Como acessar o contracheque INSS online pelo site ou app Meu INSS?

É aposentado ou pensionista? Acesse agora mesmo o contracheque INSS pelo site ou aplicativo Meu INSS. Veja os descontos e o valor do crédito.

bxblue - contracheque INSS - homem e mulher, sentados utilizando o computador para pesquisas

Tanto aposentados quanto pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)  podem consultar o contracheque INSS online, de forma rápida e muito prática. Para isso, só é preciso ter um cadastro e acesso a internet.

Seja para conferência de informações ou de valores, é muito importante ter essa informação sempre acessível.  Veja agora o passo a passo para acessar o documento digital, sempre que precisar e de onde estiver.

Passo a passo para acessar o contracheque INSS pelo Meu INSS?

Como tirar contracheque pela internet?

O contracheque INSS que também é chamado de Histórico de Créditos (ou Hiscre) está disponível no site ou aplicativo Meu INSS, a partir destes passos:

  1. Login ou identificação pessoal no Meu INSS;
  2. Acesso ao Extrato de Pagamento.

Passo 1: acessar o Meu INSS

A plataforma remota Meu INSS concentra mais de 90 serviços gratuitos para os segurados e para os cidadãos em geral.

Alguns relatórios associados ao perfil beneficiário é preciso autenticar o usuário, ou seja, entrar na conta associada ao CPF (Cadastro de Pessoa Física) de cada pessoa.

Acesso pelo site

bxblue - requerimento do inss - preenchimento online meu inss - novo pedido, requerimento online
Fonte: reprodução Meu INSS

Para ingressar no sistema basta entrar site do Meu INSS (meu.inss.gov.br) e clicar em “Entrar”.

bxblue - nova tela inicial Meu INSS, opção de login com a conta gov.br
Fonte: reprodução Meu INSS

O novo login do Meu INSS pode ser realizado a partir do CPF e senha cadastrados anteriormente, via bancos credenciados ou certificados digitais.

bxblue - meu inss, opções de acesso, login INSS
Fonte: reprodução Meu INSS

Todas as formas de acessos são pessoais e intransferíveis. Também é possível ler o QR code do site, pelo aplicativo e entrar direto no perfil pessoal.

Pelo aplicativo

Ao efetuar o cadastro para uso do CPF e senha, o mesmo login deve ser utilizado no aplicativo. Do contrário, basta selecionar o melhor método.

bxblue - aplicativo meu INSS
Fonte: reprodução Meu INSS

É importante lembrar que o cadastro é único e irá consolidar todas as informações vinculadas ao CPF do titular da conta.

Passo 2: acessar o Extrato de Pagamento

Depois de logar, busque por “Extrato de pagamento” na tela inicial ou entre os principais serviços.

bxblue - extrato de pagamento do INSS, consulta online, Meu INSS
Fonte: reprodução Meu INSS

A próxima tela irá apresentar informações sobre o último pagamento realizado. Ou seja, nesta tela, por padrão, constará o extrato ou contracheque INSS do pagamento mais recente.

Além da competência e do valor, é possível confirmar se o valor já foi pago efetivamente. Se o segurado tiver mais de um benefício ativo (como uma aposentadoria e uma pensão, por exemplo), deve consultar cada benefício individualmente. Isso porque cada um deles terá um número de benefício (NB) diferente.

Ao clicar na seta ao lado do número do benefício, é possível avaliar os detalhes do contracheque online. Cada lançamento terá um código, descrição/rubrica e valor, para conhecimento do segurado.

Fonte: reprodução Meu INSS

Dois dos lançamentos mais comuns são:

O primeiro refere-se a consignação das parcelas do empréstimo consignado. Este último está relacionado ao pagamento do cartão de crédito consignado. Ambos são descontados direto da folha de pagamento, todos os meses.

Além de visualizar na tela do computador ou celular, também existe a opção de salvar o arquivo para futuras consultas. Para isso, basta clicar em “Baixar PDF”.

bxblue - Meu INSS, baixa extrato de pagamentos, contracheque
Fonte: reprodução Meu INSS

Para consultar outros períodos, é necessário indicar o período desejado, clicando no lápis.

bxblue - Meu INSS, baixa extrato de pagamentos, contracheque, consulta online
Fonte: reprodução Meu INSS

Ao utilizar o aplicativo Meu INSS, basta acessar o serviço “Extrato de créditos”.

Diferenças entre comprovante de pagamentos e de rendimento

É importante destacar que o contracheque INSS vale como um documento de comprovação de renda. No entanto, para fazer a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) é necessário emitir outro relatório.

O extrato que traz a visão anual dos recebimentos e que deve ser usado para o Imposto de Renda é o “Informe de Rendimentos”, que é conhecido como Informe de Rendimentos do INSS ou demonstrativo INSS.

Veja agora quais são os principais motivos de consultar o Histórico de Crédito do INSS.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

3 motivos para consultar o contracheque INSS

Por se tratar de uma informação financeira, o contracheque INSS deve ser consultado com frequência.

Para facilitar essa pesquisa, além de evitar desperdícios com impressão dos comprovantes, estes podem ser acessados online, quando necessário, ou em função destes motivos:

  1. Conferência do valor recebido;
  2. Conferência dos descontos; e
  3. Conferência dos empréstimos.

Aproveite para ver detalhes de cada um.

1. Conferência do valor recebido

Como todo e qualquer comprovante de recebimento, o segurado deve sempre avaliar o que efetivamente caiu em sua conta.

Primeiro pelo fato do benefício ser um direito e depois porque essa também é uma informação indispensável para o planejamento financeiro.

Sabendo dos valores e da data correta do pagamento, é possível se organizar financeiramente, evitando inclusive saques indevidos na conta ou uso antecipado do crédito.

2. Conferência dos descontos

O valor que é creditado em conta ou para uso com o cartão-magnético é o valor líquido. Ou seja, o valor de direito, menos todos os descontos.

Em relação aos descontos esses podem ser tributários e obrigatórios (como no caso do Imposto de Renda, por exemplo) ou facultativos (como no caso do empréstimo consignado).

O valor recebido, assim como dos descontos pode variar mês a mês, por isso essa confirmação é muito válida.

3. Conferência dos empréstimos

A consulta regular também é muito recomendada para quem tem empréstimo com desconto em folha. Assim, os titulares da dívida podem conferir o valor dos descontos mensais das parcelas, referente a cada contrato ou tipo de consignação.

O contracheque INSS também ajuda a identificar fraudes ou irregularidades financeiras. Os golpes ou empréstimos sem autorização serão lançados na folha de pagamento.

Como você viu, o seu holerite INSS ou extrato de pagamento da aposentadoria ou pensão está acessível, há alguns cliques de distância. Consulte e confira sempre essa informação para sua segurança e planejamento financeiro.


Veja vídeos exclusivos sobre os principais temas da vida dos beneficiários do INSS: conheça o canal da BX Blue no YouTube e se inscreva gratuitamente.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado