Como consultar o extrato de Empréstimo Consignado no Meu INSS?

O extrato de empréstimo consignado é uma importante ferramenta disponível para Aposentados e Pensionistas INSS. Antigamente, era necessário ir até um posto da Previdência Social para solicitar o Extrato do Empréstimo Consignado (HISCON), além de muitos outros serviços.

No entanto, com o avanço da tecnologia, hoje muitos desses serviços já podem ser solicitados online, através do site ou aplicativo “Meu INSS”, próprio da Previdência Social.

Leia tambémO que é e como acessar o “Meu INSS”?

Consultar o extrato de empréstimo consignado do INSS é muito fácil, basta seguir três passos muito simples:

  1. Passo 1 – Faça o cadastro ou crie um login no site Meu INSS;
  2. Passo 2 – Acesse a opção Extrato de Empréstimo Consignado;
  3. Passo 3 – Imprima ou visualize seu extrato.

Neste site também estão disponíveis várias opções de serviços para que os beneficiários possam consultar outras informações.

Todos os beneficiários podem acessar seus dados ou fazer solicitações através do Meu INSS. Basta fazer o cadastro, a partir de informações simples como nome completo e CPF, e começar a navegar pelo site.

Mas antes de mais nada, o que é o extrato de empréstimo consignado?

O que é o extrato de Empréstimo Consignado INSS?

O extrato de empréstimo nada mais é que o detalhamento de todas as transações financeiras em andamento ou concluídas de um beneficiário

Pode ser popularmente conhecimento também como HISCON (Histórico de Consignações de empréstimos) ou HISCNS (Histórico de Consignações). As duas siglas se referem ao mesmo documento que apresenta o histórico de consignações de um benefício.

Vale lembrar que o documento é diferente do Histórico de Crédito, que serve como um comprovante resumido dos valores recebidos.

Leia tambémQuais são as diferenças entre o HISCON e o HISCRE?

É a partir deste extrato que Aposentados e Pensionistas podem saber quais valores são descontados diretamente pelo INSS, por consignação, e, em caso de ter empréstimos, quantos contratos têm ativos, quantas parcelas ainda faltam para vencer, entre outras informações.

Assim, ao acessar o site do INSS com os dados pessoais, é possível verificar o histórico do crédito e de pagamentos.

Se esse é o seu objetivo, saiba agora qual é o passo a passo para consultar o extrato de empréstimo consignado online.

Passo a passo para consultar o extrato de Empréstimo Consignado

Como consultar o extrato Empréstimo Consignado INSS?

A solicitação do extrato de empréstimo consignado pode ser feita pessoalmente, comparecendo a um posto do INSS ou através do site “Meu INSS”.

Caso o segurado opte por ir pessoalmente à uma agência solicitar o extrato de empréstimo consignado (também conhecido como HISCON), receberá um documento com  informações como:

  • Número do Contrato;
  • Banco ou instituição que executou o empréstimo;
  • Data de início e fim do consignado;
  • Informações de operações já encerradas ou em andamento nos últimos 5 anos.

Para consultar o extrato HISCON online, siga esse passo a passo (navegue pelas telas abaixo clicando nas setas para o lado):

[smartslider3 slider=3]

Aproveite também para ver as instruções detalhadas.

Passo 1 – Faça o cadastro ou crie um login no site Meu INSS

Ao entrar no site “Meu INSS” pela primeira vez, é necessário fazer o cadastro do beneficiário.

Para realizá-lo o segurado deve preencher as seguintes informações:

  • Nome do Beneficiário;
  • CPF do Beneficiário;
  • Data de Nascimento;
  • Nome da mãe;
  • E-mail (opcional);
  • Telefone (opcional);
  • Estado de nascimento.

Em seguida também será necessário responder algumas perguntas referentes aos dados da carteira de trabalho. Respondendo corretamente os dados é possível comprovar ser o beneficiário. 

Então, ao finalizar todas as perguntas, será fornecida uma senha de primeiro acesso. A confirmação do cadastro será enviada por e-mail.

Para fazer o login no site “Meu INSS” é necessário inserir o CPF junto com a senha. No primeiro acesso será solicitada a alteração de senha.

O usuário deve escolher a senha cuidadosamente e memorizá-la para usar nos próximos acessos ao site. 

Caso tenha alguma dificuldade em realizar o cadastro, o beneficiário deve entrar em contato através do número 135 de segunda a sexta em horário comercial (ligação gratuita).

Outra opção é comparecer pessoalmente em um posto da Previdência Social.

Estando cadastrado, o próximo passo é acessar o extrato de empréstimo consignado. Caso já tenha o cadastro, basta pular para o passo 2.

Passo 2 – Acesse a opção Extrato de Empréstimo Consignado

No site “Meu INSS” do lado esquerdo o usuário encontrará diversas opções de serviços que poderão ser feitos online.

Acessando o site é possível verificar, além do extrato de empréstimo consignado, o resultado de perícias, extrato do Imposto de Renda e muitas outras solicitações.

Encontre e clique na opção de extrato de empréstimo consignado, como demonstrado na imagem abaixo.

Em seguida aparecerá uma outra tela que precisa de autenticação. Essa é uma medida de segurança, para permitir que somente os segurados tenham acesso às informações sobre os benefícios, saldo da aposentadoria, saldo devedor de empréstimos.

Outra alternativa é clicar direto em “login” no canto superior da tela.

Ao clicar nessa opção, será necessário fazer o novo login, que agora é realizado pelo GOV.BR. Quem já tem uma conta no Brasil Cidadão ou ainda no cidadão.br pode acessar com os mesmos dados.

Quem ainda não tem, necessitará providenciar o novo login.

Leia também: Mudanças no cadastro do Meu INSS: saiba o que mudou e como acessar

Pronto. O extrato de empréstimo consignado estará disponível na tela, para impressão ou consulta.

Passo 3 – Imprima ou visualize seu extrato

Ao clicar em extrato de empréstimo consignado todos os empréstimos concluídos ou em andamento serão listados e aparecerão na tela, para visualização.

Ainda é possível clicar em cada um deles e obter o detalhamento de todas as parcelas contratadas, quantas já foram pagas, quais os seus respectivos valores, o banco onde foi feita a contratação e consultar o saldo devedor do contrato.

Assim perguntas como “Quando acaba meu empréstimo consignado” e ” como faço para ver quantas parcelas ainda faltam para quitar meu empréstimo”, podem ser respondidas facilmente.

Embora essas informações possam ser óbvias, em muitos casos, são muito importantes para evitar dúvidas e permitir até um melhor planejamento financeiro.

Entenda porque consultar o extrato consignado INSS é útil.

Por que consultar o extrato do Empréstimo Consignado é importante?

O extrato do empréstimo consignado possibilita verificar diversas informações importantes. É uma ferramenta fundamental para quem tem mais de um empréstimo consignado, principalmente pela visibilidade financeira que permite.

Imagine ter vários contratos, em diversos bancos, com diferentes vencimentos? Sim. Isso pode ocorrer, já que Aposentados e Pensionistas podem ter até 9 linhas de crédito e podem contratar empréstimo consignado em diferentes instituições.

Conheça alguns motivos que levam Aposentados e Pensionistas INSS a utilizarem esse serviço online:

1) Conferência dos valores descontados do benefício

Como o empréstimo consignado é descontado direto da aposentadoria ou pensão, é importante verificar o extrato para manter um controle das dívidas e evitar que sejam realizados descontos indevidos.

Outro motivo comum que leva à essa consulta é saber quantas parcelas de um contrato já foram quitadas e qual é o saldo devedor.

Manter o controle dos valores descontados é uma tarefa que pode demandar tempo. Especialmente, quando são feitas várias contratações.

É possível obter todas essas informações com o próprio banco contratado. No entanto, como o empréstimo consignado é contrato muitas vezes em vários bancos, isso vai se tornando mais complicado.

Como extrato do empréstimo consignado mostra, de forma detalhada, quais são as datas e valores das parcelas e quantas já foram concluídas, essa tarefa fica bem mais fácil.

2) Descobrir a margem consignável

Um dos principais motivos para a emissão do extrato de empréstimo consignado é descobrir a margem consignável.

Embora essa informação também esteja disponível no extrato do benefício INSS, pode variar em função dos contratos em andamento ou quitados.

Em resumo, a margem consignável é a porcentagem total que os bancos podem descontar mensalmente do contracheque do contratante. Esse valor se refere às parcelas do empréstimo consignado.

Essa é uma forma segura de garantir o valor de crédito necessário e, ao mesmo tempo, evitar que todo o benefício fique comprometido com o pagamento da dívida.

Assim, poderão ser descontados os valores equivalentes a 35% do benefício INSSSendo 30% para empréstimo consignado e 5% para cartão de crédito consignado.

O extrato do empréstimo consignado mostra a margem INSS que já está em uso e qual o valor da margem livre.

Possibilitando assim, que o beneficiário possa avaliar a necessidade de contratar novo empréstimo consignado, fazer portabilidade de crédito ou refinanciamento.

3) Segurança contra golpes

Consultar o extrato do empréstimo consignado regularmente também pode ser uma ótima forma de evitar golpes de empréstimos não autorizados.

No extrato é possível verificar todas as transações em andamento ou concluídas, no período de 5 anos.

Dessa forma, Aposentados e Pensionistas INSS podem verificar quantos empréstimos consignados foram feitos.

Caso tenham algum empréstimo não autorizado, é possível bloquear o benefício para empréstimos junto ao INSS e utilizar o extrato como prova de contestação.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

10 vantagens ao fazer um Empréstimo Consignado online Como funciona a margem de empréstimo no Crédito Consignado?
  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de