Como o Servidor Público Federal poder emitir o contracheque online?

Publicado em: 13/11/2020

Todo Servidor Público Federal (SIAPE) pode realizar uma consulta prévia do recibo do salário mensal, bem como emitir o documento na versão digital. Para tanto, basta contar com as facilidades do SIGAC/SIGEPE, onde é possível acessar o contracheque online sem burocracia e sempre que necessário.

Veja como conferir ou imprimir o seu contracheque SIAPE, sem sair de casa pelo computador ou celular.

Contracheque online SIAPE

O contracheque SIAPE é, talvez, um dos documentos mais utilizados hoje em dia pelo Servidores Federais. Não só por ser um comprovante de renda, mas também porque traz outras informações importantes sobre o vínculo público.

No holerite constam os dados pessoais e de identificação, o Órgão Pagador, o Regimento Jurídico, a Situação Funcional (ativo, Aposentado, cedido, etc.) e o número de registro no Órgão responsável pela lotação do Servidor. Então, pode servir também para outras utilidades.

Leia também: Servidor Público Federal: saiba TUDO sobre seu contracheque SIAPE

As informações consignáveis resumidas também estão disponíveis como: margem consignável de 70%, margem consignável de 30% (para empréstimos) e margem de 5% (para o cartão de crédito consignado).

O contracheque online pode ser acessado de duas formas, pela internet:

  1. pelo SIGEPE Servidor e Pensionista;
  2. pelo aplicativo SIGEPE Mobile.

Emitindo o contracheque online pelo SIGEPE

Precisa do recibo do salário? Confira, a seguir, como emitir o contracheque online do seu pagamento atual e dos meses anteriores.

Portal do Servidor

Para ter acesso ao recibo de pagamento atual, o Servidor Federal deve:

  • Ir até o Portal do Servidor e selecionar a opção “SIGEPE Servidor e Pensionista”;
  • Após ser redirecionado para tela do SIGAC, faça login utilizando seu CPF e senha;
  • Em seguida, toque na opção “Último Contracheque”. Pronto. O documento está preparado para exibição na tela ou download para impressão.

SIGEPE Mobile (celular)

Caso prefira visualizar todas essas informações na palma da mão, via aplicativo, basta seguir os passos abaixo:

  • Vá até a loja de aplicativos do seu celular e procure por SIGEPE Mobile (este app está disponível nas lojas Google Play e App Store);
  • Após fazer a instalação, acesse o App e faça seu login;
  • Em seguida, na guia “Financeiro”, selecione o mês que deseja exibir os detalhes do contracheque;
  • Na tela seguinte, toque no ícone do canto superior direito para fazer download. Por fim, se preferir, selecione a opção abrir – para visualizar – imprimir ou compartilhar o recibo de salários.

Prévia do contracheque

Além do contracheque online atual, o Servidor pode consultar ainda a prévia do próximo holerite que será emitido. Com isso, pode saber o valor dos proventos e descontos (compulsórios e facultativos), por exemplo.

Essa é, inclusive, uma forma de evitar descontos indevidos ou pagamentos incorretos. Se identificar alguma inconsistência é preciso informar a Unidade Pagadora para verificação.

Para acessar a prévia do contracheque online do SIGEPE, o passo a passo inicial é o mesmo. O que mudará é somente a opção de serviço.

Contracheque dos meses anteriores

Para consultar os recibos de pagamentos já recebidos, o interessado deve:

  • Acesse o Portal do Servidor e selecione a opção “Sigepe Servidor e Pensionista”;
  • Insira seu CPF, senha e toque em “Acessar” para fazer login;
  • Na tela seguinte, toque na opção “Dados Financeiros”;
  • Clique em “Consulta do Contracheque”, escolha o período do contracheque antigo e clique em “Consultar”.

Vantagens de consultar o contracheque online

Se antes era preciso aguardar o pagamento na conta para conferir os valores, agora com todos os meios digitais, essa atividade pode ser antecipada, facilitada e simplificada. E além disso, também podem ser identificado os seguintes benefícios:

Menos erros de cálculos

Se identificado qualquer ajuste, é possível corrigir lançamento e valores, antes da emissão do contracheque mensal. Isso não só ajuda a poupar tempo e trabalho, como evita também pagamentos incorretos, ressarcimentos e outras providências.

Esse á um dos motivos do grande volume de acessos ao contracheque online. Com isso, tanto as Unidades Pagadores, quanto os Servidores podem se organizar melhor.

Mais sustentável

Sem dúvida, outra economia é a ocasionada pela redução das impressões e reimpressões. Todos os Servidores recebem e assinam mensalmente uma cópia do contracheque, mas podem acessá-lo a qualquer momento online.

Outra possibilidade é o compartilhamento ou compartilhamento do documento. Uma dica básica é arquivar os holerites em uma pasta digital (nuvem ou arquivo local), se o Servidor não quiser acessar o site ou app todas as vezes.

Legalidade

Mesmo o contracheque sendo emitido online, tem validade jurídica. Ou seja, é considerado um documento legal pela fonte do emissor e ainda pelo protocolo que é gerado e consta no próprio documento que trata sobre a data e horário de emissão, assim como da autenticação.

Em outras palavras, isso quer dizer que é assegurada a legitimidade de todos os dados do contracheque online.

Autonomia

Com o SIGEPE, os Servidores ganharam também mais autonomia. A partir da plataforma conseguem atualizar cadastros, podem conferir pagamentos e consignações, encontram informações úteis e indispensáveis.

E tudo isso, há poucos cliques de distância ou nas palmas das mãos, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.


Para continuar a receber notícias em primeira mão sobre o Funcionalismo Público, você que é Servidor Público Federal (SIAPE) pode se inscrever em nosso canal exclusivo. Se inscreva GRATUITAMENTE aqui para receber notícias selecionadas via WhatsApp.

Receba novidades por notificação
Receba novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado na nossa lista! 😍
Erro ao enviar, tente novamente.