Como usar o Crédito Consignado para pagar o cartão de crédito

bxblue-como-usar-o-credito-consignado-para-pagar-o-cartao-de-credito

Uma das maiores dificuldades de quem gasta sem controle, está muitas vezes em pagar o cartão de crédito no final do mês.

Mas é possível se ver livre de uma das dívidas comuns, que ainda tira o sono de muitas pessoas, com o uso do crédito consignado. Saiba como!

Quem está endividado quer encontrar uma solução para sair do vermelho. Mas o que muitas pessoas não sabem é que optar pelo crédito consignado, em situações como essa, também pode ajudar e é uma escolha inteligente.

Disponível para Aposentados, Pensionistas, Servidores Públicos e Trabalhadores com carteira assinada, essa modalidade de empréstimo pessoal traz inúmeras vantagens.

Como o seu pagamento está vinculado com a aposentadoria, pensão ou salário essa é a garantia que os bancos têm de que o valor emprestado será pago.

Em contrapartida, as taxas de juros cobradas podem ser até dez vezes menores que as do cartão de crédito, por exemplo.

Leia também: Como funciona o empréstimo consignado

Mas essa é apenas um dos motivos para usar o crédito consignado para pagar o cartão de crédito. Aproveite para saber quais são os demais!

Por que utilizar o Crédito Consignado para quitar dívidas mais caras?

Então, por que utilizar o crédito consignado para quitar dívidas mais caras? 

Uma resposta muito rápida é: para economizar dinheiro. Sim, é possível economizar dinheiro ao deixar de pagar dívidas com juros mais altos. E também ao pesquisar alternativas de crédito mais baratas.

Mas antes de tudo, vale lembrar que um empréstimo é uma dívida de longo prazo. Por isso deve ser utilizado quando realmente for necessário. Especialmente, para a quitação de dívidas mais caras.

Muitas dívidas como as do cartão de crédito somam juram em cima de juros. Assim, por exemplo, por menor que seja a conta inicial ou o saldo devedor, pode aumentar – e muito.

Embora as novas regras do crédito rotativo tenham entrado em vigor recentemente, junto ao cheque especial, os juros do cartão de crédito são um dos grandes responsáveis pelo endividamento dos brasileiros.

A taxa de juros média pode chegar a mais de 300% ao ano, enquanto as do crédito consignado somam pouco mais de 30%.

Confira outros bons motivos para usar o crédito consignado, neste caso.

Trocar dívida mais cara por uma mais barata

Um dos motivos mais estratégicos em contratar ou utilizar o crédito consignado para pagar o cartão de crédito, é, justamente, pagar taxas de juros mais baratas.

Com o dinheiro emprestado, é possível quitar o saldo devedor diretamente com o banco. A dica neste caso, é pagar a dívida à vista.

Uma vez quitado, o cartão de crédito deve ser utilizado novamente somente quando não for possível pagar em dinheiro.

Compras de maior valor custam mais e por isso, também devem ser planejadas. O uso indevido do cartão de crédito é o que leva ao rápido endividamento.

Uma opção a ser considerada e adotada, pode ser o cartão de crédito consignado. Assim como o crédito consignado, apresenta taxas de juros mais competitivas. 

Leia também: 10 dúvidas comuns sobre o Cartão de Crédito Consignado?

Assim, é possível fazer compras parceladas ou sacar o dinheiro, pagando mais barato.

Maior controle financeiro

Como as parcelas do empréstimo consignado são fixas e no mesmo valor todos os meses, isso ajuda a ter um maior controle financeiro.

Outra vantagem é que, como as parcelas são descontadas automaticamente do salário ou benefício INSS, não há risco do pagamento não ocorrer. Com isso, também não são cobrados juros adicionais.

Ao quitar a(s) dívida(s) com o cartão de crédito, o orçamento pessoal ou familiar pode ser reequilibrado novamente.

Centralização da dívida

Ao substituir uma ou mais dívidas pelo crédito consignado, é possível centralizá-las em um único lugar. 

Por mais óbvio que isso pareça, somente com essa simples mudança financeira é possível garantir que todas as contas estão sendo pagas no período devido.

Além disso, é claro, permite também ter mais visibilidade das dívidas, evitando assim o superendividamento.

Esse é um dos maiores riscos que os especialistas apontam, no caso do uso do cartão de crédito. Pequenas contas diárias que não são consideradas no orçamento, quando somadas, podem se acumular e trazer prejuízos maiores no fim das contas.

Então, como contratar o crédito consignado?

Como contratar o Crédito Consignado?

Se o objetivo é pagar o cartão de crédito ou as dívidas mais caras, vale a pena colocar todas as contas no papel.

Isso ajudará a saber quanto de dinheiro será necessário. O ideal é solicitar o crédito para liquidar as dívidas e ter uma reserva financeira, para o caso de emergências.

Os prazos para pagamento do empréstimo consignado variam entre 12 e 96 meses, para alguns convênios. No entanto, o novo contrato deve ser realizado somente pelo tempo necessário.

Mas como saber qual é o prazo ideal? 

Ao contratar um empréstimo, é preciso lembrar que prazos maiores representam parcelas menores. Da mesma forma, prazos menores totalizam parcelas maiores.

Como o crédito consignado é desconto direto do contracheque, o valor da prestação será debitado direto. Assim, quanto maior o valor da parcela, menor o valor recebido no fim do mês. Ou seja, maior o comprometimento com o empréstimo.

Esse valor, chamado de margem consignável, é limitado a 35% da renda mensal líquida. Destes, 30% são para destinados a um ou mais contratos de empréstimo e os 5% para o cartão de crédito consignado.

Estar atento a este valor, portanto, evita uma nova dívida desnecessária, bem como o bloqueio da margem consignável.

A dica é pegar o valor necessário para quitar as dívidas, mais o saldo de segurança e pagar dentro daquilo que cabe no bolso.

Se você fez as contas e viu que o crédito consignado pode ser a melhor opção pra você, saiba que é possível contratá-lo online!

E melhor do que isso. Com toda tecnologia disponível hoje em dia, ainda dá pra simular e comparar as taxas de juros entre os bancos.

Isso garante ainda mais economia na ponta do lápis e mais dinheiro no bolso. Então, não perca mais tempo. Faça agora a simulação de crédito consignado online e se livre de uma vez das dívidas do cartão de crédito.

Pagar o cartão de crédito consignado nunca foi tão fácil!

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Como usar o Crédito Consignado para pagar o cartão de crédito

Posts recomendados