Compare as taxas de juros do Empréstimo Consignado

bxblue-compare-as-taxas-de-juros-do-emprestimo-consignado-online-melhores-bancos-credito-mais-barato

Na hora de contratar um empréstimo, de qualquer tipo, todo mundo se preocupa com as taxas de juros.

No crédito consignado essas são sempre menores, mas ainda assim é importante que o interessado compare as taxas de juros de um banco para outro.

Mesmo com a Lei Nº 10.820/2003, que delimita os valores nominais das taxas de juros, cada banco pode cobrar uma taxa. Ou seja, há um teto para as taxas de juros, no entanto, a instituição financeira cobra o que acha justo até esse limite. É justamente dai que vem a variação da taxa de juros entre um banco e outro.

Por conta de seu método de pagamento, o empréstimo consignado está disponível somente para determinadas categorias de interessados. Essa opção está liberada, por exemplo, para Aposentados e Pensionistas do INSS.

Também está disponível para Servidores Públicos Federais, Estaduais ou Municipais, assim como para Militares das Forças Armadas. Algumas empresas privadas também permitem que seus funcionários contratem empréstimo consignado.

E, além de variar de um banco para o outro, a taxa de juros também varia de acordo com o convênio do cliente. Por isso, continue a leitura deste texto para compreender melhor como funcionam e compare as taxas de juros dentre os principais bancos.

Como funcionam as taxas de juros do Empréstimo com desconto em folha?

O empréstimo consignado é conhecido, principalmente, por dois motivos:  sua forma de pagamento e por suas baixas taxas de juros. E uma situação está diretamente ligada à outra.

A quitação do crédito consignado é feita por meio de descontos automáticos, realizados diretamente no salário ou benefício do cliente. Ou seja, quando um empréstimo consignado é contratado o pagamento, pelos próximos sofrerá descontos mensais no valor da prestação, até o fim do contrato.

Sendo assim, não como há deixar de pagar ou atrasar qualquer parcela de pagamento do empréstimo. Por isso, a margem de inadimplência e a operação se torna de baixo risco para os bancos.

Sem correr riscos de não receber o que emprestaram, às instituições financeiras podem cobrar taxas de juros mais baixas. Concluindo, o método de pagamento é o principal responsável pelos juros pequenos.

Outra grande vantagem do empréstimo consignado é que ele é liberado sem consulta ao SPC ou Serasa, também por conta da garantia de pagamento. Ou seja, pode consignar crédito mesmo quem está negativado.

Qual é a taxa de juros do Empréstimo Consignado?

A taxa de juros do empréstimo consignado, tem uma limitação legal. Dentro deste valor, portanto, cada banco define o quanto cobrar

Com o consignado não há a necessidade de ser correntista do banco de interesse, portanto, é possível tomar crédito em qualquer instituição. Sendo esta, na maioria das vezes escolhida por oferecer juros mais baixos.

Por isso, é fundamental comparar a taxa de juros entre os bancos, já que pode haver muita diferença na conta final.

Saiba agora quais são as taxas de juros desta modalidade, em cada convênio atendido.

Taxas de Juros do Empréstimo Consignado INSS

O empréstimo consignado INSS é liberado para todos os Aposentados e Pensionistas que recebem do Instituto Nacional do Seguro Social. O valor liberado, contudo, depende do quanto cada beneficiário ganha, de acordo com a margem consignável.

Os beneficiários do INSS podem quitar seus empréstimos em até 72 meses, em qualquer banco que seja conveniado à Previdência Social.

Quanto às taxas de juros, estas não podem ser superiores à 2,08% ao mês, para os empréstimos, e 3% ao mês para o cartão de crédito consignado. Contudo, é comum se encontrar bancos com taxas a partir de 1,80% ao mês.

Taxas de Juros do Empréstimo Consignado para Servidor Público

Os Servidores Públicos — Federais, Estaduais e Municipais — têm direito ao empréstimo consignado. Porém, cada categoria pode encontrar condições distintas na hora de fechar um contrato, por conta do convênio firmado entre o órgão de trabalho e o banco escolhido.

Quem é Funcionário Público tem até 96 meses para quitar o crédito consignado, ou seja, até oito anos. Além disso, as parcelas são fixas e sempre descontadas automaticamente.

Já a taxa de juros, de acordo com a lei, não pode ser superior à 2,05% ao mês, o que dá, no máximo, em média, 25% ao ano.

É claro que a taxa pode variar em conformidade com a situação de cada cliente e com o montante emprestado, mas sempre vale a pena optar pelo consignado. É possível encontrar até mesmo alguns empréstimos com juros a partir de 1,56% ao mês.

Taxas de Juros do Empréstimo Consignado Privado

A principal vantagem de se conseguir um empréstimo consignado privado é, sem dúvidas, a taxa de juros. Mesmo variando de um banco para o outro, a taxa média é de 3,50% ao mês. Comparada às taxas de juros de um empréstimo pessoal custa menos da metade.

Como não são todas as empresas privadas que tem acordo com bancos para consignação de crédito, é sempre válido consultar o departamento de Recursos Humanos da organização onde trabalha para se informar melhor.

Pesquisando é possível encontrar bancos que oferecem taxas de juros a partir de 1,27% ao mês, de acordo com o Banco Central.

Compare as taxas de juros do Empréstimo Consignado nos melhores bancos

A forma mais fácil de se comparar as taxas de juros de cada banco é usando um simulador online. Essa ferramenta permite que você compare as taxas de juros de cada instituição em poucos minutos.

E não é só isso! O simulador de empréstimo online, que é gratuito, ainda analisa outras características que podem variar de um contrato para outro. Por exemplo, o prazo de pagamento, o valor de cada mensalidade e o Custo Efetivo Total de toda transação.

O Custo Efetivo Total ou CET também é bem importante de ser pesquisado antes de se contratar um empréstimo. É o CET que vai indicar quanto, de fato, você está pagando a mais do montante que tomou emprestado.

Ou seja, o CET leva em consideração outras taxas administrativas que sempre são cobradas. Além da taxa de juros há a taxa de análise de crédito, taxa de manutenção de cadastro, imposto sobre operações financeiras e outros encargos legais, por exemplo.

Por isso que uma pesquisa prévia é indispensável. Assim, você evita contratar um empréstimo que, em outro banco, poderia custar menos. Vale a dica adicional de que conhecer as regras do seu tipo de convênio também pode facilitar a decisão. 

Você também pode encontrar taxas de juros distintas ao fazer diferentes simulações. Experimente simular um mesmo valor emprestado com diversos prazos de pagamento. Quanto menor for o número de parcelas, menores serão as taxas de juros cobradas. 

Faça uma simulação online agora

As taxas de juros de um empréstimo consignado, são sempre mais baixas se comparadas com outros créditos, como o cartão de crédito ou o cheque especial.

Contudo, mesmo sendo menores, sempre vale a pena pesquisar para encontrar a melhor oportunidade. Por isso, simule e compare as taxas de juros antes de fechar qualquer negócio.

Faça agora mesmo uma simulação de crédito consignado online. Em pouco tempo você receberá uma proposta, personalizada, que vai ajudar a ter o dinheiro que precisa, pagando bem menos, no fim das contas.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Compare as taxas de juros do Empréstimo Consignado

Posts recomendados