Como consultar o benefício do INSS pelo CPF?

Publicado em: 17/04/2020

Aposentados, Pensionistas e demais beneficiários que recebem auxílio da Previdência Social são, obrigatoriamente, identificados a partir de um código de segurado.

Em linhas gerais, esse número é enviado junto com a carta de concessão, e também pode ser utilizado para consultar o benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Entretanto, em algumas situações e conforme a necessidade essa consulta também pode ser feita de outra forma, a partir do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Veja agora como fazer para consultar o benefício do INSS, informando o CPF através dos canais digitais de autoatendimento!

3 formas de consultar o benefício do INSS pelo CPF

Atualmente existem três formas simples e fáceis para consultar o benefício do INSS por meio do CPF:

  • Fazendo login no Meu INSS;
  • Entrando em contato pelo telefone de Atendimento do INSS 135;
  • Acessando o site da Previdência Social.

Veja a seguir, os detalhes de cada uma dessas opções:

1 – Pelo Meu INSS

A Previdência Social oferece uma série de serviços gratuitos por meio do seu portal de serviços: o Meu INSS. Nele, Aposentados, Pensionistas e até mesmo não-segurados podem conferir suas informações previdenciárias, consultar benefícios, realizar agendamentos e solicitados etc.

Leia também: Meu INSS: o que é e como fazer o cadastro e login online?

Dessa forma, para consulta de benefício, o usuário deve fazer login por meio de sua conta de acesso única do Governo. Entretanto, no caso de primeiro acesso e para efeitos de cadastramento de senha será preciso confirmar algumas informações cadastrais.

Depois de ter efetuado o login, basta selecionar “meu benefícios”, na tela inicial.

Caso tenha mais de um benefício vinculado ao CPF, o processo para consultar o benefício do INSS é o mesmo. As informações de cada um deles, serão listadas na próxima tela.

Vale lembrar que cada benefício tem um número único, ou seja, específico. Portanto, vale se atentar ao benefício correto que o usuário deseja consultar.

Leia tambémNúmero do Benefício INSS: saiba como descobrir o número mais rápido

A consulta também pode ser realizada pelo aplicativo Meu INSS. A senha para acesso é a mesma utilizada no site.

2 – Pela Central 135

Caso não seja possível fazer a consulta através do Meu INSS, é possível solicitar atendimento por meio da Central Telefônica do INSS, no número 135.

Ao fazer a ligação, os interessados devem informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais que são utilizadas para evitar fraudes e proteger os dados pessoais e financeiros.

Vale destacar que as ligações não tem qualquer custo, se forem realizadas a partir de telefones fixos ou públicos. Já para ligações por celulares, o custo é equivalente a uma ligação local. O atendimento da Central de Atendimento está disponível de segunda à sábado, de 7h às 22h.

3 – Site da Previdência Social

Outra opção disponível para aqueles que desejam consultar o benefício do INSS é por meio do site da Previdência Social.

Para dar sequência, basta clicar na guia INSS, no topo da página e no menu à esquerda, escolher a opção “Consulta de situação de benefício”. Na página seguinte, toque no botão “Acompanhar Pedido”. A página será redirecionada para o Meu INSS.

A segunda alternativa disponível no site refere-se a consulta dos benefícios por incapacidade e, em especial, ao resultado da perícia médica.

Em quais casos consultar o benefício INSS pelo CPF?

Ao cidadão que assim desejar, é possível acompanhar à distância como anda o processo de concessão do benefício solicitado junto ao INSS ou até mesmo aqueles já emitidos.

Nesse caso, a consulta através do CPF é uma alternativa para aqueles que não tem o número do NIS, do benefício ou desejam obter informações mais rapidamente.

Entenda os detalhes de cada uma dessas situações.

Quando não tiver o número do NIS

Todos os cidadãos vinculados a um programa do Governo Federal que têm direito ao recebimento de benefícios sociais devem estar cadastrados pela Caixa Econômica Federal (CEF), que será responsável por registrar o número do NIS, ou seja, Número de Identificação Social.

Leia tambémO que é e onde buscar o número do NIS (Número de Identificação Social)?

Essa informação pode ser solicitada em algumas consultas bem comuns. Mas, se não tiver o número do NIS, a consulta do benefício pode ser feita a partir do CPF, sem problemas.

Quando não tiver o número do benefício

O número do benefício pode ser utilizado para consultar a situação do benefício e, portanto, se torna uma informação indispensável para todo os segurados. Também chamado de NB, o código de benefício é um tipo de identificação individual de cada segurado da Previdência Pública.

Portanto, na ausência do número do benefício – que também pode ser encontrado na carta de concessão ou liberação do benefício ou consultado nos canais de atendimento à distância do INSS, o número do CPF pode ser suficiente.

Quando precisar de informações rápidas

Outro cenário que demanda a consulta do benefício do INSS por meio do CPF é quando o usuário deseja obter informações de forma rápida e precisa. Isso porque, não é necessário fazer longos cadastros ou mesmo a criação de senhas para se ter acesso aos serviços desejados.


Se você é Beneficiário INSS e não quer perder mais nenhuma informação relevante, pode receber notícias selecionadas direto no seu WhatsApp. Clique aqui para se inscrever GRATUITAMENTE.

Receba novidades por e-mail