Como desbloquear o benefício INSS para empréstimo em 2022?

Saiba quando e como desbloquear o benefício INSS para fazer um empréstimo consignado Veja o passo a passo do Meu INSS e consulte sua margem livre.

desbloquear o benefício INSS - Meu INSS, homem, celular, aplicativo, online

Aposentados e pensionistas da Previdência Social que queiram solicitar crédito consignado com desconto em folha de pagamento precisam desbloquear o benefício INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para empréstimo. A medida também vale para pessoas que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada), grupo que acaba de ser contemplado pela possibilidade de contratar o consignado.

Para realizar o procedimento não é preciso se dirigir a uma agência da Previdência ou mesmo telefonar: a operação é online, por meio do Meu INSS. Assim, os mais de 30,5 milhões de aposentados e pensionistas e cerca de 4,8 milhões de beneficiários do BPC poderão contratar empréstimo com a margem consignável de 40%, contanto que o benefício esteja desbloqueado.

Para quem acabou de ter o benefício aprovado, estava com ele bloqueado ou é BPC, continue a leitura para saber na prática como solicitar a liberação do benefício previdenciário para empréstimo.

O que é necessário para desbloquear o benefício INSS para empréstimo?

O primeiro passo é ter um benefício consignável, ou seja, que seja elegível a esse tipo de empréstimo. Diferentemente de outras modalidades, o empréstimo consignado tem sua parcela descontada direto da aposentadoria ou pensão. Por estar vinculado diretamente ao benefício, o empréstimo tem taxas de juros mais baratas.

Depois, é necessário aguardar no mínimo 30 dias da data de concessão do benefício para solicitar o desbloqueio. Esse prazo, que antes era de 90 dias, foi ampliado e está valendo enquanto durar a situação de emergência pública em decorrência do coronavírus.

O INSS recentemente alterou a forma de desbloqueio e bloqueio do INSS; agora, além das condições acima, os beneficiários precisam ter os selos ouro e prata no sistema gov.br.

Os selos de confiabilidade são formas de autenticação criadas pelo governo para assegurar que o usuário é quem ele diz ser. Os selos podem ser bronze, prata e ouro e se distinguem quanto a forma de autenticação.

O selo bronze possibilita o acesso aos serviços básicos e pode ser conquistado a partir da validação com CPF ou pela Previdência Social.

O selo prata é obtido por meio da validação presencial no balcão do INSS, por meio do internet banking ou biometria cadastrada no Denatran (Denatran).

Já o selo ouro, pode ser alcançado por meio da validação biométrica do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou pelo certificado digital, ou seja, documento digital que associa uma pessoa a uma chave criptográfica.

Além dos selos, é necessário apresentar, durante o requerimento, um documento com foto da pessoa.

Caso a pessoa não consiga solicitar o requerimento pelo Meu INSS, deverá entrar em contato com a Central de atendimento do INSS pelo 135 e agendar um atendimento presencial em uma APS, mencionando que se trata do “Atendimento especializado”.

Saiba como solicitar o desbloqueio do benefício INSS para empréstimo por meio do site ou aplicativo Meu INSS.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Solicitando o desbloqueio

Tenho uma nova aposentadoria. Como posso desbloquear para fazer um empréstimo consignado?

Para desbloquear o benefício INSS para empréstimo, o segurado ou o seu representante legal precisam preencher um requerimento pelo Meu INSS e seguir esse passo a passo:

  1. Passo 1 – Acessar o Meu INSS;
  2. Passo 2 – Acessar a opção “Novo pedido”
  3. Passo 3 – Digitar na barra de pesquisa ” desbloquear”
  4. Passo 4 – Solicitar o desbloqueio do benefício.

Veja em detalhes cada etapa.

1. Acessar o Meu INSS

O aposentado ou pensionista que quiser desbloquear o benefício INSS para empréstimo precisa acessar o site do Meu INSS. O usuário precisa possuir a senha do GovBr.

Vale lembrar que o acesso ao Meu INSS mudou. Então, é preciso logar com os novos dados.

Leia tambémO cadastro do Meu INSS mudou. Crie seu novo login agora!

Bxblue- tela meu INSS
Fonte: reprodução Governo Federal

A senha para acesso ao aplicativo é a mesma do site. Portanto, o beneficiário tem uma senha única para o Meu INSS.

O novo login, realizado pelo Gov.Br, também dá acesso a vários outros serviços digitais oferecidos pelo Governo Federal.

2. Acessar a opção “Novo pedido”

Em seguida, o usuário deve procurar a opção “Novo pedido”, na tela inicial.

bxblue - Meu INSS, novo pedido online, solicitação pela internet, novo requerimento
Fonte: reprodução Meu INSS

3. Buscar o serviço desejado

Para desbloquear o benefício INSS para o empréstimo consignado, será necessário abrir um novo requerimento. Para isso, basta clicar em “novo requerimento”.

