Como é o desconto do empréstimo do Saque-Aniversário?

O desconto do empréstimo do Saque-Aniversário ocorre de forma automática na conta do FGTS, o que traz diversas vantagens. Saiba mais.

O Saque-Aniversário é uma modalidade de saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) criada com o propósito de facilitar o acesso dos trabalhadores ao saldo disponível em contas ativas e inativas do FGTS. Consiste, basicamente, na retirada de parte desses valores — uma vez por ano, sempre no período de aniversário do trabalhador.

A partir disso, os beneficiários passaram a ter uma nova possibilidade de obter dinheiro extra, de modo a manter preservada a sua renda mensal. Há ainda a opção de antecipar o Saque-Aniversário, um tipo de empréstimo do FGTS no qual o pagamento é feito diretamente no fundo de reservas do trabalhador.

Diferentemente do empréstimo consignado, a antecipação não demanda o pagamento de parcelas mensais. Nesse caso, a liquidação do contrato se a partir dos depósitos feitos pelo empregador nas contas do FGTS abertas em seu nome.

A seguir, confira em detalhes como ocorre o desconto do empréstimo do Saque-Aniversário, suas vantagens e muito mais.

Saque-Aniversário

O Saque-Aniversário é, em termos simples, uma modalidade de saque do FGTS alternativa ao Saque-Rescisão, que permite ao trabalhador retirar, pontualmente, parte dos valores disponíveis no Fundo. Com ela, abre-se a possibilidade de sacar parte do Fundo uma vez ao ano.

O valor disponível para saque varia de acordo com o saldo do trabalhador e é acrescido de uma parcela adicional. Quanto maior o saldo, menor o percentual de saque. Veja detalhes na tabela abaixo:

bxblue-saque-aniversario-fgts
Foto: Reprodução | Caixa Econômica Federal

A adesão ao Saque-Aniversário pode ser feita pelo aplicativo do FGTS e, uma vez que a adesão é feita, o trabalhador deixa de poder efetuar o Saque-Rescisão. Caso mude de ideia, é possível voltar para o Saque-Rescisão após dois anos – contados a partir da data de adesão do Saque-Aniversário.

Os adeptos da modalidade de Saque-Aniversário também podem receber várias parcelas do Fundo de uma só vez, por meio da antecipação do Saque-Aniversário.

Basicamente, trata-se de um tipo de empréstimo no qual o trabalhador reserva o valor que seria sacado no seu mês de aniversário ao banco, como forma de pagamento.

Antecipação do Saque-Aniversário

A partir de sua criação, por meio da Lei nº 13.932/2019, a modalidade tem ganhado cada vez mais adeptos, principalmente por permitir a contratação da antecipação do Saque-Aniversário, um empréstimo com taxa de juros mais baixa — se comparada às demais opções de crédito pessoal.

A seguir, confira os principais benefícios da antecipação do Saque-Aniversário:

acesso ao saldo das contas FGTS: o cidadão que optar pela modalidade de Saque-Aniversário poderá retirar parte do valor disponível para utilizar como desejar, de uma vez;

mais dinheiro em menos tempo: não é necessário esperar o mês de aniversário para obter o parte do valor disponível no Fundo;

não compromete a renda mensal: tendo em vista que o Saque-Aniversário é uma modalidade que utiliza os recursos do fundo de reservas do trabalhador, o valor emprestado pelo banco não compromete a renda mensal;

taxas de juros acessíveis: outra vantagem que está diretamente atrelada à forma de pagamento garantida do Saque-Aniversário, é justamente a taxa de juros mais baixa. Por lei, a taxa máxima corresponde a mesma aplicável aos servidores públicos federais na contratação do empréstimo consignado, isto é, 2,05% a.m.

Veja também: Como funciona o empréstimo pelo FGTS? Veja as novas regras

Como é feito o desconto do empréstimo do Saque-Aniversário?

Basicamente, o desconto das parcelas do empréstimo do Saque-Aniversário se dá automaticamente sobre o limite disponível para saque na conta do FGTS.

Em outras palavras, em vez de sacar uma parcela do valor que teria direito em seu mês de aniversário, o interessado antecipa uma ou mais em forma de crédito e, em contrapartida, as parcelas são descontadas do saldo do Fundo no período em que ocorreria o saque.

