Empréstimo consignado digital: como contratar online e com segurança?

empréstimo consignado digital - teclado computador, cadeado e chave, segurança online

Publicado em: 22/04/2021

Contratar um empréstimo pessoal é a solução mais fácil para aqueles que precisam de dinheiro rápido. Entretanto, é muito importante ter cuidado com alguns aspectos da contratação do empréstimo consignado digital.

O primeiro passo é avaliar se o crédito é de fato necessário. Para tanto, é fundamental planejar-se financeiramente para entender seu impacto mensal.

Ademais, vale também estar atento aos detalhes da proposta e da assinatura do contrato, tendo em vista que muitas instituições oferecem o crédito online. Por isso, é preciso estar atento para garantir a confiabilidade do negócio realizado digitalmente.

Como funciona o empréstimo consignado digital?

O empréstimo consignado digital é uma modalidade que beneficia os interessados de diferentes formas, desde o acesso aos detalhes contratuais (juros e demais custos envolvidos) até a praticidade, por exemplo. Isso porque todo processo de solicitação e liberação do valor se dá por meio da internet, ou seja, o tomador não precisa sequer sair de casa.

Basicamente, trata-se de um método mais versátil em alternativa aos formatos tradicionais de solicitações, por meio da assinatura de papéis e várias idas ao banco.

Portanto, o consignado digital facilita a liberação do crédito e ainda minimiza ações fraudulentas, pois o ambiente virtual em que as transações são realizadas é extremamente seguro e moderno.

Vale lembrar que as condições de contratação são gerais, ou seja, mantém-se as mesmas exigências do que o modelo tradicional.

A diferença é que, no formato digital, é possível realizar todas as etapas em menos tempo e, em alguns casos, o crédito pode ser liberado imediatamente na conta informada pelo interessado.

Simulação online

Tendo em vista que no ambiente virtual é possível encontrar diversas opções de crédito e fazer uma simulação em diferentes locais, fica bem mais fácil garantir a oferta que atende melhor às necessidades do contratante.

A simulação online ainda contribui para aquelas pessoas que não dispõem do tempo necessário para avaliar individualmente cada banco para conhecer melhor as taxas e prazos.

Em termos práticos, por meio do simulador de empréstimo consignado é possível:

  • encontrar ofertas mais baratas;
  • comparar as taxas entre bancos diferentes;
  • enviar documentos para análise, como CPF, RG ou comprovantes de endereço e renda;
  • ter uma resposta mais rápida em relação à aprovação do empréstimo, entre outros.

Leia também: O que é e como funciona a digitalização do empréstimo consignado?

Segurança na validação das informações

Ao enviar uma proposta de empréstimo a partir da simulação online, os bancos fazem uma análise de crédito para verificar o cumprimento de exigências necessárias para a liberação do dinheiro.

Como já destacamos, tanto o envio quanto a validação de informações pessoais e/ou financeiras se dão por meio da plataforma online.

Normalmente essas ferramentas disponibilizam a segurança necessária para proteção dos dados enviados contra ação de pessoas mal-intencionadas.

Contudo, é preciso analisar alguns aspectos para garantir a segurança na validação das informações, como verificar se o site é criptografado e se os procedimentos se dão em ambientes próprios.

É válido destacar que os bancos e demais instituições financeiras vêm, por meio de regulamentação específica, tornar esse tipo de transação cada vez mais segura.

Contudo, é preciso estar sempre atento na hora de simular ou contratar um empréstimo digital para não cair em golpes.

Contratação 100% digital

Mais uma boa notícia para beneficiários do INSS, servidores públicos e militares das Forças Armadas — além de trabalhadores do setor privado com convênio válido com uma instituição consignatária — é a possibilidade de fazer a contratação do crédito em um ambiente totalmente digital.

Assim, todos os procedimentos necessários, desde a solicitação até assinatura do contrato, se dá de forma 100% digital.

Dessa forma, evita-se a necessidade de deslocar-se para uma agência bancária, já que o empréstimo pode ser contratado de qualquer lugar, bastando apenas um dispositivo móvel com acesso à internet, como computadores, tablets ou smartphones.

Logo, os interessados têm mais comodidade, além de segurança e facilidade.

Formas de contratação do empréstimo consignado digital

Confira, a seguir, alguns dos principais métodos de formalização da operação de empréstimo consignado digital.

Pela internet

A simulação, assim como a contratação do empréstimo consignado se dá através da internet, em especial com o auxílio de plataformas como a bxblue.

