Pode depositar dinheiro em conta de aposentadoria?

conta de aposentadoria - mãos segurando dinheiro em espécie

Publicado em: 15/10/2021

Usuários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tiveram em 2020 a opção de migrar o pagamento do cartão magnético da Previdência Social para depósito bancário em uma conta de aposentadoria, que pode ser conta corrente ou poupança.

Mesmo antes disso, a maioria dos beneficiários já recebia desta última maneira, isto é, por meio de depósitos intermediados pelos bancos. Afinal, com o cartão magnético do Instituto, é preciso comparecer aos postos do INSS ou agências bancárias credenciadas para sacar a remuneração mensalmente.

A seguir, entenda como os beneficiários do INSS podem receber o seu pagamento.

Inscreva-se para saber as novidades do INSS
Erro ao enviar, tente novamente.

Como o beneficiário do INSS recebe o pagamento?

Aposentados, pensionistas e outros assistidos pelo INSS contam com dois canais para receber seus pagamentos.

Assim, eles podem escolher entre o depósito bancário na conta ou então usar o cartão magnético para sacar pessoalmente seus proventos em algum posto de atendimento, agência bancária ou casa lotérica.

Veja a seguir um resumo do funcionamento de cada modelo.

Conta de aposentadoria

Uma das alternativas é indicar uma conta de aposentadoria, para a qual o benefício deve ser encaminhado. Nesse caso, a instituição financeira deve ser credenciada à Previdência Social.

Por ser uma escolha mais segura, o INSS vem permitindo que todos os seus atendidos migrem para o depósito no banco. Porém, essa alteração tem de ser realizada pelo portal de serviços Meu INSS (acessível pelo site ou aplicativo).

Cartão Magnético

Cada vez mais as pessoas vêm desistindo desse tipo de recebimento. Afinal, é preciso se dirigir ao banco ou ao posto de atendimento para retirar o benefício, o que ficou ainda mais complicado em tempos de pandemia da covid-19.

Além disso, após o saque, o aposentado ou pensionista ainda volta para casa com o dinheiro em espécie, ficando vulnerável à ação de criminosos.

Quais os serviços disponíveis na conta de aposentadoria?

Receber o benefício na conta corrente ou na poupança é mais seguro e confortável. Além disso, se o aposentado ou pensionista se arrepender da mudança, pode voltar atrás.

Ou seja, é possível pedir para desfazer a operação e tornar a receber pelo cartão magnético, caso não se acostume com a novidade.

Mas o que é a conta de aposentadoria, afinal? Bom, quando falamos de conta de aposentadoria, é mais uma expressão popular, utilizada porque os valores do INSS serão depositados por lá.

Contudo, trata-se de uma conta bancária como qualquer outra, com a diferença de ter algumas regalias para o usuário. Quer saber quais os benefícios de manter uma conta de aposentadoria? Então acompanhe a seguir.

Função de cartão de débito com ampla cobertura

A conta corrente para aposentados traz a vantagem do cartão de débito com uma cobertura bem maior do que a ofertada pelo cartão magnético do INSS.

Assim, o correntista consegue passar vários tipos de compras nas famosas maquininhas, seja no mercado, seja na farmácia, seja na hora de pedir uma pizza.

Com esse serviço, o aposentado não precisa mais andar por aí com dinheiro no bolso.

Internet Banking e caixas eletrônicos

Quando uma pessoa abre uma conta bancária, pode utilizar a internet para pagar contas, transferir valores e até mesmo aplicar em investimentos.

Tudo isso acontece por meio de aplicativos próprios das instituições financeiras, o que garante a segurança das operações.

Também dá para usar o caixa eletrônico, procedimento que permite a retirada pessoalmente, mas na velocidade do autoatendimento. Ou seja, o resgate do dinheiro é bem mais rápido.

Conforto e praticidade

Com o recebimento em conta, o beneficiário do INSS não precisa sair de casa para acessar seus vencimentos. Além disso, dá para acompanhar a movimentação do saldo pelo celular, com muito mais conforto e praticidade.

Tratamento diferenciado

Quando se abre uma conta de aposentadoria, o banco oferece algumas facilidades, por se tratar de um cliente com renda estável.

Uma dessas vantagens disponibilizadas pelas instituições financeiras é empréstimo consignado. Aliás, existe até a possibilidade de adiar o pagamento das parcelas.

Mas há outros atrativos para a categoria, como cartão de crédito e serviços isentos de tarifas.

A conta corrente para aposentados recebe outros depósitos?

Quando alguém decide abrir uma conta corrente ou poupança para receber o benefício do INSS, adquire os serviços de alguns dos bancos credenciados pelo Instituto.

Desse modo, não se trata de conta-salário, e sim conta bancária mesmo. Isso significa que possivelmente terá cobranças de taxas e juros, no caso de efetuar empréstimos.

Muita gente confunde a conta de aposentadoria com a conta-salário de trabalhadores da ativa. Nesse caso, essas contas são abertas para uso depósito dos salários pelos empregadores.

Mas o INSS não tem conta-salário. Ou seja, a conta corrente para aposentados recebe quaisquer tipos de depósitos. O mesmo vale para a poupança.

A aposentadoria pode ser depositada em conta-conjunta?

Sim, isso é permitido. Entretanto, um dos proprietários da conta-conjunta tem de ser obrigatoriamente o titular da aposentadoria em questão.

Os benefícios são pagos também pela poupança?

Sim. Aposentados e pensionistas têm o direito de escolher se recebem o benefício em conta bancária — corrente ou poupança —, ou então pelo cartão magnético, como já te explicamos.

Como cadastrar a conta de aposentadoria no Meu INSS?

Para inscrever uma conta de aposentadoria na Previdência, o usuário deve utilizar o portal Meu INSS.

Veja a seguir o passo a passo completo:

  1. Entrar no portal Meu INSS pelo site ou aplicativo;
  2. Clicar em “Entrar” e fazer a autenticação de usuário. Caso ainda não tenha uma, será preciso se cadastrar no Meu INSS;
  3. Digitar o CPF e a senha para ingressar no sistema;
  4. Assim que surgir a página inicial, clicar em “Agendamentos/Solicitações”;
  5. Depois, apertar “Novo Requerimento” e, em seguida, “Transferir benefício para conta corrente”;
  6. Conferir os dados e teclar “Avançar”;
  7. Preencher as informações que forem solicitadas sobre o banco, agência e conta;
  8. Apertar avançar e aguardar aparecer a informação de que o processo foi concluído. Depois, acompanhar o andamento do pedido no próprio sistema.

Quais as melhores dicas para proteger a conta de aposentadoria?

A tecnologia ajuda a administrar as finanças dos beneficiários do INSS, não há dúvida. Afinal, com uma conta corrente para aposentados, é possível fazer qualquer transação pela internet, com a comodidade de sequer precisar sair de casa.

Isso inclui pagamentos, transferências e consultas, e o beneficiário pode estudar seus gastos e planejar novos projetos.

Contudo, para a inovação não se transformar em um pesadelo, alguns cuidados são essenciais. Observe algumas dicas:

  • Fuja do wi-fi compartilhado: não faça login no aplicativo do banco em redes de wi-fi coletivas, como de lojas, shoppings ou clínicas;
  • Não salve dados bancários no smartphone: senhas, número da conta, CPF, agência. Nada disso deve ficar no celular para não haver risco de as informações caírem em mãos erradas em caso de roubos ou furtos;
  • Evite se logar no sistema do banco em outros aparelhos: prefira sempre entrar pelo seu dispositivo. Pode haver programas mal-intencionados no celular de outra pessoa, às vezes sem que ela saiba;
  • Invista em um antivírus: para receber notificações diante de vulnerabilidades.

Portanto, sim, pode depositar dinheiro em conta de aposentadoria, desde que essa conta seja corrente ou poupança. Mais um item importante: o cartão magnético não é uma conta. Por isso, nessa modalidade, não há vínculos com instituições financeiras pagadoras nem é permitido encaminhar outros valores além da remuneração previdenciária.

E lembre-se sempre de tomar os cuidados necessários para prevenção de vazamento de dados, especialmente os da conta bancária.

Veja também: quando contratar empréstimo consignado?


Se você é beneficiário INSS e não quer perder informações relevantes, pode receber notícias selecionadas direto no seu WhatsApp.  Clique aqui para se inscrever GRATUITAMENTE.