Por exemplo: o trabalhador que optar pelo Saque-Aniversário e fizer a antecipação de cinco parcelas terá, nos próximos cinco anos, o valor descontado do seu saldo para liquidar o contrato de empréstimo. Ou seja, essa modalidade não resulta no pagamento mensal por parte do trabalhador.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Benefícios do desconto do empréstimo do Saque-Aniversário

Como já mencionado, a taxa de juros do empréstimo FGTS está atrelada ao teto aplicado em empréstimos consignados de servidores públicos federais. Contudo, além do menor custo do crédito, há outras vantagens garantidas pelo formato em que o empréstimo é descontado do tomador.

De modo geral, mesmo o trabalhador que possui restrição de crédito em órgãos como o SPC ou Serasa pode contar com a linha de crédito, uma vez que não há qualquer tipo de restrição para pessoas negativadas, desde que haja saldo disponível em contas do FGTS e as demais regras estabelecidas pelos bancos sejam cumpridas.

A seguir, confira quatro benefícios exclusivos do desconto do empréstimo do Saque-Aniversário.

Valor fixo

O contratante desse tipo de crédito pode ter maior tranquilidade na hora de pagar pelo empréstimo, uma vez que as parcelas são fixas. Isso significa que, do início ao fim, o contrato seguirá com a aplicação do mesmo desconto sobre o saldo das contas de FGTS do tomador.

A principal vantagem das cobranças fixas é que, neste caso, o trabalhador não precisará se preocupar com o aumento das parcelas, independentemente de variações das taxas de juros no decorrer do contrato. Outro ponto positivo é que torna possível para o interessado se organizar financeiramente.

Data de pagamento pré-definida

Do mesmo modo que o valor das parcelas está isento de variações relacionadas à quantia debitada do saldo do FGTS do trabalhador, a data de vencimento de cada parcela também é fixa. Ou seja, no caso do empréstimo do Saque-Aniversário, no momento da contratação o tomador fica ciente sobre quando as parcelas serão descontadas.

Nesse sentido, cabe destacar que a conta do beneficiário permanece bloqueada até a liquidação do empréstimo, uma vez que o banco credor recebe automaticamente as parcelas disponibilizadas no FGTS. Na prática, ela apenas será liberada após o empréstimo ter sido quitado integralmente.

Vale lembrar que o prazo para desbloqueio após a quitação pode ser de até 7 dias úteis e que o saldo do FGTS poderá ser sacado, uma vez ao ano, assim como ocorria antes da contratação do crédito.

Quitação automática do débito

Como o desconto se dá sobre o Fundo, não há comprometimento do salário do tomador e, consequentemente, o orçamento mensal pode ser preservado.

O desconto automático das parcelas torna-se uma garantia maior aos bancos, já que não há risco de inadimplência. Além disso, os contratantes também podem se beneficiar, já que não será necessário pagar boletos todos os meses, não há risco da cobrança de tarifas e multas por atraso.

Garantia de juros mais baixos

Por fim, o desconto do empréstimo do Saque-Aniversário também possibilita outra grande vantagem da modalidade, que nada mais é do que a garantia de taxas mais baixas em relação àquelas praticadas no mercado tradicional de crédito. 

Sendo essa uma operação de risco mínimo para as instituições financeiras, as taxas de juros são também inferiores.

Como fazer o empréstimo do Saque-Aniversário?

Via de regra, a antecipação do Saque-Aniversário é uma modalidade exclusiva aos trabalhadores que optaram pelo Saque-Aniversário. Vale destacar que a opção habilitada para todo trabalhador automaticamente é o Saque-Rescisão.

Resumidamente, quem deseja contar com essa linha de crédito pode fazer a adesão por meio do app FGTS, disponível nas lojas de aplicativos de tablets ou smartphones de sistema Android ou iOS.

Por outro lado, é importante ressaltar que os bancos autorizados a operar essa linha de crédito podem, conforme seu critério, estabelecer regras para avaliação da liberação desse tipo de empréstimo.

No entanto, os requisitos mínimos obrigatórios, conforme as diretrizes que regulam a modalidade, são:

  • fazer a adesão à modalidade de Saque-Aniversário;
  • ter saldo disponível nas contas do FGTS;
  • estar com seu CPF regularizado na base de dados da Receita Federal; e
  • ser maior de 18 anos.

Caso queira contratar o crédito com desconto do empréstimo do Saque-Aniversário e ainda aproveitar as melhores taxas, o interessado pode simular a contratação do crédito online.

Em um único lugar, é possível verificar as ofertas em diferentes instituições financeiras. Simule agora mesmo com a bxblue e garanta as melhores taxas e condições de pagamento.


Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado