bxblue como usar o credito consignado para pagar o ipva e iptu

Como usar o crédito consignado para pagar o IPVA e IPTU

Simule um empréstimo consignado grátis

Os primeiros meses do ano concentram algumas das principais despesas no orçamento familiar, como resquícios dos gastos de Natal e Ano Novo, férias, matrículas e materiais escolares. Mas duas despesas recorrentes têm menor flexibilidade: são elas o pagamento dos impostos, IPVA e IPTU.

O IPVA é a sigla para o imposto sobre a propriedade de veículos automotores, ou seja, é uma cobrança que incide sobre a propriedade de veículos.

Por sua vez, o IPTU é a abreviação do imposto predial e territorial urbano, uma cobrança do governo, na forma de imposto, que diz respeito a propriedades com construção no meio urbano.

Os dois impostos são de suma importância para garantir a regular propriedade do bem – e as cobranças permitem descontos para quem pagamentos em cota única.

Por isso, confira abaixo as vantagens de utilizar um empréstimo para quitar antecipadamente o IPVA e IPTU, com desconto.

Receba novidades e ofertas por e-mail.

Vale a pena fazer um empréstimo para pagar IPVA e IPTU à vista?

Apesar de IPVA e IPTU serem despesas anuais recorrentes a milhões de brasileiros, muitas pessoas podem se encontrar com dificuldades no orçamento que geram o atraso no pagamento destes impostos.

De início, vale mencionar que a legislação permite a penhora e eventual leilão dos bens – seja o imóvel ou veículo – para a quitação da dívida.

Embora esta possibilidade seja mais demorada e burocrática, ela de fato existe. Por isso, é de suma importância encontrar alternativas para pagamento destes impostos.

Dessa forma, uma solução eficiente é buscar uma linha de crédito para quitar todos esses débitos em dia. E nesse contexto fazer um empréstimo consignado para quitar o IPVA e IPTU é sim uma excelente alternativa.

Isso porque, nessa modalidade, as parcelas são descontadas automaticamente do pagamento do salário ou benefício previdenciário.

Sendo assim, os bancos têm maior garantia de quitação do valor emprestado e, por isso, as taxas de juros são as mais baixas do mercado.

Atualmente, o teto da taxa de juros nominal para esse tipo de crédito é de 1,97% por mês para aposentados e pensionistas do INSS, no caso de empréstimo consignado; e de 2,05% para servidores públicos federais (SIAPE). 

Enquanto isso, a cobrança de multas por atraso no pagamento do IPVA e IPTU podem chegar  4% em média, com juros de 1% por dia.

Para entender melhor, veja, a seguir, exemplos de quando vale a pena pagar à vista ou parcelar o imposto.

Pagamento à vista

Os consumidores podem obter diversas vantagens na hora de pagar à vista os seus impostos.

Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por exemplo, oferecem 3% de desconto para o condutor que pagar o IPVA de seu veículo em uma única vez.

Por outro lado, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pode ter seu desconto variável, de acordo com cada cidade.

Nesse caso, para saber se vale realmente a pena esse tipo de transação, é preciso calcular os juros do parcelamento oferecido pela Prefeitura.

Pagamento parcelado

Na maioria dos Estados, o pagamento do IPVA e IPTU parcelado pode não incorrer na cobrança de juros — caso os vencimentos estejam em dia. Entretanto, ao ficar inadimplente, o contribuinte pode ter que arcar com custos ainda mais elevados.

A prefeitura da cidade de São Paulo, por exemplo, adota medidas drásticas para punir aqueles que atrasam o pagamento. O valor total da dívida passa a levar em consideração a aplicação de multa, juros e correção monetária.

Ainda, casos mais graves de inadimplência mesmo após o parcelamento, o contribuinte pode ter seu nome incluído na Dívida Ativa da União.

Portanto, para identificar o parcelamento como melhor opção, o interessado deverá fazer um cálculo levando em consideração as taxas cobradas no Custo Efetivo Total (CET) da dívida.

Em relação ao empréstimo consignado, este valor pode ser menor, portanto, sendo o pagamento à vista, uma opção a ser considerada, a partir do valor obtido pelo empréstimo.

Confira diversos produtos consignados.

4 vantagens em pagar as contas do início do ano à vista

É natural que muitos consumidores fiquem em dúvida na hora de pagar as dívidas do início do ano.

Com os programas de incentivo para reduzir o número de inadimplentes e as facilidades como o pagamento parcelado, identificar a alternativa correta pode ser uma tarefa difícil.

Contudo, o pagamento à vista para quem tem essa possibilidade é uma saída mais inteligente para o controle do orçamento familiar.

Veja, a seguir, porque pagar à vista pode ser muito vantajoso.

1. Quitar dívidas mais caras

Juntos, o IPVA e IPTU representam uma fatia considerável nos gastos pessoais logo nos primeiros dias do ano. Assim, por se tratar de uma linha de crédito com juros baixíssimos, o empréstimo consignado pode ser utilizado para pagar dívidas mais caras.

Para isso, o interessado pode concentrar todas as suas principais despesas em apenas um credor. Nesse caso, é possível negociar descontos, reduzir as taxas de juros e evitar a inadimplência pela incapacidade financeira.

2. Obter descontos

Como já destacamos, a maioria dos governos estaduais e municipais oferecem bons descontos para o pagamento do IPVA e IPTU, em conta única.

Essa prática é muito comum em todos os grandes centros, especialmente para evitar o desfalque na arrecadação de recursos.

3. Ter crédito liberado para outras necessidades

Quitar dívidas à vista é uma forma de evitar a inadimplência e manter acesso livre a linhas de crédito para necessidades futuras.

O empréstimo consignado pode ser utilizado por diversas formas  –  diferentemente do que acontece em um financiamento.

Por isso, eliminar despesas pode ajudar a realizar outros objetivos durante o ano. Ou seja, adquirir novos objetos, investir em uma viagem ou até mesmo aplicar nos estudos.

4. Facilita a organização financeira

O não pagamento das dívidas à vista gera uma série de pequenos parcelamentos no orçamento mensal da família, que se acumulam ao longo do ano.

Neste cenário, fica ainda mais difícil avaliar quanto de fato sobre no fim do mês para as demais despesas do dia a dia.

Assim, sempre que possível, vale a pena fazer o pagamento à vista de dívidas mais altas.

Como fazer um empréstimo consignado online?

O empréstimo consignado na BX Blue, uma empresa PicPay, está disponível para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos federais (SIAPE), ativos, inativos e pensionistas.

Se você se encaixa em um dos convênios acima pode simular e encontrar a melhor oferta de crédito e fechar o seu contrato rapidamente, com segurança.

Com o simulador gratuito é possível comparar a taxa de juros das diferentes ofertas, prazos e condições de pagamento. 


A ajuda financeira que você precisa: simule seu consignado com as melhores taxas na BX Blue, uma empresa PicPay, clicando aqui.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais

Confira artigos relacionados

Receba novidades e ofertas por e-mail.

Veja ofertas de empréstimo consignado