Como consultar o extrato de Empréstimo Consignado no Meu INSS?

O Extrato do Empréstimo Consignado é um documento financeiro muito importante para Aposentados e Pensionistas INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. 

Com a facilidade dos serviços digitais disponibilizados pelo INSS hoje essa informação está disponível online. Para consultar a via digital do extrato de empréstimo consignado no Meu INSS, basta seguir esses passos:

  1. Passo 1 – Faça o cadastro e crie um login no Meu INSS;
  2. Passo 2 – Acesse a opção Extrato de Empréstimo;
  3. Passo 3 – Imprima ou visualize seu extrato.

A informação pode ser acessada gratuitamente, tanto no site quanto no aplicativo Meu INSS. Veja em detalhes a seguir.

O que é o extrato de Empréstimo Consignado INSS?

O extrato de empréstimo nada mais é que o detalhamento de todas as transações financeiras em andamento ou concluídas de um beneficiário

É conhecido também como HISCON (Histórico de Consignações de empréstimos) ou HISCNS (Histórico de Consignações). As duas siglas se referem ao mesmo documento que apresenta o histórico de consignações de um benefício.

Vale lembrar, no entanto, que o documento é diferente do Histórico de Crédito, que serve como um comprovante resumido dos valores recebidos.

Leia tambémQuais são as diferenças entre o HISCON e o HISCRE?

É a partir deste extrato que Aposentados e Pensionistas podem saber quais valores são descontados diretamente pelo INSS, por consignação. E, no caso de ter empréstimos consignados ativos quantos são os contratos, quantas parcelas ainda faltam para vencer.

Assim, ao acessar o site do INSS com os dados pessoais, é possível verificar o histórico do crédito e de pagamentos. Se esse é o seu objetivo, saiba agora qual é o passo a passo para consultar o extrato de empréstimo consignado online.

Passo a passo para consultar o extrato de Empréstimo Consignado

Como consultar o extrato Empréstimo Consignado INSS?

Para consultar o extrato HISCON online, basta seguir esse passo a passo:

Passo 1 – Faça o cadastro e crie um login no site Meu INSS

Para criar o cadastro e efetuar o login no portal (que também é válido para aplicativo) é preciso acessar inicialmente o site.

Ao clicar nessa opção, será necessário fazer o novo login, que agora é realizado pelo GOV.BR. Quem já tem uma conta no Brasil Cidadão ou ainda no cidadão.br pode acessar com os mesmos dados.

Quem ainda não tem, necessitará providenciar o novo login. Caso já tenha o cadastro, basta pular para o passo 2.

Desde 2019 o cadastro é realizado pelo GOV.Br. Com o mesmo login, além dos serviços da Previdência Social, os cidadãos podem acessar todos os serviços digitais do Governo Federal.

Leia tambémO cadastro do Meu INSS mudou. Crie seu novo login agora!

Para concluir o cadastro basta seguir as orientações disponíveis na tela. Com o cadastro realizado o próximo passo é logar na conta. Ou seja, autenticar o usuário com o CPF e senha.

Ao logar no sistema, os serviços mais comuns serão listados na tela inicial.

Passo 2 – Acesse a opção Extrato de Empréstimo Consignado

 

 

Pronto. O extrato de empréstimo consignado estará disponível na tela, para impressão ou consulta. Se tiver mais de um benefício, o segurado deve selecionar o de interesse.

Passo 3 – Imprima ou visualize seu extrato

Ao clicar em extrato de empréstimo consignado todos os empréstimos concluídos ou em andamento serão listados e aparecerão na tela, para visualização.

Ainda é possível clicar em cada um deles e obter o detalhamento de todas as parcelas contratadas, quantas já foram pagas, quais os seus respectivos valores, o banco onde foi feita a contratação e consultar o saldo devedor do contrato.

Assim perguntas como “Quando acaba meu empréstimo consignado” e ” como faço para ver quantas parcelas ainda faltam para quitar meu empréstimo”, podem ser respondidas facilmente.

Para salvar, basta carregar o arquivo integralmente e clicar na opção “Baixar em PDF”, para futuras consultas.

Entenda porque consultar o extrato consignado INSS é útil para a saúde das finanças.

Por que consultar o extrato do Empréstimo Consignado é importante?

Sendo um relatório financeiro, com as informações obtidas, o Aposentado ou Pensionista podem planejar melhor suas finanças.

Conheça alguns motivos que levam Aposentados e Pensionistas INSS a utilizarem esse serviço online:

1) Conferência dos valores descontados do benefício

Como o empréstimo consignado é descontado direto da aposentadoria ou pensão, é importante verificar o extrato para manter um controle das dívidas e evitar que sejam realizados descontos indevidos.

Outro motivo comum que leva à essa consulta é saber quantas parcelas de um contrato já foram quitadas e qual é o saldo devedor.

Manter o controle dos valores descontados é uma tarefa que pode demandar tempo. Especialmente, quando são feitas várias contratações.

É possível obter todas essas informações com o próprio banco contratado. No entanto, como o empréstimo consignado é contrato muitas vezes em vários bancos, isso vai se tornando mais complicado.

Como extrato do empréstimo consignado mostra, de forma detalhada, quais são as datas e valores das parcelas e quantas já foram concluídas, essa tarefa fica bem mais fácil.

2) Descobrir a margem consignável

Um dos principais motivos para a emissão do extrato de empréstimo consignado é descobrir a margem consignável. A margem consignável é a porcentagem total que os bancos podem descontar mensalmente do contracheque do contratante. Esse valor se refere às parcelas do empréstimo consignado.

Essa é uma forma segura de garantir o valor de crédito necessário e, ao mesmo tempo, evitar que todo o benefício fique comprometido com o pagamento da dívida.

Assim, poderão ser descontados os valores equivalentes a 35% do benefício INSSSendo 30% para empréstimo consignado e 5% para cartão de crédito consignado.

Possibilitando assim, que o beneficiário possa avaliar a necessidade de contratar novo empréstimo consignado, fazer portabilidade de crédito ou refinanciamento.

3) Segurança contra golpes

Consultar o extrato do empréstimo consignado regularmente também pode ser uma ótima forma de evitar golpes de empréstimos não autorizados.

No extrato é possível verificar todas as transações em andamento ou concluídas, no período de 5 anos. Dessa forma, Aposentados e Pensionistas INSS podem verificar quantos empréstimos consignados foram feitos em seu nome.

Caso tenham algum empréstimo não autorizado, é possível bloquear o benefício para empréstimos junto ao INSS e utilizar o extrato como prova de contestação.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de