Para comparar as propostas, o interessado só precisa enviar suas informações pessoais e financeiras, indicando também o valor pretendido para definir as condições que lhes cabe.

Após gerar a proposta, ela será enviada ao interessado por meio do sistema de comparação de empréstimos consignados. Caso seja necessário, o tomador pode fazer alterações em sua proposta.

Tão logo o cadastro seja concluído e as informações validadas, o empréstimo é formalizado e o contrato enviado para assinatura online.

Via SMS

Outra forma disponível para contratação do empréstimo consignado digital se dá através do envio de SMS com informações para validação digital ou para autenticação da operação.

Além disso, em algumas instituições que oferecem esse tipo de crédito é possível assinar o contrato via SMS, o que contribui para uma agilidade ainda maior no processo de contratação.

Vantagens da contratação do consignado pela internet

Comodidade e conveniência

No sistema tradicional de avaliação crédito pessoal, existem diversos procedimentos que são adotados para análise das informações e liberação do dinheiro. Sendo assim, não tão raro o processo é bastante demorado e burocrático.

Já no caso do empréstimo consignado em instituições conveniadas, os beneficiários desta modalidade têm maior autonomia, comodidade e conveniência para solicitar seu empréstimo, já que todo o processo ocorre 100% online.

No atual cenário de restrições da mobilidade social em razão da pandemia da covid-19, o empréstimo consignado digital também é a alternativa ideal.

Rapidez e menos burocracia

O crédito consignado é uma modalidade mais acessível em termos de condições de pagamento.

Nesta modalidade a aprovação se dá de forma rápida e sem burocracia, afinal, para contratá-lo o interessado deve apenas apresentar suas informações pessoais e financeiras, como RG, CPF, comprovante de residência, contracheque ou extrato do benefício INSS.

Transparência

Por meio da contratação do empréstimo consignado digital, o tomador do empréstimo tem acesso a todos as informações acerca da proposta em tempo real – podendo, inclusive, arquivá-las para controle do negócio.

Ter todos os dados na tela do celular, tablet ou computador garante também que o contratante tenha tranquilidade para avaliar a proposta ofertada, sem a pressão de ser obrigado a tomar uma decisão rapidamente.

Liberação do crédito em menos tempo

De modo geral, por se tratar de uma modalidade menos burocrática, o empréstimo consignado pode ser creditado rapidamente na conta informada pelo titular.

Na média, o tempo entre a averbação do contrato e a liberação do valor ocorre em 48 horas, podendo também variar entre 3 a 5 dias úteis, conforme políticas da instituição escolhida.

Onde contratar um empréstimo consignado pela internet com segurança?

Atualmente, atentar-se para as questões de segurança é uma preocupação fundamental para qualquer pessoa. Embora seja possível que ocorram eventuais tentativas de fraudes, todos os órgãos e entidades estão investindo cada vez mais em mecanismos de segurança.

Nesse contexto, é possível assegurar o crédito que tanto precisa para sanar uma emergência ou realizar um sonho, beneficiando-se de excelentes taxas e condições de pagamento.

Na bxblue é possível utilizar o simulador para encontrar uma oferta que caiba no seu bolso, sem armadilhas. Simule agora!

Cuidados na hora de contratar um empréstimo digital

O primeiro passo para livrar-se de ações fraudulentas é estar atento aos canais oficiais de atendimento dos bancos e financeiras que operam esse tipo de crédito.

Um detalhe importante é não clicar em qualquer link suspeito e, sempre que houver dúvida, entrar em contato com a instituição responsável para entender a situação.

Outro cuidado básico para evitar erros ao contratar um empréstimo digital é atentar-se para todos os detalhes do acordo.

O contrato deve expor de maneira clara e objetiva todas as informações, incluindo valor das parcelas, prazos, taxas, formas de pagamento e demais custos envolvidos.

Por fim, jamais pague valores adiantados para ter o seu pedido aprovado. Isso porque nenhuma instituição consignatária solicita esse tipo de pagamento na hora de conceder o crédito.

Lembre-se de que as parcelas devem ser pagas apenas ao final da contratação e devida liberação do valor, conforme contrato firmado entre as partes – e que o pagamento ocorre por desconto direto do salário ou benefício previdenciário do tomador do empréstimo.


Quer receber as últimas notícias, em primeira mão direto no seu Whatsapp? Se inscreva gratuitamente: