Contas que podem ser pagas com o Cartão de Crédito Consignado

Além dos usos mais convencionais como as compras parceladas e saques em dinheiro, também é possível pagar contas com o cartão de crédito. Saiba agora quais são os tipos de contas que podem ser pagas com o cartão de crédito consignado.

Contas que podem ser pagas com o Cartão de Crédito Consignado

Entre as principais contas que podem ser pagas com o cartão de crédito consignado estão:

Boletos ou contas com código de barras

Geralmente, as contas em nome de pessoa física e do mesmo titular do cartão podem ser quitadas por este meio. Mesmo que não se tenha recebido o boleto, por exemplo, o pagamento pode ainda ser realizado com o código de barras.

Além de permitir o pagamento daquelas contas que podem ser pagas com o cartão de crédito consignado, em alguns bancos ainda é possível parcelar esse pagamento.

As condições de parcelamento podem variar em função do valor total da dívida, do saldo devedor e ainda do limite do cartão consignado. Por isso, é recomendável checar as condições antes, para avaliar se realmente valem a pena.

Fatura de cartões de crédito de outros bancos

Se o titular tiver mais de um cartão de crédito, pode efetuar o pagamento com o cartão consignado. A principal regra é que a conta não pode ser do mesmo banco. 

Assim, quem tem um cartão consignado BMG, pode quitar uma fatura de um cartão de crédito do Itaú, por exemplo.

O cuidado, neste caso, é se atentar ao uso dos dois cartões simultaneamente. Vale lembrar que apesar de serem limites de crédito diferentes, qualquer dívida irá comprometer a renda mensal pessoal ou familiar. 

Veja agora quais contas não podem ser quitadas por esse meio de pagamento e entenda porquê.

Contas que NÃO podem ser pagas com o Cartão de Crédito Consignado

Algumas contas não podem ser quitadas pelo cartão. São exemplos comuns:

Fatura de cartões de crédito do mesmo banco

A análise para liberação do limite global de crédito de uma instituição financeira considera diversos fatores. Uma pessoa pode ter mais de um cartão no mesmo banco, no entanto, apenas um cartão consignado.

E a emissão de um não está condicionado ao outro. Até porque, o cartão consignado atende somente alguns públicos, como determinado por lei.

Leia tambémComo funciona o Cartão de Crédito Consignado?

O uso do cartão consignado para pagamento de uma fatura de cartão do mesmo banco é proibido, pelo simples fato dessa operação ser considerada como um “refinanciamento da dívida”.

Boletos emitidos no nome de pessoa jurídica

Contas pessoas e empresariais devem ser tratadas isoladamente. Exceto, é claro, se um sócio tem um cartão de crédito corporativo.

No entanto, como o cartão de crédito consignado só é emitido para pessoas físicas, a recomendação é gerenciar essas despesas e pagamentos individualmente. Dessa forma, seu uso não é permitido para essa finalidade. 

Como pagar contas com o Cartão Consignado?

O pagamento das contas com o cartão de crédito, geralmente é realizado via internet banking ou aplicativo do banco. Assim, somente aquelas pessoas que têm acesso a conta digital, do banco em que é correntista, conseguem autorizar essa transação.

Diante disso, o passo a passo pode variar de banco a banco. No entanto, o usuário deve procurar pela opção “pagamentos”, digitar o código de barras da fatura ou boleto e escolher a opção de pagamento “cartão de crédito”. Em seguida, basta consultar as condições de pagamento e autorizá-lo.

Se o cartão já tiver sido utilizado em alguma transação online, essas informações podem ser preenchidas automaticamente. Do contrário, o titular deverá preencher os campos com o número do cartão, mês e ano de validade e o código de segurança. 

Se a alternativa de pagar com o cartão de crédito não estiver disponível, será necessário entrar em contato com o gerente da conta.

Apesar de menos comum, alguns bancos também oferecem a opção de pagamento via telefone. Para isso, basta seguir o passo a passo informado na central de atendimento.

Vantagens e desvantagens de pagar as contas no cartão

Mas será que realmente vale a pena pagar contas com o cartão de crédito?

Boa pergunta. E uma boa sugestão é sempre colocar essa conta na ponta do lápis, para uma melhor avaliação. Entenda quais são as principais vantagens e desvantagens do seu uso.

Vantagens

O pagamento das dívidas com o cartão consignado pode ser uma alternativa para quem está sem dinheiro. O crédito é facilitado e está disponível para quando o titular desejar, mas também exigirá certos cuidados.

Outra vantagem além do crédito facilitado, é a possibilidade de pagar a conta somente com o código de barras. Assim, dependendo do tipo de conta não se corre o risco de ter o serviço interrompido ou cancelado, pela falta de recebimento do boleto.

Desvantagens

As contas que podem ser pagas com o cartão de crédito consignado devem ser priorizadas. Basta lembrar que o pagamento de qualquer conta irá consumir o limite de crédito disponível. Além disso, os bancos podem cobrar tarifas adicionais e encargos (juros e IOF) em cada transação.

Como o cartão de crédito é considerado um empréstimo pessoal, ao utilizá-lo para quitar outra dívida, o que o usuário faz é somente adiar o seu pagamento, como explica o consultor financeira Haroldo Pereira:

É preciso lembrar que um dia a fatura do cartão que foi utilizado para esse pagamento também chegará. Por isso, é muito importante ter um planejamento financeiro

Outro ponto importante é que, os juros da fatura do cartão de crédito são maiores que o de um boleto de outro tipo de conta atrasado. E, mais uma vez a recomendação é sempre avaliar cada situação e necessidade, para ver se realmente vale a pena.

 

Quer fazer um cartão de crédito consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o cartão de crédito consignado que você está precisando! Compare propostas de cartão de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu cartão de crédito consignado

Crédito com débito em conta x Empréstimo Consignado. Qual é o melhor? Crédito Consignado pré-aprovado? Descubra agora o seu limite!
  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de