portabilidade do consignado - contas, crédito, portabilidade, consignado

Como funciona a portabilidade do consignado?

Simule um empréstimo consignado grátis

O intuito de quem precisa de crédito pessoal é obter dinheiro extra e pagar as menores taxas de juros. Com a portabilidade de crédito, é possível garantir as melhores condições mesmo após a contratação de um empréstimo pessoal, inclusive o crédito consignado, que já oferece as melhores ofertas. Aprenda como funciona a portabilidade do consignado.

Receba novidades e ofertas por e-mail.

Portabilidade de consignado: como funciona?

Em linhas gerais, a compra de dívidas — como também é conhecida a portabilidade — é uma operação bastante proveitosa e lucrativa, muito embora ainda não seja uma prática amplamente difundida no mercado de consignados.

De modo geral, ela pode ser solicitada por qualquer pessoa, mediante o cancelamento do contrato anterior e a quitação da dívida junto ao banco credor.

<< Saiba tudo sobre portabilidade na bxblue >>

Em resumo, a portabilidade do empréstimo consignado se caracteriza pela oportunidade concedida aos tomadores de poder transferir empréstimos e financiamentos de um banco para outro, por meio da liquidação da operação de crédito junto à instituição original — efetuada pela instituição proponente.

Esse tipo de mecanismo foi instituído em 2013 pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) por meio da Resolução nº 4292/2013. Sua criação foi inspirada pela intenção de estimular a concorrência ampla entre os bancos de modo a reduzir as taxas de juros praticadas pelas instituições.

Dessa forma, o consumidor tem maior liberdade para escolher entre aqueles que lhe oferecem melhores vantagens financeiras.

Quais as vantagens da portabilidade do empréstimo consignado?

Uma das principais vantagens de se realizar a portabilidade de crédito é a oportunidade de obter menores taxas de juros ao trocar de instituição financeira.

Na prática, o tomador troca a sua dívida por outra com taxa de juros mensal um pouco menor. Com isso, é possível liberar, por exemplo, uma parte da margem consignável para solicitar um crédito novo. Em outros casos, o tomador recebe o dinheiro referente ao valor que havia sido quitado da dívida anterior, prática conhecida como troco.

Durante a troca, o novo banco para o qual a dívida é migrada quita o valor devido a instituição financeira anterior e emite um novo contrato que pode conter pequenos ou vários ajustes, em comparação com o anterior.

Com a portabilidade do consignado, o interessado geralmente não precisa pagar nenhuma tarifa bancária. Contudo, nos casos de contratos de leasing e financiamento imobiliário pode ser necessário arcar com esse tipo de despesa.

Ademais, dependendo das políticas de crédito da nova instituição, podem ser aplicadas tarifas de cadastro, entre outras.

Confira diversos produtos consignados.

Quais os requisitos para fazer a portabilidade do consignado?

Qualquer cliente que seja pessoa física e/ou jurídica pode realizar a portabilidade do consignado, caso tenha um contrato em vigor junto a uma instituição consignatária que faz parte do Sistema Financeiro Nacional.

Para realizar a transferência da dívida, no entanto, é necessário ter liquidado um percentual mínimo do contrato antes de fazer a transmissão da dívida para outro banco.

Para oficializar a portabilidade do consignado, o consumidor deve apresentar alguns documentos. Dentre eles, destacam-se o RG, CPF, comprovante de residência, extrato do salário ou do benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e boleto de quitação para pagamento do novo banco.

Autorregulação do crédito consignado

Outro aspecto importante sobre a portabilidade passa diretamente pela autorregulação do consignado.

Tendo em vista as disposições gerais da criação do sistema que regula este serviço, as instituições consignatárias devem dar publicidade ao consumidor sobre a possibilidade de realizar a portabilidade do crédito em qualquer momento.

Além disso, em relação ao encaminhamento da portabilidade do crédito consignado, os correspondentes bancários não podem ser remunerados pelas instituições financeiras. Esta é uma forma de coibir o assédio aos consumidores com ofertas abusivas que podem não resultar, necessariamente, em condições mais vantajosas a ele.

Veja como fazer a portabilidade do consignado

Confira, a seguir, o passo a passo para fazer a portabilidade do empréstimo consignado para beneficiários do INSS e servidores públicos SIAPE.

Passo a passo para aposentados e pensionistas do INSS

A troca entre instituições financeiras se dá por meio dos procedimentos listados abaixo. Confira:

  • 1º Passo: Entre em contato com seu atual banco e solicite as informações sobre o contrato do empréstimo consignado vigente;
  • 2º Passo: Confira o valor da dívida atualizado;
  • 3º Passo: Verifique as taxas de juros e demais custos relacionados;
  • 4º Passo: Pesquise as instituições financeiras com melhores condições de pagamento para o crédito;
  • 5º Passo: Faça o pedido formal de portabilidade para a instituição consignatária de sua preferência.

Pronto. Feito isso, basta esperar pela realização dos trâmites legais entre a instituição credora e o novo banco para formalização do contrato com os termos atualizados.

Passo a passo para servidores públicos (SIAPE)

Para migrar a dívida entre um banco e outro, os servidores públicos federais devem realizar todos os procedimentos através do SouGov.

  • 1º Passo: Acesse o aplicativo SouGov ou o SouGov Web;
  • 2º Passo: Faça login com seus dados de acesso (CPF e senha);
  • 3º Passo: Na área de AutoAtendimento, clique na opção “Consignação” para autorizar a portabilidade do consignado;
  • 4º Passo: Selecione a opção “Autorizar Consignatário” e, em seguida, clique em “Autorizar”;
  • 5º Passo: Escolha a opção “Portabilidade” e determine o tipo de consignação. No caso da portabilidade do empréstimo consignado, selecione a opção “Facultativo 30% – Portabilidade (Empréstimo);
  • 6º Passo: Em seguida, selecione o banco consignatário para o qual deseja migrar sua dívida;
  • 7º Passo: Caso tenha mais de um contrato ativo, selecione aquele que deseja transferir para outra instituição e clique em “Confirmar”;
  • 8º Passo: Por fim, uma mensagem de confirmação aparecerá na tela e será enviada ao tomador por e-mail.
bxblue - ebook SouGov.Br download

O banco para o qual a dívida será migrada receberá uma notificação do pedido e ficará ao seu critério negociá-la. Sendo assim, após firmar novos termos e assinar o contrato, a portabilidade da consignação está autorizada.

É possível fazer a portabilidade do consignado online?

Para quem está buscando propor a compra de dívida do consignado para outra instituição, realizar o procedimento online pode fazer toda diferença na hora de garantir as melhores condições para o novo crédito.

Em breve, a bxblue portabilidade estará disponível para ser feita 100% online. Mas nesse meio tempo é possível pesquisar os bancos que oferecem as melhores taxas de juros e demais tarifas que compõem esse tipo de operação financeira, com o simulador de crédito consignado online. Simule, compare e contrate sem sair de casa.

Quer ser avisado quando a portabilidade bxblue chegar? Inscreva-se para receber a notificação.


A ajuda financeira que você precisa: simule seu consignado com as melhores taxas clicando aqui.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais

Confira artigos relacionados

Receba novidades e ofertas por e-mail.

Veja ofertas de empréstimo consignado