Conta bloqueada no SouGov? Veja o que fazer

É servidor SIAPE e teve a conta bloqueada no SouGov? Entenda o que fazer para voltar a acessar a plataforma normalmente.

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Cerca 800 mil servidores federais já aderiram ao SouGov, conforme informações divulgadas no Portal do Servidor. Contudo, parte do público tem relatado estar com a conta bloqueada no SouGov, o que impede o acesso aos inúmeros serviços da nova plataforma.

A ferramenta está gradativamente sendo implementada com os serviços do Sigepe para centralizar as funcionalidades voltadas à relação de trabalho dos servidores com a Administração Pública. Por isso, também conta com medidas específicas para o desbloqueio da conta. Descubra quais são elas mais adiante.

Conta no SouGov

Diferentemente do Sigepe, em que uma senha específica era criada para ter acesso ao sistema, no SouGov a principal forma de acesso é por meio do sistema gov.br, o login único para utilizar todos os serviços digitais do governo.

Para usufruir das funcionalidades do SouGov, portanto, os servidores devem entrar com o CPF e senha cadastrados no gov.br. Caso não tenham cadastro, será preciso fazê-lo pelo próprio aplicativo ou pelo SouGov web.

A plataforma substituta do Sigepe também oferece outras alternativas para fazer o login, a quem possa interessar:

  • banco: o servidor pode fazer o login com o cadastro do banco onde possua conta, a partir de dados como agência, conta e senha (os mesmos utilizados para entrar no aplicativo). Atualmente, esta opção está disponível para correntistas do Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob e Santander.
  • certificado digital: o documento de identificação eletrônica também pode ser usado como forma de acesso ao SouGov, para aqueles que tenham feito a contratação do certificado digital.
  • certificado digital em nuvem: é o mesmo documento de identificação eletrônica que, em vez de ser armazenado em dispositivos, é armazenado em nuvem (rede de armazenamento de dados).
  • login com QR Code: é uma forma de acesso vinculada ao gov.br, pois depende da ativação do QR Code na plataforma, que funciona de uma forma mais prática, sem a necessidade de digitar senha.
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As contas cadastradas no SouGov são sinalizadas com os chamados selos de confiabilidade. Ao todo, existem três selos: bronze, prata e ouro.

Os selos nada mais são do que uma classificação do nível de confiança das informações do cadastro no SouGov. O bronze é dado a quem se cadastrou com dados do CPF.

Já o selo prata é direcionado para cadastros validados com o internet banking, com a base de dados dos servidores da União ou validação facial pela Carteira Nacional de Habilitação.

Por fim, o selo ouro é destinado a quem validou o cadastro com o certificado digital ou com biometria facial, a partir dos dados do título de eleitor.

O acesso a todas as funcionalidades do SouGov é restrito a quem possui o selo ouro, ou seja, quem possui selos prata ou bronze não conseguirá usufruir de todos os recursos da nova plataforma.

O que pode gerar o bloqueio da conta no SouGov?

Uma vez que a conta no SouGov seja bloqueada, fica impedido o acesso dos servidores SIAPE aos recursos disponíveis tanto no aplicativo quanto na versão web, independentemente dos selos de confiabilidade.

Diversos são os motivos que podem gerar o bloqueio da conta no SouGov; os mais comuns tendem a ser por questões de segurança (por exemplo, quando o sistema detecta algo fora do normal, como muitas tentativas de acesso com a senha errada); e ainda falhas no próprio sistema.

Conta bloqueada no SouGov: o que fazer?

Dado que a principal forma de acesso ao SouGov é via sistema gov.br, a recuperação da conta também acontece por meio dele.

Ao todo, existem 5 formas de recuperar a conta gov.br. Veja os detalhes sobre cada uma delas mais adiante.

Vale ressaltar que, com exceção das opções de login via banco, o usuário deve ir até a página de login no aplicativo ou site gov.br, digitar seu CPF e, em seguida, clicar em “Esqueci minha senha“. 

