Como sacar o limite do cartão consignado?

Confira as vantagens do cartão consignado, como funciona e como sacar o limite do cartão consignado para ter dinheiro rápido.

sacar o limite do cartão consignado - saque, cartão, caixa eletrônico, dinheiro, cartão de crédito consignado

O cartão de crédito consignado permite ao usuário realizar compras em lojas físicas ou virtuais, fazendo o parcelamento do objeto ou serviço adquirido, tal como ocorre no cartão de crédito convencional. Outra similaridade passa diretamente pela possibilidade de sacar o limite do cartão consignado.

Portanto, em algumas situações, é possível utilizar parte do limite como um crédito extra sempre que necessário. Isto é, o valor pode ser retirado como espécie de um caixa eletrônico, por exemplo, ou, ainda, transferido para uma conta corrente, dispensando a necessidade de realizar uma análise de crédito, como ocorre na contratação de empréstimos.

Quer entender mais sobre o saque do cartão consignado? Então, continue a leitura e descubra como funciona, onde sacar, vantagens e muito mais.

Cartão de crédito consignado

O cartão de crédito consignado é uma opção restrita ao público que dispõe de renda fixa garantida. Em outras palavras, ele pode ser acessado por beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), como aposentados, pensionistas e BPC/Loas; servidores públicos federais, estaduais e municipais, incluindo militares das Forças Armadas; e trabalhadores do setor privado.

Basicamente, seu funcionamento assemelha-se ao cartão convencional, dado que pode ser aplicado em compras parceladas, saques em espécie, transações virtuais e etc. O detalhe, porém, é que o desconto da parcela mínima ocorre diretamente sobre o salário ou benefício previdenciário e assistencial, pagos mensalmente ao titular do cartão consignado.

Nesse contexto, por se tratar de uma modalidade cujo pagamento garantido oferece menor risco de inadimplência, as instituições financeiras sentem-se mais tranquilas para oferecerem taxas de juros mais baratas. Justamente por isso, o cartão de crédito consignado é uma opção de crédito extremamente acessível.

Além do menor custo para uso do crédito, outra vantagem refere-se à possibilidade de retirar parte do valor disponível no cartão em espécie. Sendo assim, o titular poderá retirar, havendo limite disponível, até 70% do total liberado para ser utilizado em qualquer situação. Porém, tal como ocorre com a taxa de juros e o limite de crédito, este percentual pode variar conforme a política de crédito de cada instituição financeira.

Vantagens

Conheça as principais vantagens do saque do cartão de crédito consignado, sobretudo em relação às demais modalidades disponíveis no mercado.

Desconto automático

Via de regra, o pagamento do mínimo da fatura é debitado automaticamente do salário ou benefício do tomador. Assim, como vimos, o desconto direto do rendimento do tomador possibilita melhores condições de pagamento, em especial, pelas menores taxas de juros do mercado de cartões de crédito.

Taxas acessíveis

Em comparação com as linhas mais tradicionais do mercado de crédito, o cartão consignado oferece maior vantagem financeira aos usuários. Conforme a Instrução Normativa 125/2021, o teto de juros das operações com cartão consignado INSS é de 3,06% a.m. Por sua vez, o juro total do cartão de crédito convencional gira em torno de 63,9% ao ano.

Isenção da TAC e anuidade

A TAC (Taxa de Abertura de Crédito) é uma tarifa do qual está isenta na modalidade do consignado. Sendo assim, o beneficiário INSS apenas deve dispender do valor relativo às parcelas, incluindo-se a taxa de juros e demais encargos/tarifas previstos no contrato em caso de parcelamento. Ademais, a maioria das instituições financeiras não cobra anuidade do consumidor que possui um cartão consignado.

Liberação rápida e sem burocracia

A contratação do cartão de crédito consignado, e por consequência a liberação do saque do limite disponível, é bem simples, não sendo necessária a análise de risco sobre a operação. Dessa forma, o titular do cartão pode acessar parte do valor diretamente em espécie, via saque em caixa eletrônico ou por meio da transferência de valores entre contas.

Simule seu limite do cartão consignado

Seu convênio:

Valor do seu benefício

Valor do seu salário

Limite de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Quem pode sacar o limite do cartão de crédito consignado?

De modo geral, o saque está disponível para as categorias elegíveis ao consignado, ou seja, pode ser acessado apenas por pessoas capazes de comprovar renda fixa, como os beneficiários do INSS, servidores públicos federais, estaduais e municipais, militares das Forças Armadas e trabalhadores do setor privado.

Independentemente do convênio, essa funcionalidade apenas está disponível para aqueles inseridos em convênios válidos junto a uma instituição consignatária. Confira, abaixo, todos os detalhes de quem pode sacar o limite do cartão consignado.

  • beneficiários do INSS: aposentados, pensionistas e aqueles que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) podem contar com as facilidades do cartão de crédito consignado emitido por instituições conveniadas ao INSS. No caso do saque, o valor permitido pode variar segundo a disponibilidade de saldo e as políticas de crédito do banco emissor;
  • servidores públicos: outra categoria elegível ao cartão de crédito consignado são os servidores públicos do Poder Executivo federal, estadual e municipal. Lembrando que o saque está permitido tanto para trabalhadores da Administração Pública direta quanto indireta, além de servidores inativos, aposentados e pensionistas — desde que haja um convênio válido;
  • militares das Forças Armadas: militares do Exército, Marinha e Aeronáutica também podem aproveitar as vantagens de saque do cartão de crédito consignado. Para tanto, basta ter um convênio válido e limite disponível para retirada em espécie;
  • trabalhadores do setor privado: por fim, todos aqueles que trabalham com carteira assinada em empresas privadas cujo convênio esteja ativo entre o órgão pagador e uma instituição consignatária conveniada, também podem sacar o limite do cartão de crédito consignado.

Vale a pena reforçar que para sacar o limite do cartão consignado, embora se trate de uma modalidade com grande acessibilidade, o interessado deve cumprir determinadas exigências, incluindo ter a margem consignável de 5% livre, estar o cartão desbloqueado, além de ter limite de crédito — em relação ao seu uso atual — para saque, já que seu uso pode comprometer a liberação do dinheiro em espécie.

Ademais destaca-se um alerta: por questões de segurança, é sempre recomendável que o titular do produto seja a única pessoa a movimentar o cartão consignado; ou seja, não entregar os dados bancários como número do cartão e a senha para terceiros realizarem operações, seja para sacar o limite disponível, seja para realizar outras transações financeiras, como compras em lojas físicas e virtuais.

Como sacar o limite do cartão consignado?

Quem dispõe de um cartão de crédito consignado pode realizar compras parceladas ou pagar contas normalmente, no entanto, é possível também fazer o saque de parte do limite em espécie, instantaneamente. Porém, como visto, tanto o uso em compras quanto em saques pode comprometer a liberação e vice-versa. 

Nesse contexto, vale atenção e programação para não ter uma opção anulada pela outra. Sabendo disso, cabe destacar que o saque é um procedimento simples, sem burocracia. Basta que o titular disponha do limite livre e solicite ao banco emissor a liberação do valor desejado.

No caso de cartões compartilhados, ou seja, caso haja modelos adicionais, o limite é distribuído entre todos de maneira igual, já que o limite é único. Na prática, para contratar o valor, é possível solicitar no momento da requisição do cartão ou, ainda, em um terminal de autoatendimento que conte com essa possibilidade.

Para concluir a operação, eventualmente será necessário informar a senha de segurança para liberação do valor. Porém, apenas a senha é necessária. Assim, dados como número do cartão, prazo de validade, emissão e código de segurança não são solicitados, devendo sempre serem guardados sob sigilo.

Onde sacar o limite do cartão de crédito consignado?

Agora que você já entende alguns dos principais detalhes da modalidade, chegou a hora de descobrir como é feito o saque do cartão consignado. É válido destacar a existência de diferentes maneiras para concluir esse tipo de operação. Abaixo, confira as mais comuns:

  • Saque digital: nesta opção, o interessado pode sacar o limite disponível do seu cartão à distância. Para tanto, basta acessar os canais de autoatendimento do próprio banco emissor do cartão consignado, utilizando senha específica. Na prática, o valor é creditado em uma conta em nome do titular, podendo ser sacado, posteriormente, ou utilizado para compras no débito e pagamento de contas e boletos, por exemplo.
  • Caixa eletrônico:  outra opção de retirada do limite disponível no cartão de crédito consignado se dá através de um caixa eletrônico conveniado à operadora do cartão. Neste formato, basta dirigir-se até um ponto de atendimento e solicitar a retirada do valor. Para este serviço, exige-se uma senha específica, além de o valor máximo estar condicionado ao limite do saque diário permitido e à disponibilidade de notas no referido terminal eletrônico.

Cartão de crédito consignado com a BX Blue

A contratação do cartão de crédito consignado, assim como o empréstimo da modalidade, pode ser feita de maneira segura e rápida em um ambiente totalmente virtual. Além de prática, essa alternativa possibilita aos consumidores garantir melhores condições de crédito, visto que através das plataformas digitais como a BX Blue é possível simular as tarifas praticadas por diferentes instituições.

Nesse contexto, contar com a BX Blue pode contribuir diretamente para contar com o melhor cartão de crédito consignado. Isso porque a BX Blue é uma fintech de crédito parceira das principais instituições bancárias do país. Logo, a possibilidade de verificar as condições de contratação em diferentes bancos oferece maior facilidade na hora de eleger o crédito mais barato e que atende às suas necessidades.

Ademais, deve-se ressaltar também que o processo de contratação digital é bastante rápido, afinal, toda a documentação necessária pode ser enviada para análise através do próprio simulador.

Não perca mais tempo, confira diferentes propostas em diferentes bancos na BX Blue e escolha agora mesmo a melhor opção para sacar o limite do cartão consignado.


Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado