Como consultar o benefício do INSS pelo CPF? Pesquise online

bxblue - consultar o benefício do INSS - pessoa utilizando o tablet para pesquisa online, consultar, pesquisar

Publicado em: 07/10/2021

Aposentados, pensionistas e demais beneficiários que recebem benefícios ou auxílios da Previdência Social são, obrigatoriamente, identificados a partir de um código de segurado – que é único, e está relacionado com o CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Em linhas gerais, esse número é informado na carta de concessão e também pode ser utilizado para consultar o benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Entretanto, em algumas situações e conforme a necessidade, também é possível consultar a aposentadoria pelo CPF.

Veja agora como fazer para consultar o benefício do INSS, informando o CPF através dos canais digitais ou eletrônicos de autoatendimento.

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos sobre benefícios do INSS
Erro ao enviar, tente novamente.

3 formas de consultar o benefício do INSS pelo CPF

Como consultar o INSS pelo CPF?

Existem três formas simples e fáceis para consultar o benefício do INSS por meio do CPF:

  1. Fazendo login no site do Meu INSS;
  2. Acessando o aplicativo Meu INSS;
  3. Entrando em contato pelo telefone de atendimento do INSS 135.

Veja a seguir, os detalhes de cada uma das opções:

1 – Pelo Meu INSS

A Previdência Social oferece uma série de serviços gratuitos por meio do seu portal online: o Meu INSS. Pelo site (gov.br/meuinss), aposentados, pensionistas e até mesmo não-segurados podem conferir suas informações previdenciárias, consultar extratos e históricos dos benefícios e ainda realizar agendamentos e solicitações.

O avanço dessa digitalização também alterou o acesso antigo. Agora, todos os interessados precisam ter o chamado Login Único ou uma conta gov.br – que serve para ingresso aos demais serviços oferecidos pelo Governo Federal.

O novo login do Meu INSS pode ser feito pelo CPF e senha, login com QR code, pelos bancos credenciados e autorizados ou com certificado digital ou certificado digital em nuvem.

Pesquisa de quem já é aposentado ou pensionista

Assim que estiver logado, se já for segurado do INSS, o usuário terá a informação sobre o NB, logo na tela inicial.

Fonte: reprodução Meu INSS

Caso o titular queira, pode clicar em “detalhar” para que as demais informações sobre aquele benefício sejam carregadas.

O passo a passo é o mesmo e pode ser aplicado por quem quer consultar o BPC pelo CPF também. O Benefício da Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), é outro tipo de benefício do INSS, porém limitado a outros grupos.

Pesquisa de quem ainda não é beneficiário

Os possíveis candidatos a receber qualquer tipo de benefício da Previdência Pública, só poderão consultar o benefício do INSS após a sua confirmação e emissão.

Quem ainda está no processo de abertura ou dentro do prazo de análise, poderá acessar o Meu INSS para acompanhar o pedido, mas não terá ainda um número direto associado.

2 – Pelo aplicativo Meu INSS

A consulta também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS. O cadastro mais simples irá solicitar apenas o CPF e a senha cadastrada no gov.br. Portanto, a senha é a mesma utilizada no site.

Tanto os serviços, quanto o histórico das informações disponíveis serão os mesmos (entre site e app e vice-versa). O app Meu INSS serve como uma alternativa para os que querem tem mais flexibilidade no acesso, já que pode ser conferido pelo celular ou tablet conectado a internet.

Fonte: reprodução aplicativo Meu INSS

3 – Pela central 135

Outra opção para consultar o benefício do INSS é solicitar atendimento por meio da central telefônica do INSS, no número 135.

O titular do benefício pode fazer sua identificação ao informar o número do CPF ou pedir informações sobre outras pessoas e benefícios. Por questão de segurança e para proteção dos dados pessoais, no segundo caso é preciso fazer a verificação de segurança.

O atendente pode pedir dados adicionais ou pedir a confirmação do que constar no cadastro e na base de dados.

As ligações não tem qualquer custo, se forem realizadas a partir de telefones fixos ou públicos. Já nas ligações por celulares, o custo é equivalente a uma ligação local. 

A central 135 funciona de segunda à sábado, de 7h às 22h, portanto, exceto aos finais de semana e feriados.

Aproveite agora para saber o que é o número do benefício previdenciário e como identificá-lo.


O que é o número do benefício?

O número do benefício (ou simplesmente NB) á uma sequência numérica formada por 10 dígitos.

Cada benefício vinculado ao mesmo titular terá um número específico. Isso quer dizer, por exemplo, que quem recebe a aposentadoria e pensão, ou seja, mais de um benefício, deverá pesquisar por cada um deles ou avaliar pelo cadastro do CPF.


Em quais casos consultar o benefício INSS pelo CPF?

Ao cidadão que assim desejar, é possível acompanhar à distância como anda o processo de concessão do benefício solicitado junto ao INSS ou até mesmo aqueles já emitidos.

Normalmente isso acontece quando o usuário e/ou interessado:

Veja a seguir cada uma das situações comuns:

Quando não tiver o número do NIS

Todos os cidadãos vinculados a um programa do Governo Federal que têm direito ao recebimento de benefícios sociais devem estar cadastrados pela Caixa Econômica Federal (CEF), que será responsável por registrar o número do NIS.

Essa identificação pode ser solicitada em algumas consultas. Mas, se não tiver o número do NIS, a consulta do benefício pode ser feita a partir do CPF, sem problemas.

Quando não tiver o número do benefício

O número do benefício pode ser utilizado para consultar a situação do benefício e, portanto, se torna uma informação indispensável para todos os segurados. 

Também chamado de NB, esse código é o que assegura quem é o beneficiário e que tipo de benefício recebe. Portanto, cada pessoa que recebe a aposentadoria, pensão ou auxílio tem um número específico no cadastro da Previdência Pública.

Assim, na ausência do número do benefício – que também pode ser encontrado na carta de concessão ou liberação do benefício ou consultado nos canais de atendimento à distância do INSS, o número do CPF pode ser suficiente.

Quando precisar de informações rápidas

Outro cenário que demanda a consulta do benefício do INSS por meio do CPF é quando o usuário deseja obter informações de forma rápida e precisa.

Isso porque, não é necessário fazer longos cadastros ou mesmo a criação de senhas para se ter acesso aos serviços desejados.


Se você é beneficiário INSS e não quer perder informações relevantes, pode receber notícias selecionadas direto no seu WhatsApp.  Clique aqui para se inscrever GRATUITAMENTE.