Todos os serviços disponíveis serão listados na próxima tela. Para facilitar o processo, o beneficiário pode digitar desbloqueio, no campo “Que atendimento você deseja”, que funciona como uma busca interna. 

Assim, a opção “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado” será carregada automaticamente.

bxblue- como desbloquear benefício INSS
Fonte: reprodução Meu INSS

Vale lembrar que esse serviço é para atendimento à distância, ou seja, sem necessidade de atendimento presencial. Exceto se necessária qualquer comprovação adicional.

O mesmo passo a passo também é válido para solicitar o bloqueio do benefício para empréstimo – para o caso daqueles aposentados e pensionistas que não quiserem fazer solicitações neste sentido. Essa prática também é comum para reduzir o risco de golpes.

4. Solicitar o desbloqueio do benefício

Para desbloquear o benefício INSS para o empréstimo consignado, é preciso respeitar as novas regras do empréstimo consignado INSS. A próxima tela irá apresentar, justamente alguns pré-requisitos para a liberação. Estando tudo certo, basta clicar em “Avançar”.

IMPORTANTE: caso seu benefício tenha sido concedido há menos de 90 dias ou tenha solicitado a transferência do benefício há menos de 60 dias, aguarde os respectivos prazos para solicitar o desbloqueio para empréstimo.

A tela seguinte apresentará informações adicionais e instruções sobre o desbloqueio. Para prosseguir, basta clicar em “Avançar”, novamente.

O beneficiário ou procurador poderá encaminhar documentos no ato da solicitação do desbloqueio. O formato aceito é PDF, colorido 24 bits e com qualidade 150 DPI.

Outro detalhe importante é que o arquivo não deve exceder 5MB e o tamanho de todos os anexos (caso seja mais de um) não pode exceder 50MB.

Nesta tela, alguns dados preenchidos e associados ao CPF do beneficiário já estarão preenchidos automaticamente. O solicitante deve informar um telefone celular e um fixo para contato. 

Há também a opção de acompanhar o andamento do processo pela Central 135 ou por e-mail. Portanto, é preciso selecionar uma opção, clicando em “sim” ou “não”. Se aceitar, as atualizações serão disponibilizadas no e-mail que deve ser informado no próximo campo.

Nos dados adicionais, o segurado deve informar o número do benefício (NB). Vale lembrar que, caso tenha mais de um benefício ativo, é preciso fazer as solicitações individualmente.

Depois, basta selecionar as opções A) Não. Eu sou o titular, B) Representante Legal ou C) Procurador em resposta a pergunta “Deseja cadastrar Procurador ou Representante Legal para este pedido”?

Essa alternativa é válida para quem já tem ou deseja ter algum responsável legal. Essa autorização e representação valerá também para todos os requerimentos realizados juntos ao INSS. 

A outra pergunta diz respeito a ação desejada: A) Bloqueio para empréstimo ou B) Desbloqueio para empréstimo. Neste caso, o aposentado ou pensionista deve selecionar a opção “Desbloqueio para empréstimo”.

A última informação opcional solicitada é um documento que comprove que quem está solicitando o desbloqueio é o próprio beneficiário, seu procurador ou representante. Por questão de segurança, é recomendável disponibilizar cópia dos documentos pessoais (os mais comuns são RG e CPF).

Se necessário, o INSS pode pedir outros documentos de identificação e ainda uma autorização assinada.

Para finalizar o processo, basta clicar em “Avançar”.

Acesso pelo aplicativo Meu INSS

A solicitação do desbloqueio do benefício INSS para empréstimo também pode ser realizada pelo aplicativo Meu INSS. A versão do aplicativo foi atualizada recentemente.

bxblue - Aplicativo Meu INSS App Store
Fonte: reprodução app Meu INSS

O processo e acompanhamento ocorrem da mesma forma.  O usuário deve logar com o mesmo acesso válido para o site. 

bxblue- app meu INSS login
Fonte: reprodução app Meu INSS

Depois deve procurar pela opção “Novo pedido” e depois buscar o serviço “Bloquear/Desbloquear o benefício para Empréstimo Consignado”.

bxblue- desbloqueio de crédito consignado no app Meu INSS
Fonte: reprodução app Meu INSS

Os demais avisos e confirmações necessárias, são iguais as solicitadas no site. Então, basta seguir as mesmas dicas.

Veja agora algumas dúvidas comuns sobre essa solicitação.

9 Dúvidas frequentes sobre o desbloqueio do benefício INSS para empréstimo

Selecionamos e respondemos as principais dúvidas sobre esse processo. Confira:

1. Qual o prazo para desbloqueio do benefício INSS para empréstimo em 2022?

O prazo pode variar de 7 até 15 dias, em média. Tudo irá depender das informações repassadas e das comprovações necessárias. Com o número elevado de avaliações esse prazo pode ser superior, podendo chegar a 30 dias.

