O que é e como funciona o Crédito Benefício do BB?

Publicado em: 29/05/2020

O Banco do Brasil oferece uma série de produtos e serviços relacionados a empréstimos pessoais, como o crédito benefício, uma linha facilitada e que pode ser contratada online.
Entenda como funciona essa modalidade, quais suas vantagens, a quem está destinada e como contratá-la.

Crédito Benefício BB

O crédito benefício é uma linha de crédito exclusiva para Aposentados e Pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que têm conta-corrente ativa no BB.
De modo geral, o empréstimo solicitado junto à instituição financeira terá seu valor depositado na conta no ato da contratação do serviço. Além disso, as parcelas podem ser pagas facilmente, uma vez que são descontadas automaticamente da conta-corrente do contratante no dia de recebimento do benefício.

Leia tambémEmpréstimo pessoal Banco do Brasil: linhas de crédito disponíveis

Para ter acesso a essa modalidade, o beneficiário deve receber a aposentadoria ou pensão no Banco do Brasil, concordar com os termos e assinar o Contrato de Adesão às Cláusulas Gerais do CDC (Crédito Direto ao Consumidor), além de ter limite de crédito disponível para a operação.

Quais são as vantagens?

Por conta de suas características, o crédito benefício pode ser uma alternativa viável uma vez que é pré-aprovado, fácil e não tem muita burocracia para sua liberação. O prazo de pagamento pode chegar a até 72 meses.
Confira, a seguir, os detalhes das principais vantagens em contar com essa opção.

Desconto automático

O crédito benefício é descontado automaticamente da conta-corrente. Isso significa que o cliente do BB tem a parcela quitada antes mesmo de sacar ou utilizar o saldo do pagamento recebido da Previdência Social.
Como a quitação é automática, o risco de ficar devendo não existe. Com parcelas fixas, fica mais fácil controlar a dívida.

Melhores taxas e condições

Por se tratar de uma modalidade na qual o desconto das parcelas é feito automaticamente, essa operação financeira é tida como de baixo risco – frente as outras. Consequentemente, as taxas de juros são mais competitivas em relação os demais tipos de empréstimo também.
A taxa de juros nominal oferecida para Aposentados e Pensionistas do INSS que contratarem o Crédito Automático do BB pode variar entre 2,91% ao mês. Além disso, a taxa anual é de 29,49% incluindo parte do Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo.

Maior prazo para pagamento

O Banco do Brasil oferece aos seus clientes o pagamento do crédito benefício entre 2 e 72 parcelas. Isto é, de acordo com o valor do empréstimo, é possível quitar o contrato em até seis anos.
Com isso, essa linha de crédito é mais flexível. Vale lembrar, no entanto, que  quanto maior o prazo para pagamento, menor o impacto financeiro nas despesas mensais. Por outro lado, prazos maiores tendem a ter custos maiores já que o pagamento é prolongado.

Dinheiro disponível para qualquer finalidade

Enquanto os financiamentos e consórcios  são cedidos apenas para a compra de bens móveis ou imóveis como carros, casas e apartamentos, o crédito benefício pode ser utilizado sem necessidade de comprovação da finalidade.
Em outras palavras, o mutuário é quem decide como e onde empregar o valor tomado. Nesse sentido, o empréstimo pode ser aplicado, por exemplo, para pagar outras dívidas, como cheque especial e cartões de crédito.

Crédito em conta na hora

O processo de solicitação e liberação do crédito benefício pode ser realizado online no site do Banco do Brasil ou de correspondentes autorizados.
Para tanto, basta apresentar documentos pessoais como RG e CPF, comprovante de residência e extrato de benefício atualizado. Após a aprovação do empréstimo, o dinheiro é transferido no ato para a conta-corrente do BB.

Quais as diferenças entre o crédito benefício e o Empréstimo Consignado?

Embora pareçam similares, as duas modalidades apresentam algumas importantes diferenças.
O crédito benefício do BB é liberado somente para os correntistas. Ou seja, é preciso e movimentar a conta no banco. Para quem já é cliente isso agiliza o atendimento. Por outro lado, exigir a manutenção da conta.
O empréstimo consignado também é vinculado a aposentadoria ou pensão INSS, mas pode ser pago em até 84 meses e com taxas de juros nominal de 1,80% ao mês.
Outro ponto importante a saber é que, no caso do consignado o empréstimo pode ser solicitado mesmo por quem está negativado ou com o nome do SPC/Serasa. O pré-requisito é ter margem consignável disponível.
Outra vantagem é que não é preciso ser correntista da instituição financeira pretendida, para obter o crédito.

Outra vantagem é que não é preciso ser correntista da instituição financeira pretendida, para obter o crédito. Dessa forma, o solicitante pode buscar o crédito onde for mais conveniente ou mais barato – isso independentemente de ser cliente ou não do banco.
Conhecer mais sobre cada linha pode ser o primeiro passo para obter crédito junto e consciente!

Receba novidades por e-mail