Como usar o Crédito Consignado para pagar o IPVA e IPTU
O IPVA e IPTU podem ser pagos à vista, garantindo descontos. Saiba quando vale a pena solicitar um empréstimo para quitar essas dívidas. Consulte agora.

Os primeiros meses do ano concentram algumas das principais despesas no orçamento familiar anual. O pagamento de impostos como IPVA e IPTU, por exemplo, começam a ser efetuados a partir de janeiro.
Por isso, não tão raro, muitos contribuintes se veem em situação difícil na hora de pagar estes impostos. Assim, para fugir do vermelho, a solução encontrada por grande parte das pessoas pode ser buscar uma linha de crédito de modo a quitar todos esses débitos em dia.
É importante ressaltar que essas taxas são utilizadas pelo Governo Estadual e Municipal, respectivamente, para aplicar em melhorias na saúde, educação e infraestrutura.
Por isso, os governos oferecem descontos exclusivos para quem pretende pagar em uma única cota.
Aproveite para avaliar as vantagens de utilizar um empréstimo para quitar antecipadamente o IPVA e IPTU, com desconto.
Saiba mais agora mesmo!
Vale a pena fazer um empréstimo para pagar o IPVA e IPTU à vista?
De modo geral, fazer um empréstimo consignado para quitar o IPVA e IPTU é sim uma excelente alternativa.
Nessa modalidade, as parcelas são descontadas do pagamento de salário ou benefício do tomador.
Sendo assim, os bancos têm menores riscos de não receberem o montante emprestado e, por isso, as taxas de juros são as mais baixas do mercado.
Atualmente, o teto da taxa de juros nominal para esse tipo de crédito é de 2,08% por mês para Aposentados e Pensionistas e de 2,05% para Servidores Públicos.
Enquanto isso, a cobrança de multas por atraso no pagamento do IPVA e IPTU podem chegar 4% em média, com juros de 1% por dia.
Para entender melhor, veja, a seguir, exemplos de quando vale a pena pagar à vista ou parcelar o imposto.
Pagamento à vista
Os consumidores podem obter diversas vantagens na hora de pagar a vista os seus impostos.
Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por exemplo, oferecem 3% de desconto para o condutor que pagar o IPVA de seu veículo em uma única vez.
Por outro lado, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pode ter seu desconto variável, de acordo com cada cidade. Nesse caso, para saber se vale realmente a pena esse tipo de transação, é preciso calcular os juros do parcelamento oferecido pela Prefeitura.
Pagamento parcelado
Na maioria dos estados, o pagamento do IPVA e IPTU parcelado pode não incorrer na cobrança de juros — caso os vencimentos estejam em dia. Entretanto, ao ficar inadimplente, o contribuinte pode ter que arcar com custos ainda mais elevados.
A prefeitura da cidade de São Paulo, por exemplo, adota medidas drásticas para punir aqueles que atrasam o pagamento. O valor total da dívida passa a levar em consideração a aplicação de multa, juros e correção monetária.
Ainda, casos mais graves de inadimplência mesmo após o parcelamento, o contribuinte pode ter seu nome incluído na dívida ativa da união.
Portanto, para identificar o parcelamento como melhor opção, o interessado deverá fazer um cálculo levando em consideração as taxas cobradas no Custo Efetivo Total (CET) da dívida.
Em relação ao empréstimo consignado, este valor pode ser menor, portanto, sendo o pagamento à vista, uma opção a ser considerada, a partir do valor obtido pelo empréstimo.
3 Vantagens em pagar as contas do início do ano à vista
É natural que muitos consumidores fiquem em dúvida na hora de pagar as dívidas do início do ano.
Com os programas de incentivo para reduzir o número de inadimplentes e as facilidades como o pagamento parcelado, identificar a alternativa correta pode ser uma tarefa difícil.
Leia também: Como usar o Crédito Consignado para quitar as dívidas do início do ano?
Contudo, o pagamento à vista para quem tem essa possibilidade é uma saída mais inteligente para o controle do orçamento familiar.
É válido lembrar que a falta de pagamento do IPVA e IPTU podem gerar punições como a inclusão do nome do contribuinte em órgãos de proteção ao crédito e o acréscimo de multas pelo atraso.
Veja, a seguir, porque pagar à vista pode ser muito vantajoso.
Quitar impostos e outras dívidas mais caras
Juntos, o IPVA e IPTU representam uma fatia considerável nos gastos pessoais logo nos primeiros dias do ano. Assim, por se tratar de uma linha de crédito com juros baixíssimos, o empréstimo consignado pode ser utilizado para pagar dívidas mais caras.
Para isso, o interessado pode concentrar todas as suas principais despesas em apenas um credor. Nesse caso, é possível negociar descontos, reduzir as taxas de juros e evitar a inadimplência pela incapacidade financeira.
Obter descontos
Como já destacamos, a maioria dos governos estaduais e municipais oferecem bons descontos para o pagamento do IPVA e IPTU, em conta única.
Essa prática é muito comum em todos os grandes centros, especialmente para evitar o desfalque na arrecadação de recursos.
Ter crédito liberado para outras necessidades
Quitar dívidas à vista é uma forma de evitar a inadimplência e manter acesso livre a linhas de crédito para necessidades futuras.
O empréstimo consignado pode ser utilizado por diversas formas – diferentemente do que acontece em um financiamento.
Por isso, eliminar despesas pode ajudar a realizar outros objetivos durante o ano. Ou seja, adquirir novos objetos, investir em uma viagem ou até mesmo aplicar nos estudos.
Como fazer um Empréstimo Consignado Online?
O empréstimo consignado está disponível para beneficiários do INSS, Servidores Públicos, Militares e Trabalhadores CLT de empresas conveniadas.
Pessoas desse grupo podem fazer uma simulação, encontrar a melhor oferta de crédito e fechar o seu contrato rapidamente.
Para isso, basta utilizar o simulador de empréstimo consignado online. Por meio dessa ferramenta, é possível comparar a taxa de juros de diversos bancos, simular diferentes prazos e condições de pagamento.
Quer fazer um empréstimo consignado?
A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.
Publicado em: 16/01/2019