Está com seu contrato aguardando averbação? Saiba o que fazer

Solicitou um empréstimo consignado e o contrato está aguardando averbação? Veja o que significa e o que fazer para ter o dinheiro mais rápido.

bxblue - contrato aguardando averbação - homem olhando informação no tablet

Fez o pedido de um empréstimo e está com o contrato aguardando averbação? Não tem clareza ou não foi informado sobre o tempo para o recebimento do seu crédito?

Então, veja o que isso significa e o que deve ser feito para ter o dinheiro o crédito consignado solicitado liberado em sua conta mais rápido!

Contrato aguardando averbação

Meu contrato do empréstimo consignado está aguardando averbação. O que isso quer dizer?

Uma das fases finais, antes da liberação do empréstimo consignado é a averbação do contrato.

Neste tipo de contratação, onde o desconto das parcelas ocorre direto na folha de pagamento, existem três partes envolvidas:

  1. Contratante: pessoa na condição física titular;
  2. Consignante: órgão pagador;
  3. Consignatário: banco ou instituição financeira.

Portanto, é necessária a autorização da consignação, no valor total do contrato, pela instituição financeira e pelo órgão pagador. É nesta fase que a margem consignável é consignada a favor do banco contratado.

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, tem o consignado averbado pela Dataprev. Enquanto os servidores públicos precisam da liberação do respectivo órgão responsável pelo pagamento da folha.

A regra é a mesma tanto para o empréstimo, quanto para o cartão consignado. O que irá mudar, é que no caso do cartão, a consignação máxima é de 5%.

No empréstimo regular, o somatório do valor das parcelas de todos os contratos não pode ultrapassar 35%. A regra estabeleceu o limite em 30%, entratanto, está em vigência a margem temporária que acrescenta mais 5% para os pedidos de empréstimo.

Assim, se o contrato ainda está aguardando averbação, é porque está em avaliação ou na fila de liberação.

Qual é o tempo médio da averbação?

Normalmente, o tempo médio da averbação de um novo empréstimo é de 3 a 5 dias úteis, mas isso pode variar conforme a operação.

A boa notícia é que com os avanços tecnológicos, o processo de averbação tem ficado cada vez mais seguros e rápidos.

Uma vez aprovado, o crédito é transferido para a conta bancária indicada e as parcelas mensais passam a ser descontadas do salário, aposentadoria ou pensão.

Assim, por exemplo, os servidores federais (SIAPE) terão seus descontos na folha de pagamento. O acompanhamento pode ser feito a partir da conferência do contracheque atualizado ou do extrato de consignações emitidos pelo SouGov

Saiba agora, se o contrato que está aguardando averbação ainda pode ser cancelado.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

O contrato que está aguardando averbação pode ser cancelado?

Sim. A averbação é mais uma etapa do processo de contratação. Sendo assim, está sujeita ainda a confirmação. O cancelamento da averbação pode ocorrer por diferentes motivos:

Cancelamento pelo solicitante

O solicitante pode desistir do crédito durante a negociação ou em até 7 (sete) dias após o recebimento do dinheiro. Entretanto, é preciso ficar atento a alguns detalhes importantes

Desistência antes do recebimento do crédito

Enquanto a solicitação ou proposta de crédito junto a uma financeira ou banco estiver em curso, o solicitante pode pedir o cancelamento, mas deve comunicar a outra parte e tomar algumas providências.

No caso dos servidores federais que precisam gerar a autorização de consignatária, é recomendável fazer o cancelamento da autorização no SouGov, antes de iniciar a negociação com outro banco, para que a margem não fique presa. 

Vale lembrar também que a autorização consignatária para cartão de crédito consignado só pode ser cancelada, quando solicitada diretamente ao banco.

Aposentados e pensionistas precisam pedir o cancelamento da proposta junto a empresa contratada e aguardar a baixa da proposta ou a desaverbação da margem pela Dataprev.

Esse prazo pode variar de 3 a 5 dias, dependendo do volume de propostas recebidas pelo INSS.

Desistência após o recebimento do crédito

Mesmo depois de ter o dinheiro creditado em conta, é possível desistir do empréstimo. Nestas situações, além da comunicação com o contratado é preciso ainda fazer a devolução integral do valor recebido – conforme instruções recebidas.

Caso tenha alguma parcela já debitada da folha de pagamento, o valor pago poderá ser também ressarcido. O prazo para esse trâmite pode variar de banco a banco.

Cancelamento pelo banco

Alguns dos motivos mais comuns para que o banco cancele o contrato são:

Margem desatualizada

No primeiro exemplo, a margem consignável pode ser mínima ou negativa. Ou seja, pode ter sofrido alteração não permitindo, portanto, a contratação de um novo empréstimo.

Quando um aposentado, pensionista, servidor público ou funcionário de empresa privada interessados em contratar o crédito consignado, simulam em mais de um lugar simultaneamente, a margem também fica bloqueada.

Na prática isso quer dizer que impossibilita a sequência da formalização sendo necessário aguardar o seu desbloqueio.

Margem excedida

Similar ao caso da margem não atualizada, a margem pode ser excedida quando:

  • margem consignável excedida para o mutuário dentro do prazo: quando o titular já utilizou a margem anteriormente ou tem uma averbação superior ao limite da margem disponível;
  • margem consignável excedida para o mutuário dentro do prazo do contrato: se aplica as consignações solicitadas geralmente por quem tem pensão temporária. Como o benefício tem data limite, ao pedir um empréstimo para parcelar em mais vezes, o pedido não pode ser concluído.

Se desejar, o interessa pode pedir nova simulação de crédito com valores adequados.

Restrição interna

Já restrição interna, está relacionada com alguma pendência do contratante junto ao banco selecionado. O empréstimo consignado pode ser negado no banco em questão, mas pode ser aprovado em outra instituição.

Cancelamento pelo órgão pagador

O órgão pagador também pode cancelar o contrato que está aguardando averbação pelo mesmo motivo da margem consignável desatualizada.

Como a margem livre é um pré-requisito para a aprovação, valores inferiores ou negativos são critérios para a reprovação ou liberação de crédito com limite menor.

Portanto, para não ter o empréstimo consignado cancelado, é sempre muito importante se basear na margem consignável atual. Essa confirmação é realizada pela análise do extrato de empréstimo consignado ou contracheque atualizados.

O que fazer enquanto o contrato está em análise?

Todo o processo de averbação do contrato do empréstimo consignado é realizado de forma eletrônica. Outro ponto relevante é que não tem interferência do solicitante. Exceto, é claro, se decidir cancelar a operação.

Dessa forma, para ter o dinheiro liberado na conta, é preciso aguardar a averbação do contrato que está em análise. O prazo estimado para esse retorno é de 3-5 dias úteis nas operações de novo empréstimo.

Na portabilidade de crédito o prazo médio total é de 15-20 dias úteis, considerando desde o dia da simulação inicial.

IMPORTANTE: se a demanda recebida for maior a análise ou averbação podem demorar um pouco mais.

Então, como saber se o contrato foi averbado?

Após a inclusão das propostas em sistema e transmissão das informações, o banco ou correspondente bancário receberá o status dos contratos.

Logo, se aprovado, o solicitante deve ser informado sobre a data da transferência do crédito em conta. No caso de negativa, o cliente também deve ser informado, para saber o que aconteceu efetivamente.

Não há um número máximo de tentativas para tentar passar um contrato nos bancos. Entretanto, vale a ressalva de que é preciso receber o retorno sobre o contrato que está aguardando averbação antes. Do contrário, uma negociação pode interferir na outra e comprometer a margem consignável.

Se você está com o seu contrato aguardando averbação saiba que está a um passo de ter o dinheiro extra, para utilizar da forma como você preferir!


Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado