Empréstimo consignado para aposentados e pensionistas INSS online

bxblue - cédulas de dinheiro, moedas, dinheiro extra - consignado para aposentados e pensionistas INSS, contratação online

Publicado em: 01/12/2021

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm uma modalidade de crédito exclusiva, com taxas de juros mais baratas: o consignado para aposentados e pensionistas INSS.

Além de todas as vantagens financeiras esse crédito também já pode ser solicitado pela internet e com mais segurança.

Aproveite para saber mais sobre essa opção de crédito que é mais atrativa para quem precisa de dinheiro extra, mas não quer pagar mais por isso!

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos sobre empréstimo consignado
Erro ao enviar, tente novamente.

Como funciona o empréstimo consignado para aposentados e pensionistas INSS?

Com o consignado, os beneficiários da Previdência Social podem ter acesso a um crédito pessoal que é mais barato. A(s) parcela(s) são descontadas diretamente da aposentadoria ou pensão, reduzindo assim a chance de inadimplência.

Fundamentado na Lei no 10.820/2003, o crédito consignado foi criado para democratizar a crédito para aposentados e pensionistas, funcionários públicos e também funcionários de empresas privadas.

Em todos os casos, é preciso que o órgão emissor da folha de pagamento ou pagador, tenha convênio com a instituição financeira, que é quem cede o crédito.

Quais são as principais regras do empréstimo para beneficiários INSS?

O consignado para aposentados e pensionistas INSS tem algumas regras específicas. A intenção não é restringir o número de solicitações, pelo contrário, é evitar possíveis fraudes e proteger os contratantes do superendividamento.

Veja os principais pontos:

Benefícios consignáveis

Determinados benefícios concedidos pelo INSS não se enquadram na categoria de elegíveis ao empréstimo consignado. Entre eles, estão, por exemplo, algumas pensões:

  • Complemento de pensão a conta da União;
  • Pensão vitalícia seringueiros;
  • Pensão vitalícia dependentes seringueiros.

Pensões por morte, quando temporárias também não são aceitas, justamente por terem uma data de vigência.

Margem consignável

Além de ter, portanto, um benefício consignável os beneficiários do INSS precisam ter margem consignável disponível para uma nova operação.

Esse percentual que é calculado sobre a aposentadoria ou pensão líquidos (ou seja, já sem os demais descontos), é de 35%. O total é ainda dividido entre:

Na prática isso quer dizer que não é possível comprometer mais do que 35% da renda com esses custos. Os pedidos de empréstimos devem ser feitos em instituições financeiras cadastradas e autorizadas pelo Banco Central.

Prazos para pagamento

O consignado INSS pode ser parcelado em até 84 meses. Essa flexibilidade no pagamento confere aos contratantes mais tempo para a quitação da dívida e parcelas menores.

Ao solicitar um novo crédito é indicado fazer simulações e avaliar a relação prazo e valor das parcelas. Assim ficará muito mais fácil decidir o que é mais vantajoso.

Taxas de juros

A taxas de juros nominal no caso do consignado para aposentados e pensionistas INSS é regulada por um teto. Isso quer dizer que, por mais que varie, não pode ultrapassar os valores máximos.

Atualmente essas referências são de:

  • 2,14% ao mês para o empréstimo; e
  • 3,06% ao mês para o cartão.

Vale lembrar que somado a esses percentuais estão outros encargos, taxas e custos associados ao empréstimo. A melhor maneira para descobrir um crédito mais barato é comparar o Custo Efetivo Total ou CET.

Limite de idade

Outro fator muito importante em relação a liberação do consignado para aposentados e pensionistas INSS é a idade do tomador.

As instituições financeiras avaliam o tipo de benefício, a margem livre e a idade do interessado para calcular as propostas. Isso acontece porque quanto mais avançada a idade, menor o limite de crédito liberado.

Ainda assim, essa opção é muito vantajosa para quem precisa de crédito, por ser mais barata.

Limite de contratos por pessoa

Ao todo, um aposentado ou pensionista pode ter até 10 linhas com desconto direto no benefício previdenciário. Sendo:

  • Até 9 (nove) linhas de empréstimo;
  • 1 (um) cartão de crédito consignado.

As margens podem ser utilizadas de forma combinada. Assim, é possível ter mais de um empréstimo e um cartão ao mesmo tempo.

Um cuidado indispensável é sempre avaliar a capacidade de pagamento, ou seja, evitar fazer dívidas sem necessidade para não comprometer a renda.

Simulação de empréstimo consignado INSS

Onde contratar o consignado para aposentados e pensionistas INSS?

Ao fazer uma simulação pela bxblue você pode indicar o valor da margem, quanto precisa e escolher o prazo para pagamento.

Por sermos um comparador de empréstimo online, você receberá propostas de diferentes instituições financeiras e poderá comparar as propostas. Sem burocracia, sem pegadinhas ou pagamentos adiantados. Veja o passo a passo:

  1. Acesse o site e insira seus dados pessoais;
  2. Disponibilize suas informações consignáveis atualizadas;
  3. Indique as condições do empréstimo.
  4. Pronto! A partir dos dados disponibilizados nossa tecnologia irá pesquisar as ofertas entre os melhores bancos parceiros.

É importante lembrar que para a contratação de um novo empréstimo é preciso ter margem livre. A margem atualizada pode ser consultada e conferida no extrato de empréstimos consignados, que é emitido pelo Meu INSS.

Quem já não têm mais margem pode avaliar ainda a possibilidade do refinanciamento ou portabilidade de crédito.

Prazo de liberação do crédito

Com a averbação online o INSS tornou o processo do pedido do empréstimo ainda mais eficiente. Após a análise de crédito o valor já pode ser liberado na conta indicada no prazo médio de 2 a 3 dias úteis.

É preciso que a conta bancária esteja em nome do mesmo titular.


Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da bxblue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.