Como funcionam as taxas de juros do Empréstimo Consignado?

bxblue-como-funcionam-as-taxas-de-juros-do-emprestimo-consignado

Ao precisar de dinheiro emprestado, seja para pagar outras dívidas ou para tirar um plano do papel, um dos objetivos é pagar menos pelo valor emprestadoMas, para encontrar a oferta mais interessante, é importante compreender como funcionam as taxas do empréstimo consignado, por exemplo.

Essa modalidade de empréstimo tem suas parcelas mensais descontadas diretamente do pagamento do interessado. Ou seja, quem consigna crédito já sabe que terá descontos todos os meses em seu salário ou benefício.

Esse é o caso dos Aposentados e Pensionistas do INSS. Também têm direito ao consignado os Servidores Públicos — Federais, Estaduais e Municipais. Ainda, os Militares das Forças Armadas e alguns Funcionários de empresas privadas, desde que essas sejam conveniadas a uma instituição financeira autorizada.

E então, você faz parte de algum dos grupos que têm direito ao empréstimo consignado? Saiba como encontrar a menor taxa de juros e fazer um bom negócio ainda hoje! Confira!

Saiba como funcionam as taxas de juros do Empréstimo Consignado

As taxas de juros dos créditos consignados (válido para empréstimo e cartão de crédito consignado) são uma das menores do mercado. Principalmente, quando comparada aos demais empréstimos pessoais ou ao cheque especial, por exemplo.

E essa vantagem, que caracteriza o empréstimo consignado como uma das linhas de crédito mais solicitadas aos bancos atualmente, é devida a sua forma de pagamento que é facilitada.

Como o empréstimo consignado é quitado automaticamente todos os meses, por meio de desconto no contracheque, as parcelas nunca ficam atrasadas. Além disso, não há risco de inadimplência.

Sendo assim, as instituições financeiras que consignam crédito podem cobrar uma taxa de juros menor. Uma vez que a operação é considerada de baixo risco.

Saiba em detalhes como isso é possível e como se beneficiar dessas vantagens.

Taxa de juros nominal máxima

A taxa de juros nominal é aquela taxa que está sempre à mostra quando um interessado vai solicitar um empréstimo. Ou seja, é a taxa que está sempre explícita no contrato.

O valor dessa taxa é calculado com base em uma taxa básica e no montante que será emprestado. Contudo, não leva em consideração a cobrança de outras taxas, como a taxa de abertura de crédito, por exemplo.

Portanto, é necessário ficar atento ao que de fato será cobrado. Mas a boa notícia é que no empréstimo consignado as taxas de juros nominal são reguladas por lei, que define um teto. Assim, os valores não podem ultrapassar um valor limite.

A Lei Nº 10.820/2003 estipula quais os juros nominais máximos que poderão ser cobrados em cada tipo de convênio. A saber,  os bancos podem definir quais valores serão oferecidos, mas todos devem respeitar os limites legais.

Atualmente as taxas máximas estipuladas são as seguintes:

Mas, como já dito, o custo total de um empréstimo leva em consideração também a cobrança de outras taxas e valores. 

Custo Efetivo Total (CET)

O Custo Efetivo Total, também chamado de CET, equivale a quanto, de verdade, será pago pela contratação de um empréstimo. Esse valor deve ser especificado em qualquer operação de crédito, uma vez que significa a soma das taxas e encargos que serão cobrados.

Quando um cliente contrata o empréstimo consignado, por exemplo, terá que pagar de volta à instituição financeira o valor que foi tomado. Além disso, pagará também a taxa de juros. Outros encargos e custos operacionais são cobrados ainda.

Portanto, o Custo Efetivo Total deve ser apresentado em contrato de forma que o titular saiba exatamente quanto está pagando pelo empréstimo.

O CET compreende a taxa de juros nominal e efetiva, a taxa de análise de crédito, de manutenção de cadastro, taxas administrativas e ainda outras cobranças.

