Como mudar o empréstimo consignado para economizar?

É possível, após a contratação do crédito, mudar o empréstimo consignado e obter ainda mais vantagens financeiras. Veja como.

mulher, pensativa, reflexão, dúvida

É possível mudar o empréstimo consignado e com isso economizar utilizando duas vias: a primeira delas se refere ao refinanciamento e a segunda se refere ao processo de portabilidade. Ambas as vias permitem que o beneficiário tenha algumas vantagens financeiras adicionais após a contratação do novo empréstimo.

O empréstimo consignado é uma forma mais acessível de crédito para quem precisa de um empréstimo. Esta modalidade conta com algumas vantagens como juros mais baixos, menos burocracia na hora de contratar e um número maior de parcelas.

Nesse artigo vamos falar sobre como mudar o empréstimo consignado para conseguir maiores benefícios. Confira a seguir as vantagens da portabilidade de crédito e também do refinanciamento.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma das formas mais acessíveis de conseguir crédito, sem que seja necessário um extenso processo burocrático. Esta acessibilidade se dá por conta da segurança que o banco tem no pagamento das parcelas, ou seja, com esta segurança é possível flexibilizar as restrições ao crédito.

O empréstimo consignado é um tipo de crédito direcionado a aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), assim como a servidores públicos ativos e inativos e trabalhadores com carteira assinada. Outros grupos foram incluídos após o período de pandemia, sendo eles os beneficiários do Auxílio Brasil, quem recebe o Benefício de Prestação Continuada.

Os juros mais baixos, assim como a quantidade maior do número de parcelas, tornam o empréstimo consignado uma ótima opção para quem precisa de crédito rápido e fácil. Com a certeza do recebimento, os bancos e instituições financeiras conseguem proporcionar melhores condições de empréstimo para o solicitante.

O dinheiro do empréstimo possui algumas regras, sendo uma delas a que concerne à margem consignável. Esta é uma porcentagem do salário ou benefício previdenciário que pode ser destinada ao pagamento das parcelas; desta forma, é possível solicitar mais de um empréstimo de uma vez, desde que os valores das parcelas somados não ultrapassem a porcentagem permitida.  

É possível mudar o empréstimo consignado?

É possível mudar o empréstimo consignado de duas formas. De modo geral, cada uma das modalidades disponíveis para mudança possui vantagens específicas que podem beneficiar de formas diferentes o solicitante. 

Confira, a seguir, as características de cada opção disponível:

Refinanciamento do empréstimo consignado

O refinanciamento de crédito consignado é uma forma de ter um valor a mais de crédito sem que seja necessário solicitar novo crédito. O refinanciamento consiste na renegociação do valor de crédito com o atual banco credor.

Por exemplo: se foi feito um empréstimo em 84 meses e já foram pagas 48 parcelas, então ainda existe um número de 36 parcelas em aberto. Assim, é feito um refinanciamento para que estas parcelas restantes sejam pagas em 84 meses.

Dessa forma, o valor já pago pode ser restituído como crédito, sendo esta uma das maiores vantagens do refinanciamento. Outra vantagem é a diminuição do valor das parcelas e a liberação da margem consignável. É uma ótima opção para ter um crédito a mais sem solicitar outro empréstimo.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Portabilidade do empréstimo consignado

A portabilidade do empréstimo consignado consiste na compra da dívida por outra instituição de crédito. É possível fazer a solicitação a qualquer momento, levando em consideração as cláusulas estipuladas no contrato e é uma forma de melhorar a negociação das dívidas. Assim, um banco faz a compra e quitação da dívida que outro banco detém e renegocia com o cliente os termos do contrato.

Uma das maiores vantagens da portabilidade do empréstimo consignado é a chance de conseguir juros menores nas parcelas. Este procedimento funciona da seguinte maneira: existe uma dívida ativa em um determinado banco, com a solicitação do cliente, é possível que outro banco quite esta dívida e faça um novo acordo com o cliente, e, portanto, uma liberação da margem consignável mensal.

Assim, o cliente pode, inclusive, solicitar mais empréstimos até que a porcentagem referente à margem consignável seja liberada. Além disso, é possível também negociar os juros do contrato para deixá-los mais vantajosos, portanto, realizar uma pesquisa prévia sobre as vantagens de outros bancos é essencial.

Como mudar o empréstimo consignado para economizar?

Cada uma das modalidades, tanto a portabilidade quanto o refinanciamento tem suas particularidades. Para mudar o empréstimo consignado é preciso primeiro saber quais são as vantagens que se pode conseguir com isso. Nesse sentido, fazer uma pesquisa sobre o que é possível conseguir é essencial.

