Como economizar na hora de contratar um Empréstimo Consignado?

bxblue-como-economizar-na-hora-de-contratar-um-emprestimo-consignado

Por que o valor final do empréstimo ainda assusta tanto? É possível economizar ao tomar um empréstimo consignado?

O principal erro que as pessoas cometem ao contrair uma dívida ou contratar um empréstimo consignado é fazer com pressa e sem planejamento.

É claro que nem sempre é possível prever situações emergenciais ou se programar para esse tipo de evento.

Mas, independente da urgência dos acontecimentos pesquisar e buscar alternativas para economizar dinheiro, mesmo na hora de contratar um empréstimo consignado, é fundamental.

Saiba agora como economizar dinheiro na hora de contratar um empréstimo consignado.

Grande parte das pessoas que tomam o empréstimo consignado o fazem para resolver uma situação de endividamento.

E muitos acabam se endividando ainda mais, devido a falta de informação e escolhas equivocadas.

Leia tambémO que é Crédito Consignado?

É imprescindível que, apesar das baixas taxas de juros, o empréstimo consignado seja encarado como um empréstimo emergencial ou extremamente planejado.

Dessa forma, portanto, o tomador consegue sair da situação em que está e ainda pode economizar dinheiro. 

Afinal, economizar em um momento de crise ou de instabilidade é o desejo de todo mundo, certo?

E assim como qualquer outra dívida, investimento ou empréstimo a escolha correta do banco pode fazer uma grande diferença no valor final do contrato de empréstimo consignado.

Por se tratar de um empréstimo debitado automaticamente da folha de pagamento e benefícios o Banco Central precisa impor alguns limites. E as normas e leis existem exatamente para regulamentar a consignação.

Mas o que fazer para evitar essas surpresas e economizar na hora de tomar um empréstimo consignado?

Será que é realmente possível ter um empréstimo, rápido, fácil, seguro e barato?

É possível ter empréstimo rápido, fácil, seguro e barato?

Quando se está em um momento de dificuldade financeira parece que todos os anúncios prometem um milagre extremamente tentador para resolver todos os problemas.

Mas é preciso muito cuidado para evitar cair em golpes.

Leia também8 erros comuns na hora de fazer um Empréstimo Consignado

O empréstimo consignado oferece algumas vantagens como:

Entretanto, só deve ser contratado em bancos e instituições financeiras cadastradas no Banco Central. Aposentados e Pensionistas também só podem contratar nos bancos autorizados pela Previdência Social.

Leia também: Bancos autorizados a fazer Empréstimo Consignado INSS

Apesar da taxa de juros do crédito consignado e do cartão de crédito consignado serem regulados por um teto, os valores podem variar de um banco para o outro.

E, sim, é possível ter empréstimo de uma forma rápida, fácil, barata e principalmente segura. Confira as 4 dicas para economizar dinheiro, de forma segura.

4 dicas para economizar dinheiro

O fato do empréstimo consignado ser considerado como uma modalidade com pouca burocracia, não deve anular a importância e os riscos na tomada de decisão.

Exatamente pela facilidade do empréstimo que algumas pessoas cometem erros caros e que podem ser evitados com um pouco de pesquisa.

Assim, Aposentados, Pensionistas, Servidores Públicos e Trabalhadores de empresas privadas que pretendem economizar dinheiro na hora de contratar um empréstimo consignado devem ficar atentos a essas 5 dicas fundamentais para economizar na hora de contratar um empréstimo consignado.

Leia também: Quem pode fazer um Empréstimo Consignado?

Lembre-se: o momento de necessidade não pode ser o combustível para decisões ruins. E, se manter informado e procurar empresas confiáveis são as melhores armas para economizar. Confira!

1 – Pesquisar diversos bancos

Falando em pesquisa, a dica número um é: pesquisar sobre as empresas que podem fornecer o empréstimo consignado.

Além da instituição financeira escolhida ter que ser autorizada a fornecer o crédito, existem alguns critérios que também podem ajudar a tomar uma decisão, tais como:

  • Reclamações;
  • Facilidades;
  • Benefícios fornecidos;
  • Custos;
  • Taxas;
  • Prazos e
  • Limites fornecidos.

