Contratação digital de empréstimo ajuda a reduzir reclamações

Banco Central defendeu em audiência na Câmara a contratação digital de empréstimo para combater fraudes. Veja vantagens do consignado online.

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A contratatação digital de empréstimo tem ajudado a diminuir o risco de desconhecimento por parte do consumidor no momento da contratação da operação de crédito.

Essa foi uma das colocações de Sérgio Mesquita, representante do Banco Central na audiência realizada na Câmara dos Deputados sobre consignados contratados em nome de aposentados e pensionistas.

De acordo com Mesquita, o empréstimo no meio digital também tem contribuído para a redução de reclamações e identificação dos responsáveis pelas fraudes

Além dele, outros participantes defenderam o uso de tecnologia para combater fraudes, como os representantes do Procon (Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) e Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Saiba mais sobre a audiência, a contratação digital do consignado e conheça os procedimentos adotados para garantir a segurança dos beneficiários INSS e servidores públicos que contratam empréstimo consignado pela bxblue.

Câmara promove audiência para debater fraudes em consignado

No início desta semana, dia 23/8, a Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública para debater os empréstimos consignados contratados sem autorização no nome de aposentados e pensionistas, assim como o vazamento de dados de aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A reunião partiu de uma iniciativa do deputado Heitor Shuch (PSB-RS), por meio do Requerimento 69/2021, que presidiu a sessão, diante das denúncias de idosos sobre contratações que não reconheciam. Entre os convidados estavam os representantes de órgãos e instituições como:

  • BC (Banco Central do Brasil)
  • INSS (Instituto Nacional de Seguro Social)
  • Febraban
  • Procon Nacional
  • Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura)
  • Aneps (Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondente no País)
  • Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) 
  • ABBC (Associação Brasileira de Bancos)

A audiência tinha o objetivo de discutir medidas que podem ser tomadas para reduzir as reclamações de aposentados que tiveram descontos de parcelas de empréstimo de seus benefícios sem ter contratado o serviço.

Para isso, os participantes trouxeram dados sobre a situação dos aposentados e falaram sobre práticas que já foram colocadas em prática, além de sugestões e medidas que ainda serão adotadas.

Todos os convidados se posicionaram a favor do consignado, mas reconheceram a necessidade de combater as fraudes. Dentre as propostas apresentadas destacaram-se:

  • formação de grupos para formulação de novas regras de segurança para os consumidores;
  • universalização de assinaturas por meio eletrônico;
  • selo de acreditação para os correspondentes;
  • estudo de outras formas de identificação dos beneficiários junto aos cartórios;
  • sistema de assinatura biométrica
  • cursos para correspondentes bancários;
  • dupla confirmação de dados;
  • nova política de bloqueio do consignado para os aposentados;
  • uso da tecnologia para a redução de reclamações de fraudes.

Os participantes também reforçaram a importância da denúncia. Atualmente, os consumidores que passarem por fraudes devem registrar um Boletim de Ocorrência, assim como formalizar uma reclamação no Procon mais próximo ou no site consumidor.gov.br.

Se a denúncia ou reclamação for referente a uma instituição financeira, também é importante fazer o registro no site do Banco Central

Tecnologia e contratação digital de empréstimo são apontadas como alternativas

A tecnologia foi apontada por mais de um convidado como um meio de atuar no problema de fraudes, seja por meio da implantação de sistemas de assinatura eletrônica, do uso de biometria e da contratação digital de empréstimo.

Esse último foi defendido pelo representante do BC, Sérgio Mesquita. Segundo ele, a contratação digital não apenas reduziu o número de reclamações e o de fraudes como também contribuiu para a identificação dos responsáveis por ofertas inadequadas.

As instituições que atuam no mercado consignado vêm intensificando os seus controles incluindo, em especial, e aí eu queria destacar esse ponto, a utilização das contratações digitais de empréstimos que têm ajudado a diminuir o risco de desconhecimento por parte desse cidadão da contratação da operação de crédito em seu nome.

De acordo com o representante do Banco Central, a contratação digital do consignado tem sido uma das principais estratégias, acompanhando inclusive a própria evolução do mercado. Não à toa, ressaltou, o BC tem pressionado os atores financeiros para maior celeridade no processo de digitalização, de modo que ocorra com rapidez e qualidade, e sem prejuízo das diversas medidas de autorregulação que vem sendo implantadas pelo setor.

A implantação do uso de meio digital para contratação, seja celular ou computador, tem evoluído com rapidez e tem ajudado a reduzir essas reclamações e auxiliado também na identificação e na punição dos maus agentes que tentam atuar na oferta inadequada ou na oferta indevida, dado que há um número maior de dados e informações à disposição da instituição financeira para poder verificar se aquela operação foi realmente realizada pelo cidadão ou não.

Sérgio Mesquita, chefe de divisão do Departamento de Conduta do Banco Central do Brasil

Ainda segundo Mesquita, as reclamações sobre consignado no primeiro trimestre de 2021 foram 43% menores que as do mesmo período em 2020. De acordo com ele, desde abril, após a aprovação do aumento da margem em 5%, não foi verificado um novo aumento de reclamações, mesmo com o aumento de aproximadamente 40% no volume de novas contratações.

Apesar disso, não descartou o fato de que as reclamações são significativas e, diante disso, o CMN (Conselho Monetário Nacional) aprovou uma nova resolução com regras mais rígidas para os correspondentes bancários. A resolução CMN 4.935/2021 passará a valer a partir de 1/2/2022.

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6 vantagens da contratação digital de empréstimo consignado

Já não é novidade que o empréstimo consignado é a modalidade mais vantajosa do mercado de crédito no quesito taxa de juros. 

A contratação digital de empréstimo, por sua vez, mais que oferecer as menores taxas também tem se mostrado eficiente no que diz respeito à segurança dos consumidores.

Mas esses não são os únicos benefícios da contratação de empréstimo 100% online. Na ilustração a seguir, veja 6 vantagens exclusivas do consignado digital:

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Arte: bxblue

Consignado digital com a bxblue conta com equipe antifraude

A bxblue, fintech especializada em facilitar o processo de contratação de empréstimo consignado para servidores públicos e aposentados no meio digital, possui uma equipe dedicada exclusivamente para a identificação e combate à fraudes.

Como todo o processo – desde a fase de pesquisa e comparação de ofertas de empréstimo, até o envio de documentação e assinatura – são feitos online, pelo computador ou celular do consumidor, o time de antifraude funciona como um reforço na segurança de cada etapa.

Eles atuam principalmente na etapa de verificação dos documentos, já que não são raros os casos em que uma pessoa se passa por outra durante a contratação com a apresentação de dados pessoais e até mesmo documentos. Trata-se de uma medida ainda mais importante nos tempos atuais com o aumento dos vazamentos de dados dos consumidores brasileiros.

O time de tecnologia também atua como peça-chave na segurança dos procedimentos realizados na bxblue, para garantir que os dados compartilhados pelos usuários sejam armazenados de forma segura

Adicionalmente, o sistema criptografado é outro agente importante no sucesso das contratações mediadas pela bxblue. Faça uma simulação gratuita para conhecer as ofertas de diferentes bancos parceiros, compará-las, encontrar menor taxa de juros e fechar a contratação – tudo com rapidez e segurança.


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Redação BX Blue

Redação BX Blue

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