Como emitir o contracheque SIAPE online pelo Novo SIGEPE?

bxblue-matricula-siape.jpg

Publicado em: 30/09/2021

Como tirar o contracheque SIAPE online?

Desde maio de 2021, o Governo Federal iniciou a migração dos serviços que envolvem a saúde financeira e funcional dos servidores federais para o aplicativo SouGov.

O aplicativo foi criado para facilitar a relação dos servidores com a Administração Pública e unificar os canais de atendimento em um único local. Com isso, os aplicativos: SIGEPE Mobile; SIGEPE Gestor; SIGEPE Servidor e Pensionista e SIGEPE Banco de talentos serão gradativamente desativados.



Uma das recentes migrações do aplicativo incluiu o acesso a prévia e ao contracheque, que contém a remuneração dos servidores e possíveis descontos.

Confira a seguir como consultar, conferir e emitir o seu contracheque, em poucos cliques. Aproveite para conferir seu comprovante de pagamento, rendimentos e ter mais segurança sobre os valores recebidos.

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos da carreira do servidor público
Erro ao enviar, tente novamente.

Como emitir o contracheque SIAPE online?

Emitir o contracheque SIAPE online é muito fácil. Pode ser feito de duas formas:

  1. Acessando o SouGov também conhecido como Novo SIGEPE;
  2. Baixando o aplicativo SouGov.

O que é necessário para emitir o contracheque SIAPE?

Para emitir o contracheque SIAPE pelo SouGov, o usuário deve ter cadastrado um login ativo no sistema gov.br. Caso o usuário não tenha, será preciso criar um cadastrado.

Leia Também: Como cadastrar a senha do gov.br.

Emitir contracheque pelo SouGov web

Para aqueles que não desejam baixar o aplicativo, é possível emitir o contracheque pelo site SouGov, que é a versão web do aplicativo.

Ao acessar o site é preciso incluir o CPF e a senha cadastrada no SouGov.

Emitir contracheque pelo app SouGov

O primeiro passo é instalar o aplicativo, através das lojas de aplicativo Apple store e Google Play.

As principais etapas para emissão do contracheque são:

1-Caso o servidor possua mais de um vínculo, é importante selecionar o vínculo que deseja a consulta. Para fazer isso, clique na seta que aparece ao lado de “Órgão – Uorg – Matrícula”

Reprodução: Governo Federal

3- Selecione o mês desejado. Após fazer isso, serão disponibilizados os componentes da sua remuneração e as informações adicionais. Caso queira baixar o arquivo, clique no botão de download.

2- Clique em “Auto atendimento” e depois em “Consulta contracheque”;

4- O aplicativo disponibiliza infográficos interativos, ao clicar em “Remuneração mensal”, “Rendimentos” e “Descontos”.

Importante: O aplicativo só disponibiliza os contracheques dos últimos 12 meses.

Como compartilhar o contracheque Siape pelo app SouGov?

As principais etapas para quem deseja compartilhar o contracheque são:

1- Abra o contracheque e depois baixe o arquivo clicando na seta para baixo;

2- Depois de baixar o arquivo clique nos três pontinhos que ficam localizados acima do documento;

3- Selecione a opção “enviar o arquivo”

4- Selecione a opção de email.

Fonte: Reprodução Governo Federal

O que é a prévia do contracheque?

A prévia do contracheque, como o próprio nome sugere, é uma opção para que o servidor possa conferir as informações financeiras, especialmente rendimentos e descontos, antes do contracheque mensal oficial ser emitido.

Entre as vantagens, é claro, está o fato de poder solicitar a correção de qualquer valor divergente, como descontos indevidos, por exemplo.

Tanto o contracheque, quanto a prévia do contracheque são emitidos pelo SouGov e não mais pelo SIAPEnet, sistema antigo.

4 dúvidas comuns sobre o contracheque online

Listamos algumas dúvidas comuns sobre a versão digital do contracheque SIAPE. Aproveite para saber quais são.

1 – O contracheque emitido digital tem a mesma validade do impresso?

Sim. O contracheque SIAPE digital tem a mesma validade da versão convencional, que é assinado.

Caso seja necessário imprimi-lo ou disponibilizá-lo no formato digital, no extrato devem constar sempre: a data e hora da consulta/emissão e ainda uma autenticação (código eletrônico). Essas informações servem para validar a autenticidade do documento.

Leia tambémServidor Público Federal: saiba TUDO sobre seu contracheque SIAPE

2 –  Em quais casos o contracheque SIAPE que é emitido online pode ser utilizado?

Geralmente, em todos os casos em que o servidor utilizaria a versão original. Como o documento é um comprovante de renda pode ser solicitado na abertura de cadastros, contas em bancos e outros tipos de serviços financeiros.

O contracheque SIAPE digital é válido até mesmo para contratação de um empréstimo consignado online – desde que tenha a devida autenticação, por questão de segurança.

Se necessário apresentar o contracheque original, o servidor deve providenciar cópia da sua via ou solicitar o Departamento de Recursos Humanos do órgão empregador.

3 – O Servidor paga para consultar ou emitir o contracheque SIAPE pelo Novo Sigepe?

Não. Todos os serviços disponíveis no Novo Sigepe são gratuitos e podem ser acessados quantas vezes o servidor necessitar. Diferente de outros aplicativos, também não é cobrado nenhum valor para o download do app SouGov. 

4 – Quais são as vantagens em emitir o contracheque SIAPE online?

Além da conveniência, o servidor pode consultar ou emitir o contracheque, no momento em que desejar. Isso é, independe de estar obrigatoriamente no ambiente de trabalho ou ainda da informação ou suporte de terceiros.

Assim, todas os dados cadastrais e financeiros podem ser acessados com alguns cliques. Vale lembrar que para emitir o contracheque SIAPE online, o servidor deve fornecer a sua senha cadastrada no Gov.br.

Para continuar a receber notícias em primeira mão sobre o funcionalismo público, você que é servidor público federal (SIAPE) pode se inscrever em nosso canal exclusivo. Se inscreva GRATUITAMENTE aqui para receber notícias selecionadas via WhatsApp.