Contracheque Meu INSS: acesse o comprovante de pagamento online

bxblue - contracheque Meu INSS - pessoa de terceira idade usando celular

Publicado em: 30/05/2021

O Contracheque Meu INSS é um recurso adicional para aqueles beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que queiram conferir o(s) comprovante(s) de pagamento(s) mensal(ais), pela internet de forma segura e rápida.

As consultas podem ser feitas a qualquer momento pelo celular ou computadores conectados a internet. Veja o passo a passo detalhado e não perca mais nenhuma informação financeira importante.

Inscreva-se para receber novidades sobre empréstimo consignado
Erro ao enviar, tente novamente.

Contracheque Meu INSS: como emitir online

Para acessar o Contracheque Meu INSS ou o Extrato de Histórico de Créditos (HisCre) pelo Meu INSS é necesário ter o cadastro anterior na plataforma ou no aplicativo. O login é realizado a partir do CPF e de uma senha que são válidos para os dois acessos.

O chamado login único dá direito ainda a consulta a diversos outros serviços digitais disponibilizados pelo Governo Federal.

Fonte: Reprodução Meu INSS

Site Meu INSS

Pelo site, o serviço está no menu inicial na opção “Serviços em destaque”, “Extrato de Pagamento”.

Fonte: Reprodução Meu INSS

O sistema carregará automaticamente o último Contracheque Meu INSS, no entanto, o usuário pode ainda filtrar e buscar o período de interesse. Para isso, basta clicar no ícone do lápis no canto superior da tela.

Fonte: Reprodução Meu INSS

Ao clicar na linha do contracheque será aberta uma nova tela com informações detalhadas.

Fonte: Reprodução

Para salvar o arquivo, é preciso clicar em “Baixar PDF” no canto inferior da tela.

Fonte: Reprodução Meu INSS

O arquivo será salvo na pasta indicada do seu computador, para futura consulta.

Importante: cada benefício previdenciário tem um número de benefício único que está vinculado ao mesmo CPF, entretanto, gerados gerados comprovantes de pagamentos individuais. Portanto, é preciso emitir o Contracheque Meu INSS de cada um.

Aplicativo Meu INSS

No app, o passo a passo é o mesmo. Após o login, basta procurar “Extrato de Pagamento” nos principais serviços.

Fonte: Reprodução Meu INSS

Importante: por questão de segurança, depois de avaliar o que necessita, é indicado sair do aplicativo (deslogar).

Informações financeiras que constam no contracheque Meu INSS

O extrato de pagamento de benefício consolida dados do segurado (que pode ser um Aposentado ou Pensionista), tipo de filiação e informações financeiras.

O documento tem validade jurídica e pode ser utilizado como comprovante financeiro.

Valores e data do crédito

As rubricas de crédito e débito também são destacadas no Contracheque Meu INSS para justificar o valor que é transferido efetivamente para o beneficiário.

Portanto, o valor total de créditos, menos o valor total de débitos dará o valor líquido a ser recebido no mês. Ou seja, já sem todos os descontos – que pode incluir o pagamento das parcelas de empréstimo ou do cartão de crédito consignado.

Além da aposentadoria ou pensão pago a cada mês, alguns segurados têm ainda direito ao décimo terceiro salário ou a gratificação natalina. Entre eles estão quem recebe:

  • aposentadoria;
  • pensão por morte;
  • auxílio-doença;
  • auxílio-acidente; ou
  • auxílio-reclusão.

Valor da margem consignável

Quem quiser contratar um empréstimo consignado ou saber o valor atualizado da margem consignável, deve emitir o Extrato de Empréstimo Consignado (HisCon).

Neste outro relatório vão constar as informações detalhadas sobre o(s) contrato(s) vigente(s), valor de cada parcela, valor solicitado, prazo para pagamento.

Outro dado muito relevante é a margem consignável disponível para uso. Assim, quem já tiver alguma operação em andamento, pode saber rapidamente quanto ainda pode utilizar.

Dessa forma, o contracheque Meu INSS e o extrato das consignações são documentos complementares que podem ser utilizados em conjunto ou isoladamente – conforme a necessidade.

Datas do créditos mensais

Vale lembrar ainda que esses pagamentos são feitos em datas específicas e conforme o último número de cada benefício, seguindo a tabela de pagamentos do INSS.

Leia também: Novo calendário de pagamento de benefícios INSS de 2021

O pagamento prioritário é feito aos segurados que recebem até um salário mínimo. Depois, são pagos aqueles que recebem mais que o piso salarial da Previdência Social.

O extrato traz o pagamento já realizado ou ainda a previsão do próximo provento. Então, vale a pena sempre conferir essas informações frequentemente.

Divergências de valores

Ao identificar qualquer incoerência no comprovante do pagamento, o titular deve entrar em contato com o INSS prontamente. O atendimento inicial também pode ser feito à distância, pela internet.

Neste caso, é necessário fazer um agendamento/solicitação para procurar uma das agências físicas da Previdência Social. No dia, o segurado deve apresentar todos os documentos indicados como: último contracheque Meu INSS emitido, documento original com foto e outros pertinentes.

Para reclamações de descontos indevidos ou não autorizados do empréstimo consignado, a recomendação é procurar a instituição financeira para se informar e tomar outras providências.


Se você é beneficiário INSS e não quer perder informações relevantes, pode receber notícias selecionadas direto no seu WhatsApp.  Clique aqui para se inscrever GRATUITAMENTE.