Como consultar a margem do consignado da Prefeitura SP?

bxblue-consulta-margem-emprestimo-consignado-prefeitura-de-sao-paulo-pmsp-iprem

O empréstimo consignado da Prefeitura de SP é uma modalidade de crédito que tem suas parcelas de pagamento descontadas diretamente do salário ou benefício dos Servidores Municipais. Ou seja, todos os meses, o pagamento é automático.

Como o desconto já é programado, a modalidade oferece algumas vantagens: as taxas de juros são mais baixas e os prazos de pagamento maiores.

Porém, tal linha de crédito só pode ser utilizado por alguns grupos específicos de clientes. A saber: Funcionários Públicos Efetivos, Ativos ou Inativos e Pensionistas. Todavia, os Pensionistas precisam estar ligados diretamente à Prefeitura Municipal de São Paulo.

Está precisando de dinheiro e pretende consignar um crédito? Descubra como você pode consultar a margem consignável para empréstimos da Prefeitura de SP. Confira!

Qual é a margem consignável da Prefeitura de SP?

A margem consignável é o que dita tanto a possibilidade, quanto o valor que pode ser emprestado a cada Servidor Municipal. Ela está diretamente ligada ao salário ou benefício que é recebido mensalmente.

Leia também: O que é Margem Consignável?

Este limite foi imposto por meio da Lei Nº 10.820, de 2003. A medida foi criada para evitar o endividamento, uma vez que, com a margem consignável, o cliente só pode comprometer parte de sua renda com esse tipo de despesa.

O empréstimo consignado Prefeitura SP pode ser tomado desde que suas parcelas mensais não ultrapassem 30% do salário ou benefício. Sendo assim, do valor líquido que um cliente recebe, só 30% podem ser descontados para o empréstimo.

Além disso, todo usuário do consignado da Prefeitura de SP pode solicitar um cartão de crédito consignado, utilizando margem exclusiva e adicional. O cartão de crédito pode ocupar outros 5% dos pagamentos mensais. Ou seja, ao todo, cada cliente pode comprometer até 35% de sua renda.

Para encontrar a margem consignável, basta saber quanto recebe por mês. Com o conhecimento do valor líquido, é preciso encontrar os 30% que podem ser usados para empréstimos.

Agora, caso o Servidor esteja em dúvida ou já tenha outros empréstimos consignados, há outra forma, ainda mais fácil. Para encontrar a margem consignável ainda disponível, ou seja, a diferença entre aquela permitida e o saldo ainda não utilizado,  é possível usar um simulador online de crédito.

Vale destacar que cada Servidor pode ter mais de um empréstimo ao mesmo tempo. Porém, a soma das parcelas mensais de todos os créditos, não pode ultrapassar a margem consignável.

Ou seja, ainda que um usuário recorra a mais de um empréstimo consignado da Prefeitura de SP, somente os 30% da margem consignável serão tomados.

Por isso, mais uma vez, o simulador de crédito online é uma ferramenta que pode auxiliar a descobrir a margem e ainda encontrar as melhores ofertas de crédito para o novo contrato.

Tipos de consignações em folha

Muita gente ainda não sabe, mas existem dois tipos de consignação que são autorizadas em folha de pagamento. Sendo assim, o desconto pode ser obrigatório, por ordem judicial ou por lei. Ou pode ser  ser opcional, quando alguém escolhe isso.

Conheça agora as diferenças entre cada tipo de consignação em folha:

Consignação compulsória

A consignação compulsória é obrigatória. Acontece por meio da força da lei ou por uma ação judicial. Ou seja, os titulares ou beneficiários daquela renda não têm opção de escolher pelo desconto ou não.

Esse tipo de consignação abrange qualquer desconto que seja obrigatório. E, geralmente, esses descontos acontecem por períodos extensos ou, ainda, são intermitentes.

Esse é o caso dos descontos para a contribuição da Previdência Social ou do Plano de Seguridade Social, por exemplo. Ou o pagamento de pensão alimentícia, que também acontece automaticamente.

Consignação facultativa

Já a consignação facultativa é todo desconto pelo qual o titular ou beneficiário optou. Ou seja, os valores que são debitados somente quando o cliente decide por isso e, ainda, os autoriza.

