Como acessar o contracheque INSS online pelo Meu INSS?

bxblue - contracheque INSS - homem e mulher, sentados utilizando o computador para pesquisas

Publicado em: 02/06/2021

Tanto aposentados quanto pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)  podem consultar o contracheque INSS online, de forma rápida e muito prática. Para isso, só é preciso ter uma senha e acesso a internet.

Seja para conferência de informações ou de valores, é muito importante ter essa informação sempre acessível.  Veja agora o passo a passo para acessar o documento online, sempre que precisar e de onde estiver.

Inscreva-se para receber novidades sobre empréstimo consignado
Erro ao enviar, tente novamente.

Passo a passo para acessar o contracheque INSS pelo Meu INSS?

Como tirar contracheque pela internet?

O contracheque INSS que também é chamado de Histórico de Créditos (ou Hiscre) está disponível no site ou aplicativo Meu INSS, a partir destes passos:

  1. Login no Meu INSS;
  2. Acesso ao Extrato de Pagamento.

Passo 1: acessar o Meu INSS

A plataforma Meu INSS pode ser acessada com o CPF e uma senha. Quem ainda não tem o cadastro, deve efetuar pelo Gov.Br pela opção “Cadastrar senha”

Com a nova senha em mãos, o usuário deve clicar em “Entrar” na página inicial e inserir as informações solicitadas.

Fonte: reprodução Meu INSS

O mesmo login deve ser utilizado no aplicativo. A identificação do segurado se dará sempre pelo CPF, que é o identificador único.

Passo 2: acessar o Extrato de Pagamento

Na tela inicial, serão listados os serviços em destaques. Entre eles, o “Extrato de Pagamento”.

Fonte: reprodução Meu INSS

A próxima tela irá apresentar informações sobre o último pagamento realizado. Ou seja, nesta tela, por padrão, constará o último contracheque INSS.

Além da competência e do valor, é possível confirmar se o valor já foi pago efetivamente e o número do benefício. Se o segurado tiver mais de um benefício ativo, deve se atentar a esse dado.

Fonte: reprodução Meu INSS

Ao clicar na seta ao lado do número do benefício, é possível avaliar os detalhes do contracheque online. Cada lançamento terá um código, descrição/rubrica e valor, para conhecimento do segurado.

Fonte: reprodução Meu INSS

Além de visualizar na tela do computador ou celular, também existe a opção de salvar o arquivo para futuras consultas. Para isso, basta clicar em “Baixar PDF”.

Fonte: reprodução Meu INSS

Para consultar outros períodos, é necessário indicar o período desejado, clicando no lápis.

Ao utilizar o aplicativo Meu INSS, basta acessar o serviço “Extrato de créditos”.

Diferenças entrs comprovande de pagamentos e de rendimento

É importante destacar que o contracheque INSS é um documento diferente do comprovante de rendimentos.

Enquanto o primeiro trás o histórico mensal, o comprovante de rendimentos é um consolidado anual utilizado para o Imposto de Renda.

Veja agora quais são os principais motivos de consultar o Histórico de Crédito do INSS.

3 motivos para consultar o contracheque INSS

Por se tratar de uma informação financeira, o contracheque INSS deveria ser sempre consultado.

Para facilitar essa pesquisa, além de evitar desperdícios com impressão dos comprovantes, estes podem ser acessados online, quando necessário ou em função destes motivos:

  1. Conferência do valor recebido;
  2. Conferência dos descontos; e
  3. Conferência dos empréstimos.

Aproveite para ver detalhes de cada um.

1. Conferência do valor recebido

Como todo e qualquer comprovante de recebimento, o segurado deve sempre avaliar o que efetivamente caiu em sua conta. Primeiro pelo fato do benefício ser um direito e segundo, porque essa também é uma informação indispensável para o planejamento financeiro.

Sabendo dos valores e da data correta do pagamento, é possível se organizar financeiramente, evitando inclusive saques indevidos na conta ou uso antecipado do crédito.

2. Conferência dos descontos

O valor que é creditado em conta ou para uso com o cartão magnético é o valor líquido. Ou seja, o valor de direito, menos todos os descontos.

Em relação aos descontos esses podem ser tributários e obrigatórios (como no caso do Imposto de Renda, por exemplo) ou facultativos (como no caso do empréstimo consignado).

Leia tambémTeve descontos indevidos no benefício INSS? Saiba o que fazer

O valor recebido, assim como dos descontos pode variar mês a mês, por isso é essencial fazer a conferência com frequência. Pelo menos antes de cada pagamento.

3. Conferência dos empréstimos

Também é muito recomendado para quem tem empréstimo com desconto em folha, para conferência do desconto mensal das parcelas. Essa é também uma forma prática para descobrir se algum empréstimo foi realizado sem autorização.

Esse é um golpe muito comum que pode ser aplicado por estelionatários ou por membros da própria família, sem conhecimento do segurado. Portanto, essa é uma maneira de descobrir situações como esta.

Leia também: Veja como consultar os empréstimos consignados feitos em seu nome

Como você viu, o extrato de pagamento da aposentadoria ou pensão está acessível, há alguns cliques de distância. Consulte e confira sempre essa informação para sua segurança e planejamento financeiro.


Se você é beneficiário INSS e não quer perder informações relevantes, pode receber notícias selecionadas direto no seu WhatsApp.  Clique aqui para se inscrever GRATUITAMENTE.