O que é um correspondente bancário?

Correspondente bancário é uma empresa contratada por instituições financeiras e demais instituições autorizadas pelo Banco Central (Bacen), para a prestação de serviços de atendimento aos clientes e usuários dessas instituições.

Dessa forma, essas empresas (todas são obrigatoriamente pessoas jurídicas) são responsáveis por intermediar serviços entre as instituições financeiras e seus clientes.

Todo correspondente bancário precisa ter autorização do Banco Central para operar. Portanto, também deve segue regras e normas do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Por determinação do Banco Central, todo correspondente bancário segue o que é determinado pela Resolução 3.954 (que revoga a resolução 3.110).

Como identificar um correspondente bancário?

Entre as empresas que são correspondentes mais conhecidas estão: lotéricas, banco postal, as chamadas fintechs (como é o caso da bxblue), lojas de crédito, empréstimo pessoal ou para empresas. 

As próprias instituições financeiras e demais autorizadas a funcionar pelo Banco Central podem ser contratadas como correspondente.

Os correspondentes bancários devem informar sua condição de prestador de serviços à instituição contratante. Isso inclui também descrever os produtos e serviços oferecidos e que são intermediados, disponibilizar os telefones dos serviços de atendimento e de ouvidoria da instituição contratante.

Serviços comuns prestados pelos correspondentes bancários

Correspondente bancário é um banco?

Não. Um correspondente bancário não é um banco. Entre os serviços mais comuns prestados por esse tipo de empresa estão:

  • recepção e encaminhamento de propostas de abertura de contas de depósitos à vista, a prazo e de poupança mantidas pela instituição contratante;
  • realização de recebimentos, pagamentos e transferências eletrônicas visando à movimentação de contas de depósitos de titularidade de clientes mantidas pela instituição contratante;
  • recebimentos e pagamentos de qualquer natureza, e outras atividades decorrentes de contratos e convênios de prestação de serviços mantidos pela instituição contratante com terceiros (água, luz, telefone, etc);
  • execução ativa e passiva de ordens de pagamento cursadas por intermédio da instituição contratante por solicitação de clientes e usuários;
  • recepção e encaminhamento de propostas referentes a operações de crédito e de arrendamento mercantil de concessão da instituição contratante;
  • recebimentos e pagamentos relacionados a letras de câmbio de aceite da instituição contratante;
  • recepção e encaminhamento de propostas de fornecimento de cartões de crédito de responsabilidade da instituição contratante;
  • serviços complementares de coleta de informações cadastrais e de documentação, bem como controle e processamento de dados;
  • realização de operações de câmbio de responsabilidade da instituição contratante.

Os serviços prestados pelos correspondentes podem ser cobrados?

Todo serviço prestado por um correspondente bancário é cobrado. Entretanto, esse valor não pode ser repassado para o cliente.

Então quem paga a conta?

O correspondente é remunerado pela instituição para o qual presta o serviço. Dessa forma, não pode cobrar nenhuma tarifa ou taxa adicional dos clientes.

Outras observações importantes dizem respeito ao contrato e pagamento antecipado.

No caso de empréstimo ou financiamentos, todo contrato é celebrado direto com a instituição financeira, ou seja, com o banco contratado.

Portanto, em nenhuma hipótese o correspondente bancário pode solicitar qualquer pagamento antecipado.  Essa prática é ilegal e deve ser denunciada.

Da mesma forma, todo crédito deve ser liberado na conta do contratante. Portanto, nenhum valor é transferido ou depositado para o correspondente bancário.

Como mencionado, o correspondente é apenas um agente facilitador do processo. O contratante e o contratado são as partes em qualquer solicitação de empréstimo.

Quais são as vantagens em utilizar um correspondente bancário?

Vale a pena utilizar os serviços de um correspondente ou devo procurar um banco?

A resposta para essa pergunta irá depender do tipo de serviço necessário. No entanto, é importante que você saiba quais são as principais vantagens em contratar produtos e serviços dos correspondentes.

1 – Facilidade e acesso a diversos serviços

A partir dos serviços financeiros oferecidos pelos correspondentes bancários, é possível ter acesso facilitado a diversas operações. E isso, às vezes no mesmo lugar ou mesma plataforma.

Portanto, esse é dos motivos que fazem as pessoas procurarem esse prestador de serviço, mas não o único.

2 – Canal de atendimento

Os correspondentes são também um canal de atendimento das instituições financeiras. Isso quer dizer que atuam como facilitadores, no entanto, não podem responder pelos bancos.

Vale ressaltar também que os serviços disponibilizados pelos correspondentes podem ser diferentes dos oferecidos pelos bancos. Mas, por regra, esses devem ser informados, até para que os clientes e usuários saibam a qual canal de atendimento recorrer.

3 – Agilidade nos processos

Um grande parcela dos correspondentes bancários hoje operam online. O uso da tecnologia e de plataformas que são muitas vezes associadas diretamente aos bancos (via API, por exemplo), tornam os processos ainda mais rápidos.

Assim, desde pagar uma conta ou contratar um empréstimo tem sido muito mais prático. Outro fator importante é a questão da segurança.

Desde que os serviços sejam contratados em um correspondente, ou seja, em um agente autorizado o processo é seguro.

Mas então, como saber se a empresa que estou contratando é segura e não serei vítima de golpe?

Ao contratar qualquer produto ou serviço financeiro valide a procedência da empresa. Consulte também seu histórico junto aos órgãos de proteção ao Consumidor.

Outra dica muito válida é não assinar nenhum contrato, sem avaliar as cláusulas. Lembre-se que a intermediação é permitida, mas o contrato deve ser celebrado direto com a instituição financeira.

E a bxblue é um banco?

A bxblue é um banco?

Não. A bxblue não é um banco, mas sim um correspondente bancário. Ou seja, prestamos serviços para diversos bancos parceiros e somos autorizados por eles para tal.

Uma das formas de comprovar isso, é que nossa empresa é mencionada como parceira oficial digital ou correspondente nos sites dessas instituições. Alguns exemplos:

Além disso, todas as páginas do nosso site tem a mensagem obrigatória de identificação de correspondente bancário:

A BX Negócios Inteligentes LTDA. não é uma instituição financeira e não realiza operações de crédito diretamente. A BX Negócios Inteligentes LTDA. é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Como correspondente bancário digital, ou seja, que desenvolve suas atividades online, a bxblue tem as mesmas obrigações perante os bancos e seus clientes.

Vínculo com outras empresas

A bxblue é uma empresa especializada na concessão de empréstimo consignado e cartão de crédito consignado. Atende Aposentados e Pensionistas INSS, Servidores Públicos e Trabalhadores CLT, grupos elegíveis a esse tipo de empréstimo.

Leia tambémA bxblue é confiável e segura?

Clientes do Banco do Brasil também conseguem acesso a outras linhas de crédito, quando disponível.

Além dos bancos parceiros, mantemos parceria com outras empresas financeiras, entretanto, todas são devidamente identificadas em nossas ações.

Apesar de serem nomes similares, não temos qualquer vínculo com as empresas Blue, Beblue, BlueBank, Blu365, Bluecredito, Bluecash, Useblu. 

Agora que você já sabe o que é um correspondente bancário e suas facilidades, pode avaliar essa opção da próxima vez que necessitar de um serviço financeiro!

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Como funciona o Empréstimo Consignado Online? Quando refinanciar o contrato do Empréstimo Consignado?
  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de