Como pegar mais de um Empréstimo Consignado no mesmo banco

bxblue-e-possivel-contratar-mais-de-um-emprestimo-no-mesmo-banco-aposentados-e-pensionistas-inss-servidores-publicos

Ao contrário do que muitos ainda pensam, Aposentados e Pensionistas INSS, Servidores Públicos, Funcionários de empresas privadas e Militares podem pegar mais de um empréstimo consignado no mesmo banco.

E o melhor: sem a necessidade de ser correntista! 

Descubra agora as melhores taxas de juros e ofertas dos bancos disponíveis pra você!

Ma, é mesmo possível pegar mais de um empréstimo consignado no mesmo banco?

O empréstimo consignado tem sido uma boa alternativa para aquelas pessoas que desejam quitar débitos pontuais sem precisar arcar com elevadas taxas de juros.

Contudo, é muito comum surgirem gastos inesperados, que podem demandar um novo empréstimo. E isso não caracteriza, necessariamente, uma má administração financeira.

Muito pelo contrário, saber utilizar as linhas de crédito em prol das finanças é uma estratégia inteligente. Imprevistos ocorrem frequentemente e é preciso estar preparado para eles.

Neste sentido, aproveitar as vantagens de uma nova linha de crédito consignado pode contribuir para reestabelecer o orçamento.

Mas, afinal, se o titular do empréstimo já possui um empréstimo consignado ativo, é possível contratar um novo empréstimo no mesmo banco?

A resposta é sim. É possível fazer mais de um empréstimo consignado ao mesmo tempo e no mesmo banco. No entanto, existem algumas condições para a liberação de um segundo empréstimo consignado.

Confira quais são essas regras, para garantir um novo crédito consignado.

Quantos Empréstimos Consignados é possível fazer?

Atualmente, são permitidos até 9 contratos de empréstimo consignado por CPF no mesmo banco.

Neste caso, o que vai influenciar a aprovação de um ou mais créditos é a margem disponível. Ou seja, o valor máximo permitido para o empréstimo.

Dessa forma, para obter mais uma linha de crédito consignado no mesmo banco (ou em qualquer outro), o beneficiário deve estar atento à sua margem consignável ou ao número de contratos ativos.

Margem consignável

Antes de contratar um empréstimo consignado, é muito desejável fazer sempre uma comparação da taxa de juros praticadas pelos principais bancos.

Em contrapartida, os bancos também realizam uma análise financeira, antes de aprovar uma linha de crédito. Especialmente, no caso do crédito ou cartão de crédito consignado, em que as parcelas estão vinculadas ao salário ou benefício INSS.

Por serem descontadas direto da renda de Aposentados, Pensionistas, Servidores Públicos e Trabalhadores com carteira assinada, o limite é determinado pela margem consignável.

Estabelecida pela lei 10.820/2003, a margem consignável define um valor máximo que pode comprometido mensalmente com esse tipo de despesa. 

Assim, as parcelas mensais do empréstimo não devem ser superiores a 35% do rendimento mensal do solicitante. Desse valor 5% é para uso exclusivo das despesas com cartão de crédito consignado.

Portanto, a soma de todos os empréstimos não deverá ultrapassar esta porcentagem, mesmo que sejam feitos no mesmo banco.

Essa medida foi determinada para evitar o endividamento dos tomadores de crédito. E também, para garantir que as instituições financeiras recebam o retorno de seus empréstimos.

Como descobrir a margem consignável disponível?

Essa é uma dúvida comum entre aqueles que desejam adquirir um segundo empréstimo no mesmo banco.

Saber o que é e como calcular a margem consignável pode contribuir para tomar decisões mais assertivas na hora de buscar um empréstimo.

Para descobrir a margem consignável disponível, basta verificar a informação no extrato INSS, holerite ou contracheque (que no caso de Servidores Públicos Federais, pode ser emitido via SIGEPE).

O interessado também pode descobrir o valor de sua margem consignável nas próprias instituições financeiras. Outra opção é consultar os correspondentes bancários autorizados, como a bxblue.

Leia tambémComo saber se eu tenho margem para Empréstimo Consignado?

Número de contratos permitido por CPF

A lei do empréstimo consignado estabelece que, no momento de contratar o empréstimo, o consumidor fica limitado a 30% de sua renda ou a quantidade máxima de contratos possível.

Dessa forma, para obter mais uma linha de crédito consignado, é preciso estar atento à sua margem consignável ou ao número de contratos ativos.

Consignado INSS

No último ano, o Diário Oficial da União (DOU) publicou a Instrução Normativa nº 89 alterando alguns pontos da resolução que regulamenta a concessão de empréstimos consignados para Aposentados e Pensionistas beneficiários do INSS.

De acordo com as novas regras, o limite de empréstimos é de até 9 (nove) por benefício. Isso, desde que o beneficiário não alcance a margem consignável de 30% que é permitido para empréstimos.

O cartão de crédito consignado pode ser solicitado apenas uma única vez.

Consignado Federal

O convênio Consignado Federal destina-se a Servidores Públicos Federais (SIAPE) ativos ou aposentados.

Nesse caso, não existe uma quantidade máxima de contratos. Portanto, é possível solicitar quantos empréstimos desejar, desde que a linha de crédito seja aprovada.

Vantagens e Desvantagens em ter mais de um Empréstimo Consignado

Ao contrário do que muitos pensam, contratar mais de um empréstimo no mesmo banco ou em bancos diferentes, pode ser realizado sem muitas dificuldades.

Inclusive essa pode ser uma forma de buscar alternativas de crédito mais baratas.

A taxa de juros nominal do crédito consignado é 2,08% ao mês para Aposentados e Pensionistas e 2,05% ao mês para Servidores Públicos. A taxa do cartão de crédito consignado varia entre 3,5% e 5,0% ao mês

No entanto, tanto a taxa de juros quanto o Custo Efetivo Total (CET) podem variar muito de um banco para o outro.

Como uma das desvantagens pode estar o fato de contrair mais um empréstimo. É por isso que é preciso avaliar a real necessidade de um novo empréstimo.

Muitas vezes, dependendo do caso, um refinanciamento ou portabilidade de crédito, podem ajudar a resolver a situação também.

Faça agora sua simulação de empréstimo, refinanciamento ou portabilidade do empréstimo consignado

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Como pegar mais de um Empréstimo Consignado no mesmo banco

Posts recomendados