Essas cobranças, inclusive, podem variar de um banco para outro, de acordo com a política de crédito de cada um.

Portanto, o CET é responsável direto pelo tanto que será pago por um empréstimo consignado. Sendo assim, é recomendável atentar-se ao CET, para garantir a melhor oferta de crédito, já que esses valores podem mudar de banco a banco.

Por que é importante comparar as taxas de juros do Empréstimo Consignado?

Ao comparar as diferentes taxas de juros que são cobradas por cada banco é possível encontrar a melhor proposta do mercado.

Vale ressaltar ainda que, cada interessado pode se deparar com ofertas diferentes. As taxas de juros podem variar de acordo com o convênio e condições do contrato, por exemplo. Assim como em relação à idade, o montante que será emprestado e, ainda, o prazo de pagamento escolhido.

Entenda agora por que é importante comparar as taxas de juros do empréstimo consignado.

Descobrir taxas de juros mais baratas

Todo interessado deve pesquisar as modalidades de crédito e ainda a oferta dos bancos, para encontrar a menor taxa de juros.

Isso é a garantia de que um bom negócio será feito. As taxas de juros estipulam quanto será pago a mais todos os meses pela quantia de dinheiro emprestado.

No entanto, um contrato com uma taxa de juros mais barata, nem sempre é sinônimo de um contrato mais barato. É preciso também garantir também o melhor CET.

Pagar CET menor

Procurar pelo menor Custo Efetivo Total é fundamental. O CET será o grande responsável pelas mensalidades que serão pagas. E como o empréstimo consignado é pago automaticamente vale a pena ficar atento a isso.

Quanto menor for o CET, menores serão os descontos realizados no seu contracheque ou extrato do benefício.

Vale destacar que as mensalidades do empréstimo consignado são sempre pré-fixadas. Ou seja, não se alteram ao longo do prazo de pagamento estipulado em contrato.

Economizar dinheiro

Ao encontrar a menor taxa de juros e o melhor empréstimo o contratante terá uma economia, no fim das contas. Quanto menores forem as parcelas mensais do empréstimo, menores serão os descontos mensais no pagamento.

Economizar dinheiro é fundamental para organizar o orçamento. É importante também que todas as contas sejam pagas em dia, o que evita outras cobranças adicionais.

Portanto, ao contratar um empréstimo, saiba encontrar a melhor opção para que o planejamento financeiro não seja afetado.

Compare as taxas de juros de diferentes bancos

Ao comparar as taxas de juros de diferentes bancos certamente você vai conseguir encontrar a melhor opção. Na prática, ficará mais fácil encontrar a opção de empréstimo que realmente cabe no seu bolso.

Mas, para encontrar uma boa proposta dentre diversos créditos que são oferecidos e ainda otimizar tempo, vale a pena realizar simulações de crédito online.

Além de permitir simular diversas condições para o contrato ainda é possível comparas as propostas de crédito.

Simulação de empréstimo consignado online

Ao fazer uma simulação de empréstimo consignado online você conseguirá analisar e comparar diferentes propostas simultaneamente. Ou seja, o simulador de crédito seleciona propostas e apresenta os diferenciais de cada uma.

Assim, fica mais fácil pesquisar a menor taxa de juros, os prazos de pagamento, o CET e muito mais. A simulação de crédito também agiliza o processo de solicitação de um empréstimo consignado. Aliás, todo o processo, da simulação a contratação, já pode ser feito online, nos melhores bancos.

Saber como funcionam as taxas de juros em um empréstimo consignado é importante para que você pague menos! Por isso, antes de tomar qualquer valor emprestado, é fundamental pesquisar.

Pronto, agora você já compreendeu como deve analisar as diferentes propostas de empréstimo. Então, que tal fazer uma simulação online de crédito consignado para encontrar aquela proposta que cabe no seu bolso?

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Como funcionam as taxas de juros do Empréstimo Consignado?

Posts recomendados