Compras de Natal: guia para usar o empréstimo consignado [2021]

Para quem necessita de dinheiro extra para as compras de Natal o empréstimo consignado tem diversas vantagens. Veja como aproveitar.

compras de natal - imagem com árvore de natal, calculadora, presente e porquinho

De todos os eventos que marcam o fim do ano, destaca-se a celebração natalina. A cerimônia traz, naturalmente, diversos gastos extras, mas na atual crise econômica muitos consumidores podem estar em aperto financeiro para as compras de Natal.

Se, por um lado, as pessoas são assediadas por diversos anúncios que incentivam o consumo, por outro tem-se o desejo de que os gastos extras ocorram sem comprometer as finanças.

Para quem não tem uma reserva financeira para as compras de Natal ou não poderá contar com renda extra, como o décimo terceiro salário, saiba que com planejamento e alguns cuidados é possível fazer uso do empréstimo consignado.

Trata-se de um tipo de crédito com menor custo do que o cartão de crédito, cheque especial ou empréstimo pessoal, e pode ser a opção para quem precisa de dinheiro extra para as despesas natalinas. Confira abaixo como é possível usar o empréstimo consignado neste período.

Compras de Natal

Antes mesmo de dezembro chegar, os consumidores já começam a desembolsar valores para a chegada do período natalino, um dos mais aguardados no calendário. Começa-se, inclusive, pela decoração da casa, com árvores de Natal e outros apetrechos que dão o clima da celebração.

Dentre as compras de Natal que mais geram gastos, sem dúvida estão os presentes: seja para parentes e amigos, seja nas diversas celebrações da época, como amigos secretos (ou ocultos), ou até nas já tradicionais “caixinhas de Natal” para prestadores de serviços diversos.

Somam-se ainda as despesas maiores nos supermercados, em razão da compra de alimentos e bebidas especiais para as reuniões do período, bem como o fato de que ocorrem as férias escolares e muitas famílias programam viagens para lazer e/ou encontrar família e amigos.

Gratificação anual e compras de Natal

Não é à toa que o Natal é uma das datas mais aguardadas pelo comércio e que ganha destaque no que diz respeito a movimentar a economia.

Contudo, a pandemia da covid-19 acentuou o quadro de crise econômica que o Brasil já vinha enfrentando. Tanto que as vendas de Natal no varejo físico e virtual registraram queda de 1,8%, em relação à mesma data em 2019, conforme o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

Apesar do fim das restrições de isolamento social e a maior circulação dos consumidores, tem-se para as compras de Natal em 2021 um cenário de aumento do endividamento das famílias e a maior inflação dos últimos meses, que elevou preços de produtos e serviços diversos.

Uma das principais fontes de dinheiro extra que as pessoas têm para fazerem frente a tais gastos é o décimo terceiro salário – conhecido ainda por gratificação anual ou natalina e também abono anual ou natalino.

Aposentados e pensionistas já receberam o 13º

No entanto, tal como ocorreu no ano anterior, em 2021 os aposentados e pensionistas da Previdência Social já receberam antecipadamente o 13º do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A antecipação do 13º INSS ocorreu de maio a julho deste ano, com mais de R$ 50 bilhões injetados na economia durante os meses de pagamento da primeira e segunda parcelas.

Por consequência, os mais de 30 milhões de beneficiários da Previdência não poderão contar com tal valor no fim do ano para as compras de Natal.

14º salário do INSS

Uma possibilidade que estava no radar dos aposentados e pensionistas era o pagamento de um segundo abono natalino, o chamado 14º salário INSS.

A proposta em tramitação no Congresso Nacional visa justamente garantir este dinheiro extra aos beneficiários do órgão para fazer frente às despesas de fim de ano no cenário de alta de preços e endividamento geral das famílias.

Porém, a aprovação ainda está longe de ocorrer, e as regras sobre quando, quanto e como seriam o pagamento do 14º também não estão totalmente definidas.

Como usar empréstimo consignado para as compras de Natal?

Dessa forma, é compreensível que muitos brasileiros estejam sem renda extra para as famosas despesas natalinas e, neste contexto, considerem a contratação de crédito para garantir os desejos de consumo.

Antes de tudo, ressalta-se a importância de o consumidor fazer uso consciente do crédito, para que seja um aliado das finanças pessoais e não prejudique ainda mais o orçamento da família. O guia abaixo traz orientações e dicas neste sentido:

bxblue - ebook Guia de Crédito Consciente download

Em situações tais, pessoas com renda estável como aposentados, pensionistas, servidores públicos e trabalhadores com carteira assinada têm a vantagem de poder contar com o empréstimo consignado.

Por conta do desconto automático das parcelas na folha de pagamento, os bancos ofertam consignado a taxas de juros muito menores do que as demais linhas de crédito. Veja mais vantagens da modalidade:

bxblue-vantagens-do-consignado

Nota-se, assim, que para quem precisa de dinheiro extra neste período, o empréstimo consignado é umas das melhores alternativas em termos de custo financeiro, além da facilidade na contratação.

Veja abaixo passo a passo para fazer melhor uso do empréstimo consignado para as compras de Natal.

1. Verificar a margem disponível

A contratação de empréstimo consignado depende de a pessoa interessada ter margem consignável livre. Assim, qualquer planejamento para uso do crédito consignado passa pela verificação de quanto de margem a pessoa tem.

No geral, a margem é de 35% da renda líquida, sendo 5% para destinação exclusiva do cartão de crédito consignado. Até 31 de dezembro de 2021, no entanto, está em vigor a margem emergencial, que garantiu 5% extra de margem aos 30% restantes.

2. Fazer uma lista de compras

Essa tarefa é das mais importantes e não pode ser ignorada: pensar cuidadosamente sobre quais as pessoas que se gostaria de presentear, bem como outros gastos atrelados às celebrações do Natal e Ano Novo, como supermercado.

Com a lista prévia, é hora de partir para a pesquisa, elencando possíveis presentes e outros itens, buscando o valor atual de tais produtos e se há opções de substituição com custo menor.

3. Calcular valor total das despesas

Com a lista de compras de Natal feita e a pesquisa garantida, para ter visibilidade dos valores médios, é hora de fixar um valor máximo para aquisição de cada item e somar para uma noção o mais realista possível de qual é a necessidade de crédito.

Aqui, a recomendação dos especialistas em finanças é que, mesmo para quem tem margem livre para contratar mais, se ater ao valor realmente necessário no momento e cuja destinação já é conhecida.

Afinal, mesmo que tenha menor custo, o empréstimo consignado ainda é uma dívida de médio a longo prazo, cujo débito será quitado mensalmente via desconto em folha.

É possível simular seu empréstimo consignado gratuitamente aqui:

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

4. Separe o valor do empréstimo consignado de outras receitas

Uma vez feita a contratação do empréstimo consignado – que pode ser em plataformas online como a da bxblue -, e com o dinheiro depositado em conta, é imprescindível para a organização financeira que o valor do empréstimo não se perca em outras despesas não programadas.

Assim, uma dica válida para isso é deixar o valor em conta separada das despesas do dia a dia, de modo que o crédito seja de fato direcionado para as compras de Natal planejadas.

Veja como contratar consignado mais barato para as compras de Natal

Para melhor uso do empréstimo consignado, sem dúvida encontrar a melhor oferta é importante. Além de contratar com uma instituição financeira respeitada, deve-se pesquisar as mais diversas ofertas de consignado, avaliando taxa de juros, Custo Efetivo Total e prazos de pagamento.

Essa pesquisa é facilitada quando feita digitalmente, seja pelo celular, tablet ou computador. Descubra como é fácil pesquisar, simular e contratar seu consignado com a bxblue:

bxblue-black-friday-do-consignado

Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado