5 dicas para saber se uma oferta de empréstimo consignado é segura

Publicado em: 16/06/2021

Quem nunca se deparou com propagandas de produtos e serviços e ficou em dúvida se eram confiáveis? No caso de uma oferta de empréstimo consignado, esse receio pode ser ainda maior, afinal, trata-se de um compromisso de longo prazo atrelado diretamente ao salário ou benefício recebido.

Soma-se a este cenário, ainda, a insegurança quando a oferta é disponibilizada pela internet, já que o ambiente virtual tem sido palco de novos e sofisticados golpes.

Por isso, é importante estar atento a pontos que auxiliem a reconhecer se uma oferta de empréstimo consignado é, de fato, segura. Confira abaixo o checklist.

Receba novidades por e-mail.
Erro ao enviar, tente novamente.

1. Verifique a situação cadastral da instituição financeira

A internet é um universo sem fronteiras e, infelizmente, nem todos os indivíduos que estão online são bem intencionados, o que requer uma dose extra de cuidado.

Assim, quando o assunto for finanças e, sobretudo, empréstimos e financiamentos, deve-se verificar se a instituição financeira, o correspondente bancário ou o banco com o qual se está em contato possuem registro no Banco Central. 

A verificação, que pode ser feita no site do BC, levará pouco tempo e já ajuda a neutralizar os golpes mais comuns. Também é possível encontrar o índice de reclamações das instituições.

Importante: De acordo com as normas legais, a bxblue não se classifica como instituição financeira, por isso não estará listada no site do Banco Central. Mas todos os nossos bancos parceiros podem ser encontrados no endereço virtual do órgão.

Ao contratar empréstimo consignado online, confira se ao lado esquerdo da barra de endereço do navegador há um ícone de cadeado fechado. Isso significa que o site possui certificação de segurança.

2. Entenda como funciona o empréstimo consignado

O empréstimo consignado é um serviço financeiro regulamentado por lei, portanto, existem regras que determinam como deve funcionar. Não é preciso decorar todas as normas para contratar o crédito consignado, mas ter noções gerais e saber onde consultá-las, se preciso, é fundamental.

Ter acesso às informações corretas ajuda a identificar qualquer desvio da norma e, consequentemente, reconhecer ações de má-fé, como a cobrança antecipada de qualquer valor para liberação do crédito.

As normas do consignado estão previstas nas Leis 10.820/2003, 13.172/2015 e, mais recentemente, também na autorregulação do consignado, desenvolvida pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) em parceria com a ABBC (Associação Brasileira de Bancos).

Ainda é possível ir além e estar ciente das práticas que não estão previstas nas legislações do consignado, mas estão entre as tentativas recorrentes de golpes:

  • Ligações com o pedido de senha ou número do cartão bancário;
  • Envio de funcionário do banco até a casa do cliente para retirar o cartão;
  • Pedido de depósitos ou adiantamentos para a liberação do consignado;
  • Abordagem de supostos funcionários do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) para oferta de empréstimo;
  • Oferta de empréstimo consignado novo para pessoas com margem consignável negativa;
  • Contratações de serviços adicionais do banco junto ao empréstimo, como venda casada.

Por outro lado, existem práticas facilitadoras e que oferecem maior segurança ao usuário adotadas por empresas como a bxblue.

O sistema criptografado, assinatura digital, comprovação por meio de vídeo ou foto com o documento, além de uma equipe voltada para identificar casos de fraude, são alguns exemplos de medidas.

3. Simule e compare ofertas de empréstimo consignado

Além de ajudar a encontrar os juros mais baixos e as condições de empréstimo que atendam as necessidades de cada pessoa, o simulador de empréstimo consignado também pode ser uma forma de averiguar se as taxas cobradas por uma determinada empresa ou instituição estão dentro da média do mercado.

É importante ter em mente que a cobrança prévia de qualquer valor para um empréstimo consignado é proibida, uma vez que o repasse ao credor é feito diretamente pelo órgão pagador, por meio de desconto automático na folha de pagamento do salário ou benefício. Assim, o consumidor nunca deve transferir nenhum valor.

Ressalta-se, ainda, que a taxa de juros máxima para aposentados e pensionistas do INSS é de 2,08% ao mês. Para os servidores federais, o percentual máximo pode chegar a até 2,05% ao mês.

O simulador é uma ferramenta online e gratuita, em que o interessado pode preencher informações como o valor que deseja e em quantas parcelas quer efetuar o pagamento.

A partir dos dados apresentados, são mostradas as condições do empréstimo em diferentes bancos. Com isso, a ferramenta torna mais fácil o processo de busca pela oferta mais adequada ao perfil de cada um.

4. Analise as condições contratuais com atenção

As regulamentações do consignado preveem quais informações devem constar no contrato do empréstimo consignado. Desse modo, consultá-las para saber se as normas estão sendo cumpridas é uma ação necessária para prevenir fraudes.

Caso o contrato atenda às exigências, outro ponto de atenção deve ser as suas especificações, a fim de confirmar se as condições combinadas durante o acordo foram respeitadas, tais como número e valor das parcelas. 

Nesse momento, é muito importante observar o Custo Efetivo Total (CET), que é o valor total da dívida, com inclusão de taxas e encargos.

A atenção, neste ponto, é para cobranças indevidas que possam estar sendo inseridas no contrato. Aposentados e pensionistas do INSS, por exemplo, estão dispensados de pagarem a TAC (Tarifa de Abertura de Crédito).

5. Desconfie de ofertas de consignado por telefone e e-mail de empresas desconhecidas

Os bancos, correspondentes e instituições financeiras não estão autorizados a fazerem a contratação de empréstimo por telefone ou e-mail. 

Desconfie de ligações de empresas desconhecidas e evite compartilhar dados pessoais. Caso receba um contato por SMS, e-mail ou WhatsApp, busque entrar em contato com a empresa para verificar a veracidade do contato antes de realizar o envio de dados ou solicitar operações financeiras.

Em tempo, o cadastro no site Não Me Perturbe bloqueia o recebimento de ligações de telemarketing de instituições financeiras.

Dica extra: saiba os contatos oficiais para denúncias

Compreender como reportar tanto as tentativas quanto as práticas criminosas é essencial para contribuir com a responsabilização dos infratores e evitar que golpes permaneçam ocorrendo.

Dentre os canais de denúncias disponíveis, estão:

  • o número 145, do Banco Central;
  • o telefone 135, do INSS, para aposentados e pensionistas;
  • o site consumidor.gov.br, vinculado ao Ministério da Justiça. 

Crédito consignado com consciência

Um ponto que vale ser ressaltado é que, ainda que o consumidor se depare com uma oferta de empréstimo consignado confiável, a ideia de contar com um dinheiro extra pode ser tentadora.

Contudo, é sempre bom reservar um tempo para refletir se a contratação do empréstimo é, de fato, necessária para a saúde financeira do tomador de crédito.

Por mais que o empréstimo consignado tenha os menores juros do mercado, não deixa de ser uma dívida a longo prazo. Independentemente de qual seja a oferta, é válido avaliar se é a melhor alternativa para atender às necessidades do orçamento.


Quer receber as últimas notícias, em primeira mão direto no seu Whatsapp? Se inscreva gratuitamente:

Receba novidades por notificação
Receba novidades por e-mail
Erro ao enviar, tente novamente.