Em que data sai a prévia do contracheque SIAPE no SIGEPE ou SouGov?

bxblue - contracheque SIAPE no SIGEPE

Publicado em: 08/05/2021

A consulta da prévia do contracheque SIAPE no SIGEPE ou agora pelo SouGov, é essencial para que servidores federais possam conferir os valores que vão constar nas folhas de pagamento oficialmente, quando forem emitidas.

Então, essa é a chance de reivindicar qualquer alteração necessária. Mas para isso, é preciso saber e acompanhar a data da divulgação dessa informação. Veja agora como não perder nenhuma prévia do contracheque SIAPE.

Inscreva-se para receber novidades sobre empréstimo consignado
Erro ao enviar, tente novamente.

Prévia do contracheque SIAPE no SIGEPE ou no SouGov?

Quando sai a prévia do contracheque SIAPE no SIGEPE?

Não existe uma data fixa para que todos os órgãos do Executivo Federal e do Governo do Distrito Federal – GDF, processem e emitam a folha de pagamento dos servidores. 

A data limite, é dada sempre pela data do pagamento, que agora teve seu cronograma alterado para todo 1º dia útil do mês (no caso dos servidores da União).

Leia tambémCalendário de pagamento dos servidores federais da União 2021

Diante disso, cada órgão pode definir o seu cronograma. Ou seja, não existe um calendário de pagamento dos servidores federais ou um cronograma para emissão dos contracheques SIAPE 2021.

Quando fechada as folhas, os holerites são disponibilizados online pelo SIGEPE Servidor e Pensionista (versão web) ou pelo aplicativo SouGov.

Exemplo do cronograma da folha de pagamento

Antes mesmo do lançamento da prévia do contracheque, podem existir outras fases intermediárias. Entre estas podem constar a abertura e fechamento da folha para atualizações, homologação e prévia do contracheque, emissão dos contracheques definitivos e a realização do pagamento.

Veja abaixo o exemplo da folha da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, de janeiro, referente a competência de dezembro:

  • Entrega de documentos para processamento da folha de Janeiro/2021: 08/01/2021;
  • Homologação do registro de frequência por biometria referente a Dezembro/2020: 08/01/2021;
  • Registros de férias no Sigef para processamento da folha de Janeiro/2021: 13/01/2021;
  • Fechamento da folha de pagamento de Janeiro/2021: 15/01/2021;
  • Consulta à prévia do contracheque e Homologação da folha de pagamento de Janeiro/2021: 18/01/2021;
  • Disponibilização do contracheque de Janeiro/2021: 23/01/2021;
  • Previsão de abertura da folha de pagamento de Fevereiro/2021: 25/01/2021;
  • Data limite prevista para homologação do registro de frequência por biometria referente a Janeiro/2021: 05/02/2021.

Entenda agora como fica a folha quando há algum lançamento do empréstimo consignado.

Empréstimo consignado

O cronograma para que as consignatárias incluam e efetuam operações na folha de pagamento, é divulgado pelo Serpro e pelo Ministério do Planejamento. Isso se aplica também para o caso do empréstimo consignado, quanto para outros descontos compulsórios.

O envio de arquivos de consignação (compulsória e facultativa) geralmente devem ser encaminhados da última semana do mês corrente, até o dia 10 do mês seguinte. O lançamento em folha é no mês consecutivo – mas isso pode variar de órgão a órgão.

Prévia do contracheque no SIGEPE

Na nova versão da plataforma web, a prévia está disponível já na tela inicial. Depois de logar na conta pelo SIGAC, o usuário deve rolar a página até o final.

Fonte: reprodução SIGEPE

Prévia do contracheque no SouGov

No app SouGov essa funcionalidade também pode ser acessada facilmente depois de logar na conta pessoal com o Login Único do Governo.

Foto: Reprodução/Governo Federal

Esse serviço pode ser conferido sem restrições, em qualquer dia da semana ou horário.

Leia também: Guia para o servidor federal acessar a prévia e o contracheque no SouGov

Vale lembrar que a prévia do contracheque é para simples conferência. Ou seja, o contracheque emitido oficialmente é o que terá validade financeira e jurídica – para todos os efeitos.

Por quanto tempo a prévia do contracheque fica disponível?

A prévia do contracheque SIAPE no SIGEPE fica disponível, em média, de 3 a 5 dias. Depois disso, é possível consultar as folhas de pagamento já emitidas, pelo SIGEPE, nas seguinte opção:

  • Dados Financeiros > Consultar contracheque: para acesso aos contracheques mais antigos (dados históricos que podem ser buscados pelo mês de interesse).

ATENÇÃO: o aplicativo do SIGEPE foi desativado em Julho deste ano, devido a migração para o SouGov. Assim, não receberá mais atualizações.

No SouGov o passo a passo é similar, basta:

  • Selecionar a opção “Autoatendimento” e, em seguida, “Consulta Contracheque”.

Em seguida, basta escolher o mês que deseja ver o contracheque.

Como ser avisado sobre a prévia do contracheque SIAPE pelo SouGov?

Quem já utiliza o SouGov app pode receber notificações sobre a prévia do contracheque SIAPE, direto no celular. Os alertas automáticos serão enviados em formato de “push notification”.

Teve acesso a prévia mas encontrou informações erradas ou divergentes? Saiba como proceder.

O que fazer se o contracheque tiver informações divergentes?

Caso o servidor identifique qualquer informação ou valor divergente na prévia do contracheque, deve comunicar imediatamente o Departamento de Pagamento Pessoal (DPP) ou Departamento de Recursos Humanos (DRH), pessoalmente ou por telefone.

É necessário se informar sobre os contatos direto na Unidade Pagadora, também conhecida com UPAG.

Leia também: O que é Unidade Pagadora? Entenda como identificar essa informação

O servidor também pode, por exemplo, pedir para alterar o banco em que receberá o salário. Outra mudança bem comum é a mudança de agência bancária, caso o servidor seja transferido. Todas alterações devem ser solicitadas durante o período da prévia ou serão efetuados até a próxima virada da folha.

Valores

Apesar de não ser regra, geralmente, os contracheques de Junho e Dezembro, apresentam os valores referentes à gratificação de Natal.

O 13º salário é pago em duas parcelas aos servidores públicos federais – inclusive aos inativos e pensionistas.

Leia também: Primeira parcela do 13º do servidor federal será paga em julho

Como você pode ver, acessar e acompanhar a prévia do contracheque SIAPE no SIGEPE é muito prático. Tenha uma melhor gestão dos seus recursos financeiros e cuide da sua saúde financeira, a partir de alguns cliques.


Para continuar a receber notícias em primeira mão sobre o funcionalismo público, você que é servidor público federal (SIAPE) pode se inscrever em nosso canal exclusivo. Se inscreva GRATUITAMENTE aqui para receber notícias selecionadas via WhatsApp.