Como utilizar o Cartão de Crédito Consignado?

bxblue-como-utilizar-o-cartao-de-credito-consignado

O empréstimo consignado já é bastante comum no Brasil. Contudo, muita gente ainda não sabe como utilizar o cartão de crédito consignado. E este é outra facilidade que traz diversas vantagens para seus usuários.

Assim como o crédito consignado, o cartão também é pago por meio de descontos automáticos. Os clientes que usam este cartão pagam o valor mínimo de cada fatura diretamente do salário ou benefício e antes mesmo de receber.

Por isso, só pode utilizar o cartão de crédito consignado aqueles que têm renda fixa e comprovada. Como no empréstimo consignado, este é o caso de Beneficiários do INSS e Servidores Públicos.

O cartão de crédito consignado também é oferecido à Militares das Forças Armadas, assim como para alguns Trabalhadores do setor privado conveniados. Portanto, mesmo sendo tão vantajoso, esse modelo de cartão não pode ser usado por todo mundo.

Quer saber como utilizar o cartão de crédito consignado da melhor forma? Então aproveite para descobrir como funciona essa ferramenta que pode ser tão importante nas suas finanças. Confira!

Usos comuns do Cartão de Crédito Consignado

O cartão de crédito consignado pode ser considerado um cartão de crédito comum. Os pagamentos são mensais e pode ser usado em qualquer compra, como o cliente preferir.

Seja em compras parceladas ou saques em dinheiro, essa opção apresenta várias vantagens.

Compras parceladas

É possível utilizar o cartão de crédito consignado para parcelar compras normalmente. Em lojas físicas ou virtuais, para compras parcelas em menos ou mais vezes.

Além disso, a cobrança da fatura pode acontecer, em alguns caso, em até 45 dias após a compra.

O limite de crédito irá depender da renda individual mensal. Portanto, é baseado no rendimento líquido que consta no contracheque ou extrato da aposentadoria ou pensão. Estas são as primeiras diferenças que se pode citar entre o cartão de crédito consignado e o convencional.

Saques em dinheiro

Fora as compras parceladas, o cartão de crédito consignado também pode ser usado para saques. Essas retiradas podem tanto ser em dinheiro quanto em transferência para a conta corrente do titular do cartão.

As regras podem variar de acordo com cada instituição financeira. Contudo, alguns bancos permitem que até 90% do limite do cartão sejam sacados de uma vez. Mas, é claro, isso dependerá dos gastos que o cliente tem em débito.

Como funciona o crédito rotativo da fatura?

O crédito rotativo movimenta todos os valores que o titular ainda precisa quitar. Ou seja, tudo o que é comprado em parcelas ou fica sem pagamento de um mês para o outro entra no crédito rotativo.

Esse crédito cobre as despesas atuais (saldo aberto), porém, em troca, cobra juros adicionais. Vale ressaltar que, mesmo que os juros do cartão de crédito consignado sejam menores que de um cartão convencional, é muito importante manter as contas em dia e as finanças equilibradas.

Saiba como funciona o desconto automático e o pagamento do valor excedente.

Desconto automático

Todos os meses uma parte da fatura do cartão de crédito é descontada automaticamente do pagamento do cliente. O pagamento pode ser salário ou benefício, o desconto ocorre da mesma forma.

Essa parte que é paga de forma automática equivale a margem consignável. Todos que têm direito ao crédito consignado possuem uma margem consignável que deve ser respeitada.

A margem consignável foi criada para evitar endividamentos. Assim, todo cliente pode empenhar 35% de sua renda líquida mensal com crédito consignado. Sendo:

Portanto, todos os meses 5% do salário ou benefício do titular do cartão podem ser descontados para a quitação da fatura.

Se o cliente gastar menos que esse valor, é descontado somente o que foi gasto. Se gastar mais, precisa quitar o restante.

Valor excedente da fatura

Tudo o que o cliente gasta além da margem consignável é chamado de valor excedente. Essa parte da fatura precisa ser paga como uma fatura de cartão de crédito comum. Ou seja, por meio de um boleto bancário, por exemplo.

A responsabilidade pelo pagamento do valor excedente da fatura é do titular do cartão. E, caso não seja pago, esse valor retorna no próximo mês, acrescido de juros — que é como funciona o crédito rotativo.