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Foto: Reprodução | Portal gov.br

Feito isso, uma tela de recuperação de conta aparecerá, onde o usuário deve validar que é um humano e não um robô, para então selecionar uma das 5 maneiras de recuperação da conta bloqueada.

Validação facial

Esta opção de recuperação de conta é disponibilizada para os servidores que possuem título eleitoral ou Carteira Nacional de Habilitação e o aplicativo gov.br instalado no celular.

É importante que, nesse procedimento, o servidor acesse a página de recuperação de senha por um computador, para dar continuidade nos próximos passos pelo celular.

Após selecionar a Validação Facial como método de recuperação da conta, o usuário deverá abrir o app gov.br e clicar no botão “Gerar QR Code”.

Feito isso, o servidor deve confirmar o código que aparecerá na tela.

Em seguida, será feito um cruzamento de dados com o título de eleitor ou CNH do usuário e, por fim, aparecerá uma tela para cadastrar uma nova senha.

Banco credenciados

Os correntistas do Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob ou Santander podem selecionar o próprio banco onde possuam conta para fazer a recuperação da conta, desde que autorizem o acesso do sistema gov.br a dados como nome e CPF.

Durante o procedimento, o servidor será redirecionado ao site do banco, onde deverá dar continuidade ao processo de recuperação.

E-mail

Ao clicar na opção “E-mail”, o servidor receberá um código pelo endereço cadastrado no sistema.

O código deverá ser preenchido na tela seguinte de recuperação de senha. Feito isso, o servidor poderá cadastrar uma nova senha.

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Celular

A recuperação da conta bloqueada pelo celular ocorre de forma semelhante ao do e-mail, com a diferença de que o código será enviado para o número cadastrado no sistema gov.br.

É de extrema importância que tanto para a recuperação via e-mail quanto pela conduzida pelo celular, o servidor confira se o número e endereço cadastrados estão corretos. 

Na página de seleção de um método para recuperar a conta, o início do endereço de e-mail e o final do número de telefone aparecem na tela.

Internet Banking

Quem opta pelo internet banking deve acessar o site do banco onde possui conta, fazer o login, gerar um código de acesso.

Depois, é preciso entrar na conta gov.br e digitar o código gerado para cadastrar uma nova senha. A opção de gerar um código de acesso geralmente fica localizada na parte de serviços do INSS.

Atenção: alguns bancos possuem prazo para a liberação de código, que pode ser de até 48h.

O que fazer se a conta SouGov continuar bloqueada?

Nesse caso, o servidor deve entrar em contato com sua unidade de gestão de pessoas. Veja o passo a passo:

Abra o aplicativo SouGov ou o SouGov web. Na página inicial, clique em “Ajuda”.

Na próxima tela, clique em “Unidade de Gestão de Pessoas”.

Depois, digite seu CPF.

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Foto: Captura de tela | SouGov

As informações sobre a sua unidade aparecerão na tela. Entre em contato e peça orientações sobre o desbloqueio da conta no SouGov.

Empréstimo consignado com a conta do SouGov

A conta bloqueada no SouGov pode impossibilitar o acesso aos serviços da plataforma e até mesmo o andamento de determinados procedimentos, como a contratação de empréstimo consignado.

Na bxblue, fintech de empréstimo consignado online, a efetivação da operação depende de informações disponíveis no contracheque do servidor federal e, a fim de obtê-las, a bxblue conta com tecnologia exclusiva. 

Porém, se o servidor federal estiver com a conta bloqueada no SouGov, o robô online não conseguirá pegar as informações necessárias e, com isso, a ferramenta pedirá que o usuário tente novamente ou que envie o contracheque.

Sendo assim, ao se deparar com um bloqueio na conta do SouGov, é imprescindível que o servidor recorra a uma das alternativas listadas acima para recuperar a sua conta.


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Redação BX Blue

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