6 dicas para ter o Empréstimo Consignado aprovado mais rápido

Quem precisa de crédito, geralmente quer ter o dinheiro em mãos ou alternativa para compras, mais rápido. Se este é o seu caso, aproveite para saber como ter o seu empréstimo consignado aprovado em menos tempo!

Aposentados, Pensionistas, Servidores Públicos e Trabalhadores CLT podem contratar essa modalidade de crédito, sem burocracia.

Mas o que é necessário fazer para ter o crédito aprovado? Como aumentar as chances de aprovação?

É muito fácil. Para ter o empréstimo consignado aprovado basta seguir essas dicas:

  1. Ter margem consignável disponível
  2. Fazer uma simulação de empréstimo online
  3. Disponibilizar as informações e documentos solicitados
  4. Conferir as informações enviadas
  5. Escolher a melhor proposta de crédito
  6. Avaliar e assinar o contrato

Pronto, depois disso é só esperar o dinheiro cair na conta! Com o consignado, o dinheiro pode ser utilizado da forma que você desejar. 

Garanta as melhores condições de taxas de juros e pagamento com essa opção. Não perca mais tempo e nem dinheiro!

Como ter o empréstimo aprovado e liberado mais rápido?

Quanto tempo demora para liberar o empréstimo consignado?

Todo o processo da contratação de um novo empréstimo leva, em média, de 3-5 dias úteis. Mas esses prazos têm sido cada vez mais reduzidos.

No Banco do Brasil, por exemplo, já é possível ter o crédito na conta em 3 minutos.

Para ter o dinheiro dentro do período desejado um dos passos mais importantes é o da análise de crédito. Por isso, vale a pena ficar atento a cada passo, desde o início do processo.

Facilitando a vida para os bancos, os bancos também poderão ajudá-lo a conquistar esse objetivo. Então, anote esse checklist!

1 – Tenha margem consignável disponível

Uma das premissas para ter o empréstimo consignado aprovado é: ter margem consignável disponível. 

Embora pareça óbvio, vale a pena lembrar. Essa modalidade tem as parcelas mensais descontadas direto da folha de pagamento ou benefício INSS, no entanto, é regulada por um limite máximo para evitar o endividamento.

A margem consignável para empréstimo é de 35%. Esse valor é calculado sobre o rendimento líquido, ou seja, já sem os descontos e ainda é dividido desta forma:

Portanto, quem quer solicitar um novo empréstimo precisa ter margem consignável livre. Para os casos em que a margem já foi excedida existem três possíveis alternativas:

Portabilidade de crédito

Quando a dívida é transferida para outro banco. O valor é quitado no banco anterior e assumido pela nova instituição. 

Uma das vantagens em fazer a portabilidade de crédito, é conseguir taxas de juros mais baratas. Com taxas de juros menores, a margem consignável pode ser novamente liberada.

Refinanciamento do contrato

O refinanciamento ou simplesmente refin é uma renegociação do(s) contrato(s) vigente(s) com o banco que cedeu o(s) empréstimo(s).

Nessa operação existe a possibilidade de refinanciar o contrato em seu prazo original e ainda liberar um troco. Para consultar as condições e regras é necessário entrar em contato direto com o banco ou fazer uma simulação online.

Cartão de Crédito Consignado

Quem já utilizou a margem consignável de 30% pode adquirir um cartão de crédito consignado utilizando a margem adicional e exclusiva de 5%.

Assim, é possível ter mais de um empréstimo e o cartão de crédito consignado ao mesmo tempo. Isso, é claro, desde que as parcelas caibam no bolso, como recomendam os especialistas em finanças.

O que fazer nessa fase: consultar e validar antes a margem consignável, antes de prosseguir com o pedido do empréstimo.

2 – Faça uma simulação de empréstimo online

Com a facilidade da simulação de empréstimo online, todo processo pode ser agilizado. Desde a solicitação do empréstimo, envio dos documentos à assinatura do contrato.

Outra vantagem é que, a partir da simulação online, é possível comparar a oferta de vários bancos: taxas de juros, prazos, valores e limites de crédito.

Para descobrir o melhor banco para empréstimo consignado, é importante sempre avaliar o Custo Efetivo Total (CET), que é valor total a ser pago.

