Como contratar empréstimo consignado mais rápido?

Veja dicas simples e efetivas para quem precisa de crédito e quer contratar empréstimo consignado mais rápido.

contratar empréstimo consignado mais rápido - mãos com notas de dinheiro real

O empréstimo consignado tem regras que oferecem maior facilidade para os interessados em crédito pessoal seguro e barato. Suas vantagens decorrem do fato de as parcelas serem descontadas diretamente da folha de pagamento do salário ou benefício do tomador, oferecendo às instituições financeiras maior garantia de adimplência. E, na hora em que surge a necessidade de obtenção de crédito, uma das dúvidas mais corriqueiras é como contratar empréstimo consignado mais rápido.

A resposta a esta dúvida passa por diferentes fatores, entre os quais inclui-se a possibilidade de contratar o crédito online, tornando mais ágil o processo de envio de documentos, bem como a liberação do valor solicitado no empréstimo.

Para quem está em busca de contratar crédito consignado mais rápido, está no lugar certo. Continue a leitura e veja o que é preciso, onde e como solicitar o empréstimo com desconto em folha.

O que é preciso para contratar empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade diretamente atrelada ao cumprimento de algumas regras para o acesso ao crédito. De modo geral, para beneficiar-se das baixas taxas de juros e melhores condições para pagamento, como prazos estendidos, o tomador deve dispor de margem consignável livre e, ainda, estar dentro dos convênios consignáveis.

Em outras palavras, o consignado é uma linha voltada para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), servidores públicos federais, estaduais ou municipais, além de trabalhadores com carteira assinada e militares das Forças Armadas.

Isso porque tais grupos mencionados têm a chamada “renda estável”, pré-requisito no qual se baseia a fixação da margem consignável e, por consequência, assegura a adimplência do negócio para as instituições financeiras credoras.

Já a margem consignável refere-se ao quanto do rendimento mensal pode ser comprometido para quitar as despesas com o empréstimo. Por regra geral, a margem consignável incide apenas sobre os rendimentos líquidos do tomador, já descontados impostos e outros descontos, e não leva em consideração valores esporádicos, como o 13º salário.

Confira, a seguir, mais detalhes sobre as condições atribuídas àqueles que desejam contar com o empréstimo.

Convênios atendidos

Como destacado anteriormente, os convênios atendidos por esta modalidade de crédito são pré-determinados. No caso de aposentados e pensionistas, é essencial contar com um benefício consignável.

É importante destacar que alguns benefícios concedidos pela Previdência Social são de caráter temporário, como o auxílio-doença, por exemplo. Sendo assim, não reúnem as condições mínimas necessárias para a liberação do valor solicitado e, portanto, não são considerados válidos para esse tipo de operação com desconto em folha de pagamento.

Ademais, é necessário também cumprir os requisitos de idade, bem como dispor de margem consignável livre.

Servidores públicos federais (SIAPE), estaduais ou municipais ativos, inativos ou pensionistas também podem contratar empréstimo consignado mais rápido por meio das facilidades exclusivas da modalidade. Para tanto, é necessário que o órgão pagador seja conveniado a uma instituição financeira, assim como ocorre com os trabalhadores de empresas privadas.

A principal diferença entre as modalidades é que, no caso dos trabalhadores do setor privado, as taxas oferecidas podem ser diferentes, afinal, trata-se de um convênio mais instável, já que o contrato do trabalhador CLT pode ser interrompido a qualquer momento.

Por fim, militares do Exército, Marinha ou Aeronáutica da ativa, inativos e pensionistas também podem se beneficiar com o crédito da modalidade, uma vez que esses profissionais estão vinculados ao Poder Executivo. Logo, a contratação depende apenas do cumprimento da política de crédito adotada por cada instituição financeira.

Margem consignável

Independentemente do convênio atendido, é indispensável que o tomador também disponha de margem consignável livre. Essa é uma regra adotada a fim de proteger a vida financeira dos consumidores, uma vez que o uso demasiado desse tipo de crédito pode comprometer as finanças, além de gerar um débito considerável na folha de pagamento ou benefício.

Em termos simples, a margem consignável de beneficiários do INSS, servidores públicos, trabalhadores do regime celetista e militares das forças armadas é de 35% do salário ou benefício líquido, isto é, já considerando todos os descontos. Nesse caso, 5% corresponde diretamente ao custeio das despesas com o cartão de crédito consignado.

Excepcionalmente, é possível que ocorram mudanças pontuais na margem consignável. Por exemplo, até 31 de dezembro de 2021, por força da Lei 14.131/2021, a margem consignável em vigor é de 40%. Conhecida como margem emergencial, o interessado pode comprometer até 35% do seu salário ou benefício com empréstimos consignados, sendo 5% destinado exclusivamente para o cartão de crédito da modalidade.

Outro detalhe importante é que, em via de regra, os empréstimos não devem ultrapassar o teto da margem, o que impede que os pagamentos excedam o valor correspondente à margem consignável, já considerando todos os descontos normais do pagamento. Logo, em caso de comprometimento de 100% da margem, não é possível contratar novo crédito.

Em contrapartida, interessados que estejam sem margem disponível para novos contratos podem adotar estratégias alternativas para garantir o crédito, como fazer o refinanciamento ou a portabilidade do consignado.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Como contratar empréstimo consignado mais rápido?

De modo geral, o processo de contratação do consignado pode durar entre 3 e 5 dias úteis. Contudo, esse prazo pode ser reduzido, especialmente porque hoje em dia é possível fazer uma simulação e envio da proposta por meio da internet, incluindo a assinatura do contrato.

Vale lembrar que seguir todos os requisitos necessários desde o começo do procedimento é um passo fundamental para ter o dinheiro mais rápido. Para ajudá-lo nessa tarefa, confira algumas dicas básicas, porém, indispensáveis.

Documentos atualizados

O primeiro passo para ter um contrato de empréstimo consignado averbado é disponibilizar os documentos necessários para validação do cadastro atualizado. Quando comparado às demais modalidades, a análise de crédito do empréstimo consignado se dá de maneira simples, prática e rápida. Em resumo, basta que o interessado apresente os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda.

No caso dos beneficiários do INSS, pode-se apresentar ainda o extrato do benefício INSS como documento de comprovação de renda. Para tanto, é essencial verificar se o documento está em nome do titular e, evidentemente, se está devidamente atualizado. Já servidores públicos, trabalhadores do setor privado ou militares, o comprovante de renda pode ser o seu próprio contracheque SIAPE.

Além da atualização das informações pessoais e financeiras, é preciso estar atento também à qualidade da imagem dos documentos. Isso porque todo o procedimento é realizado virtualmente, logo, os dados devem estar legíveis para uma análise mais rápida e segura. Nesse caso, o ideal é seguir todas as recomendações de envio.

Pesquisar e contratar online

Como visto, o empréstimo consignado pode ser contratado online, de forma rápida e segura. É possível verificar uma série de ofertas de crédito e, ainda, fazer a simulação das condições de pagamento oferecidas por diferentes instituições. Logo, a forma mais segura de garantir o melhor crédito é fazer uma pesquisa criteriosa.

Em linhas gerais, para contratar empréstimo consignado mais rápido, o interessado deve fazer simulações através das plataformas online de crédito, seja diretamente com a instituição financeira desejada ou, para garantir uma ampla pesquisa de custos e condições, por meio de um marketplace de empréstimo consignado, haja vista que estas são as empresas autorizadas a realizar esse tipo de operação.

É o caso da bxblue, que apresenta aos beneficiários INSS e servidores SIAPE, em poucos segundos, ofertas personalizadas de consignado de vários bancos diferentes. Basta fazer a simulação gratuita para comparar online as propostas disponíveis.

Sendo assim, além de acelerar todo o procedimento, o tomador tem a possibilidade de avaliar o crédito em diferentes consignatários. E para quem busca contratar empréstimo consignado mais rápido, pode seguir pela bxblue, escolhendo seu empréstimo e assinado o contrato digitalmente, com segurança.

Por isso, não deixe de simular e comparar as propostas do empréstimo consignado na bxblue: utilize o simulador online de consignado e aproveite as opções disponíveis para você.


Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado