Como contratar um empréstimo consignado no Banco Itaú?

Publicado em: 01/03/2021

O empréstimo consignado no Banco Itaú é uma modalidade de crédito disponível para beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), servidores públicos e trabalhadores de empresas privadas conveniadas à instituição.

Além de contar com taxas de juros mais acessíveis, esse tipo de empréstimo oferece uma série de vantagens competitivas em relação às demais opções de crédito pessoal. Sem burocracia, o crédito consignado é descontado automaticamente do recibo de salário dos tomadores, por meio da consignação da folha de pagamento.

Em contrapartida à garantia de pagamento e consequente minimização da inadimplência, a instituição consignatária disponibiliza os menores juros do mercado e prazos mais acessíveis, tornando a dívida mais barata.

Quer entender como contratar seu crédito consignado no Banco Itaú e aproveitar todas as facilidades que a modalidade oferece? Então, continue a leitura!

Contratação do empréstimo consignado no Banco Itaú

A contratação do empréstimo consignado do Banco Itaú pode ser feita de duas formas bem rápidas e simples:

  • à distância através do app Itaú ou Itaú na internet;
  • presencialmente em uma agência Itaú.

Contratação online do empréstimo consignado no Banco Itaú

Com o avanço da tecnologia e a popularização de ferramentas virtuais, hoje em dia já é possível solicitar um empréstimo do conforto do próprio lar. No aplicativo do Banco Itaú é possível consultar o crédito pré-aprovado, além de fazer simulações.

Já para realizar a contratação por meio do site da instituição financeira, basta entrar no site do Itaú e simular as condições do empréstimo consignado.

Além disso, é possível ainda analisar virtualmente as condições ofertadas por cada instituição financeira, bem como comparar as taxas de diferentes bancos, por meio de um simulador de empréstimo consignado.

A prática permite uma economia significativa, já que é mais fácil garantir o crédito mais barato.

Nesse contexto, após estabelecer as premissas que atendam suas expectativas, o próximo passo é disponibilizar sua documentação pessoal (RG, CPF e comprovante de renda) para finalizar uma proposta ao banco consignatário.

Contratação presencial do empréstimo consignado no Banco Itaú

Embora seja muito simples conseguir crédito sem sair de casa, as agências do Banco Itaú estão disponíveis para quem deseja iniciar o processo de empréstimo consignado presencialmente. Para tanto, basta dirigir-se até a unidade mais próxima e conversar com seu gerente sobre a modalidade.

Também poderá ser necessário a apresentação de cópia dos seguintes documentos:

  • RG ou CNH;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Contracheque atualizado ou extrato de pagamento do INSS.

Como funciona o empréstimo consignado no Banco Itaú?

Para contratar empréstimo consignado, o interessado deve apresentar renda fixa e dispor de margem consignável livre para realizar uma nova operação. Vale lembrar que beneficiários do INSS apenas podem contar com até nove contratos simultâneos, mesmo que haja margem disponível.

Leia também: Como saber se eu tenho margem para empréstimo consignado?

Atualmente, a soma dos contratos de empréstimo não pode ultrapassar o limite de 35% dos rendimentos líquidos dos tomadores. Dessa faixa de corte, 30% é destinado exclusivamente para despesas com empréstimos, sendo os 5% restantes para custear gastos com o cartão de crédito consignado.

Convênio atendidos

O empréstimo consignado no Banco Itaú pode ser contratado por clientes e não correntistas — e até mesmo ser solicitado por quem tem restrições nos órgãos de proteção ao crédito, desde que tenham convênio válido com a instituição e se enquadrem nas seguintes categorias:

  • Beneficiários do INSS (aposentados ou pensionistas);
  • Servidores públicos federais, estaduais e municipais;
  • Trabalhadores de empresas privadas.

Beneficiários do INSS

Aposentados e pensionistas do INSS podem acessar o crédito consignado do Banco Itaú e aproveitar as vantagens da modalidade, como taxas mais baixas, prazo de carência para iniciar o pagamento da primeira parcela e contratar online sem burocracia. O valor liberado, no entanto, está condicionado à disponibilidade de margem consignável.

Servidores Públicos

Servidores públicos federais (SIAPE), estaduais e municipais podem contratar o empréstimo consignado Itaú de maneira muito simples. Entretanto, essa opção está atrelada àqueles que têm convênio válido entre o banco e o órgão (fonte pagadora).

Nesse sentido, a liberação do empréstimo e cartão de crédito está vinculada à aprovação do cadastro do interessado, bem como ao cumprimento de eventuais exigências adicionais. No caso de servidores públicos, o prazo para o pagamento do crédito varia de acordo com a idade do tomador, podendo chegar a até 96 meses.

Consignado privado

Assim como as instituições públicas, trabalhadores de empresas privadas também podem contratar o empréstimo consignado no Banco Itaú. Para tanto, é preciso manter convênio ativo com à instituição bancária e o valor liberado pode ser pago em até 48 parcelas.

Documentos necessários

Para contratar o empréstimo consignado, além de cumprir os requisitos básicos exigidos em cada modalidade, o interessado deverá apresentar documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência com no máximo 90 dias.

É necessário ainda comprovar renda fixa através dos três últimos comprovantes de pagamento, sendo o contracheque SIAPE, contracheque atualizado ou extrato do benefício — no caso dos beneficiários do INSS.

É importante lembrar que a documentação deve estar em nome do titular do empréstimo. A vantagem é que, em se tratando de uma solicitação virtual, os dados podem ser enviados para análise através da plataforma.

Prazos para pagamento

A quitação de um contrato de empréstimo consignado no Banco Itaú deve ocorrer conforme regras específicas do convênio assinado.

Isso significa que, aposentados e pensionistas do INSS têm até 96 meses para quitar a dívida. Já os servidores públicos e trabalhadores de empresas privadas são de no máximo 96 e 48 meses respectivamente.

Qual é a taxa de juros do consignado Itaú?

O empréstimo do Banco Itaú conta com uma das menores taxas do mercado de crédito pessoal. Quando comparado, por exemplo, ao cheque especial ou ao rotativo do cartão de crédito, os índices se tornam ainda mais interessantes para beneficiários do INSS, servidores públicos e demais trabalhadores de empresas conveniadas.

ConvênioTaxa de juros ao mês (a.m.)Taxa de juros ao ano (a.a.)
Consignado INSS1,49%19,38%
Consignado Privado2,33%31,89%
Consignado Público1,34%17,25%

Referência: Banco Central (Fevereiro/2021)

Qual é o prazo para liberação do consignado Itaú?

Uma das principais vantagens do empréstimo consignado, além da facilidade na hora de solicitar o crédito, é o prazo para liberação. Por se tratar de uma modalidade em que não há consulta ao SPC ou Serasa, o procedimento de análise é bastante simples e rápido.

Por isso, o período entre a aprovação do valor e liberação do dinheiro na conta informada leva cerca de 3-5 dias úteis.

Faça agora a sua simulação online e garanta o seu empréstimo consignado no Banco Itaú com as melhores condições para o seu bolso!


Quer receber as últimas notícias, em primeira mão direto no seu Whatsapp? Se inscreva gratuitamente:

Receba novidades por notificação
Receba novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado na nossa lista! 😍
Erro ao enviar, tente novamente.