Como desbloquear o Cartão de Crédito Consignado?

Publicado em: 29/09/2020

Aposentado e Pensionista ou Servidor Público: fez o pedido, recebeu mas ainda não sabe como desbloquear o cartão de crédito consignado para utilizá-lo?

Então, aproveite para conferir essas dicas e usufruir de todas as vantagens do cartão com desconto na folha de pagamento.

O que é necessário para desbloquear o Cartão de Crédito Consignado?

No geral, para desbloquear o cartão de crédito consignado o passo a passo é muito simples e pode ser feito a distância. O titular terá que:

  • Entrar em contato com a instituição financeira contratada;
  • Confirmar alguns dados pessoais;
  • Solicitar a liberação do cartão;
  • Cadastrar uma senha ou mais senhas (se não tiver recebido nenhuma).

Por medida de segurança, todos os cartões consignados precisam ser desbloqueados para uso e ter o consentimento do seu solicitante, para o caso de qualquer divergência ou cobrança indevida.

Essa é também a forma que os bancos têm para se certificar que o limite estará disponível.

Veja agora o que fazer em cada banco, telefones de contato e outras informações úteis.

Como desbloquear o Cartão de Crédito Consignado no Banco BMG?

Usuários do BMG Card que receberam o cartão podem pedir ou solicitar o desbloqueio do cartão pelo aplicativo do banco ou do cartão.

Pelo Meu BMG é possível falar com a Duda, a assistente virtual do banco que indicará a forma correta para a liberação. Tudo pode ser feito online e rapidamente – sem qualquer tipo de burocracia, mas com a devida segurança.

Como desbloquear o Cartão de Crédito Consignado no Banco Bradesco?

Os cartões de crédito do Bradesco que são consignados, podem ser liberados pelos Aposentados e Pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de três maneiras diferentes:

  • Pelo celular: para isso basta fazer o download e instalação do App Bradesco Cartões;;
  • Pelo computador: acessando o internet banking (para o caso dos correntistas);
  • Pela agência bancária: em um terminal de autoatendimento.

Em todos os casos, o titular deverá confirmar os dados cadastrais.

Como desbloquear o Cartão de Crédito Consignado no Banco Cetelem?

Quem tem o cartão de crédito consignado Cetelem deve solicitar o desbloqueio pela área do cliente exclusiva, disponível no site. Para autenticar o usuário, é preciso informar o CPF do titular e depois clicar em “acessar” e seguir as instruções na tela.

Leia também: Conheça o App Cetelem e saiba tudo o que você pode fazer online!

Outra opção ainda é contatar a Central de Relacionamento Cetelem, pelo número 0800 286 8877.

Como desbloquear o Cartão de Crédito Consignado no Banco Inter?

Os clientes do Banco Inter devem entrar em contato pelo telefone 3003 4070 – Opção 2 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 940 0007 (demais localidades) ou 0800 979 7099 (deficiente de fala e audição).

Por questão de segurança, somente o titular deve realizar o procedimento. Isso serve para manter o sigilo bancário.

Como desbloquear o Cartão de Crédito Consignado no Banco Olé?

Os usuários do Cartão de Crédito Olé Consignado devem entrar em contato pelo número 4001 4451 (Capitais e regiões metropolitanas) e 0800 728 4451 (para demais localidades).

Esse canal de atendimento direto funciona 24 horas por dia em todos os dias da semana. Canal de atendimento Olé Consignado, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Outra opção é acessar o aplicativo da instituição.

Leia também: Conheça o App Olé Consignado e saiba tudo o que você pode fazer online!

O recurso está disponível tanto para quem utiliza celulares com sistema operacional Android, quanto iOS.

Tipos de senhas

O cartão consignado pode ter até dois tipos de senhas:

1 – Senha para parcelamentos

Que é aquela solicitada para autorizar as compras à vista ou parceladas em estabelecimentos. Como muitos cartões têm chips, as operações só podem ser confirmadas após inserção da senha.

As compras pela internet geralmente solicitam os demais dados como número do cartão, data e mês de vencimento, CVC (que é o código de segurança) e o nome do titular.

A senha solicitada será sempre a mesma, exceto se o usuário decidir atualizá-la. Essa atitude simples também pode tornar as senhas mais seguras.

2 – Senha para saques

A senha que é utilizada especificamente para os saques efetuados em caixas eletrônicos, pode ser exclusiva e disponibilizada junto ao cartão. A operação, no entanto, também precisa ser liberada previamente.

É importante lembrar que todas as senhas são pessoais e intransferíveis. Além disso, devem ser compostas por números, letras e caracteres especiais (quando permitido) para dificultar a cópia.

Outra dica essencial é evitar o uso de datas de aniversário, data de nascimento e outras informações óbvias que podem ser facilmente memorizadas.

Em quanto tempo o Cartão de Crédito Consignado é liberado?

Assim que realizado o desbloqueio, o cartão de crédito é liberado imediatamente e pode ser usado para compras ou saques.

Os limites para uso estarão associados ao total liberado e comprometido. Se for um cartão novo, o limite que pode ser utilizado é o limite total.

É preciso lembrar que, quanto maior os gastos mensais maior o saldo devedor que terá que ser quitado. O desconto automático em folha está limitado a margem de 5%.

Assim, se o total de gastos exceder o limite da margem consignável, o usuário poderá quitar a fatura do cartão até o seu vencimento – evitando assim entrar no crédito rotativo.

Se o saldo devedor ficar aberto poderão ser cobrados outros encargos o que tornará a dívida maior. Assim, a recomendação é manter os gastos dentro do limite da margem para que seja paga diretamente.

O que fazer em caso de perda ou roubo do Cartão Consignado?

O pedido de bloqueio do cartão de crédito consignado pode ser solicitado direto nas Centrais de Relacionamento dos bancos ou via aplicativos, quando houver essa opção.

É muito importante solicitar o bloqueio e se necessário abrir ainda um Boletim de Ocorrência (BO). Um novo cartão consignado só poderá ser contratado se o anterior for cancelado já que atualmente cada pessoa só pode ter um cartão ativo.


Quer receber as últimas notícias, em primeira mão direto no seu Whatsapp? Se inscreva gratuitamente:

Receba novidades por notificação
Receba novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado na nossa lista! 😍
Erro ao enviar, tente novamente.