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O que é um correspondente bancário?

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Correspondente bancário é uma empresa contratada por instituições financeiras e demais instituições autorizadas pelo Banco Central (Bacen), para a prestação de serviços de atendimento aos clientes e usuários dessas instituições

Dessa forma, essas empresas (todas são obrigatoriamente pessoas jurídicas) são responsáveis por intermediar serviços entre as instituições financeiras e seus clientes.

Todo correspondente bancário precisa ter autorização do Banco Central para operar. Portanto, também deve segue regras e normas do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Recentemente, o Banco Central aprimorou a regulação sobre correspondentes no país, incluindo a possibilidade de atuação desses agentes em plataforma eletrônica

Saiba abaixo mais detalhes acerca da atuação dos correspondentes bancários.

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Como identificar um correspondente bancário?

Entre as empresas que são correspondentes mais conhecidas estão: lotéricas, banco postal, as chamadas fintechs (como é o caso da bxblue), lojas de crédito, empréstimo pessoal ou para empresas. 

As próprias instituições financeiras e demais autorizadas a funcionar pelo Banco Central podem ser contratadas como correspondente.

Os correspondentes bancários devem informar sua condição de prestador de serviços à instituição contratante. Isso inclui também descrever os produtos e serviços oferecidos e que são intermediados, disponibilizar os telefones dos serviços de atendimento e de ouvidoria da instituição contratante.

Nova regulamentação dos correspondentes bancários

O Conselho Monetário Nacional (CMN) publicou em julho de 2021 a Resolução CMN 4.935/2021, que aprimora a regulação referente à atuação dos correspondentes no país.  

A norma, que entra em vigor em fevereiro de 2022, tem como principais objetivos o aperfeiçoamento da gestão e da atuação dos correspondentes pelas instituições contratantes e a inclusão explícita da possibilidade de atuação desses agentes de forma digital

Pela nova resolução, as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central que mantiverem contrato de correspondentes no país devem criar uma política de atuação e de contratação de seus correspondentes, formalizada por documento específico e aprovada pelo conselho de administração ou diretoria da instituição. 

Essa política deverá prever critérios exigidos para contratação, mecanismos de controle do correspondente e regras de remuneração pela prestação dos serviços.

As instituições financeiras continuarão obrigadas a manter sistemas de controles internos adequados a fim de monitorar as atividades de atendimento ao público realizadas pelos correspondentes.

O objetivo do Banco Central com a nova regulamentação é assegurar maior comprometimento da instituições bancárias com a atuação dos correspondentes bancários e, por consequência, prover melhorias no mercado.

Correspondentes bancários digitais

Em razão do aumento do número de correspondentes que estão atuando por plataformas eletrônicas, além da inclusão explícita dessa possibilidade, a Resolução 4.935/21 fixou medidas para o atendimento prestado por meio desses canais. Algumas delas são:

  • a própria plataforma deve ter qualificação técnica mínima que permita a oferta de produtos e de serviços adequados às necessidades, interesses e objetivos dos clientes;
  • a prestação de informações necessárias à livre escolha e à tomada de decisões; e
  • linguagem clara e adequada à natureza e à complexidade das operações.  

Permanece a obrigação de disponibilização dessas informações também nos sites das instituições contratantes. 

Serviços comuns prestados pelos correspondentes bancários

Correspondente bancário é um banco?

Não. Um correspondente bancário não é um banco. Entre os serviços mais comuns prestados por esse tipo de empresa estão:

  • recepção e encaminhamento de propostas de abertura de contas de depósitos à vista, a prazo e de poupança mantidas pela instituição contratante;
  • realização de recebimentos, pagamentos e transferências eletrônicas visando à movimentação de contas de depósitos de titularidade de clientes mantidas pela instituição contratante;
  • recebimentos e pagamentos de qualquer natureza, e outras atividades decorrentes de contratos e convênios de prestação de serviços mantidos pela instituição contratante com terceiros (água, luz, telefone, etc);
  • execução ativa e passiva de ordens de pagamento cursadas por intermédio da instituição contratante por solicitação de clientes e usuários;
  • recepção e encaminhamento de propostas referentes a operações de crédito e de arrendamento mercantil de concessão da instituição contratante;
  • recebimentos e pagamentos relacionados a letras de câmbio de aceite da instituição contratante;
  • recepção e encaminhamento de propostas de fornecimento de cartões de crédito de responsabilidade da instituição contratante;
  • serviços complementares de coleta de informações cadastrais e de documentação, bem como controle e processamento de dados;
  • realização de operações de câmbio de responsabilidade da instituição contratante.

Os serviços prestados pelos correspondentes podem ser cobrados?

Todo serviço prestado por um correspondente bancário é cobrado. Entretanto, esse valor não pode ser repassado para o cliente.

Então quem paga a conta?

Por ser entendido como um prestador de serviços ou intermediário, os correspondentes bancários são remunerados pela(s) instituição(ões) que atendem. Dessa forma, não pode cobrar nenhuma tarifa ou taxa adicional dos clientes em comum.

Outras observações importantes dizem respeito ao contrato e pagamento antecipado. No caso de empréstimo ou financiamentos, todo contrato é celebrado direto com a instituição financeira, ou seja, com o banco escolhido.

Portanto, em nenhuma hipótese o correspondente bancário (na condição de Pessoa Jurídica) ou os colaboradores e representantes destas, podem solicitar qualquer importância. Essa prática é ilegal e deve ser denunciada.

Outro ponto importante é que o crédito ou cartão de crédito solicitados devem ser emitidos em nome do titular, ou seja, do contrante. A transferência e liberação do dinheiro também deve acontecer na conta bancária indicada pelo solicitante.

Portanto, o correspondente atua como um agente facilitador do processo. O contratante final (consumidor) e o contratado (instituição financeira) são as partes em qualquer solicitação de empréstimo.

No caso do empréstimo consignado há ainda uma terceira figura: a entidade averbadora. Como esse tipo de empréstimo é descontado direto da folha de pagamento, essa rubrica precisa ser autorizada.

A averbação do empréstimo consignado é a etapa em que o valor da(s) parcela(s) ou a margem para o cartão de crédito são reservadas a favor da instituição financeira.

Em resumo: o valor é repassado automaticamente do órgão ou empresa pagadora direto para o banco. Essa importância é então descontada do salário ou do benefício dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Quais são as vantagens em utilizar um correspondente bancário?

Vale a pena utilizar os serviços de um correspondente ou devo procurar um banco?

A resposta para essa pergunta irá depender do tipo de serviço necessário. No entanto, é importante saber quais são as principais vantagens em contratar produtos e serviços dos correspondentes. Veja:

1. Facilidade e acesso a diversos serviços

A partir dos serviços financeiros oferecidos pelos correspondentes bancários, é possível ter acesso facilitado a diversas operações. E isso, às vezes no mesmo lugar ou mesma plataforma.

Portanto, esse é dos motivos que fazem as pessoas procurarem esse intermediador, mas não o único.

2. Canal de atendimento

Os correspondentes são também um canal de atendimento das instituições financeiras. Isso quer dizer que atuam como facilitadores, no entanto, não podem responder pelos bancos.

Vale ressaltar também que os serviços disponibilizados pelos correspondentes podem ser diferentes dos oferecidos pelos bancos. Mas, por regra, esses devem ser informados, até para que os clientes e usuários saibam a qual canal de atendimento recorrer.

3. Agilidade nos processos

Um grande parcela dos correspondentes bancários hoje operam online. O uso da tecnologia e de plataformas que são muitas vezes associadas diretamente aos bancos (via integração dos sistemas, por exemplo), tornam as operações ainda mais rápidas.

Assim, desde pagar uma conta ou contratar um empréstimo tem sido muito mais prático. Outro fator importante é a questão da segurança.

Desde que os serviços sejam contratados em um correspondente, ou seja, em um agente autorizado o processo é seguro.

Mas então, como saber se a empresa que estou contratando é segura e não serei vítima de golpe?

Ao contratar qualquer produto ou serviço financeiro valide a procedência da empresa. Consulte também seu histórico junto aos órgãos de proteção ao Consumidor.

Outra dica muito válida é não assinar nenhum contrato, sem avaliar as cláusulas. Lembre-se que a intermediação é permitida, mas o contrato final deve ser celebrado com a instituição financeira.

E a bxblue é um banco?

Não. A bxblue não é um banco, mas sim um correspondente bancário. Ou seja, prestamos serviços para diversos bancos parceiros e somos autorizados para essa atividade.

Confira diversos produtos consignados.

Uma das formas de comprovar isso, é que nossa empresa é mencionada como parceira oficial digital ou correspondente nos sites dessas instituições. Alguns exemplos:

Além disso, todas as páginas do nosso site tem a mensagem obrigatória de identificação de correspondente bancário:

A BX Negócios Inteligentes LTDA. não é uma instituição financeira e não realiza operações de crédito diretamente. A BX Negócios Inteligentes LTDA. é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Como correspondente bancário digital, ou seja, que desenvolve suas atividades online, a bxblue tem as mesmas obrigações perante os bancos e seus clientes.

Vínculo com outras empresas

A bxblue é uma empresa especializada na concessão de empréstimo consignado e cartão de crédito consignado. Atende aposentados e pensionistas INSS, servidores públicos e trabalhadores de empresa privada, grupos elegíveis a esse tipo de empréstimo.

Oferecemos também a antecipação do Saque-Aniversário do FGTS para quem tem saldo em contas ativas ou inativas.

Clientes do Banco do Brasil também conseguem acesso a outras linhas de crédito, quando disponível.

Também mantemos parceria com outras empresas financeiras, entretanto, todas são devidamente identificadas em nossas ações internas e externas.

IMPORTANTE: apesar de serem nomes similares, não temos qualquer vínculo com as empresas Blue, Beblue, BlueBank, Blu365, 4Blue, Bluecredito, Bluecash, Useblu. Em caso de qualquer contato ou solicitação de pagamentos desconfie e denuncie.

Agora que você já sabe o que é um correspondente bancário e suas vantagens, pode avaliar essa opção da próxima vez que precisar de um serviço financeiro. Conte com a gente!


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