Como consultar o Empréstimo Consignado pelo Hiscon?

Como Aposentados e Pensionistas podem consultar o Empréstimo Consignado pelo Hiscon?

A consulta de empréstimo consignado pelo Hiscon é uma forma segura de saber várias informações. Por exemplo: quantas parcelas foram pagas, quais são as condições do empréstimo, além de saber qual banco forneceu o crédito.

O Hiscon pode ser facilmente consultado online, pelo Meu INSS. Ou seja, informação disponível na palma da mão, para quando precisar. Outra opção, é a partir da consulta presencial nas agências do INSS.

É extremamente importante, não só para Aposentados, mas para todos que contratam empréstimos, manter a organização financeira.

Essa recomendação também é válida mesmo para o caso do empréstimo consignado, em que as parcelas são descontadas direto da folha de pagamento.

Mas, afinal o que é e para que serve o Hiscon?

O que é Hiscon?

O Histórico de Consignações, também conhecido como Hiscon, é um relatório completo de todas as transações e empréstimos feitos em um prazo de 5 anos

Este relatório tem todas as informações sobre os contratos vigentes e já encerrados. Através dele é possível consultar:

  • Banco cedente;
  • Números  de contratos ativos e encerrados;
  • Valores contratados das operações;
  • Valores das parcelas mensais;
  • Número de parcelas de cada contrato;
  • Datas iniciais e finais;
  • Margem consignável;

O Hiscon é, portanto, uma excelente ferramenta para quem quer ou precisa entender sua saúde financeira. Saiba de que outras formas se beneficiar com essas informações.

Para que serve e como utilizar o Hiscon?

O Histórico de Consignações serve para o Aposentado e Pensionista do INSS ter uma noção clara dos valores já contratados de empréstimo. Assim, não há como se perder nos descontos automáticos e manter um controle das dívidas.

Com este relatório é possível ver ainda se há margem consignável disponível para contratação de novo créditoTambém é uma excelente maneira dos beneficiários verificarem se nenhum empréstimo fraudulento foi feito em seus nomes.

Caso identifique qualquer irregularidade, o titular pode acionar o banco e solicitar o cancelamento do benefício para novos empréstimos.

Leia também:  Como bloquear e desbloquear o Empréstimo Consignado INSS?

Entenda agora quem pode e como ter acesso a esse histórico financeiro.

Quem pode e como solicitar o Histórico de Consignações?

A solicitação do Hiscon só poderá ser feita por Aposentados e Pensionistas do INSS, titulares dos benefícios. A exceção é o para o caso em que existam representantes legais ou pessoas de posse de procurações.

Seu pedido pode ser realizado facilmente de duas formas: 1) pessoalmente e 2) através da internet.

Já os Servidores Públicos devem fazer a solicitação de extrato através do Portal do Servidor, informando login e senha. 

Veja agora como é rápido e fácil acessá-lo!

1 – Posto de Atendimento INSS

O Aposentado ou Pensionista INSS pode optar por comparecer à uma das agências da Previdência Social e solicitar além deste outros serviços gratuitamente.

Ao escolher essa opção, o beneficiário deverá levar um documento de identidade com foto e apresentar na agência.

É recomendável agendar o serviço com antecedência para evitar filas. Isso pode ser feito pela Central de Atendimento 135 ou pelo Meu INSS.

2 – Meu INSS

O portal Meu INSS é a maneira mais prática e rápida de fazer a solicitação do histórico, também conhecido como Extrato de Empréstimo Consignado.

Para começar basta acessar o site do Meu INSS, de qualquer dispositivo conectado à internet.

 

bxblue: acesso Extrato Empréstimo Consignado Meu INSS

Ao acessar o menu lateral, basta entrar na opção “Extrato de Empréstimo Consignado”. O acesso só é liberado mediante senha de uso pessoal e intransferível. 

Caso ainda não tenha a senha é preciso providenciá-la. Por questão de segurança alguns serviços do Meu INSS são bloqueados e só podem ser liberados com uso de senha.

Leia tambémO que é e como acessar o “Meu INSS”?

Acessando o Hiscon ou Extrato de Empréstimo Consignado, toda(s) a(s) operação(ões) financeira(s) referentes ao empréstimo consignado estará(ão) listada(s).

Quanto tempo leva para sua emissão?

Tanto a solicitação presencial, quanto a emissão através do site são feitas imediatamente. Nas agências, o segurado receberá o(s) documento(s) impressos e, caso consulte online poderá optar por salvar as informações no celular, computador ou também imprimi-las.

Embora o acesso ao Hiscon seja muito fácil, é recomendável guardar o extrato impresso por determinado período. Como as informações históricas não são atualizadas, ou seja, são baseadas em contratos de empréstimos mais antigos, não há o risco de ter informação defasada.

Além de evitar com isso o desperdício do papel, se necessário apresentá-lo a qualquer momento, também ficará mais fácil. Outra opção é claro, é acessar online pelo Meu INSS.

Como já mencionado, ter minimamente um controle financeiro é essencial. Isso tanto para quem tem empréstimos, quanto para quem deseja realizar um. E esse é apenas um dos motivos de utilizar o Hiscon.

Aproveite então, para saber porque todo Aposentado ou Pensionista que já tem ou quer fazer um empréstimo consignado deve ter conhecimento do Hiscon.

Por que o histórico de consignações é tão importante para beneficiários INSS?

O Extrato de Empréstimos Consignados é uma forma de manter controle sobre as despesas mensais e futuras. Mas também é um recurso importante para o planejamento de um novo empréstimo.

Sabendo o valor da margem consignável é possível estimar quanto de crédito consignado pode ser tomado.

A margem consignável para Aposentados, Pensionistas, Trabalhadores CLT e Servidores Públicos é de 35% sob o benefício ou salário líquidos. Ou seja, já sem os devidos descontos em folha.

Esse valor total, é ainda divido entre: 30% para empréstimo consignado e 5% para cartão de crédito consignado.

Ao solicitar um empréstimo, o tomador pode optar por utilizar o total da margem ou somente uma parte.

É aconselhável não utilizar toda a margem consignável de uma vez, deixando assim uma reserva para emergências. 

O planejamento financeiro aliado às facilidades e segurança do empréstimo consignado são uma excelente combinação. Entre algumas das vantagens desta modalidade estão:

  • Taxa de juros menores;
  • Maiores prazos para pagamento (72 meses);
  • Parcelas fixas;
  • Crédito liberado sem consulta do SPC ou Serasa;
  • Sem necessidade de avalista;
  • Desconto automático em folha de pagamento.

Tome uma decisão financeira inteligente, faça um empréstimo consignado! A modalidade de crédito mais barata e melhor opção para Aposentados e Pensionistas INSS.

Consulte sua margem consignável e descubra o limite de crédito disponível agora.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

6 dicas para ter o Empréstimo Consignado aprovado mais rápido Reajuste do salário para Servidores Públicos Federais é liberado em 2019
  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de