Essa consignação acontece, por exemplo, quando um trabalhador opta por ter um benefício como um plano de saúde, por exemplo, que gera desconto em folha.

A consignação facultativa também é a que acontece quando alguém decide tomar um empréstimo consignado da Prefeitura de SP. Os descontos mensais, neste caso ocorrem porque o Servidor decide que quer consignar um valor.

Quem tem direito à consignação em folha de pagamento?

A consignação em folha de pagamento está disponível para Servidores Públicos, Militares e, também, Trabalhadores registrados em algumas empresas privadas. Os Aposentados e Pensionistas também têm direito, uma vez que os descontos ocorrem diretamente em seus benefícios.

Os descontos em folha são processados pelos sistemas que geram os pagamentos. Pagamentos esses que podem ser salários ou benefícios.

É importante destacar que qualquer dívida consignada pertence somente aos tomadores da consignação.

Cada vez mais Servidores estão optando pelo empréstimo consignado Prefeitura SP. Além da praticidade no pagamento, que é automático, esse tipo de crédito oferece as menores taxas de juros do empréstimo pessoal. 

Como funciona o Empréstimo Consignado para Servidores da PMSP?

O empréstimo consignado para Servidores da PMSP é o tipo de crédito que tem suas parcelas descontadas automaticamente. O desconto acontece no contracheque dos Servidores.

Por isso, além da praticidade na hora do pagamento, o crédito consignado ainda não permite que um Servidor atrase ou deixe de pagar qualquer mensalidade.

Sendo assim, o risco da inadimplência é quase nulo. E isso gera outra vantagem: taxas de juros mais baratas.

Os juros cobrados no empréstimo consignado são mais baixos, uma vez que a operação financeira é de baixo risco. 

Para os Servidores da PMSP as taxas de juros do consignado, normalmente, variam entre 1,51% e 2,05% ao mês. Quando comparado a alguns empréstimos pessoais o consignado chega a ser até dez vezes mais barato.

A garantia de pagamento, que é automático, também gera outra grande vantagem. Como o pagamento é assegurado, os bancos podem liberar empréstimo mesmo para quem está negativado.

Isto é, o empréstimo consignado é concedido sem consulta ao SPC ou Serasa. Sendo assim, qualquer Servidor Municipal que esteja com o nome sujo, pode fazer uma simulação e/ou contratação. Porém, o que dita se um crédito pode ou não ser liberado é a margem consignável disponível.

Os contratos desse empréstimo podem ser quitados em prazos mais longos que os demais. Para os Servidores PMSP (ou beneficiários IPREM), o montante emprestado pode ser dividido em até 96 meses.

Leia tambémEmpréstimo Consignado Prefeitura de São Paulo

Porém, o prazo de pagamento pode variar de acordo com o valor emprestado e com a idade do Servidor ou beneficiário. O tempo para quitação também varia de acordo com o convênio firmado entre o órgão empregador e a instituição financeira.

Como contratar um Empréstimo Consignado Prefeitura SP?

Para os Servidores da Prefeitura do Município de São Paulo, antes de fazer um empréstimo, é sempre importante consultar o(s) convênio(s) que a Prefeitura mantem. Isso, porque cada órgão pode ter acordos distintos firmados com cada banco.

Atualmente, diversas instituições financeiras estão autorizadas a consignar crédito. Outra vantagem é que não é necessário ser correntista do banco que oferece as melhores condições, para obter o crédito.

Assim, para encontrar as melhores ofertas de crédito, o interessado pode fazer uma simulação online. Dessa forma, pode comparar as taxas de juros e o Custo Efetivo Total de cada contrato. 

Ainda que diversas regras sejam estipuladas por lei, como o limite das taxas de juros, os bancos podem criar suas próprias políticas de crédito. Por isso é sempre importante pesquisar antes de fechar qualquer negócio.

Para contratar um empréstimo consignado da Prefeitura de SP é muito rápido e fácil! Basta que o Servidor apresente RG, CPF, um comprovante de residência atualizado e comprovante de pagamento dos últimos meses.

Agora que você já sabe como funciona a margem consignável, que tal consultar como está a sua? Aproveite a praticidade do simulador de crédito online e encontre as melhores ofertas do mercado sem sair de casa!

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Como consultar a margem do consignado da Prefeitura SP?

Posts recomendados