Quais são as diferenças entre o HISCON e o HISCRE?

Todo Aposentado ou Pensionista INSS além de receber os benefícios por direito, tem também uma série de informações a sua disposição. É possível conferir informações cadastrais, dados financeiros e sobre os proventos de forma muito fácil.

Uma das maneiras, é consultar o contracheque ou os extratos. E hoje isso pode ser feito, através do Meu INSS, uma plataforma online disponibilizada pelo INSS para consulta, agendamentos e outros serviços gratuitos.

Leia tambémO que é e como acessar o “Meu INSS”?

Mas qual a diferença entre o Histórico de Consignação (HISCON) e o Histórico de Crédito (HISCRE)? Então, se você é Beneficiários INSS, saiba agora.

O que é o Histórico de Consignação (HISCON)?

O que é: o extrato ou Histórico de Empréstimo Consignado, também chamado de HISCON, é o documento que permite que Aposentados e Pensionistas consultem os valores descontados dos benefícios. Esses descontos estão relacionados diretamente aos contratos de empréstimo consignado ativos.

Entre as informações disponíveis estão a margem da consignação atual, valores das parcelas e prazo de pagamento do contrato. Também é conhecido como Extrato de Empréstimo Consignados.

Para que serve? Conferir descontos referentes às consignações em folha de pagamento.

Como é emitido: através da opção Histórico de Consignação no Meu INSS.

O que é o Histórico de Crédito (HISCRE)?

O que é: o HISCRE (Histórico de Crédito) é o documento que comprova a renda dos beneficiários, detalhando os valores, banco e a data de pagamento do benefício. Também é conhecido como Extrato de Pagamento de Benefício.

Para que serve? O documento pode servir como um comprovante de renda.

Como é emitido: através da opção Histórico de Crédito no Meu INSS.

Entenda em quais casos um ou outro extrato é mais recomendado. 

Quando utilizar um ou outro extrato emitido pelo INSS?

O HISCON e HISCRE tem informações e finalidades diferentes. Enquanto um demonstra o histórico de todos do descontos dos contratos de empréstimo pessoal, o outro mostra os valores gerais recebidos e debitados.
Entretanto, no HISCRE INSS as informações sobre os contratos não são detalhadas.

Assim, quem precisa verificar a margem atualizada para empréstimo ou para cartão consignado ou ainda o número de parcelas restantes deve consultar o HISCON.

Quando utilizar o HISCON

Saiba quais são os usos mais comuns do Histórico de Consignação do INSS:

Quando utilizar o HISCRE

Veja também quando o HISCRE pode ser necessário:

  • Comprovação de renda;
  • Conferência de benefício ativo;
  • Conferência da vigência do benefício (caso seja temporário).

Porque consultar o HISCON e HISCRE é importante?

Por se tratarem de informações financeiras, vale sempre conferir se os valores estão sendo creditados e debitados de forma correta.

No caso do empréstimo consignado, o pagamento acontece de forma automática, mas deve ocorrer conforme valores previstos em contrato. Qualquer valor divergente deve ser comunicado ao INSS para averiguação.

Além disso, ao consultar o HISCRE, por exemplo, o Aposentado ou Pensionistas INSS pode conferir se as informações pessoais também são válidas. Especialmente se o documento for utilizado como comprovante de renda. Se necessário solicitar qualquer alteração, o segurado deve procurar uma Agência da Previdência Social (APS).

Vale lembrar também que, em caso de irregularidade o INSS pode bloquear o benefício. Portanto, é muito importante conferir as informações e valores dos extratos.

A consulta do HISCON ou HISCRE pelo Meu INSS ou pelo aplicativo Meu INSS é gratuita.

Outros extratos INSS

O INSS ainda disponibilizar outros serviços para consulta ou conferência, a partir do seu site ou aplicativo. O outro extrato INSS mais acessado e muito útil é o CNIS.

Extrato Previdenciário (CNIS)

Relatório que permite que o cidadão consulte dados cadastrais, vínculos empregatícios e remunerações, além das contribuições feitas para a Previdência Social.
Essa é uma excelente ferramenta para garantir que o empregador está recolhendo o valor devido.
Em caso de Previdência Completar, seu valor pode ser consultado da mesma forma, com a diferença, é claro, de que o próprio beneficiário é responsável por seu recolhimento.

Agora que você já sabe quais são as principais diferenças e usos do HISCON e HISCRE, pode acessar esse e outros extratos e relatórios a partir do Meu INSS ou aplicativo Meu INSS. 

Tenha na palma das suas mãos, as informações cadastrais e financeiras, quando e onde precisar!

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

NEWS | Deputados criam CPI para intervir nas universidades públicas Saiba TUDO sobre o Extrato de Empréstimos Consignados INSS
  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de