2. Como saber se o meu benefício está liberado para empréstimo?

Uma das formas mais fáceis é acompanhar o status do requerimento para saber o retorno da solicitação. Outra alternativa é consultar o Extrato de Empréstimo Consignado (HISCON) pelo próprio Meu INSS.

Para acessar o extrato, basta clicar em “Serviços”, “Extratos/certidões/declarações” e depois em ” Extrato de empréstimo consignado”, conforme a imagem abaixo.

bxblue- como consultar extrato de empréstimo consignado no Meu Inss
Fonte: reprodução- Meu INSS

Ao acessar o documento, no campo características, em dados do benefício, a opção “Bloqueado para Empréstimo” precisa constar como “Não” e a opção “Elegível para Empréstimo”, “Sim”. Isso quer dizer, portanto, que o tipo de benefício é consignável e que já está liberado para contratação de empréstimo.

bxblue- extrato do empréstimo consignado no Meu Inss
Fonte: reprodução Meu INSS

O que significa bloqueado para empréstimo sim?

R: Quando o extrato de empréstimo consignado mostra ‘Sim” para “bloqueado para empréstimo” significa que o benefício está bloqueado para empréstimo.

Se o segurado tiver um representante legal, o campo “Possui representante legal” estará marcado como “sim”.

3. O que fazer se não for possível desbloquear o benefício ainda?

Como não há o que fazer para antecipar esse processo, a recomendação, portanto, é aguardar o tempo mínimo. Quem está precisando de dinheiro urgente pode buscar outras modalidades de crédito. No entanto, vale lembrar que as taxas de juros são maiores, por não serem descontadas direto do benefício.

4. Por que o benefício INSS agora é bloqueado para empréstimo consignado?

O consignado para aposentados ou consignado INSS tem novas regras. E essa é uma das medidas práticas criadas para evitar o superendividamento dos beneficiários, assim como o número elevado de fraudes.

5. Quem pode solicitar o desbloqueio do benefício para empréstimo consignado?

Apenas a pessoa aposentada, pensionista ou seu representante legal da pessoa titular do benefício (que possua termo de representação legal). O procurador não pode solicitar este serviço. Sendo assim, não é possível realizar empréstimo consignado em benefício que tenha procurador cadastrado.

6. O que significa “benefício encontra-se bloqueado pela concessão”?

Essa mensagem aparece para os beneficiários do INSS que tiveram a concessão do benefício há pouco tempo. Dessa forma, será necessário aguardar o prazo de 30 dias da data de concessão, para que possa desbloquear o empréstimo consignado.

7. O que significa “não é possível enviar a mesma situação do bloqueio de empréstimo”?

A mensagem não é possível enviar a mesma situação do empréstimo significa que o beneficiário pediu para bloquear o benefício e este já estava bloqueado. O mesmo acontece se a pessoa pedir para desbloquear e o benefício já estiver desbloqueado.

8. “O que é benefício bloqueado para empréstimo por TBM”

Essa frase significa que houve transferência de benefício – TBM – por parte da Previdência Social ou instituição pagadora. Desta forma, o benefício ficará bloqueado por 60 dias a contar da data da transferência.

9. Quem recebe o BPC terá o benefício desbloqueado automaticamente?

Não. Apesar de ser a primeira vez que o governo libera a contratação de consignado por titulares do BPC/LOAS, o INSS bloqueou para empréstimo todos os benefícios destas espécies. Por isso, o beneficiário que desejar contrair empréstimo deve fazer o desbloqueio de seu benefício.

Empréstimo consignado para aposentados, pensionistas e titulares de BPC

O empréstimo consignado, modalidade de crédito pessoal com desconto automático em folha de pagamento, tem diversas vantagens.

Além de ser menos burocrático, o crédito consignado também tem um dos menores custos no mercado. Isso ocorre porque a garantia de pagamento dá maior segurança às instituições financeiras para a operação – e, assim, elas podem cobrar uma taxa de juros mais baixa.

Outra vantagem é que o consignado INSS tem a taxa de juros limitada por legislação: os bancos não podem cobrar acima de 2,14% ao mês, no caso de empréstimo consignado, e 3,06% ao mês no caso do cartão de crédito consignado.

Para efeito de comparação, a Selic – taxa que serve de referência para todas as operações no mercado bancário – já passou de 11% em 2022 e tende a aumentar.

Apesar disso, vale lembrar que a concorrência é grande e os bancos fixam livremente os juros cobrados nas operações. Assim, é imprescindível que a pessoa beneficiária do INSS faça uma ampla pesquisa para encontrar as menores taxas e melhores condições no mercado.

Com o simulador gratuito da BX Blue esse passo fica mais fácil: basta simular online e comparar as ofertas dos melhores bancos do país. Faça agora sua simulação. Busque as ofertas, compare e contrate online sem burocracia para receber o dinheiro em tempo recorde.


Veja vídeos exclusivos sobre os principais temas da vida dos beneficiários do INSS: conheça o canal da BX Blue no YouTube e se inscreva gratuitamente.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado