Os dias do pagamento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também mudam, conforme a entrada do ano novo. Isso porque cada segurado têm uma data no respectivo mês para que o dinheiro do benefício previdenciário caia em sua conta.
Além de ajudar a organizar as contas internamente, o cronograma com as datas de cada pagamento também facilita o planejamento financeiro dos aposentados e pensionistas. Veja agora os dias do pagamento INSS, mês a mês!
Receba novidades e ofertas por e-mail.
Novo calendário com os dias do pagamento do INSS para aposentados e pensionistas
Quais serão os dias do pagamento do INSS em 2022?
Tanto os aposentados com benefício mais antigo, quanto os recém-aposentados, ou seja, aqueles que tiveram o benefício emitido há pouco tempo recebem de acordo com o número final do seu benefício (1 a 0).
Assim, cada grupo é pago em dia. Agora em 2022, o primeiro pagamento se inicia no dia 25/janeiro com os beneficiários que recebem até um salário mínimo e de final 0. Confira a tabela completa:
Dias do pagamento do inss – vencimentos convencionais



Dias do pagamento do inss – 13º salário
O pagamento da gratificação natalina ocorre em duas parcelas, anualmente. Desde 2021, os meses fixados para esse recebimento serão agosto e novembro.
A ordem dos pagamentos, seguirá sempre a mesma lógica, sendo que os que recebem o piso do INSS são pagos antes e, somente depois, os que recebem acima do valor mínimo.
Quanto as datas corretas, normalmente, são feitos dois pagamentos tornando o saldo de direito, portanto, maior.
Sobre o valor do décimo terceiro salário podem incidir tributos como o Imposto de Renda. Se e quando houver, o valor será destacado no recibo.
Quem se aposentou recentemente terá o pagamento proporcional, podendo, portanto, não receber o valor inteiro. Os cálculos levam em consideração a data de concessão do benefício.



Confira diversos produtos consignados.
Regras dos pagamentos
Vale lembrar ainda que os pagamentos do INSS serão realizados sempre:
- Via cartão-magnético ou conta bancária em nome do titular do benefício;
- No valor líquido que constar no Extrato de Pagamentos (ou Histórico de Crédito – HisCre);
- Somente em dias úteis.
Essas são regras definitivas da Previdência Social. Sendo assim, nenhum segurado pode receber o valor da aposentadoria, pensão ou auxílio na conta de terceiros, ter crédito de valor superior referente ao seu pagamento ou receber em outras datas.
A modalidade de pagameto irá depender do tipo escolhido ou indicado no momento do pedido do benefício. Por isso, é super importante conferir as informações repassadas.
O banco, assim como a agência e a conta podem ser alterados para outra no nome da mesma pessoa, mas é preciso solicitar a mudança. A solicitação pode ser feita pelo Meu INSS, online dispensando assim o atendimento presencial.
Antecipação do crédito
O valor das aposentadorias e pensões não poderá ser antecipado. A exceção aceita é válida somente para os pedidos de antecipação de valores referentes à revisão.
Ainda assim, o serviço é destinado somente aqueles beneficiários ou pelos dependentes que tiverem:
- os benefícios revistos por força da da ACP 0002320-59.2012.4.03.6183/SP;
- que forem portadores de neoplasia maligna, HIV ou doenças terminais;
- que não tenham requerido antecipação do pagamento na esfera judicial; e
- que ainda não tenham recebido o valor da revisão.
Data limite para o saque ou uso do crédito
O processamento da folha que é feito pela Dataprev seguirá o cronograma e respeitar as dias do pagamento do INSS – sem qualquer alteração.
Uma vez disponível o crédito em conta, o titular pode utilizar como e quando desejar. O valor pode ser sacado nas agências bancárias onde o segurado tiver a conta ou ainda nas lotéricas credenciadas.
No caso de quem recebe via cartão magnético o cartão funciona como “débito” e pode ser utilizado em transações normalmente, onde o valor usado é descontado do recebido e/ou acumulado.
- Leia também: Meu benefício INSS não foi depositado. O que fazer?
Se o crédito não for depositado ou transferido é preciso entrar em contato com o próprio INSS para avaliação.
A movimentação da conta assim como o uso do dinheiro também pode ser um indicativo indireto de que o segurado ainda está vivo. Comprovação complementar a da prova de vida.
A ajuda financeira que você precisa: simule seu consignado com as melhores taxas na BX Blue, uma empresa PicPay, clicando aqui.