5 razões para não contratar Empréstimo Consignado para terceiros

bxblue-seis-razoes-para-nao-contratar-emprestimo-consignado-para-terceiros

Contratar crédito consignado para terceiros não parece ser uma ideia tão boa. Especialmente porque, se trata, na maioria das vezes de uma dívida de longo prazo.

Veja agora quais são as 5 principais razões para não contratar empréstimo consignado para terceiros, segundo especialistas em finanças.

 

5 razões para não contratar Empréstimo Consignado para terceiros

A necessidade de dinheiro, pode levar às pessoas a ações não planejadas. E isso pode comprometer o orçamento pessoal ou familiar.

E mais do que isso: pode fazer com que o crédito não esteja disponível, em situações emergenciais, por exemplo.

Aposentados, Pensionistas INSS, Servidores Públicos, Trabalhadores de empresas privadas e Militares das Forças Armadas, podem recorrer ao empréstimo consignado ou cartão de crédito consignado, usufruindo de vantagens e benefícios exclusivos.

Como o empréstimo consignado é descontado direto do benefício INSS ou do contracheque, de todas as linhas de crédito, acaba sendo a que têm a menor taxas de juros.

A diferença entre a taxa de juros do empréstimo consignado e do cartão de crédito, por exemplo, pode chegar a mais de 300% ao ano.

Mas, se por um lado isso se traduz em benefício para essas pessoas, por outro pode levar a uma dívida não desejada, no caso do empréstimo para terceiros.

Se este é o seu caso, saiba porque deveria evitar essa atitude, se quiser manter o seu orçamento em dia.

 

1 – Desequilíbrio financeiro com o comprometimento da sua renda

Quem tem uma vida financeira organizada, sequer se imagina com problemas por causa de um empréstimo.

Diferente de outros tipos de crédito, no caso do empréstimo consignado, não é possível adiar o pagamento da dívida.

Assim, no dia de vencimento, a parcela será descontada direto da aposentadoria, pensão ou salário.

É certo que qualquer dívida compromete a renda, no entanto, o ideal é fazer um empréstimo apenas em casos em que é possível se planejar

O economista Gustavo Souza, reforça ainda que se alguém faz um empréstimo para terceiros, espera o reembolso e se isso não ocorrer, além do desconto na conta, poderá ter outros prejuízos.

Da mesma forma que o banco espera que o contratante pague um empréstimo, quem empresta dinheiro também conta com isso

Dessa forma, se não houver alternativas, e for realmente necessário fazer o empréstimo para terceiros, é importante considerar também a possibilidade de não pagamento. Afinal, infelizmente isso não é muito difícil de acontecer.

 

2 – Arcar com uma dívida que não é sua

Ao contratar crédito consignado para terceiros, certamente, o titular da dívida assumirá também o risco de arcar com uma conta que não é sua.

E talvez esse seja o maior risco pra quem empresta dinheiro para terceiros. 

Uma coisa é você emprestar dez, cem reais. Outra é emprestar três, quatro, dez mil reais

Uma das funções de um banco é justamente emprestar dinheiro. E é claro, que isso tem um custo, como alerta o especialista em finanças Pedro Gouveia.

Algumas pessoas acabam pedindo para que os aposentados da família façam empréstimo em seu nome, porque sabem que vão pagar mais barato por isso

Mas, o que pode ser vantagem para quem recebe o dinheiro, pode ser um risco para quem “empresta o nome”, já que a dívida pode não ser reembolsada.

E levando em consideração que os contratos podem ter duração máxima de 72 a 96 meses, para beneficiários INSS e Servidores Públicos, respectivamente, isso pode ser um grande problema.

A recomendação neste caso, é sempre que possível, indicar outras opções para quem solicitar.

 

3 – Não estar preparado para imprevistos ou emergências

Para que o Aposentado, Pensionista ou Servidor Público evite o superendividamento, uma lei limitou o percentual da renda que pode ser comprometida com o crédito consignado.

Esse valor, também conhecido como margem consignável (estabelecido em 35%) é o que pode ser gasto mensalmente com as parcelas de um empréstimo ou cartão de crédito consignado.

Do valor total 30% correspondem a um ou mais empréstimos e 5% se referem as despesas do cartão de crédito consignado.

Assim, um empréstimo consignado só pode ser contratado se houver margem disponível ou livre. Como a margem é averbada no contrato, a margem fica indisponível até a quitação integral da dívida. 

Agora imagine, ter um imprevisto ou uma emergência e não poder contar com a margem, por ter um empréstimo para terceiros?

Acredite: isso ainda ocorre bastante e têm levado o titular do empréstimo a recorrer a outros recursos.  Procurando inclusive outras linhas de crédito pessoal com juros mais caros. 

E é aí que mora o perigo! As dívidas com cartão de crédito ou cheque especial podem levar a um endividamento, em pouco tempo.

Fernando Santos, professor de Administração, comenta que esse cenário têm se tornado cada vez mais comum hoje em dia.

Recorrer a um novo empréstimo, para quitar o anterior só é recomendado quando é para quitar dívidas mais caras.

Geralmente, as pessoas contratam o crédito consignado para quitar outros empréstimos e não o contrário

No fim, o mais importante é sempre gastar menos do que se ganha e um empréstimo para terceiros pode acabar comprometendo esse planejamento.

 

4 – Adiar sonhos e outras realizações pessoais

Ao contrário do que muitos pensam, o crédito ou cartão de crédito consignado também podem ser aliados na busca por um objetivo.

Se bem utilizado o empréstimo pode contribuir com o dinheiro extra que estava faltando. E isso, sem que seja necessário entrar em novas dívidas infinitas.

Agora, imagina ter que adiar os sonhos e planos, por ter que assumir uma dívida de terceiros… Mas é o que pode ocorrer!

Até terminar de pagar o empréstimo parte da renda ficará comprometida. Ou seja, ficará mais difícil ousar nos investimentos, pagar aquela viagem para o exterior ou até trocar de carro…

Então, ainda sobra uma pergunta: será que vale mesmo a pena abrir mão das próprias realizações, pelos sonhos de terceiros?

É claro que essa avaliação nem sempre é fácil de ser realizada. No entanto, tomar um empréstimo para terceiros com certa frequência, também pode significar abrir mão dos próprios objetivos por um tempo.

 

5 – Prejudicar laços de amizade ou familiares

E um fato não menos importante nesta relação toda, é o rompimento dos laços pessoais. Cobrar uma dívida não é nada fácil, ainda mais se essa dívida é de terceiros, realizada em seu nome.

Independente do grau de proximidade com a outra pessoa, essa pode ser uma situação bem constrangedora. Daquelas que ninguém quer passar um dia.

Mas, quem contrata crédito consignado para terceiros também está sujeito a isso. 

E antes que o sentimento de culpa apareça, saiba que nem sempre o que pode ser considerada como uma boa ação, de fato, irá beneficiar quem recebe o dinheiro.

Aqui o que está em jogo, não é o uso do dinheiro, mas sim um compromisso que é firmado, na maioria das vezes, informalmente.

Leia tambémComo evitar os golpes do Empréstimo Consignado?

Se você se identificou com alguma dessas situações, saiba que fazer um empréstimo para terceiros, nem sempre é a melhor solução.

Conheça outras formas de ajudar quem precisa de dinheiro, sem necessariamente se prejudicar.

 

Saiba quais são as outras formas de ajudar

Vários podem ser os motivos que levam alguém a solicitar um empréstimo no nome de terceiros.

Em geral, são pessoas que não tem renda o suficiente para solicitar o empréstimo no próprio nome ou são incapazes de comprovar essa renda.

No segundo caso, é comum encontrar os profissionais autônomos. O profissional autônomo que precisa de dinheiro extra, não pode contratar crédito consignado, por exemplo.

Mesmo quem têm rendas mais baixas, chegando até a um salário mínimo, pode conseguir outras opções de crédito pessoal.

Os bancos hoje estão se tornando mais flexíveis neste sentido, permitindo acesso ao crédito com menos burocracia.

Agora, se você realmente quer ajudar seu amigo ou parente que precisa de dinheiro, o ideal é procurar um empréstimo que caiba no bolso. Planeje muito bem e considere todos os riscos financeiros e pessoais envolvidos. 

Portanto, sempre pense bem antes de contratar o crédito consignado, ou qualquer outro, para terceiros. Sua saúde financeira agradece!

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

5 razões para não contratar Empréstimo Consignado para terceiros

Posts recomendados