Como emitir o contracheque SIAPE online pelo SIGEPE?

emitir contracheque SIAPE pelo SIGEPE

Como tirar o contracheque SIAPE online?

O Servidor Público Federal pode consultar e emitir o contracheque SIAPE online, pela internet. Todo processo é muito simples e sem burocracia.

Confira a seguir como consultar, conferir e emitir o seu contracheque, em poucos cliques. Aproveite para conferir seu comprovante de pagamento, rendimentos e ter mais segurança sobre os valores recebidos.

Como emitir o contracheque SIAPE online?

Emitir o contracheque SIAPE online é muito fácil. Pode ser feito de duas formas:

  1. Acessando o SIGEPE Servidor e Pensionista;
  2. Baixando o aplicativo SIGEPE Mobile.

Para acessar tanto o site quanto o aplicativo, é necessária uma senha. A senha pode ser obtida através do SIGAC/SIGEPE.

Leia tambémO que é SIGAC/SIGEPE?

Estando logado no site ou no aplicativo, é possível consultar e ainda emitir o contracheque atual ou dos meses e anos anteriores.

Outra funcionalidade muito utilizada é a prévia do contracheque. Saiba a importância desse recurso.

O que é a prévia do contracheque?

A prévia do contracheque, como o próprio nome sugere, é uma opção para que o Servidor possa conferir as informações financeiras, especialmente rendimentos e descontos, antes do contracheque mensal oficial ser emitido.

Entre as vantagens, é claro, está o fato de poder solicitar a correção de qualquer valor divergente, como descontos indevidos, por exemplo.

Tanto o contracheque, quanto a prévia do contracheque são emitidos pelo SIGAC/SIGEPE e não mais pelo SIAPEnet, sistema antigo.

O SIGAC pode ser acessado pelo Portal do Servidor ou diretamente pelo site. O SIGAC é apenas a plataforma de acesso, no entanto, todas as informações são acessadas e conferidas pelo SIGEPE. 

O que é necessário para emitir o contracheque SIAPE?

Para emitir o contracheque SIAPE pelo SIGEPE, o usuário deve:

  1. Ter uma senha;
  2. Informar o CPF.

Para ter acesso ao SIGAC/SIGEPE todo Servidor deve ter uma senha única. Além disso, é necessário informar também o CPF. Depois de informar o CPF e a senha na tela inicial, basta seguir as instruções que serão disponibilizadas. 

O primeiro acesso ao SIGAC exigirá o desbloqueio do usuário. Mas isso também pode ser realizado pelo site e em poucos passos.

Vale lembrar que a senha do aplicativo é a mesma do site. Portanto, é muito importante armazenar essa senha em local seguro. Ao esquecer ou perder a senha, é possível solicitar a recuperação no site ou pelo próprio aplicativo. Para isso e, por questão de segurança, serão realizadas algumas perguntas de confirmação.

Sendo autenticado, o usuário poderá acessar o SIGAG/SIGEPE novamente, sem problemas.

4 dúvidas comuns sobre o contracheque online

Listamos algumas dúvidas comuns sobre a versão digital do contracheque SIAPE. Aproveite para saber quais são.

1 – O contracheque emitido digital tem a mesma validade do impresso?

Sim. O contracheque SIAPE digital tem a mesma validade da versão convencional, que é assinado.

Leia tambémServidor Público Federal: saiba TUDO sobre seu contracheque SIAPE

Caso seja necessário imprimi-lo ou disponibilizá-lo no formato digital, no extrato devem constar sempre: a data e hora da consulta/emissão e ainda uma autenticação (código eletrônico). Essas informações servem para validar a autenticidade do documento.

2 –  Em quais casos o contracheque SIAPE que é emitido online pode ser utilizado?

Geralmente, em todos os casos em que o Servidor utilizaria a versão original. Como o documento é um comprovante de renda pode ser solicitado na abertura de cadastros, contas em bancos e outros tipos de serviços financeiros.

O contracheque SIAPE digital é válido até mesmo para contratação de um empréstimo consignado – desde que tenha a devida autenticação, por questão de segurança.

Se necessário apresentar o contracheque original, o Servidor deve providenciar cópia da sua via ou solicitar o Departamento de Recursos Humanos do órgão empregador.

3 – O Servidor paga para consultar ou emitir o contracheque SIAPE pelo SIGEPE?

Não. Todos os serviços disponíveis no SIGEPE são gratuitos e podem ser acessados quantas vezes o Servidor necessitar. Diferente de outros aplicativos, também não é cobrado nenhum valor para o download do SIGEPE Mobile. 

4 – Quais são as vantagens em emitir o contracheque SIAPE online?

Além da conveniência, o Servidor pode consultar ou emitir o contracheque, no momento em que desejar. Isso é, independe de estar obrigatoriamente no ambiente de trabalho ou ainda da informação ou suporte de terceiros.

Assim, todas os dados cadastrais e financeiros podem ser acessados com alguns cliques. Vale lembrar que para emitir o contracheque SIAPE online, o Servidor deve fornecer a sua senha exclusiva. 

Então, viu como os serviços do SIGAC/SIGEPE podem facilitar sua vida? Se você ainda não tem, cadastre-se para criar o seu usuário e acessar o sistema ou aplicativo online. E ainda contribua e ajude a preservar o meio ambiente, imprimindo menos papel.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Como emitir o contracheque SIAPE online pelo SIGEPE?

Posts recomendados