A ideia é analisar a quantidade de instituições que for possível. Afinal, a diferença de pontos percentuais no final do contrato pode ser bastante significativa.

2 – Comparar as taxas de juros e o CET

Falando em pontos percentuais, isso leva a segunda dica: comparar as taxas de juros e o CET (Custo Efetivo Total).

Alguns clientes escolhem pelo banco que sinaliza as menores taxas de juros, porque consideram esse o melhor indicador.

Mas é preciso saber que as operações financeiras (incluindo o empréstimo) tem outros custos que não são expressos apenas pelas taxas de juros.

Existem taxas administrativas, taxas operacionais, custo de abertura de cadastro, dentre outros. A soma destes valores é o Custo Efetivo Total.

Todos os bancos são obrigados por lei a oferecer as taxas e o CET, antes do cliente fechar o contrato.

Vale lembrar que se a instituição financeira escolhida deixar de cumprir com as normas e leis do sistema financeiro, o ideal é procurar registrar uma manifestação junto ao Banco Central.

Assim, o comparativo entre os bancos deve ser feito olhando atentamente para o Custo Efetivo Total de cada um deles, uma vez que os valores podem variar – e muito.

Leia também: Bancos anunciam redução da taxa de juros do Empréstimo Consignado INSS

Ou seja, nem sempre escolher a menor taxa de juros ajuda a economizar. É preciso considerar o custo do empréstimo consignado como um todo.

Mas, com tantas empresas disponíveis, e se a necessidade de obter o crédito é urgente, como também economizar tempo? Fazendo uma simulação de empréstimo consignado online.

3 – Fazer uma simulação online

Comparar custos, taxas e tantos itens banco por banco pode ser uma tarefa um pouco trabalhosa. E, em casos emergenciais, isso se torna inviável.

A bxblue sabe dessa necessidade e fornece um simulador de empréstimo consignado online, onde é possível selecionar, comparar as taxas e o CET e contratar o seu crédito, com segurança, sem sair de casa.

Existem algumas variações em relação às taxas, prazos e limites e operação da contratação para Aposentados e Pensionistas, bem como para Funcionários Públicos e de empresas privadas.

Cada categoria tem suas regras e, a simulação online também pode ajudar o cliente a ter informações corretas e receber propostas personalizadas.

Ou seja, além de tornar a fase de análise e escolha mais prática, é possível fazer tudo em um único lugar. E melhor: ainda economizar dinheiro.

Outra forma de fazer seu dinheiro render é não efetuar pagamento antecipado, para ter o crédito.

4 – Não efetuar nenhum pagamento antecipado

O empréstimo consignado é um dos empréstimos com menor burocracia e maiores facilidades na contratação. Mas por consignar parte do salário ou benefício existem algumas exigências.

E uma delas é o contrato e o aval da empresa pagadora dos proventos. No caso de Aposentados e Pensionistas é o INSS quem tem esse papel. Já os Funcionários Públicos e de empresas empresas são autorizados pelo órgão ou empresa empregadora.

Dessa forma, o crédito só pode ser liberado depois da assinatura do contrato e da averbação. E, em nenhum caso, deve ser pago algum valor antecipado para que isso ocorra.

Leia também: O que é Averbação no Contrato de Empréstimo Consignado?

Segundo o Banco Central, na RESOLUÇÃO N° 3.517, Art. 1º:

“§ 2º O CET deve ser calculado considerando os fluxos referentes às liberações e aos pagamentos previstos, incluindo taxa de juros a ser pactuada no contrato, tributos, tarifas, seguros e outras despesas cobradas do cliente, mesmo que relativas ao pagamento de serviços de terceiros contratados pela instituição, inclusive quando essas despesas forem objeto de financiamento

Portanto, taxas ou depósitos antecipados são cobranças indevidas e não devem ser pagos

Leia também: É preciso pagar taxas ou depósito antecipado para ter Crédito Consignado?

Se essas dicas acima forem cumpridas a risca, economizar no contrato de empréstimo consignado vai ser mais um dos benefícios de se informar para fazer o melhor negócio!

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Como economizar na hora de contratar um Empréstimo Consignado?

Posts recomendados