No caso da portabilidade, uma das maiores vantagens é a diminuição da taxa de juros. Dependendo do banco, estas taxas podem ser bem menores e fazer uma grande diferença na somatória dos gastos. Assim, é uma ótima ideia comparar cada banco e instituição financeira com o que elas oferecem que pode diminuir as parcelas.

Além disso, é uma ótima opção também para liberar a margem consignável e conseguir mais empréstimos. Com a recente mudança no empréstimo consignado é possível agora solicitar quantos empréstimos a margem suportar. Não ultrapassando a margem, é possível ter vários empréstimos ao mesmo tempo.

Por sua vez, o refinanciamento pode liberar um valor em crédito que retorna ao cliente. Assim, é possível conseguir mais parcelas, com valores reduzidos, assim como obter o crédito sem necessitar de um novo empréstimo. É uma opção que deve ser levada em conta, principalmente por quem não quer iniciar uma nova solicitação de empréstimo.

Requisitos para mudar o empréstimo consignado

A portabilidade do empréstimo consignado pode ser solicitada a qualquer momento, pois é direito do cliente encontrar uma melhor opção com juros reduzidos e solicitar a portabilidade. É importante, no entanto, verificar todo o contrato para conhecer as cláusulas.

O refinanciamento costuma ser liberado para pessoas que já pagaram entre 15% a 30% do empréstimo. No entanto, cada instituição financeira pode estabelecer regras próprias de acordo com sua política de crédito. Assim, é importante conhecer essas regras e verificar a possibilidade de refinanciamento.

Passo a passo para mudar o empréstimo consignado de banco

Para fazer uma portabilidade de crédito e mudar o empréstimo consignado de banco é preciso obedecer a alguns pontos importantes.

Conheça a sua situação

Para saber qual é a situação do seu empréstimo consignado é importante fazer a solicitação dos dados com o banco atual. Quantas parcelas foram pagas, quantas ainda existem, quais são as cláusulas do contrato, entre outras informações importantes. É bom saber também qual é o valor total da dívida atualizado com todos os juros e taxas. Essas informações constam no Documento Descritivo de Crédito (DDC).

Fazer uma pesquisa

O primeiro passo é pesquisar as opções em bancos e instituições financeiras que desempenham esse serviço de portabilidade. Além disso, conhecer as taxas de juros ofertadas é essencial para que o procedimento seja feito com vantagem para o cliente. Os bancos costumam oferecer a opção de simulação, o que pode ajudar bastante na hora de tomar uma decisão.

Analise a proposta e a contraproposta

Alguns bancos oferecem uma contraproposta ao cliente para que ele permaneça utilizando os serviços do banco. É muito importante considerar a contraproposta, pois ela pode ser bem vantajosa e trazer ainda mais benefícios do que trocar de banco.

Escolha um banco e faça uma solicitação de portabilidade

Se a contraproposta não existe ou foi insatisfatória, escolha um banco da sua preferência e solicite a portabilidade de crédito. Assim, o procedimento será iniciado com a compra da sua dívida pela nova instituição de crédito.

Portabilidade para servidores SIAPE

Para realizar a portabilidade de crédito consignado, os servidores SIAPE precisam entrar na página do SouGov web ou no aplicativo SouGov  e fazer a solicitação de autorização por estes canais. No aplicativo ou na página é necessário acessar com login e senha, adentrar a aba “Consignação” e autorizar a portabilidade.

Escolha a opção condizente com a sua situação e siga o passo a passo que o site disponibiliza. Verifique se a portabilidade é de apenas um contrato ou mais e faça a seleção pelo próprio aplicativo. 

Veja como mudar o empréstimo consignado sem sair de casa

Para quem não deseja sair de casa para conseguir mudar o empréstimo consignado, basta fazer todo o procedimento online. Diversos bancos e instituições financeiras disponibilizam este serviço que pode ser feito por aplicativo ou mesmo pelo site oficial do banco. A internet também ajuda bastante na pesquisa por melhores condições de empréstimo.

Na BX Blue é possível realizar uma pesquisa aprofundada sobre as instituições de crédito, as vantagens e desvantagens da portabilidade de crédito, assim como obter uma lista de bancos que fazem esse serviço.

Para isso, o aposentado ou pensionista do INSS pode acessar o simulador de consignado, uma facilidade para quem deseja saber todas as informações previamente.


Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

O empréstimo consignado ideal para você

A BX Blue busca várias ofertas para te ajudar a encontrar o consignado que você precisa!

Compare online, escolha a melhor oferta e receba o dinheiro com rapidez e segurança.

Ver ofertas de consignado