Como usar o Crédito Consignado para financiar os estudos

bxblue-como-usar-o-credito-consignado-para-financiar-os-estudos

Estudar é objetivo comum de grande parte da população hoje em dia. Mas o que nem sempre é tão fácil assim é obter o crédito ou dinheiro necessário para financiar os estudos.

Conheça agora o crédito consignado: uma das alternativas que pode facilitar esse próximo passo! Saiba como usar o crédito consignado para financiar os estudos!

Uma das coisas mais importantes, para garantir o futuro é o estudo. É por este motivo que muitos interessados ou estudantes optam por financiamentos ou empréstimos para ter acesso a uma boa educação.

Entre os motivos para fazer uma graduação ou até mesmo pós-graduação, é obter maiores salários e ter uma vida melhor. Mas esses motivos ainda podem se estender a uma motivação pessoal, sonho por uma carreira, entre tantos outros.

Mas o que quase ninguém sabe é que o crédito consignado, também pode ser uma alternativa, entre as linhas de crédito disponíveis, para financiar os estudos. 

Conheça algumas dessas linhas e faça a melhor escolha.

Linhas de crédito disponíveis

É importante ressaltar que existem diversos tipos de empréstimos para universitários. Vale a pena fazer uma pesquisa e até mesmo realizar simulações de empréstimos para saber qual é o mais vantajoso.

Além de diferentes modalidades disponíveis, as taxas de juros também podem variar muito de uma instituição para outra.

Empréstimo Estudantil pelo FIES

O FIES é um programa muito conhecido entre os estudantes. É uma iniciativa do Governo que fornece empréstimo estudantil para alguns grupos de pessoas.

Para fazer a solicitação de empréstimo pelo FIES é necessário atender os seguintes requisitos:

  • Ter prestado o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio;
  • Apresentar documentação para análise;
  • Comprovar renda.

Somente será possível fazer o cadastro no FIES se a faculdade particular estiver cadastrada à iniciativa e se tiver nota positiva no MEC.

Entre suas vantagens está a de poder pagar o curso após o término da formação.

O programa libera crédito para pagar 25% ou até mesmo 100% do curso. Após a conclusão da graduação, o estudante deverá iniciar o pagamento do empréstimo.

As taxas e juros são de 3,4% ao ano, seu prazo máximo de pagamento é de 14 anos.

Linha Estudantil – Pravaler

O empréstimo Pravaler é uma modalidade de empréstimo estudantil para aqueles que não entram nos requisitos do FIES.

Um de seus diferenciais é aceitar graduações EAD (Ensino à Distância), algo que não acontece no FIES.

Sua contração é feita semestralmente. Caso o estudante opte por uma graduação de quatro anos, poderá fazer o pagamento em até 8 anos após o término do curso. A taxa de juros cobrada é de até 2,8% ao ano.

As etapas para contratação são:

  • Análise da proposta de aprovação;
  • Envio de documentos;
  • Ativação da matrícula.

Empréstimo para Universitário – Banco do Brasil

Praticamente todos os bancos hoje em dia contam com uma opção de empréstimo estudantil. É importante conhecer suas taxas e fazer uma simulação para identificar qual deles é o melhor.

O crédito universitário do Banco do Brasil oferece um empréstimo de até R$800,00 sem necessidade de comprovação de renda.

Valores acima desse, deverão passar por uma análise de crédito e aprovação mais rígida.

A solicitação poderá ser feita por pessoas a partir de 16 até 28 anos. O pagamento do empréstimo estudantil poderá ser feito em até 60 meses.

Entre as vantagens listadas pelo próprio banco estão:

  • Possibilidade de consultar o extrato através do celular;
  • Contratação sem comprovação de renda;
  • 100% de desconto em SMS de celular por 6 meses.

Em alguns casos, o financiamento pode exigir um fiador ou avalista. Essa condição é dispensável, na contratação do empréstimo consignado, onde o próprio titular da dívida, fica também responsável pelo pagamento da dívida.

Empréstimo Consignado

O crédito consignado é aquele descontado direto do benefício INSS ou salário. A modalidade está disponível para Aposentados, Pensionistas, Servidores Públicos e Trabalhadores com carteira assinada.

Além do empréstimo convencional, também pode ser obtido a partir do cartão de crédito consignado. Mais uma opção para quem precisa financiar os estudos ou comprar materiais, pagar cursos adicionais.

Sua liberação está atrelada à disponibilidade de margem consignável, que é basicamente o quanto da renda pode ser gasto com esse tipo de despesa.

A margem consignável é de 35% sobre o valor líquido da renda mensal. Esse valor está dividido entre 30% para empréstimos e 5% para saques e despesas com o cartão consignado.

Leia tambémComo funciona o Empréstimo Consignado?

O limite para empréstimo pode ser utilizado de um contrato único ou em mais de um contrato. Já o cartão consignado só pode ser contratado uma vez.

Por ser descontado direto do pagamento, o empréstimo consignado é a linha de crédito pessoal mais barata do País.

Saiba agora as principais vantagens em usar o empréstimo consignado para financiar seus estudos!

5 vantagens em usar o Empréstimo Consignado para os estudos

O empréstimo consignado possui diversas vantagens sobre outros tipos de empréstimo pessoal.

Sua aprovação é rápida e garante ao cliente taxas muito mais baixas do que as praticadas em outras modalidades, como o de alguns financiamento estudantil, por exemplo.

Confira outros motivos para contratar o seu empréstimo consignado agora.

1 – Juros menores que o de outras linhas de crédito educacionais

Os bancos oferecem taxas menores para os empréstimos consignados. Isso acontece porque os descontos do empréstimo são feitos através da folha de pagamento do solicitante.

Este fator traz a garantia ao banco de que as parcelas serão pagas em dia. Por outro lado, o cliente também pode se beneficiar ao ter um empréstimo, pagando menos.

A taxa de juros nominal é de 2,08% para Aposentados e Pensionistas INSS e de 2,05% para Servidores Públicos. Trabalhadores de empresas privadas pagam, em média 3,5% ao mês.

Já o cartão tem taxa de juros até dez vezes mais baratas que os cartões convencionais.

Uma dica importante ao comparar as modalidades de empréstimo é usar como referência o Custo Efetivo Total ou CET. Esse é o valor total da dívida, que será dividida pelo prazo de pagamento.

Já conta com todos os custos que o banco tem ao ceder o dinheiro. Assim, além das taxas de juros, somam outras tarifas, taxas e despesas.

O valor pode mudar também de banco em banco, por isso é sempre recomendado fazer simulações de crédito, antes de tomar uma decisão.

2 – Prazos maiores para pagamento

A possibilidade de contratar um empréstimo para os estudos é excelente para quem não tem condições financeiras ou precisa de dinheiro extra.

Porém, é preciso se atentar aos prazos de pagamento dos empréstimos estudantis. A dica é sempre optar pelo que efetivamente cabe no bolso.

O empréstimo consignado, por exemplo, pode ser parcelado em até 72 meses no caso de Aposentados e Pensionistas. Servidores Públicos Federais (SIAPE), Estaduais ou Municipais podem pagar em até 96 meses.

Ao fazer a conta, é preciso lembrar que prazos maiores permitem o pagamento de parcelas de menor valor. Mas, por outro lado também comprometem a renda por mais tempo.

Prazos menores para pagamento são sinônimos de parcelas mais altas. Então, é preciso avaliar o que é mais viável.

3 – Menos burocracia para contratar e conseguir o crédito

A contratação de crédito consignado é simples e sem burocracia. O empréstimo pode ser liberado até para negativados, desde que estes tenham margem consignável disponível.

Leia tambémEmpréstimo para negativados: sem consulta SPC ou Serasa

Para fazer a solicitação basta procurar o banco diretamente ou utilizar o simulador de empréstimo consignado online.

Essa ferramenta permite a comparação de taxas de juros de diversos bancos, apresentando mais de uma proposta para avaliação.

Assim, é possível contratar um novo empréstimo apresentando apenas o RG, CPF, comprovante de endereço e residência.

Após aprovado e averbado, o dinheiro do empréstimo consignado é liberado na conta em média, em até 3 dias úteis. Alguns bancos já conseguem liberar o crédito em até 24 horas, mas isso depende da política de crédito de cada instituição.

4 – Desconto direto na folha de pagamento

A grande vantagem do empréstimo consignado é ter os descontos das parcelas feito automaticamente na folha de pagamento.

Isso dá mais segurança ao consumidor e ao banco de que os prazos serão cumpridos sem atrasos, multas e mais juros. 

É importante ressaltar que todos os valores serão acordados no período de contratação do empréstimo. Sempre respeitando a margem consignável, que é o valor máximo que poderá ser descontado do seu salário. 

Diferente de um financiamento, o empréstimo ou cartão consignado podem ser utilizados como o consumidor desejar. Isso significa mais flexibilidade sobre como utilizar o dinheiro disponível.

5 – Redução da chance de inadimplência

Com o crédito consignado, o banco reduz a chance de inadimplência, uma vez que não depende do credor fazer o pagamento das parcelas.

Essa é uma ótima notícia, já que o Brasil é o País com mais inadimplentes da América Latina!

Já os demais tipos de empréstimo pessoal dependem do pagamento do credor. E, caso a quitação da parcela não ocorra dentro do prazo, a dívida pode se tornar bem maior.

E essas são apenas alguns dos benefícios do empréstimo consignado. Ideal pra quem quer financiar os estudos. Simule, compare e contrate online agora.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Como usar o Crédito Consignado para financiar os estudos

Posts recomendados