Como usar o Crédito Consignado para comprar um carro?

bxblue-como-usar-o-credito-consignado-para-comprar-um-carro

Comprar um carro é tido por muitos como um investimento. Por se tratar, muitas vezes, de um bem mais caro é preciso recorrer a um empréstimo ou financiamento.

Saiba agora como você pode usar o crédito consignado para comprar um carro e garanta já o seu! 

 

Como usar o Crédito Consignado para comprar um carro?

Embora alguns hábitos de consumo tenham mudado, comprar um carro ainda é desejo de 7 em cada 10 brasileiros. E cerca de 80% não paga à vista, ou seja, financia a compra segundo o guia Quatro Rodas.

E quem está em busca desse objetivo entende como um investimento ou realização de um sonho.

Mas entre tantos modelos, marcas e preços disponíveis,  uma outra escolha que é muito importante: qual é o melhor crédito pessoal para comprar um carro? Empréstimo ou Financiamento? CDC ou Leasing?

Na hora de fechar o negócio, é bem provável que seja necessário parcelar pelo menos uma parte do valor total. Pensando nisso, escolher a melhor forma de conseguir crédito e de saldar essa dívida, pode se traduzir em vantagens e economia.

Nesse momento, utilizar o crédito consignado também pode ser uma ótima opção para comprar um carro. Essa que é uma linha exclusiva para Aposentados e Pensionistas INSS, Servidores Público, Trabalhadores de empresas privadas e Militares, traz uma série de benefícios.

Leia tambémO que é Crédito Consignado?

Além de permitir o pagamento em parcelas fixas, o cliente ainda economiza ao contar com taxas de juros mais baratas do empréstimo pessoal. 

Aproveite então para saber quais são as 4 principais diferenças entre um financiamento tradicional e empréstimo consignado

 

4 diferenças entre o financiamento de veículos X Empréstimo Consignado

Toda operação financeira que envolve o financiamento ou empréstimo se caracteriza, em resumo, por pegar dinheiro emprestado.

Por isso, as instituições financeiras que liberam este crédito, adicionam ao valor as taxas e demais custos operacionais, que deverão ser pagos durante a vigência do contrato.

No caso do financiamento, é preciso informar qual será o destino do dinheiro, por exemplo, para comprar um carro ou uma casa.

Já no empréstimo consignado, por exemplo, essa informação não é necessária e o dinheiro pode ser usado para qualquer finalidade.

O financiamento de veículos leva vantagem por ser oferecido a qualquer pessoa. Basta estar com o nome limpo, ter histórico de bom pagador e comprovar renda.

Já o empréstimo consignado, está disponível apenas para alguns grupos, também chamados de categorias elegíveis e está sujeito à margem consignável.

O Crédito Direto ao Consumidor, ou apenas CDC — como é chamado, é atualmente o tipo de financiamento mais utilizado para a compra parcelada de veículos.

Mas será que esta é a melhor alternativa de crédito para comprar um carro? Por outro lado, quais são as vantagens que o crédito consignado oferece?

Veja agora as principais diferenças entre em cada linha de crédito.

 

1 – Custo Efetivo Total (CET)

Precisando escolher entre o financiamento de veículos e um empréstimo consignado, é interessante que o cliente compare as taxas de juros oferecidas de cada linha.

Mas esse não é o único valor que deve ser avaliado. É preciso comparar o Custo Efetivo Total (CET).

O Custo Efetivo Total, como o nome sugere, é a soma de tudo que é cobrado na contratação de crédito. É calculado em todas as linhas de crédito, seja em um financiamento ou em um empréstimo.

Saber o seu valor é importante, porque nem sempre uma taxa de juros atrativa é sinônimo de Custo Efetivo menor.

O Custo Efetivo Total do CDC é, em média, é de 30,80% ano ano. Já o CET do empréstimo consignado, é de 24% ano anoEsses valores podem variar de banco a banco.

Geralmente, em toda nova negociação os bancos cobram a chamada TAC (Taxa de Abertura de Crédito). Aposentados e Pensionistas INSS são isentos dessa cobrança.

Enquanto isso, o financiamento de veículos possui outras tarifas que aumentam o valor do CET e o veículo permanece alienado até ser quitado.

 

2 – Prazo para pagamento

No caso do financiamento de veículos, as instituições financeiras costumam oferecer prazos, em média de até 60 meses. No entanto, caso o cliente possua um bom histórico e em função do valor emprestado, o prazo pode chegar a 72 meses (6 anos).

Já o prazo de pagamento do empréstimo consignado varia entre 72 meses, para Aposentados e Pensionistas INSS e 96 meses, para Servidores Públicos.

Os prazos para pagamento variam em função da idade. No caso do empréstimo consignado, por exemplo, a idade influencia no valor de crédito liberado e no prazo.

Leia tambémQual é o limite de idade para o Empréstimo Consignado INSS?

 

3 – Forma de pagamento

O CDC, geralmente é pago como qualquer outro financiamento: via carnê ou boleto bancário. Uma vez liberado o crédito o banco já emite o carnê com todas as parcelas, até o vencimento do contrato.

O risco, neste caso, ao não efetuar o pagamento do boleto na data do vencimento é arcar com outros juros, decorrentes do atraso.

E isso pode fazer com que a dívida inicial do financiamento do carro aumente. 

Com o empréstimo consignado esse risco não existe. Como as parcelas são descontadas direto do benefício INSS ou salário, não há como não quitar a parcela.

 

4 – Alienação do bem

O bem, neste caso, um veículo, é chamado de alienado quando ainda não foi pago. Enquanto não é quitado, o bem serve como garantia do financiamento.

Caso o cliente não pagar as parcelas de pagamento e quitar o contrato, o bem pode ser tomado pelo banco. Isso é mais provável de ocorrer, quando as parcelas estão em atraso.

Quando o carro é quitado, é preciso que o cliente entre em contato com Detran e pague uma taxa para fazer a transferência do bem para o seu nome, acertando também a documentação do carro.

Ao vender um carro alienado é preciso quitar ou transferir a dívida para o novo proprietário.

Agora, quem compra um carro com o dinheiro do crédito consignado, usando o dinheiro para pagar o carro à vista, não passa por essa etapa.

Optando pelo empréstimo consignado, o cliente recebe o dinheiro integralmente, na conta indicada. Assim, pode comprar o carro à vista, não tendo, portanto, alienação do bem.

Neste caso, a garantia que o banco tem é a própria renda fixa dos clientes (salário ou benefício INSS). Não sendo, necessário então alienar o bem, como no financiamento.

Leia também: Como usar o Crédito Consignado para quitar o financiamento do carro?

E esse pode ser visto como outro benefício que facilita todo processo, desde o momento da compra de um carro, até a venda dele.

Saiba agora, porque utilizar o crédito consignado para comprar ou trocar de carro.

 

Por que utilizar o Crédito Consignado para comprar ou trocar de carro?

Várias são as vantagens em comprar um carro à vista, com o dinheiro do empréstimo consignado.

A garantia do banco é a própria renda fixa do cliente, o que reduz o valor da taxas de juros cobrada, por exemplo, por conta dessa operação ser considerada de baixo risco.

Quem paga o empréstimo consignado também não corre o risco de esquecer ou atrasar o pagamento de uma parcela. Como o desconto é automático, o valor das parcelas é deduzido mensalmente do contracheque ou extrato do benefício INSS.

Com isso, também é possível economizar dinheiro com multas e encargos sobre o valor da parcela em aberto.

O crédito consignado também pode contratado por Aposentados e Pensionistas INSS, Servidores Público, Trabalhadores de empresas privadas e Militares que estiverem com o nome no SPC ou SERASA.

Leia tambémEmpréstimo para negativados: sem consulta SPC ou Serasa

Isso porque essa modalidade de empréstimo se baseia, principalmente, na disponibilidade da margem consignável, diferentemente do financiamento convencional.

Veja outras vantagens dessa modalidade de crédito pra quem quer comprar um carro ou trocá-lo.

 

Economia: seu dinheiro renderá mais

O crédito consignado oferece um Custo Efetivo Total menor que outros tipos de empréstimo pessoal, principalmente pelas taxas de juros menores.

Sendo assim, pagando parcelas menores ou trocando uma dívida mais cara, por uma mais barata, Aposentados e Pensionistas INSS, Servidores Públicos, Trabalhadores de empresas privadas e Militares podem fazer o dinheiro render de outras formas.

Leia tambémVale a pena trocar as dívidas por um Empréstimo Consignado?

Portanto, ao colocar na conta do lápis ou comparar as taxas do financiamento e do empréstimo consignado, é possível economizar dinheiro.

 

Sem burocracia para liberação do veículo

O financiamento de veículo pode demorar dias para ser aprovado, além de ser um processo mais burocrático. E com isso, o carro também demora para ser liberado.

Com a simulação do empréstimo consignado online, o cliente pode comparar as taxas e ofertas de vários bancos e também contratar o crédito, sem sair de casa.

Após a averbação do contrato, o dinheiro é liberado em 3-5 dias úteis, em média, na conta indicada.

Por fim, usando o dinheiro para comprar um carro à vista, já é possível sair da loja ou concessionária com ele.

 

Chance de negociar desconto para pagamento à vista

Pagamento à vista, geralmente, significa desconto! É bom para quem vende. É bom pra quem compra.

O vendedor recebe o dinheiro direto na sua conta, no ato da compra. O comprador tem o débito das parcelas do empréstimo descontadas direto da sua conta, mensalmente. Sem se preocupar com o pagamento.

Logo, com o dinheiro nas mãos, o cliente tem poder para negociar e conseguir um bom desconto ao comprar um carro.

Com o empréstimo consignado, além de pagar menos juros todo mês, ainda pode pagar menos pelo carro escolhido.

 

Possibilidade de comprar um carro usado

Algumas instituições financeiras não aceitam fazer financiamento para a compra de carros com mais de 10 anos de fabricação.

Dessa forma, com o dinheiro do empréstimo consignado em mãos, o cliente pode comprar qualquer carro que escolher, sem precisar se preocupar em conseguir financiamento.

O crédito consignado para comprar um carro oferece diversos benefícios aos seus consumidores:

  • Taxas de juros e Custo Efetivo Total mais baratos;
  • Contratação por quem está com o nome no SPC ou SERASA;
  • Poder de negociação com o dinheiro em mãos para compra à vista;
  • Liberação do carro sem burocracia;
  • O bem não fica alienado;
  • Não precisar se preocupar com o pagamento das parcelas, que já são descontadas;
  • O dinheiro pode ser usado com qualquer finalidade além de comprar um carro.

Se você é uma das pessoas que podem solicitar crédito consignado, não deixe de consultar as ofertas desta modalidade de empréstimo, através do simulador de crédito consignado online.

Compare as taxas de crédito e escolha a que melhor se encaixa no seu orçamento, pra comprar seu carro. Não perca mais tempo esperando o seu financiamento ser aprovado!

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Como usar o Crédito Consignado para comprar um carro?

Posts recomendados