Com o site da Dataprev fora do ar, diversos serviços aos brasileiros são afetados, incluindo o processamento de pedidos de empréstimos consignados.
A Dataprev é uma das mais importantes empresas de tecnologia do Brasil. É responsável pelo processamento e pagamento de benefícios como o auxílio emergencial, além de ter sob sua guarda os dados pessoais da população brasileira.
Saiba mais sobre o que faz a empresa e o que pode ser impactado com o sistema Dataprev fora do ar.
Receba novidades e ofertas por e-mail.
O que faz a Dataprev?
Como empresa pública estatal, com sede na capital federal, Brasília, a Dataprev desenvolve soluções de tecnologia para execução dos programas sociais do país.
Uma das mais relevantes atividades da Dataprev é operar a estrutura das estações de trabalho dos funcionários das agências da Previdência Social. Além do INSS, a Dataprev também presta serviços para órgãos públicos como:
- Ministério da Economia;
- Agência Nacional de Transportes Terrestres;
- Agência Espacial Brasileira;
- Secretaria da Receita Federal do Brasil;
- Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.
A Dataprev também é responsável por soluções tecnológicas utilizadas em instituições financeiras públicas e privadas.
Entre outros serviços, é a Dataprev que processa o pagamento mensal de cerca de 35 milhões de benefícios previdenciários e é responsável pela aplicação on-line que libera o seguro-desemprego.
Inclusive, foi a Dataprev que criou e desenvolveu o Meu INSS, site e aplicativo que reúne quase uma centena de serviços digitais para os segurados da Previdência Social.
- Não perca: 10 serviços mais acessados no Meu INSS
A Dataprev também processa as informações previdenciárias da Receita Federal. E um exemplo de guarda e tratamento de dados da Dataprev é a gestão do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que permite a concessão automática de vários direitos sociais, como aposentadorias ou salário-maternidade.



Confira diversos produtos consignados.
O que é afetado com a Dataprev fora do ar?
Uma vez que o sistema da Dataprev fique fora do ar ou instável, os serviços não são concluídos ou apresentam erros. É o caso, por exemplo, da averbação do INSS.
A averbação é uma das etapas necessárias para a contratação de um empréstimo consignado, qual seja, a permissão dada pelo INSS para que o desconto no benefício previdenciário seja feito.
Aposentados e pensionistas da Previdência necessitam da averbação ou liberação do INSS para que as parcelas do empréstimo sejam descontadas, pois é a averbação que garante a reserva do valor da parcela a ser paga ao banco.
Sem a averbação, os contratos de empréstimo consignado INSS não são concluídos e, portanto, o aposentado ou pensionista não consegue receber o dinheiro do empréstimo na conta.
Vale lembrar que esse processo é feito eletronicamente entre as instituições financeiras e a Dataprev, ou seja, sem intermédio do contratante. Entretanto, não existe outro processo que possa substituir a averbação.
Neste caso, é necessário aguardar o retorno das atividades e reencaminhar os dados virtualmente para análise e aprovação.
Qual é a previsão de retorno do sistema Dataprev, quando há falhas?
Normalmente, sempre que há inconsistências ou instabilidades, o sistema é “reiniciado”. A equipe interna se mobiliza para avaliar as causas e realizar os ajustes e/ou correções necessárias para reestabelecer os serviços.
Apesar de não existir um prazo previsto para isso, normalmente, o sistema costuma retornar ao ar entre 24 a 48 horas.
A ajuda financeira que você precisa: simule seu consignado com as melhores taxas clicando aqui.