma muito simples.

Outra opção é o compartilhamento dessa informação.

Dados cadastrais e financeiros

Dentro do aplicativo é permitido consultar dados cadastrais e funcionais, de acordo com o mês selecionado. Outra facilidade é a consulta, compartilhamento e impressão de comprovante de pensão alimentícia;

Férias

O Servidor ativo pode consultar ou solicitar a marcação de férias para os órgãos que utilizam o Férias Web (disponível apenas em alguns casos).

Outras funcionalidades

O usuário ainda pode:

  • Fazer o cadastramento de dispositivo móvel;
  • Acessar a Central de Mensagens; 
  • Criar o acesso por autenticação biométrica (Leitor de Digital para Android e Touch ID e Face ID para iOS);
  • Consultar o telefone, e-mail e endereço da Unidade Gestora (UPAG).

Mas será que essas funcionalidades são as mesmas do site? Confira!

Qual a diferença entre o SIGEPE e o SIGEPE mobile?

Todas as informações disponíveis para o Servidor Público Federal, podem ser acessadas tanto pelo SIGEPE, quanto pelo SIGEPE mobile.

A principal diferença é a própria forma de acesso, já que no primeiro caso o usuário acessa um site e no segundo, se conecta por um aplicativo.

3 vantagens em usar o SIGEPE mobile

Destacamos a seguir, segundo a opinião de alguns usuários, quais são as 3 principais vantagens em usar o aplicativo do SIGEPE.

1 – Informações na palma da mão

Com informações mais acessíveis onde e quando o usuário necessitar, é muito mais fácil e rápido tomar qualquer decisão ou ainda fazer uma análise financeira.

A conferência e atualização do cadastro também pode ser feita com poucos cliques, trazendo ainda mais praticidade.

2 – Facilidade no acesso aos serviços

Ter que ir ao Departamento de Recursos Humanos ou ainda fazer novas solicitações cada vez que necessário, pode levar tempo e, geralmente, é um processo mais burocrático.

Utilizando o aplicativo o usuário tem acesso a diversos serviços gratuitos de forma mais eficiente. Isso facilita tanto a comunicação com os órgãos, quanto com qualquer outra pessoa ou empresa que irá se beneficiar as informações que constam no aplicativo.

3 – Saber o valor do contracheque SIAPE

Ao consultar a prévia do contracheque o Servidor ou Pensionista pode saber exatamente quanto receberá. Esse valor é importante para os cálculos financeiros gerais e para descobrir a margem consignável disponível.

Os reajustes salariais e gratificações também podem ser confirmados a partir da consulta à prévia do contracheque.

Assim, havendo qualquer dúvida ou erro, o órgão pode avaliar e rever os valores ou descontos.

Então, pronto para baixar agora mesmo o seu SIGEPE mobile?

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

NEWS | Servidores do Governo de SP serão impactados pela Reforma Como funciona o aplicativo Meu INSS? Baixe gratuitamente agora
  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de