A taxa de juros do crédito rotativo do cartão de crédito consignado é, em média, de 29,9% ao ano. Bem diferente dos valores dos cartões tradicionais que giram em torno de mais de 300% ao ano.

Estando, portanto, nesta situação, o usuário pode escolher como esses gastos serão quitados. A fatura pode ser paga à vista, em seu valor total. Ou então, paga parcialmente novamente. Se nenhum pagamento for realizado cliente arca com os juros posteriormente, nas próximas faturas.

O cuidado, neste e em qualquer caso de uso do crédito rotativo, é que, quanto maior o prazo para quitação, maior o valor da dívida. Ou seja, mais juros vão sendo adicionados ao valor total.

Assim, é preciso ficar atento para não ficar no vermelho. Confira essas 3 dicas essenciais!

3 dicas para utilizar o Cartão de Crédito Consignado, sem ficar no vermelho

O cartão de crédito consignado oferece diversas vantagens em relação aos cartões de crédito comuns. Seus juros são mais baixos e os prazos para pagamento maiores.

Além disso, os usuários têm a comodidade de não precisar se preocupar com o pagamento do valor mínimo da fatura, que é automático.

Contudo, assim como qualquer crédito, se não for bem utilizado, pode acarretar em outras consequências. Quando usado sem moderação ou controle, por exemplo, as dívidas podem se acumular e os juros, mesmo pequenos, continuam crescendo mês a mês.

Saiba quais são as dicas dos especialistas para utilizar o cartão de crédito sem se endividar:

1 – Use o cartão de crédito para compras planejadas

Quando uma compra é planejada é possível se preparar com antecedência. Tanto em relação à compra, quanto ao pagamento (que é tido como mais importante). Assim, as parcelas mensais devem caber dentro do orçamento.

O cartão de crédito não deve ser usado para comprar diárias e sem critério. O ideal, é claro, é utilizá-lo apenas em casos excepcionais onde há necessidade de ter crédito adicional ou prazo maior para pagamento.

Por outro lado, se a compra não é planejada, pode comprometer uma parte do pagamento do titular, tornando o saldo recebido menor, no fim do mês.

2 – Evite utilizar o valor limite

O limite do cartão, assim como os saques em espécie, dever ser utilizados também quando não há outra alternativa. Sendo assim, novamente, o planejamento é sempre necessário.

Ao comprometer o limite e utilizar o cartão de crédito consignado com compras menos importantes, o usuário ficará sem margem para usar quando aparecer uma emergência financeira, por exemplo. E isso pode comprometer as finanças de qualquer pessoa.

3 – Mantenha o valor da fatura dentro da margem de 5%

Quando o cliente gasta somente o valor mínimo das parcelas não precisa se preocupar com pagamentos adicionais. Ou seja, os gastos ficam dentro do limite que é descontado automaticamente do salário ou benefício.

Isso evita que qualquer gasto extra não seja pago no mês vigente e gere custos adicionais – e não previstos, nos meses seguintes. Além disso, o que já é pago automaticamente é mais fácil de ser controlado.

Em outras palavras, o ideal é manter as dívidas na ponta do lápis. Assim é possível utilizar o cartão de crédito consignado, sem preocupação.

Se bem utilizado, esse recurso pode até ser compreendido como um aliado. Seja para a conquista de um objetivo, para uma viagem desejada, para o financiamento dos estudos.

Então, se você deseja trocar as dívidas mais caras pelo cartão de crédito consignado, essa pode ser a oportunidade.

Como solicitar o seu Cartão de Crédito Consignado online

Quem estiver interessado em utilizar o cartão de crédito consignado pode fazer uma simulação online de crédito e solicitar o cartão pela internet.

Com informações básicas as instituições financeiras já podem analisar o pedido e aprovar o cartão de crédito. É rápido, fácil, sem burocracia!

Tendo margem disponível, só é necessário apresentar os documentos pessoais, como RG e CPF, além de um comprovante de endereço atualizado e comprovante de pagamento dos últimos meses. 

Então, que tal procurar pela melhor oferta de crédito agora mesmo? Você pode usar o simulador de crédito online gratuitamente, pesquisar diversas propostas e pedir seu cartão de crédito consignado sem sair de casa!

 

Quer fazer um cartão de crédito consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o cartão de crédito consignado que você está precisando! Compare propostas de cartão de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu cartão de crédito consignado

Como utilizar o Cartão de Crédito Consignado?

Posts recomendados