Ao contrário do que muitos ainda pensam, o valor da parcela de um empréstimo não é composta apenas pelo valor tomado mais os juros. Também entram nessa conta outras despesas, taxas e custos da operação.

O que fazer nessa fase: escolher um site seguro para fazer a simulação do empréstimo consignado online. Vale pesquisar também pela recomendação de outros consumidores e fazer pesquisas em sites de Direitos do Consumidor.

3 – Disponibilize os documentos solicitados

Para ter o empréstimo consignado aprovado, é preciso que o banco confirme a margem disponível e analise as informações e documentos encaminhados.

Se comparada a outras modalidades de empréstimo que tem como exigências bens como garantia, por exemplo, a análise de crédito do empréstimo consignado é muito simples.

Para conseguir um empréstimo consignado os documentos solicitados geralmente são:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda.

Os Aposentados e Pensionistas INSS podem utilizar o extrato do benefício INSS como comprovante de renda. A única regra é que estejam em nome do titular e sejam atualizados.

Servidores Públicos e Trabalhadores CLT podem apresentar o contracheque ou holerite.

Como as vias dos documentos devem ser encaminhadas em formato digital, é preciso cuidar da qualidade das imagens.

O que fazer nessa fase: a maioria dos sites traz instruções e recomendações sobre os tipos de documentos pessoais e financeiros aceitos. Seguir essas indicações pode ajudar a poupar tempo, além de ajudar a ter um retorno da análise de crédito mais rápida.

4 – Confira as informações enviadas

Antes de encaminhar a documentação solicitada, confira todas as informações. Isso vale tanto para os dados pessoais, financeiros, quanto do valor desejado.

As simulações geralmente podem ser atualizadas, para ajustes do valor do empréstimo, parcelas e outras condições. No entanto, uma vez encaminhada para validação, a análise de crédito levará sempre em consideração as últimas informações disponibilizadas.

O que fazer nessa fase: preencher os formulários ou propostas de crédito e conferir novamente se as informações inseridas e documentos que serão enviados estão corretos. Por questão de segurança, os bancos podem solicitar informações adicionais. 

5 – Escolha a melhor proposta de crédito

Se o simulador de empréstimo permitir comparar também as ofertas dos bancos, é preciso escolher a condição que melhor se encaixa no orçamento.

É muito importante tomar emprestado somente o valor necessário. Vale lembrar que todo empréstimo é uma dívida de longo prazo e que limites ou prazos maiores comprometerão a margem consignável por mais tempo.

O que fazer nessa fase: Avaliar as propostas de crédito dos bancos para decidir qual é a melhor. Confira também o valor necessário, prazo para pagamento, taxas de juros, CET, antes de fechar qualquer negócio.

6 – Avalie e assine o contrato

Tendo o empréstimo consignado aprovado um dos últimos passos é assinar o contrato. A boa notícia é que, já é possível fazer a contratação 100% online, em muitos bancos. Esse é o caso do Banco do Brasil, Cetelem e Olé Consignado.

Na prática, isso traz ainda agilidade para liberação do crédito. Sem contar, é claro, na economia de papel já que os contratos são digitais.

O dinheiro será liberado na conta indicada após a averbação do contrato. Essa última confirmação é realizada pelo órgão pagador, que averba a margem consignável e autoriza o desconto em folha de pagamento.

A autorização do empréstimo de Aposentados e Pensionistas INSS é realizada pelo Dataprev. Servidores Públicos e Trabalhadores com registro em carteira terão a consignação aprovada pelos respectivos órgãos ou empresas empregadores.

Essas instituições precisam ter convênios com os bancos, para repassar o valor devido das parcelas mensalmente.

O que fazer nessa fase: da mesma forma, é preciso avaliar e conferir todas as informações e cláusulas do contrato de empréstimo, antes de assiná-lo. Em caso de dúvida, é preciso informar os responsáveis. 

Como você viu, ter um empréstimo consignado aprovado de forma rápida e segura é muito fácil. Se você já teve a sua análise de crédito reprovada, aproveite para conferir essas dicas e fazer uma nova simulação.

Simule, compare e contrate crédito rapidamente, online. Sem burocracia, sem enrolação, sem sair de casa. Garanta já o empréstimo pessoal que cabe no seu bolso!

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

De quanto será o aumento INSS para Aposentados? Como consultar o Empréstimo Consignado pelo Hiscon?
  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de