Está com seu contrato aguardando averbação? Saiba o que fazer

A solicitação de um empréstimo passa por algumas etapas. No caso do empréstimo consignado, uma das últimas fases, antes da liberação do dinheiro é a averbação do contrato. Portanto, se você solicitou um crédito e o status do contrato é aguardando averbação, saiba o que fazer.

Contrato aguardando averbação

Meu contrato do Empréstimo Consignado está aguardando averbação. O que isso quer dizer?

Antes do dinheiro do empréstimo consignado ser liberado na conta, o contrato precisa ser averbado. Isso quer dizer que, o órgão pagador precisa autorizar seu pagamento. Além disso, a margem consignável também precisa ser consignada a favor do banco contratado.

De forma muito simples, como o consignado é descontado da folha de pagamento, esse desconto mensal precisa ser autorizado tanto por quem pediu o empréstimo, quanto pelo banco que está oferecendo o dinheiro e, ainda pelo órgão que ficará responsável pelo repasse do pagamento. A regra é a mesma para o empréstimo ou para o cartão consignado.

Leia tambémSolicite o Cartão Consignado Caixa sem anuidade para Aposentados INSS

Assim, se o contrato ainda está aguardando averbação, é porque está aguardando essa liberação. No caso dos beneficiários INSS, a averbação é realizada junto ao INSS. Servidores Públicos têm seus empréstimos consignados averbados pelos órgãos pagadores. 

Uma vez aprovado, o crédito é então liberado na conta indicada e as parcelas mensais passam a ser descontadas do benefício INSS ou contracheques. Assim, por exemplo, os Servidores SIAPE terão seus descontos na folha de pagamento, que pode ser acompanhada pelo SIGEPE

Saiba agora, se o contrato que está aguardando averbação ainda pode ser cancelado.

O contrato que está aguardando averbação pode ser cancelado?

Sim. A averbação é mais uma etapa do processo de contratação. Sendo assim, está sujeita a confirmação. O cancelamento da averbação pode ocorrer por diferentes motivos:

Cancelamento pelo solicitante

O solicitante pode desistir do crédito durante a negociação. Entretanto, é preciso ficar atento a alguns detalhes importantes.

No caso dos Servidores Federais que precisam gerar a autorização de consignatária, é recomendável fazer o cancelamento da autorização no SIGEPE, antes de iniciar a negociação com outro banco. Vale lembrar também que a autorização consignatária para cartão de crédito consignado só pode ser cancelada, solicitando diretamente ao banco.

Cancelamento pelo banco

Dois dos motivos mais comuns para que o banco cancele o contrato são: margem desatualizada ou restrição interna. No primeiro exemplo, a margem consignável pode ser mínima ou negativa. Ou seja, pode ter sofrido alteração não permitindo, portanto, a contratação de um novo empréstimo.

Já restrição interna, está relacionado com alguma pendência do contratante junto ao banco contratado. O empréstimo consignado pode ser negado no banco em questão, mas pode ser aprovado em outra instituição.

Cancelamento pelo órgão pagador

O órgão pagador também pode cancelar o contrato que está aguardando averbação pelo mesmo motivo da margem consignável desatualizada. Por se tratar de um dos pré-requisitos para contratação do empréstimo, é preciso que o interessado tenha margem consignável disponível.

Portanto, para não ter o empréstimo consignado cancelado, é sempre muito importante se basear na margem consignável atual. Essa confirmação é realizada pela análise do extrato de empréstimo consignado ou contracheque atualizados.

O que fazer enquanto o contrato está em análise?

Todo o processo de averbação do contrato do empréstimo consignado é realizado de forma eletrônica. Outro ponto relevante é que esse processo não tem interferência do solicitante do crédito. Exceto, é claro, se decidir cancelar a operação.

Dessa forma, para ter o dinheiro liberado na conta, é preciso aguardar a averbação do contrato que está em análise. O prazo estimado para esse retorno é de 1-2 dias úteis nas operações de novo empréstimo. Na portabilidade de crédito o prazo médio total é de 15-20 dias úteis, considerando desde o dia da simulação inicial.

Então, como saber se o contrato foi averbado?

Após a transmissão das informações, o banco ou correspondente bancário receberá o status dos contratos. Logo, se aprovado, o cliente deve ser informado sobre a data da transferência do crédito em conta. No caso de negativa, o cliente também deve ser informado, para saber o que aconteceu efetivamente.

Não há um número máximo de tentativas para tentar passar um contrato nos bancos. Entretanto, vale a ressalva de que é preciso receber o retorno sobre o contrato que está aguardando averbação antes. Do contrário, uma negociação pode interferir na outra e comprometer a margem consignável.

Se você está com o seu contrato aguardando averbação saiba, portanto, que está a um passo de ter o dinheiro na sua conta!

Com o empréstimo ou cartão de crédito consignado é você quem escolhe como utilizar o seu crédito, pagando bem menos. Faça sua simulação agora e acompanhe esse passo a passo online, de forma muito fácil, pela plataforma da bxblue.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

INSS lançará o Não me Perturbe dos bancos para evitar ofertas de Crédito Primeira parcela do 13º INSS será antecipada em 2019. Veja o calendário!
  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de