Consignado Caixa Econômica Federal: veja como contratar online

consignado na caixa - digital, contratação, empréstimo, consignado, contratar

Publicado em: 18/06/2021

O empréstimo consignado é uma modalidade bastante vantajosa no mercado de crédito pessoal. Disponível para clientes e não clientes, o Consignado Caixa, da Caixa Econômica Federal, apresenta diversos benefícios.

O primeiro, sem dúvida, é que a modalidade é exclusiva para empregados celetistas, servidores públicos e beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que precisam de dinheiro extra com excelentes taxas de juros.

O Consignado Caixa também oferece maior comodidade, uma vez que sua contratação pode ocorrer à distância, incluindo a simulação do crédito e assinatura do contrato.

Confira os principais diferenciais dessa linha e descubra como contratá-la sem sair de casa.

Receba novidades por e-mail.
Erro ao enviar, tente novamente.

Consignado Caixa

O empréstimo consignado Caixa é uma modalidade de crédito pessoal disponível para beneficiários do INSS, servidores públicos de órgãos conveniados à instituição e trabalhadores de empresas privadas com convênio válido.

Aqueles que não têm seu salário ou benefício vinculado às contas da instituição ou, ainda, que não possuem uma conta corrente/poupança, também podem solicitar o empréstimo, afinal, trata-se de uma modalidade disponível inclusive para não-correntistas.

Além disso, dentre seus inúmeros diferenciais, o Consignado Caixa se destaca por suas taxas mais baixas, especialmente quando se considera outras modalidades de crédito, como o rotativo do cartão e o limite do cheque especial.

Uma das empresas mais competitivas do mercado, atualmente a Caixa aplica as seguintes taxas de juros sobre suas operações de crédito consignado:

Taxas de juros Consignado Caixa (Maio de 2021)

Tipo de crédito% a.m.% a.m.
Consignado Caixa INSS1,5019,50
Consignado Caixa servidor público1,1414,51
Consignado Caixa privado1,4919,36
Fonte: Banco Central

Quais as vantagens do Consignado Caixa?

O empréstimo consignado Caixa é um tipo de crédito que não depende da participação de avalistas. Portanto, qualquer interessado, dentro das categorias elegíveis, pode tomar o crédito sem qualquer tipo de seguro. Isso acontece porque a quitação das parcelas é consignada ao pagamento ou benefício (aposentadoria ou pensão) do tomador.

Sendo assim, essa garantia de pagamento permite condições mais seguras para o banco liberar os valores, inclusive para negativados, uma vez que não há consulta aos órgãos de proteção ao crédito como o SPC ou Serasa.

A seguir, confira outros benefícios atrelados à modalidade.

Data fixas

Mais um benefício do Consignado Caixa é a possibilidade de definir quando as parcelas serão descontadas. Assim, inicia-se o mês sabendo exatamente quanto será debitado do salário ou benefício.

Consequentemente, pode-se fazer um planejamento financeiro mais eficiente — além de evitar, por exemplo, o acúmulo de dívidas mais caras.

Zero boletos

Outro detalhe importante é que não é necessário enfrentar filas para pagar boletos ou, ainda, ter que arcar com juros e multas por eventuais atrasos. Afinal, como o pagamento é automático, não é possível atrasar ou “deixar de pagar as parcelas”. Logo, inexiste a necessidade de pagar boletos mensalmente.

Prazos maiores

Por fim, os prazos de pagamento do consignado Caixa também são muito interessantes para quem está se organizando financeiramente. Isso porque os prazos são flexíveis, o que torna a dívida mais fácil de ser quitada.

Servidores públicos, por exemplo, têm até 96 meses para pagar pelo empréstimo, enquanto os beneficiários do INSS, 84 meses, e trabalhadores do setor privado, 48 meses.

Como contratar o empréstimo consignado Caixa online?

O Consignado da Caixa Econômica Federal pode ser contratado de forma bastante simples e rápida, afinal, basta utilizar o site do banco na internet ou aplicativos móveis para fazer uma simulação e dar início ao processo de consignação do empréstimo.

Sendo assim, os interessados não precisam se deslocar para uma agência física ou correspondentes bancários autorizados.

Por se tratar de um convênio ativo junto ao INSS, aposentados e pensionistas, bem como as demais categorias elegíveis podem solicitar o empréstimo com excelentes condições.

Para tanto, basta verificar se o órgão ou empresa é conveniada ao banco — além, é claro, de contar com uma margem consignável disponível.

Um dos pré-requisitos básicos desta modalidade é ter o tomador disponibilidade de margem para contratar uma nova operação. Este valor usualmente é de 35% do salário líquido, conforme estabelecido pela legislação em vigor.

Desta margem, apenas 30% podem ser usados para a contratação de empréstimos, uma vez que os outros 5% são de uso exclusivo para custear despesas com o cartão de crédito.

Por fim, a documentação normalmente exigida tanto na simulação quanto na contratação do crédito é rotineira. Em termos práticos, exige-se apenas a apresentação da cédula de identidade (RG), CPF, comprovante de residência atualizado e comprovante de salário (contracheque) ou benefício.

Convênio

A Caixa se destaca, muitas vezes, por oferecer diferentes linhas de crédito. Portanto, o interessado pode, de acordo com suas necessidades — e tipo de convênio —, escolher a melhor alternativa para o seu bolso.

De modo geral, beneficiários da Previdência Social, empresas privadas e órgãos públicos podem aderir à modalidade de Empréstimo Consignado Caixa e, dessa forma, oferecer a linha de crédito de forma extremamente acessível para seus beneficiários.

Por outro lado, vale destacar que esse tipo de empréstimo está disponível apenas para instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central e o INSS.

Logo, essa regra se aplica tanto aos empréstimos concedidos a beneficiários do INSS quanto às demais fontes pagadoras e órgão de emissão da folha de pagamento.

Plataformas

Caso o tomador tenha interesse na realização de um empréstimo online, existem algumas plataformas que permitem a simulação do crédito consignado à distância. Por meio desse tipo de plataforma, pode-se simular e comparar diferentes propostas ou conhecer as melhores taxas de juros praticadas pelas principais instituições financeiras do país.

Aqueles que decidem optar pelo empréstimo na Caixa, por exemplo, por meio de seu simulador, o tomador terá uma visão mais clara sobre as taxas praticadas e tipos de parcelamentos disponíveis. Logo, simular gratuitamente pela internet é a principal forma de garantir o melhor negócio.

Vale ainda lembrar que todo o procedimento pode ser feito virtualmente, ou seja, desde a simulação até formalização e assinatura do contrato. Outras formas de contratar o empréstimo consignado na instituição se dá por meio dos correspondentes Caixa AQUI, canais de autoatendimento e via plataforma Agora SIM (apenas para clientes).

Desconto do consignado Caixa

No Consignado Caixa o pagamento das parcelas se dá automaticamente direto da folha de pagamento do tomador. Por conta disso, as taxas de juros praticadas são tão competitivas, já que esse detalhe oferece mais segurança aos bancos, em especial, impedindo a inadimplência.

Com a consignação na folha de pagamento, as possibilidades de atraso ou falta de pagamento das parcelas são remotas. Ademais, por ocorrerem sempre em datas fixas estabelecidas em contrato, não há o pagamento de multas e tarifas por atraso, pois a quitação ocorre automaticamente.

Como acompanhar o saldo devedor do consignado Caixa

Os interessados que contam com uma linha de crédito ativa junto à Caixa podem acompanhar de perto o pagamento das suas parcelas, bem como demais informações contratuais, seja por meio do contracheque ou extrato de pagamento de benefícios.

No caso de beneficiários do INSS, essa conferência se dá por meio do Hiscon (Histórico de Empréstimos Consignados). Já os servidores públicos podem consultar sua folha de pagamento gratuitamente por meio do SouGov.br.


Quer receber as últimas notícias, em primeira mão direto no seu Whatsapp? Se inscreva gratuitamente: